Nelson Tucci
A
Volkswagen está amolando o facão e cabeças vão rolar muito em breve. A
montadora já abriu negociação com os sindicatos para fechar a demissão de
empregados de suas quatro fábricas no país: São Bernardo do Campo, São Carlos e
Taubaté, todas no estado de São Paulo, mais a unidade paranaense de São José
dos Pinhais.
De
acordo com a Anfavea, associação das montadoras, 2020 deverá fechar com redução
aproximada de 45% da produção. Logo, as demissões nesta cadeia já eram
esperadas. Só não se sabe, ainda, em que número.
A própria empresa confirmou a negociação com os sindicatos, mas não especificou o tamanho do corte. Segundo o site Autoindústria, o estrago pode ser de 5.000 pescoços, ou seja, 1/3 da força de trabalho da VW no Brasil.
NO ZERO – A Volkswagen anuncia o novo programa “Zero Impact Factory”, com o objetivo de obter maior eficiência ambiental, com foco na neutralização de CO2. Na iniciativa anterior, o “Think Blue Factory”, a meta de reduzir o impacto ambiental em 30% no Brasil até o ano de 2025 com relação ao ano de 2010, continua sendo aplicada.
"Focaremos
com maior intensidade nos índices-chave de consumo de energia que têm impacto
ambiental direto nas localidades das fábricas, com o intuito de neutralizar o
CO2 em nossas instalações", afirma Rafael Pestana, gerente executivo de
Planejamento de Manufatura da Volkswagen do Brasil.
LANÇAMENTO – A Mercedes-Benz inicia as vendas do seu primeiro veículo elétrico no Brasil, ainda nesta semana. O modelo é o EQC 400, que chega à rede de concessionários unindo a tecnologia que a marca é pioneira, há mais de 130 anos, desde a invenção do primeiro automóvel, ao design moderno de um veículo elétrico, inaugurando, assim, o futuro que a marca vislumbra para a mobilidade urbana.
O
EQC promete desempenho dinâmico, graças aos dois motores elétricos posicionados
nos eixos dianteiro e traseiro do veículo, com uma potência combinada
equivalente a 408 cv.
“A
Mercedes-Benz não só acredita como investe na busca por soluções que garantam a
mobilidade urbana com menor impacto no meio ambiente. Nossos clientes estão
mudando e nós, como marca, acompanhamos estas movimentações para atender às
necessidades do nosso público”, afirma Holger Marquardt, CEO da companhia no
Brasil e América Latina.
MOTOS – Em 2019, a paranaense Laquila, fabricante de motopeças para toda a América Latina, registrou crescimento de 10,7% em seu faturamento, cujos números totais não informa.
A
projeção para 2020 era de um resultado ainda melhor, mas o cenário foi afetado
devido à pandemia. Em termos de mercado sabe-se que entre 2009 e 2019, a frota
praticamente dobrou, saltando de 14,6 milhões para aproximadamente 28 milhões,
segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em um montante
expressivo para o desenvolvimento de negócios, inclusos os de manutenção.
CLÁSSICOS – A Jaguar Classic, divisão de modelos clássicos da marca, irá produzir seis pares de modelos E-Type para celebrar o 60º aniversário deste ícone esportivo, a coleção especial E-Type 60. A restauração dos modelos iniciará em 2021.
Cada
par de veículos E-Type 60 Edition presta homenagem a dois dos modelos Jaguar
E-Type mais famosos da história, o "9600 HP" e o "77 RW",
protagonistas da apresentação mundial do esportivo em Genebra, na Suíça, em
março de 1961.
HERMANOS – Como parte do processo de expansão da marca na região e no país, a Nissan Argentina anunciou investimento de US$ 130 milhões com o objetivo de incrementar a linha da picape produzida atualmente no Complexo Industrial de Santa Isabel, na província de Córdoba.
O
chairman da Nissan América Latina, Guy Rodriguez, compartilhou com o presidente
da Argentina, Alberto Fernandez, o compromisso da marca japonesa com a expansão
industrial no país, assim como o desenvolvimento e a incorporação de novos
fornecedores locais.
Este
investimento se soma aos US$ 600 milhões previamente anunciados pela Nissan em
2015 para iniciar o projeto industrial da marca no país, que culminou com o
início da produção da picape Nissan Frontier em 31 de julho de 2018, para
abastecer o mercado argentino e para exportar ao mercado brasileiro.
LEVE – A Kia Motors do Brasil inicia esta semana as vendas do comercial leve Bongo, agora com o cinto de três pontos e encosto de cabeça ao ocupante do meio do veículo, em cumprimento às novas legislações brasileiras de segurança veicular que tornaram mandatória a venda desse segmento com a classificação ano/modelo 2021.
O
novo Bongo K2500 possui motor 2.5 litros turbo diesel intercooler e potência de
130,5 cv a 3.800 rpm. Sua transmissão é manual de seis velocidades.
Nos
grandes centros urbanos do país, onde há restrições ao tráfego de caminhões
grandes, o Bongo possui a vantagem de poder circular por ser um VUC (Veículo
Urbano de Carga).
BANCO – Há 20 anos, a Honda ampliava a atuação do seu braço financeiro com a fundação do Banco Honda, criado com a missão de facilitar o acesso aos produtos da marca, por meio de uma opção atrativa de financiamento aos automóveis e motocicletas Honda.
Duas
décadas depois, a empresa celebra a iniciativa, que acumula mais de 1.730.000
clientes que realizaram sonhos de ter um produto da marca e se consolida como
um importante pilar de negócios para a companhia no Brasil. Atualmente, o Banco
Honda possui uma carteira ativa de 378.346 clientes.
PET – A Hyundai Motor Brasil reforça seu posicionamento pet friendly ao anunciar apoio ao projeto “Expedições Olá Pet!” que, a bordo do SUV Creta e do compacto HB20 Nova Geração, irá percorrer as estradas do Brasil e da Argentina nos próximos meses. O objetivo é criar um guia de viagens identificando estabelecimentos que incentivem o convívio com animais de estimação, como restaurantes, hotéis, lojas, entre outros.
Criada
em parceria com a consultoria Olá Pet!, a expedição partiu da cidade de São
Paulo/SP no último fim de semana, com destino a Monte Verde/MG, e passará por
outras 11 cidades até julho do ano que vem. Durante esse período, os cães Bob e
Marley, Malú e Baby John, e Goo Jr. vão conhecer um novo local por mês. O
conteúdo gerado nas viagens será compartilhado nos perfis de redes sociais dos
cachorros, que somam mais de 580 mil seguidores. Além disso, um diário de
viagem irá abastecer os stories da Hyundai no Instagram.
NÁUTICA – Navegar sem dificuldades pelos mares do Atlântico e aproveitar as belezas da costa brasileira para um passeio, pescaria ou mergulho. Este é o objetivo de quem gosta de lazer náutico e pescaria em alto mar. Na hora de escolher uma embarcação apropriada, a Fishing Raptor, fabricante de barcos do gênero, indica como opção o novo modelo de 42 pés, que já revoluciona o conceito de embarcações “sportfisherman”, voltadas para pessoas que pescam por esporte ou recreação. O barco transporta até 12 pessoas com total conforto.
“Os
barcos da Fishing são tão fortes que podem ser comparados a veículos off-road
no mar. Isso porque assim como os carros deste tipo percorrem diferentes
estradas, este barco é capaz de deslizar pelas águas para lugares distantes da
costa e desprovidos de estruturas de apoio. São modelos já se tornaram sinônimo
de embarcações voltadas a pesca oceânica no Brasil e também no exterior”,
enfatiza Fernando Assinato, diretor do estaleiro Fishing Raptor, que tem sua
unidade fabril instalada em Santa Catarina e representações em várias partes do
país e no mercado internacional.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
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