segunda-feira, 13 de julho de 2020

Marcha-à-ré nas exportações


Divulgação          Junho/20 contra junho/19 mostra um recuo de 52%

Nelson Tucci

A Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, fez na semana passada um balanço de desempenho de junho, relativamente às vendas externas. Foram exportadas 19,4 mil unidades, número alvissareiro quando comparado com o mês anterior, maio (crescimento circunstancial de 400%), mas ruim se comparado a igual período do ano passado. Junho/20 contra junho/19 mostra um recuo de 52%.
Com a crise do novo coronavírus acertando em cheio a economia, as montadoras brasileiras estão muito cautelosas em fazer projeções. Para Luis Carlos Moraes, presidente da associação das montadoras, a se manter as atuais tendências de mercado, o Brasil deverá exportar um máximo de 200 mil unidades até o final deste ano. Confirmados tais números, o recuo será de 53%, comparando-se com as exportações do ano anterior.
Nunca é demais lembrar que, além da crise sanitária que levou ao fechamento de fábricas no país, durante o mês de abril, por exemplo, há outro impeditivo de performance com o nosso maior parceiro comercial no setor: a crise argentina, que teima em se espalhar pelos pampas.

RECALL – O ProconSP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos veículos Volkswagen modelo T-Cross, ano-modelo 2020, chassis não sequenciais L4000105 até L4068835 e L49900066 até L4900160. A Volkswagen do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
A empresa informa que foi constatada a possibilidade de soltura das porcas superiores de fixação das bieletas nos amortecedores dianteiros. O afrouxamento destas porcas causará ruído na suspensão dianteira e, em caso de uso continuado nesta condição, a porca e a bieleta poderão se soltar, comprometendo a estabilidade do veículo e aumentando o risco de acidentes e danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Os proprietários dos veículos envolvidos deverão comparecer a uma concessionária da marca, a partir desta segunda-feira, 13, para a substituição as porcas e aplicação de trava. Para mais informações e agendamento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e o site da www.vw.com.br

RECALL 2 – A Toyota anuncia campanha preventiva de recall do modelo híbrido Prius. A empresa informa que os veículos envolvidos na campanha de chamamento foram projetados para entrar em modo de segurança caso ocorra alguma falha no sistema híbrido. A Toyota identificou que, em raras situações, o veículo pode não acionar este modo de segurança, conforme planejado.
Caso este fato aconteça, o veículo poderá perder potência e velocidade, com parada total. Os sistemas de direção e frenagem permanecem operantes, porém, caso o veículo perca potência em condições de alta velocidade, poderá aumentar o risco de acidente, com danos materiais ao veículo e lesões físicas graves ou até mesmo fatais a seus ocupantes.
O tempo de reparo é de aproximadamente uma hora e o proprietário deverá contatar a rede autorizada para os reparos, gratuitamente. Mais informações pelo SAC Toyota 0800.7030206 ou no site  www.toyota.com.br/servicos/recall

Divulgação                         Bomba de combustível pode falhar

RECALL 3 – A Honda Automóveis do Brasil convoca os proprietários dos automóveis relacionados a seguir a comparecerem a uma das concessionárias autorizadas da marca para realizar o reparo da bomba de combustível.
Segundo comunicado distribuído, algumas unidades podem apresentar falhas no módulo da bomba de combustível, interrompendo o fluxo de combustível até o motor: “Essa interrupção poderá desligar o motor com o veículo em movimento e causar danos materiais, lesões graves e até fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros”.
O chamamento se aplica aos veículos Civic Touring modelo 2019 a 2020, Accord modelo 2018 e HR-V Touring modelo 2020. A consulta à necessidade do reparo deve ser feita no link www.honda.com.br/recall e o agendamento pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento 0800.7013432.

NOS EIXOS – A Meritor, maior fabricante de eixos traseiros de veículos comerciais da América do Sul, anuncia a nomeação de Pedro Siniauskas, 60, como novo diretor de finanças da empresa. Em seu novo cargo desde o último dia 29 de junho, o executivo vai liderar todas as atividades financeiras da companhia para a América do Sul.
Entre os desafios, Siniauskas tem a missão de formatar e de defender projetos de investimentos em modernização dos processos produtivos e dos produtos, para manter a competitividade e ampliação dos negócios em toda a região.

HB20 – Depois de trazer as versões 1.0 do HB20 para o ano-modelo 2021, a Hyundai anuncia a atualização das unidades equipadas com motor 1.6 da família HB20. A versão Vision 1.6MT, por exemplo, passa a contar com faróis com acendimento automático e rodas de liga-leve diamantadas de 15 polegadas, de série. As lanternas traseiras são do tipo Black Bezel, as mesmas que equipam atualmente o HB20X e a grade dianteira tem novo contorno em preto brilhante.
Já o HB20 Vision Pack acrescenta sobre a Vision 1.6 MT dois airbags laterais (totalizando quatro), câmera de ré, sensor de estacionamento, faróis de neblina, vidros elétricos com antiesmagamento, abertura e fechamento dos vidros pela chave, controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HAC) e sinalização de frenagem de emergência (ESS).

CNH – Devido à pandemia da Covid-19, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou por tempo indeterminado o prazo de validade da CNH e dos certificados de cursos especializados para o transporte que venceram a partir de 19 de fevereiro deste ano.

JOINT VENTURE – A Cummins Inc., empresa de soluções de tecnologia e de energia, anuncia acordo para formar uma joint venture com a Nproxx, companhia de armazenamento e transporte de hidrogênio, para tanques de acondicioname nto deste elemento químico. A joint venture continuará com o nome Nproxx.
“Estamos entusiasmados por combinar a experiência, a inovação e o compromisso da Cummins para o sucesso do cliente com as principais tecnologias de armazenamento de hidrogênio da Nproxx”, diz Tom Linebarger, presidente e CEO da Cummins.
Ainda de acordo com o dirigente, “para evoluir em direção a um futuro descarbonizado, o mundo exigirá várias soluções de energia, incluindo diesel avançado, gás natural, eletrificação, células de combustível, híbridos etc. e a Cummins está comprometida em liderar o caminho e ser o fornecedor número 1”.

Divulgação                     Serão distribuídas 22 mil máscaras triplas

MÁSCARAS – Em reforço às ações solidárias no combate à Covid-19, a Mann+Hummel (tradicional fabricante mundial em sistemas de filtragem), em parceria com as empresas QI Automação, Tesla Automação Industrial, Rex Embalagens e Cemas, doará mais de 22.000 máscaras triplas para seis instituições brasileiras.
"Com mais de 70 mil mortes, devido à Covid-19, sentimos a necessidade de fazer algo para ajudar o próximo. É tempo de ser generoso e pensar no coletivo. Fizemos estas máscaras em tempo recorde para distribuirmos para entidades que estão precisando", diz Bert Kempeneers, vice-presidente da Mann+Hummel.
O material será distribuídas entre julho e agosto, sendo 4.550 para a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba/SP, 4.550 para a Instituição Nosso Lar de Santo André/SP, 4.550 para o Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa/RS, 4.550 para o Hospital Municipal de Contagem (IGH) de Contagem/MG, 4 mil para o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) de Indaiatuba/SP, e 475 para o Lar de Idosos Emmanuel de Indaiatuba/SP. As organizações filantrópicas foram escolhidas de acordo com a localização das empresas participantes.

EVENTOS – A Reed Exhibitions já trabalha na organização dos grandes eventos programados no calendário de 2021, a fim de promover uma maior digitalização das feiras de negócios. Para isso, passa a contar com um novo diretor do Portfólio de Autopeças e Novos Setores, Luiz Paulo Bellini Júnior, responsável pela Automec, FIEE, AMTS Brasil e ISC Brasil.
Especialista em marketing digital pela Universidade de Illinois e MBA pela FGV, Bellini atuou nos últimos três anos em outros grandes eventos organizados pela Reed Exhibitions, como o Salão Duas Rodas, Salão do Automóvel e Fenatran. A área de responsabilidade dele conta ainda com uma gerência de Produto Automec e AMTS Brasil, com Ricardo Barbosa, uma gerência de produto FIEE Energy & Connectivity, com Adriana Guidi, e uma gerência de produto ISC Brasil, com Thiago Pavani.
Para ajudar a promover a divulgação desse portfólio de eventos, a Reed Exhibitions contratou a Expert & Cia, multiconsultoria que congrega executivos do mercado automobilístico com experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa, além de outras áreas estratégicas do mercado automotivo.

NO AR – O setor de carga aérea se mostrou extremamente importante neste cenário de luta contra a pandemia devido à crescente demanda por suprimentos médicos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros itens vitais. Desde março a Allog vem prestando assessoria logística aos importadores brasileiros para assegurar o transporte de cargas da China. Uma das principais estratégias é o fretamento de voos exclusivos para atender a demanda de emergência médica para diferentes regiões do Brasil.
Até o momento, a Allog já transportou 30 milhões de máscaras faciais em sete aeronaves fretadas e alguns voos comerciais. O volume é suficiente para atender, de uma só vez, a população dos três estados do Sul, região que conta com uma população de 30 milhões de habitantes. Além das máscaras, a empresa também trouxe ao Brasil testes rápidos para Covid-19 e seus acessórios.
Os voos charters são utilizados através de aeronaves ociosas que estariam estacionadas durante a pandemia e ajudam a manter abertas as linhas vitais da cadeia de suprimentos. Uma projeção da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA na sigla em inglês) divulgada na primeira semana de junho em Genebra, na Suíça, mostra que as receitas da movimentação de carga das companhias aéreas atingirão quase US$ 110,8 bilhões em 2020 (acima dos US$ 102,4 bilhões em 2019). Como parte da receita da indústria da aviação, a carga contribuirá com aproximadamente 26% do faturamento das companhias – acima dos 12% que representou em 2019.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário