segunda-feira, 20 de julho de 2020

Recuperação, "pero no mucho"


Divulgação   Transporte registrou queda de 20,8% em relação a maio de 2019

Nelson Tucci

O setor de transportes, serviços auxiliares e correio registrou, em maio de 2020, crescimento de 4,6% em relação a abril deste ano –, aliás, abril é um mês para se esquecer, pois pegou o auge do início da pandemia, com praticamente toda a cadeia de produção automobilística paralisada, por exemplo. Já na comparação com maio de 2019, registra-se queda de 20,8% no volume de serviços prestados de transporte. Os números constam da nova edição do boletim “Economia em Foco”, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado no último dia 16, utilizando dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Ainda de acordo com a análise da CNT, após a queda histórica de 17,8% registrada em abril último, o mês de maio foi melhor para o transporte. O transporte aéreo teve alta de 9,2%, na comparação com o mês anterior, abril. No entanto, quando comparado com o mesmo mês de 2019, o aéreo registra uma brutal retração, acima de 75%, pelo segundo mês seguido. O transporte terrestre, por sua vez, a presentou crescimento de 6,6% em maio de 2020, sobre abril deste ano. Já em relação ao mesmo mês de 2019, há redução acima de 24,0%, também pelo segundo mês consecutivo.
O presidente da CNT, Vander Costa, avalia que a expectativa é que se mantenha uma tendência de continuidade da melhora dos indicadores a partir do mês de maio, mas ressalva ainda que os sinais do nível de atividade econômica pré-crise tendem a ser mais longos: "Maio nos deu a sensação de que iniciamos um processo lento de saída da crise em alguns segmentos do transporte, mas os números mostram ainda que estamos distantes do nosso desempenho potencial".

FUSÃO – As marcas Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, RAM, Vauxhall, DS Automobiles, Citroën e Peugeot desfilarão sob a mesma bandeira. É que na semana que passou os grupos PSA e FCA anunciaram o nome do novo grupo surgido com a fusão (em partes iguais) de ambos: Stellantis.
De acordo com nota distribuída à imprensa, o nome Stellantis foi escolhido porque deriva do latim stello, que significa “iluminar com estrelas”. Esta nova denominação será usada para identificar o novo grupo, mas cada uma das marcas que o compõe manterá a identificação e visual inalterados.
A fusão, estimada em 40 bilhões, foi iniciada no fim de 2019 e deverá estar consolidada no primeiro trimestre de 2021. O executivo Carlos Tavares, hoje do PSA, será o CEO do novo conglomerado, com mandato de cinco anos.

OPORTUNIDADE – A história mostra que períodos de dificuldades ocasionados por guerras ou pandemias, por exemplo, servem de força motriz para que a humanidade dê um salto evolutivo em termos tecnológicos e sociais. A atual pandemia da Covid-19 já modificou alguns setores, como o da educação, com aulas remotas e novos investimentos para que todo o processo funcione. Cabe destacar, ainda que um dos pilares da evolução é a mobilidade, o que gera a inevitável pergunta: como será o setor automotivo no "novo normal"?
A indústria automobilística desenvolve, há algum tempo, veículos limpos, com sistemas de propulsão elétricos, que ainda enfrentam barreiras práticas, como a autonomia e o alto custo (devido ao uso de bateria). Além deste desafio tecnológico, há, ainda, a necessidade de atender as mudanças na tendência já existente de veículos autônomos, que, por sua vez, pedem o desenvolvimento de "cidades inteligentes", que possam tornar o trânsito mais fluido.
"Sempre estamos à procura de algo que nos transporte entre dois pontos com mais conforto, rapidez, facilidade e eficiência. Em paralelo a esse novo desafio imposto pela pandemia, o nosso planeta pede novas formas de mobilidade, com menos impacto ambiental e que possam ser melhor utilizadas", ressalta Mauricio Miori, coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia Automotiva e Mobilidade do Centro Universitário Facens.
Ainda de acordo com Miori, as necessidades do "novo normal" e do meio ambiente irão propiciar uma forte ampliação no mercado de trabalho do setor automotivo.

Divulgação   Unidades do interior paulista retomam as atividades gradualmente

VOLTA – A Honda do Brasil iniciou a retomada gradual das atividades produtivas de suas unidades fabris em Sumaré e Itirapina, ambas no interior de São Paulo. Até então, a operação seguia restrita, exclusivamente com a fabricação de componentes de motores, para atendimento ao mercado de exportação.
As linhas estão sendo reativadas gradualmente para adaptação aos novos protocolos de saúde e segurança, tendo como referência as melhores práticas adotadas globalmente pela marca. São diversos procedimentos em toda jornada do colaborador desde o momento em que sai de sua residência, no ônibus fretado e durante a jornada de trabalho.

Divulgação       Novo Defender vem da Eslováquia, por mais de R$ 400 mil

LANÇAMENTO – A Land Rover abriu a pré-venda do Novo Defender. O SUV, com alta capacidade off road, chega ao Brasil em sua quinta geração, tendo lote inicial de 150 carros na configuração 110, com opção de cinco ou sete lugares, propulsionada pelo motor P300 de quatro cilindros a gasolina com 300 cv, com preços partindo de R$ 400.750 (sem opcionais).
A nova geração do SUV está sendo produzida na fábrica da Jaguar Land Rover em Nitra, na Eslováquia, onde o Discovery também é fabricado.

PERFORMANCE – A Porsche completa cinco anos de atuação no mercado brasileiro e mostra reais motivos para comemorar. A primeira subsidiária da tradicional marca alemã na América Latina soma 7,2 mil veículos vendidos no período, assim como maior presença no mercado nacional, com aumento no número de concessionárias.
Embora a Porsche esteja presente no país desde meados dos anos 1950, até 2015 ela foi representada por importadoras independentes. A filial destaca ainda o fato de a Porsche estar passando praticamente incólume pela crise que afeta o setor, já que vem registrando aumento de vendas. No primeiro semestre deste ano foram pouco mais de 1,3 mil modelos emplacados, o que representa uma evolução de 84,4% em relação a igual período de 2019, de acordo com dados da Abeifa, associação das importadoras e fabricantes de veículos.
Em maio foram emplacadas 154 unidades, superando em 26,2% as 122 mil de mesmo mês do ano passado. Em junho, com o represamento de licenciamentos provocado pelo fechamento das unidades do Detran, o aumento foi ainda maior: 120% sobre junho do ano passado.

PCD – Os veículos especialmente fabricados para pessoas com deficiência tendem a desaparecer do mercado. Isto porque o governo estabeleceu um teto de R$ 70 mil, como preço final, para que deficientes possam adquirir automóveis novos, com isenção de impostos, mas as montadoras alegam aumento de custos com insumos, elevando o preço para R$ 110 mil. Caso não haja uma efetiva negociação com o governo, as marcas que atuam no Brasil ameaçam parar de fazer esses veículos especiais.

PROTETOR – “Reforçando seu papel de empresa cidadã, a Localiza está instalando gratuitamente mais de 5 mil protetores de policarbonato em carros de seus clientes motoristas de aplicativo”. Assim começa a nota distribuída pela companhia, que tem convênio com 65 oficinas, em 19 cidades do país. A companhia, listada em bolsa, assumiu os custos desse trabalho, “contribuindo, assim, para a sustentabilidade dos seus parceiros e da cadeia produtiva do setor de aluguel de carros”.
O protetor é feito de material flexível em policarbonato e preso na base dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e tem como objetivo diminuir a circulação de ar entre motoristas e passageiros. A instalação é rápida – o tempo médio de instalação é de 3 minutos e meio – e o material pode ser higienizado com flanela e álcool, sem causar danos à estrutura.

ALUGUEL – Depois de uma queda de 80% de um total de 200 mil carros que estavam dedicados a essa modalidade de negócio, as locadoras de automóveis voltaram a contabilizar aumento na demanda por aluguel para motoristas de aplicativos de 25% no mês de julho.
O movimento está longe dos níveis pré-pandemia, mas já é considerado satisfatório pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Segundo a entidade, o impacto da pandemia foi ainda maior no aluguel diário para turismo de lazer e de negócios, com retração de 90% na oferta de 480 mil veículos voltados para esse nicho, mas também no segmento já é observada recuperação entre 15% e 20%. Para o presidente do Conselho da associação, Paulo Miguel Junior, “o pior já passou” e agora diz “enxergar uma retomada, como na terceirização de frota na qual houve incremento nos contratos”.

Divulgação       Concorrentes foram avaliados por uma banca especializada

INOVAÇÃO – O time formado por alunos da Universidade Federal do Pará, em Belém, foi o vencedor do Enactus Brasil 2020, evento de empreendedorismo social, ganhando o direito a representar o Brasil na competição global em setembro. O grupo desenvolveu dois projetos inovadores: o Anamã, um sistema de ecobarreiras para reduzir a poluição por plástico nos rios do Amazonas, e o Costuraê, de produção de máscaras com visor transparente para a leitura labial de surdos-mudos.
O time vencedor foi um dos quatro apoiados este ano pelo Ford Fund, braço filantrópico da Ford, com verba de US$ 5 mil para colaborar no desenvolvimento de seus projetos. O objetivo da competição é incentivar os universitários a criar soluções práticas e inovadoras voltadas a necessidades críticas de suas regiões e contribuir para a construção de comunidades sustentáveis.

Divulgação               A partir de hoje no portal www.acionista.com.br

VIA SUSTENTÁVEL – Nesta segunda-feira, 20, estreia a coluna de notícias Via Sustentável no portal www.acionista.com.br
Da lavra deste jornalista, a partir de uma nova parceria de trabalho com aquele veículo, tradicional no mercado financeiro e que agora se traduz em plataforma ampla de divulgação para as companhias abertas, em especial, a coluna vai tratar das ações socioambientais e do dia a dia da governança corporativa de maneira geral.
Aos amigos, e em particular ao irmão Luiz Carlos Ferraz, editor-chefe do Jornal Perspectiva, agradeço todo o apoio e incentivo recebido. Ah, eu continuarei por aqui também, porque este trabalho é simplesmente apaixonante. Buen Camino a todos!

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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