Divulgação Queda de faturamento foi
apontada por 60,7% das empresas consultadas
Nelson Tucci
O
setor de transporte registrou queda de demanda pelo quarto mês consecutivo. De
acordo com a nova rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte – Covid-19,
divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 74,6% das
transportadoras apontaram diminuição da demanda em junho, sendo que mais da
metade delas (57,2%) avaliou essa retração como grande. A pesquisa revela ainda
que, diante das dificuldades de acesso a crédito enfrentadas pelos
transportadores desde o início da pandemia, mais de um terço das empresas
(34,0%) precisou recorrer ao crédito rotativo – a linha com as taxas de juros
mais elevadas do merca do.
O
levantamento ouviu 858 empresas de cargas e de passageiros, de todos os modais
de transporte, entre os dias 9 e 15 de julho e mostra que 79,8% das
transportadoras projetam impactos negativos da crise em sua empresa por pelo
menos mais quatro meses.
A
queda de faturamento foi apontada por 60,7% das empresas
de transporte consultadas pela CNT. Além disso, 41,8% das transportadoras
declararam que estão com sua capacidade de pagamento comprometida – de folha de
pagamento, parcelas de financiamentos, tributos, aluguéis, entre outros. O
presidente da CNT, Vander Costa, avalia que os resultados dessa nova rodada
reforçam o cenário de “diminuição drástica da demanda e do faturamento do
setor, além de revelar grandes dificuldades, por parte dos transportadores,
para pagar obrigações rotineiras”. Segundo ele, é urgente a apresentação de um
plano de socorro imediato às transportadoras, de modo a oferecer uma linha de
crédito exclusiva e pré-aprovada, com taxas de juros reduzidas e carência
estendida. Para a CNT, a dificuldade de acesso ao crédito persiste.
SEM
PARAR –
Dados do Sem Parar mostram que desde o afrouxamento das medidas de isolamento
social, por conta da pandemia, em meados de junho, houve um aumento de 12,51%
no fluxo de veículos nas rodovias do país. Ainda assim, no comparativo com o
mesmo período de 2019, o trafego de veículos apresentou queda 19%. O número
representa exclusivamente as passagens em vias de pagamento automático das
praças de pedágio.
Mesmo
que o transporte de cargas tenha sido considerado pelas autoridades um serviço
essencial, os dados da empresa mostram que houve uma leve redução na passagem
de veículos pesados pelas rodovias, 9%, no comparativo com o primeiro semestre
de 2019. Porém, no mês de junho a modalidade registrou crescimento de 6,36% em
relação a maio, mês que já havia apresentado uma retomada de 12,7%.
DEMISSÕES
–
A montadora francesa Renault confirmou na semana que passou a demissão de 747
trabalhadores da fábrica de São José dos Pinhais/PR e a suspensão do terceiro
turno de trabalho. A empresa levou ao Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e
Região a proposta de abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), com
alguns benefícios, mas a assembleia de funcionários recusou a tentativa da
Renault.
A
montadora já havia proposta a manutenção dos 7,2 mil empregos naquela planta,
com redução por prazo indeterminado de jornada e de salários em 25%. O
sindicato recusou a negociação. Agora com as demissões anunciadas e
confirmadas, os trabalhadores entraram em greve. O braço-de-ferro continua.
Divulgação Trabalhadores arrecadaram
mais de 37 mil kg de alimentos
SOLIDARIEDADE
–
Na mesma São José dos Pinhais/PR, enquanto uma empresa demite quase 800
trabalhadores uma outra (do mesmo segmento) se mobiliza para ajudar famílias
que sofreram com o impacto econômico da pandemia do novo coronavírus. Estes
últimos são os empregados da Volkswagen local que criaram uma ação solidária
para doações sociais. Foram arrecadadas 37,5 toneladas de alimentos não
perecíveis em uma semana. No total, 10 entidades receberam as doações, que
atenderão duas mil famílias na capital e região metropolitana de Curitiba.
"Em
tempos de pandemia, uma das bandeiras que temos levantado é agir pensando em
'nós, não eu'. O resultado desta ação solidária foi surpreendente e mostrou que
estamos todos engajados para ajudar quem mais precisa em um momento de tanta
dificuldade. A ação que mobilizou todas as pessoas na fábrica, levou em conta
todos os protocolos de saúde e higiene, como uso de máscaras e distanciamento
social", explicou Leandro Lemos de Oliveira, gerente da planta.
A
iniciativa paranaense também mobilizou colaboradores de outras fábricas da VW,
que fizeram compras em mercados virtuais e enviaram suas contribuições para a
unidade. "Participar de uma campanha com essa vai muito além de angariar
alimentos. Trata-se de, a cada dia, ter uma oportunidade de nós tornamos
pessoas melhores”, diz Aluísio Espinosa, empregado da Volkswagen em São José
dos Pinhais.
SEGUROS
–
O preço do seguro auto recuou entre 11% e 27% para cinco modelos de carros
neste ano. A comparação é feita com os preços de julho de 2019, segundo
levantamento na plataforma digital de seguros do Grupo Thinkseg, chamada Bidu.
Para as mulheres, a queda de preço varia de 2% a 14% na pesquisa.
A
plataforma digital analisou os preços dos automóveis Ka, Gol, HB20, Ônix, Polo,
modelo 2020, em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre,
Fortaleza e Brasília, para um homem e uma mulher, ambos de 35 anos, casados,
que rodam 20 quilômetros por dia e que guardam o carro da garagem.
Um
dos fatores é a menor contratação de seguro auto em 2020, uma vez que as
pessoas estão postergando contratar apólices de seguro auto, com vigência de um
ano. Motivo: há incertezas sobre a retomada da rotina anterior à pandemia. Milhões
de pessoas continuam em home office e crianças tendo aulas online.
GIRO
–
A Embraer informou ao mercado e ao público em geral, via comunicado, que em
continuidade ao anteriormente publicado no dia 15 de junho, concluiu a
assinatura dos contratos definitivos com cinco bancos públicos e privados
(Banco do Brasil, Bradesco, Morgan Stanley, Natixis e Santander) como parte de
sua operação de financiamento ao capital de giro para exportações.
No
valor total de US$ 300 milhões, os desembolsos já começaram e deverão ser
concluídos até o final deste mês de julho, reforçando a posição de caixa da
companhia durante este segundo semestre e início de 2021.
ELÉTRICOS
–
A Kia Motors anunciou a fundação da “Purple M”, uma startup criada para
oferecer serviços de mobilidade personalizados com veículos elétricos. Trata-se
de uma joint-venture em parceria entre a Kia Motors e a Code42.ai, empresa
coreana de tecnologia pioneira na transição para o TaaS (em inglês, Transporte
como Serviço) autônomo. Por meio dessa startup, as empresas parceiras planejam
criar novos conceitos para serviços de mobilidade e alcançar, juntas, a
liderança da inovação no futuro da mobilidade.
Divulgação Novo modelo Q7 possui motor
3.0 TFSI, com 340 cv
AUDI
–
Chega ao Brasil o novo Audi Q7, SUV da marca com capacidade para sete
ocupantes. O modelo apresenta o novo design da família Q, simbolizado pela
grade frontal singleframe octogonal, e oferece dinâmica com conforto, além de
amplo espaço. Faróis de LED Matrix, tecnologia de assistência elétrica e park
assist são algumas das novidades deste Q7, disponível nas concessionárias para
pré-venda com preços a partir de R$ 414.990 na modalidade venda direta.
+VENDIDOS
–
A Volanty, startup marketplace digital de seminovos do Brasil, com vendas
omnichannel (alternativa de se comprar automóvel de qualquer local do Brasil),
listou os cinco carros seminovos mais vendidos pela plataforma no primeiro
semestre de 2020. A empresa procurou driblar a crise gerada pela pandemia,
iniciando um movimento de vendas online, em que o consumidor consegue vender ou
comprar e receber em c asa.
Mesmo
sem informar o volume de vendas, apresenta lista dos modelos mais negociados:
1º Renault Sandero; 2º Chevrolet Onix; 3º Hyundai HB20; 4º Jeep Renegade; e em
5º Ford Ka.
Divulgação Empresa presta homenagem aos motoristas
HOMENAGEM
–
Em comemoração ao Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, “e pelo trabalho
exemplar que esses profissionais realizam desbravando estradas por todo o
Brasil”, a RTE Rodonaves homenageia esses profissionais com um caminhão que
carrega os nomes dos mais de 500 motoristas colaboradores da empresa.
"Uma
de nossas tradições anuais aqui na empresa é a realização de uma carreata em
homenagem aos nossos motoristas e a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e
viajantes. Com a atual situação do país e do mundo, evidenciar o nome de cada
colaborador desse segmento em um veículo que passará por diversas cidades é uma
forma que encontramos de não deixar essa data tão importante passar em
branco", explica João Naves, presidente da Rodonaves.
OBRAS
–
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) realiza atualmente 104
obras em rodovias paulistas concedidas e sob sua gestão, que beneficiarão 100
cidades lindeiras com as futuras melhorias. Mesmo durante a pandemia, que exigiu
isolamento social e interrupção de viagens a partir de meados de março,
intervenções previstas em contrato seguiram o cronograma. Aproximadamente 5.200
postos de trabalho foram criados com as iniciativas.
Somadas,
as obras alcançam o montante aproximado de R$ 4 bilhões em investimentos,
distribuídos entre vários pontos do Estado, como Baixada Santista, Grande São
Paulo, Interior, Litoral Norte e Vale do Paraíba.
NOVOS
TEMPOS –
A Riviera de São Lourenço, em Bertioga, ganha uma ação inédita de drive thru, que
permite aos consumidores comprar sem sair do carro. O novo formato de venda
está disponível desde a última sexta-feira e vai até domingo próximo, 2 de
agosto. O drive thru foi montado em área de 9 mil metros quadrados, na Avenida
da Riviera, e faz parte do Arraial da Fundação, tradicional evento que acontece
há 12 anos, de caráter beneficente à Fundação 10 de Agosto, entidade que leva
educação e cultura para a população carente do município.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário