segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Há vagas

Divulgação   Empresa renovou frota, ampliou investimentos e agora contrata


Nelson Tucci

E atenção: pausa para uma boa notícia. Trilhando a contramão da crise causada pela pandemia, a Jamef Encomendas Urgentes anuncia a ampliação e renovação da sua frota de transferência, dando sequência aos investimentos. Foram adquiridos novos cavalos mecânicos, trucks e carretas e, para reforçar o time de motoristas, a empresa abriu novas vagas para condutores.

“Mesmo com os grandes desafios trazidos pela crise, a Jamef se manteve fiel ao seu reconhecido nível de serviço. Mais do que nunca entendemos que é hora de acreditar, e investir, levando soluções sob medida para que possam fazer frente à nova realidade, que traz uma mudança significativa nos hábitos dos consumidores, e consequentemente em toda a cadeia logística”, comenta Ricardo Botelho, presidente da Jamef.

Com o crescimento de alguns setores específicos, como o comércio eletrônico e produtos médico-hospitalares, a Jamef Encomendas Urgentes – que tem 57 anos de atuação e conta com 3 mil colaboradores –, aposta no mercado, com investimentos contínuos. Agora a empresa conclui a primeira fase dessa expansão com a aquisição de mais de 100 veículos, que já estão sendo entregues.


EM ALTA – O primeiro mês do segundo semestre apresentou números mais positivos para o setor automotivo, na comparação com os três meses anteriores. De acordo com balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção em julho chegou a 170,3 mil unidades, refletindo alta de 73% sobre junho, mas ainda 36,2% inferior ao mesmo mês do ano passado. Apesar da elevação, esse foi o pior julho desde 2003 para o setor.

Os emplacamentos de autoveículos (174,5 mil) cresceram 31,4% sobre junho, mas caíram 28,4% em relação a julho de 2019, pior volume desde 2006. Nas mesmas comparações, as exportações subiram 49,7% no mês e recuaram 30,8% no comparativo a igual período do ano passado. No resultado acumulado do ano, a queda mais dramática é na produção (48,3%), a mais baixa deste século, seguida pelas exportações (43,7%) e por licenciamento (36,6%).

"Além de um número maior de dias úteis, julho foi um mês no qual as montadoras e concessionárias fizeram um grande esforço para recompor o caixa prejudicado pela longa quarentena. Mas o ritmo de vendas diário foi apenas 20% superior ao de junho, o que demanda cautela na análise de como será a recuperação no segundo semestre. Ainda temos uma pandemia que não deu trégua, com casos crescentes de Covid-19 em estados importantes do país. É como se estivéssemos numa estrada sinuosa e com forte neblina, com grande dificuldade de enxergar o horizonte com clareza", avalia o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.


Divulgação               Novo modelo será vendido a partir de R$ 166 mil


LANÇAMENTO – A Ford inicia a pré-venda do Territory, um SUV médio, anunciado em 2018. A montadora, que fechou a fábrica do ABC paulista (onde empregava 3 mil pessoas) no ano passado, começa a recompor sua linha.

“A Ford tem tradição e forte presença no segmento de SUVs em todo o mundo e foi pioneira na América do Sul com o EcoSport”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais: “O Territory chega para ampliar a nossa linha num segmento de SUVs maiores, em que os consumidores buscam mais espaço e refinamento, trazendo também recursos inovadores de conectividade e tecnologia”.

O lançamento já entra como modelo 2021 em duas versões, SEL e Titanium, ambas com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina, de 150 cv, e transmissão automática CVT com trocas manuais de oito marchas simuladas, especialmente calibrados para as preferências e condições do mercado brasileiro.


REINTEGRAÇÃO – Em ação movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a Justiça do Trabalho da 9ª Região determinou a reintegração dos 747 trabalhadores da fábrica de São José dos Pinhais/PR demitidos pela Renault em 21 de julho. Esta é uma vitória dos trabalhadores no braço de ferro com a montadora francesa. A planta paranaense está paralisada pela greve há praticamente três semanas.

A juíza Sandra Mara de Oliveira Dias determinou a anulação imediata das demissões, sob pena de aplicar multa diária de R$ 100 mil caso a montadora descumpra a ordem judicial. Na decisão, a juíza entendeu que a Renault descumpriu um Termo de Compromisso que havia firmado com o Ministério Público do Trabalho, em que se comprometia a negociar com o sindicato da categoria qualquer programa de dispensa.

A Renault, por sua vez, informou que ainda não tinha sido oficialmente notificada, até a última quinta-feira, mas assim que isto ocorrer “vai analisar o conteúdo da decisão e irá recorrer às instâncias da Justiça que forem adequadas”, afirmou em nota distribuída.

A montadora voltou a afirmar que sempre tentou negociar com o sindicato, quando propôs um plano de demissão voluntária, mas que este fora recusado pelos trabalhadores na semana anterior às demissões, motivando os cortes sem acordo. A Renault alega que devido à retração aguda de 47% em suas vendas no primeiro semestre, em decorrência da crise gerada pela pandemia, e falta de perspectiva de retomada do mercado, é necessário reduzir o quadro de funcionários na fábrica.

“Qualquer dispensa coletiva sem negociação prévia viola garantias constitucionais, além de configurar ato antissindical, pois subtrai do sindicato a prerrogativa de servir como defensor dos direitos e interesses da categoria representada, conforme garantido pelo artigo 8º, inciso III, da CF/88 (Constituição Federal)”, escreveu a juíza em sua decisão favorável à ação impetrada pelo SMC: “Desse modo, tem-se por configurada a inconstitucionalidade de dispensas coletivas sem prévia negociação coletiva”.


Divulgação     Lote de HB20 seguiu para a Colômbia, via Porto de Santos


EXPORTAÇÃO – A filial brasileira da Hyundai, com fábrica em Piracicaba/SP, inicia as exportações da família HB20 Nova Geração para a Colômbia. Um primeiro lote com 303 unidades, incluindo as versões HB20 (hatch), HB20S (sedã) e HB20X (aventureiro), deixou o Porto de Santos/SP no último dia 30 de julho com destino ao país vizinho. Trata-se do primeiro embarque marítimo do HB20, que já é exportado para Uruguai e Paraguai por via terrestre.

“O HB20 foi desenvolvido originalmente para o Brasil e, com base no sucesso de vendas local, passou a ser desejado por outros países. Temos quase a totalidade de nossa produção dedicada ao mercado doméstico, mas procuramos abrir novas fronteiras estrategicamente. Esta é a primeira vez que exportamos o HB20 para a Colômbia, que já recebe o SUV Creta desde 2018”, comenta Eduardo Jin, presidente e CEO da Hyundai para a região das Américas Central e do Sul.


BUSÃO – A Sena Transporte, operadora de transporte de Manaus, vai incorporar à sua frota cinco veículos Volare Attack 8 Fretamento para a aplicação no transporte de passageiros da ZFM (Zona Franca de Manaus). Os veículos são os primeiros da marca comercializados com as soluções de biossegurança Marcopolo BioSafe, diz a fabricante.

“Mais uma vez, a Volare inova e de maneira inédita é a primeira fabricante de mini e micro-ônibus a produzir veículos com tecnologias para proporcionar segurança e saúde aos passageiros e motoristas”, destaca João Paulo Ledur, diretor da Volare. Segundo ele, os novos modelos possuem configuração interna diferenciada (1x1x1), com poltronas mais distantes e dois corredores em vez de um corredor central (da versão convencional, 2x2), proteção para o motorista e dispenser de álcool em gel no salão de passageiros. Estes veículos possuem 23 poltronas do modelo “Executiva 875”, sistema de ar-condicionado, cortinas, itinerário eletrônico e preparação para sistema de áudio.


GARANTIA – A Lexus anuncia garantia de cinco anos para toda a linha de veículos zero quilômetro, sem limite de quilometragem para uso particular. Para uso comercial a garantia é de cinco anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro). A condição é válida para todos os veículos produzidos e comercializados a partir de 2020. Até aqui os modelos Lexus ofereciam quatro anos de garantia.


AEA – O engenheiro Fábio Uema, de 53 anos, atual gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Toyota do Brasil, é o novo diretor de Eletromobilidade da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

A instituição dessa diretoria foi decida em reunião plenária do dia 4 de junho último por entender que o setor de veículos híbridos e elétricos vem ganhando importância no mercado brasileiro, independente do volume – 4.824 unidades licenciadas este ano, o que significam apenas 0,5% de market share –, mas a quantidade é considerava expressiva pelos modelos em comercialização.

Já nomeado, Uema formalizou a Comissão Técnica de Eletromobilidade e agendou a primeira reunião para a próxima sexta-feira, 14. A associação convidou representantes das principais empresas e entidades de classe, envolvidas com veículos híbridos e elétricos.


VOO – As autoridades portuguesas determinaram que todos os passageiros dos voos provenientes do Brasil deverão apresentar o teste molecular RT-PCR negativo em relação a Covid-19, realizado nas 72 horas que antecedem o voo, ou será recusado o embarque do passageiro. Assim, desde o dia 1º de agosto todos os passageiros que tenham como destino final Portugal, inclusive cidadãos portugueses e passageiros residentes em Portugal, só poderão embarcar no Brasil se apresentarem o teste no momento do embarque.

A TAP, no sentido de auxiliar seus passageiros para se adequar a essa obrigatoriedade, fez uma parceria com os laboratórios Fleury em São Paulo e Clinica Felippe Mattoso no Rio de Janeiro. A parceria dá uma condição especial de 25% de desconto para os clientes TAP em colaboradores que estão comprometidos em entregar o resultado do exame em até 72 horas antes do embarque, como determinam as autoridades portuguesas.


Divulgação Fabio: “Projetamos o futuro e a mobilidade por meio da tecnologia”


ARTIGO

Segurança andando pari passu com a tecnologia

Por Fabio Acorci (*)


A pandemia fez emergir um novo ciclo de mudanças no cotidiano, por exemplo, o trabalho remoto já está incorporado na vida da população. Além disso, provocou a diminuição da quilometragem percorrida por veículos: isso já é um fato! A previsão é que, no futuro, muitas pessoas mudarão para um modal que reduza risco de infecção, mas dependerá de seus hábitos.

Quem possui veículo próprio – até por uma necessidade de caixa –, talvez transforme este ativo em despesa – locando um veículo, e irá usá-lo com maior frequência; no lugar do transporte público. Já os que puderem andar de bicicleta, patinete ou mesmo a pé – recorrerão a esse recurso no atual mundo em que os especialistas classificam de “novo normal”.

Os impactos da Covid-19, por determinação, paralisaram Detrans, fábricas diminuíram suas produções e feirões foram cancelados para evitar aglomerações – e tudo isso trouxe uma nova dinâmica no mercado nacional. A comercialização de carros novos e usados chegou, em um primeiro momento, a cair até 90%. Uma tendência possível é que frotistas – que hoje possuem sua frota própria, até por uma necessidade de gerar caixa, busquem a terceirização: vendam seus ativos e os transforme em despesa corrente.

A capacidade de projetar o futuro, nesse contexto, é um aliado imprescindível nessa curva de aprendizado. Projetamos o futuro e a mobilidade por meio da tecnologia, mais que isso, estamos à frente entendendo tendências e criando soluções. O Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), além de aliado, mudou o conceito do negócio e da relação com o público.

A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo, por meio de alertas de colisão em caso de acidente, de excesso de velocidade entre outras funções. Essa mudança reduz os custos para os consumidores e aumenta a segurança dos condutores, além de proporcionar auxílio em casos de emergência: em um mundo que custos se tornaram uma variável importante. Outro desafio das empresas do setor é a necessidade de se manter atualizado com as modernas tecnologias de comunicação de dados – que também será um vetor de diferencial competitivo.

Neste novo contexto, soluções de auxílio já estão sendo pensadas no futuro: como dispositivos que aferem a temperatura interna dos ocupantes dos veículos e emitem sinais de alerta, em caso de variação – já são realidades discutidas nas linhas de projetos. Ou seja, se no passado os carros disponibilizavam alguns botões, hoje a complexidade avançou: são telas touchscreen, que recebem mensagens escritas, comando de voz e outras informações de segurança. E elas, cada vez mais, estarão presentes andando pari passu com a tecnologia.

O futuro da telemetria estará voltada para a segurança. A novidade transita pelo uso de sofisticados algoritmos de grande complexidade, responsáveis pelas análises comportamentais, na avaliação da redução de poluentes (controle de CO) e do consumo, impactando a segurança que valorizam o desempenho dos motoristas.

Outro ponto de convergência é a integração com soluções para a calibração de câmeras de vídeo para veículos – por exemplo: o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) que, durante o percurso escaneia a rota, calcula a distância e a velocidade dos veículos à frente com alertas de segurança para o condutor – hoje é um grande aliado. Segurança do motorista e do equipamento são variáveis importantes.

Em tempo de pandemia o mundo real se vê cada vez mais conectado com o mundo virtual e, nesse aspecto, o uso da tecnologia com criatividade revela-se estratégica. Haverá uma mudança substancial e, todos nós, faremos parte dela: os que projetam soluções e o que as usarão neste novo futuro como forma de segurança e integridade.

(*) Fabio Acorci é diretor comercial corporate da Ituran.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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