Nelson Tucci
Bonita por natureza, a cidade de Santos acaba de ganhar uma estrutura arquitetônica para a sua entrada. Trata-se do viaduto em curva, com luzes coloridas, que facilitará o deslocamento de 180 mil moradores da Zona Noroeste e de toda a população ao realizarem o trajeto no sentido Centro. Este elevado é parte de um sistema viário integrado, permitindo a eliminação de semáforos e garantindo mais fluidez no trânsito.
À
noite as luzes dão vida às estruturas acinzentadas de concreto do viaduto,
colorindo-as. A iluminação cênica possibilita que as cores das lâmpadas sejam
trocadas. Desta forma, em datas comemorativas e campanhas de saúde, por
exemplo, as cores podem fazer referência a essas iniciativas. Um total de 325
luminárias lineares de LED estão instaladas para a iluminação com possiblidade
de reprodução de até 67 milhões de combinações de cores.
Ali, na entrada, existe uma homenagem ao Santos F.C., o time da cidade que orgulha seus moradores.
AQUAVIÁRIO – A Confederação Nacional do Transporte lançou o Painel CNT do Transporte Aquaviário, ferramenta online de consulta às estatísticas do setor na qual é possível realizar análise de informações específicas e segmentadas, recortes e cruzamentos. A partir dele podem ser extraídos dados históricos da movimentação portuária, utilizando diferentes filtros, como instalação portuária, tipo de mercadoria, perfil da carga e tipo de navegação. Esse é o segundo painel dinâmico disponibilizado pela CNT neste ano – o primeiro foi o de transporte aéreo de cargas e passageiros.
LAYOFF – Os empregados da General Motors em São Caetano do Sul/SP e Gravataí/RS aprovaram, na semana que passou, em votações on-line, a extensão do layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho) por mais dois meses, com possibilidade de prorrogação por mais cinco meses se o mercado não reagir. Dessa forma, funcionários de ambas as unidades que estavam afastados desde abril, e deveriam regressar até setembro próximo, vão continuar em casa, com redução salarial que varia conforme faixas de valores.
As
mesmas ferramentas de extensão de layoff e PDV foram propostas pela GM
aos empregados de São José dos Campos/SP, mas o sindicato local ainda não
definiu a data de votação de ambas, o que deverá ocorrer nesta semana.
GREVE – Após 21 dias de paralisação, terminou a greve dos funcionários do complexo industrial da Renault em São José dos Pinhais/PR iniciada em protesto contra a demissão de 747 trabalhadores. O acordo, que entrou em votação online na semana que passou, elaborado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba em conjunto com a montadora, foi aprovado pela maioria absoluta dos empregados (95% ou 5.119 votos).
Assim,
os 747 funcionários serão readmitidos, mas ficarão em casa até o dia 20
próximo, quando termina o PDV organizado pela Renault. Os demais retornaram ao
trabalho já no dia 12. Também foram aprovados um pacote salarial que contempla
a data-base da categoria e um programa de participação nos lucros e resultados
(PLR).
“Sempre
estivemos abertos ao diálogo. As bases do acordo coletivo aprovado respondem
aos desafios de adequação de estrutura e de competitividade que a empresa já
vinha buscando, com soluções como o PDV, flexibilidades, além de todos os
aspectos de competitividade definidos até agosto de 2024”, declarou, em nota,
Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
LOGÍSTICA – A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, movimentou 12,5 milhões de toneladas de grãos e açúcar no primeiro semestre de 2020. O resultado representa alta de 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O
volume de grãos (soja, milho e farelo) superou as 10 milhões de toneladas
enquanto a movimentação de açúcar ficou próxima dos dois milhões de toneladas.
“Esses indicadores mostram a força do agronegócio brasileiro e a capacidade da
VLI de contribuir para um setor essencial ao país. Mesmo diante das
adversidades do ano, nos adaptamos para manter todas as operações oferecendo
segurança aos profissionais e eficiência para os clientes”, destaca Igor
Figueiredo, gerente-geral Comercial Grãos e Açúcar da VLI.
A
companhia dispõe de seis terminais integradores, que recebem cargas do
agronegócio no modal rodoviário e transferem os produtos para a ferrovia. Essas
unidades estão localizadas em Minas Gerais, Tocantins e São Paulo e fazem parte
do sistema integrado que reúne ainda o tramo central da Ferrovia Norte-Sul, a
Ferrovia Centro-Atlântica e operações portuárias no Maranhão, Espírito Santo e
São Paulo.
CONSÓRCIOS – Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, o sistema de consórcios tem apresentado alta. A BR Consórcios, empresa com mais de 70 mil clientes ativos pelo Brasil, anuncia o registro de 1.057 cotas contempladas em junho de 2020, enquanto em 2019 foram 890, o que aponta para uma variação positiva de 19%. Os créditos disponibilizados tiveram aumento de 8%, ainda em comparação com os mesmos meses de 2019 e 20.
As
mulheres se destacam nas aquisições de cotas de motocicletas e serviços,
representando, respectivamente, 44% e 28% desses compradores. Já os homens são
os que lideram as cotas de automóveis.
Dos
compradores, 36% têm idade entre 20 e 30 anos e 29% estão na faixa etária de 30
a 40 anos. O que mostra crescimento contínuo da classe mais jovem.
DESIGN – Já pensou em fazer parte do time que projeta os futuros carros da Volkswagen? Nesta 22ª edição do "Talento Volkswagen Design", a marca convida estudantes do Brasil para uma imersão no futuro: reprojetar o recém lançado Nivus para 2050. Os selecionados finais ganharão uma vaga de um ano como estagiários na sede da Volkswagen no Brasil, em São Bernardo do Campo/SP.
"O
designer tem o papel de trabalhar à frente do seu tempo, prevendo tendências e
ditando moda. Na indústria automotiva o desafio é ainda maior por causa da
complexidade do produto. Buscamos sempre design, qualidade, tecnologia e
segurança e esperamos que os talentos possam contribuir com ideias para
continuarmos inovando como marca", conta José Carlos Pavone, chefe de
Design da Volkswagen para a América Latina.
Em
setembro o time de design promoverá um webinar para falar mais sobre o
programa. Os interessados deverão preencher o formulário no site www.vw.com.br/design
BRONCO – A pré-venda da nova família Bronco, nos Estados Unidos, teve uma receptividade sem precedentes na história da Ford: mais de 165.000 clientes fizeram o depósito de US$ 100 nas três primeiras semanas para reservar o SUV.
Desde
o fim da Segunda Guerra Mundial, os utilitários com tração nas quatro rodas
ganharam uma popularidade crescente naquele país.
MOTORES – A Cummins Inc. e a Navistar International Corp. anunciaram mais um passo à frente na parceria, estendendo o contrato de longo prazo pelos próximos dois ciclos de emissão: a Cummins como a fornecedora preferencial da Navistar de motores de grande porte para serviços médios e pesados para caminhões International e os ônibus IC Bus, nos EUA e Canadá.
“Estamos
entusiasmados em aprofundar o que já é uma forte parceria com a Navistar e
abrange mais de 80 anos. A Navistar é uma parceira fundamental para a Cummins e
acreditamos que os caminhões International, combinados com a motorização
Cummins X15TM Efficiency e a transmissão Eaton Cummins Endurant HD fornecem a
melhor economia de combustível, melhor tempo de atividade e custo total de
propriedade (TCO) para nossos clientes”, disse Srikanth Padmanabhan, presidente
do Negócios de Motores da Cummins Inc.
SOCIAL – O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, anunciou o resultado do programa Covid-19 Donation Match, criado pela instituição com o propósito de auxiliar pessoas afetadas pela pandemia em todo o mundo, dobrando o valor das doações feitas por empregados e parceiros da montadora. No total, foram arrecadados US$ 1.133.447, superando a meta estabelecida.
No
Brasil, as doações foram destinadas para as Obras Sociais Irmã Dulce,
instituição filantrópica fundada pela Santa Dulce dos Pobres, que abriga um dos
maiores complexos de saúde 100% SUS do país e atende diariamente milhares de
pessoas carentes na Bahia. O valor arrecadado será destinado para compra de
equipamentos de proteção para os profissionais que atuam nos 21 núcleos de
atendimento, além de alimentar cerca de 1.000 famílias em condição de
vulnerabilidade social pelo período de um mês.
Por
meio do programa, 47 organizações sem fins lucrativos e grupos comunitários de
20 países e 14 estados norte-americanos receberam fundos doados por
funcionários e parceiros da Ford, valor que foi acrescido de US$ 500.000 do
Ford Fund e contribuições pessoais do presidente executivo da Ford, Bill Ford.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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