segunda-feira, 25 de março de 2019

Água entra no radar

Divulgação                Tratamento de efluentes do Polo Fiat, em MG

Nelson Tucci

Na semana passada comemorou-se o Dia Mundial da Água, 22, com destaque às preocupações de governos, organizações e de toda a sociedade civil, com este indispensável bem natural. Entre outras, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) destacou as iniciativas que tem proposto para reduzir o consumo de água nos seus processos industriais. No Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), a meta de eliminar a água potável na produção dos carros acaba de ser alcançada, informa a companhia: “Essa conquista só foi possível após contínuos investimentos para ampliar o reuso de água, que hoje está em 99,6%”.
A água utilizada nas etapas do processo produtivo, irrigação de áreas verdes, vasos sanitários, entre outros, vem do complexo de tratamento de efluentes, localizado naquele polo industrial. Em um círculo fechado, o efluente gerado na manufatura retorna para tratamento, em um sistema que tem como diferenciais tecnologias de ponta, como Membrana – MBR e Osmose Reversa.
“O complexo de tratamento de efluentes do Polo Automotivo Fiat é um dos mais modernos da América Latina. Com o reuso, em 2018, a Fiat deixou de consumir 360 mil m3 de água potável, volume suficiente para abastecer por ano mais de 100 mil pessoas”, explica Neylor Bastos, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina: “Em 3 anos, o consumo de água por veículo produzido reduziu 37%, sendo todo esse volume proveniente do nosso tratamento de efluentes”.

JEEP – Outras iniciativas do grupo FCA também são destacadas, como o programa de preservação da água no Polo Automotivo Jeep, em Goiana/PE. “Há amplo envolvimento dos funcionários. Trabalhamos diariamente para trazer sempre mais sustentabilidade para o nosso negócio”, diz o gerente de Utilidades, Roberto Soares, responsável pelo complexo de tratamento de efluentes da planta, que tem capacidade para tratar até 210 mil litros de água por dia, promovendo 99,5% de reuso.
A preservação da biodiversidade é também um diferencial do Polo Jeep. Desde 2014, foram plantadas mais de 90 mil mudas de Mata Atlântica de 295 diferentes espécies, produzidas no viveiro próprio. Muitos animais selvagens, como a Jaguatirica, já foram observados voltando ao seu habitat. A meta é alcançar até 2024 o plantio de 208 mil mudas, com criação de 304 hectares de área verde e corredores ecológicos. É um dos maiores projetos de recuperação da Mata Atlântica em curso no país. Hoje, o Polo Automotivo Jeep é também uma fábrica de mudas.

Divulgação  Metra: “reciclagem da água” por meio do sistema de reuso

METRA – A Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, na Grande São Paulo, também destacou suas ações voltadas para o sistema de reuso de água que, segundo a empresa, proporcionam economia anual de 10 milhões de litros – algo equivalente a quatro piscinas olímpicas, com 50 metros de comprimento e 25 de largura, ou a 10.000 caixas de água residenciais com mil litros cada.
Propagando seu foco na sustentabilidade, no meio ambiente e em razão da limitação e escassez hídrica, desde 2008 a Metra implementou o projeto de “reciclagem da água” por meio do sistema de reuso, visando a conservação desse recurso. A empresa utiliza água potável proveniente da Sabesp somente para consumo humano e aplicação nos vestiários e banheiros.
Para as atividades de lavagem dos seus 280 ônibus e trólebus, de peças, áreas dos corredores e calçadas da empresa e também dos pontos e terminais, a Metra utiliza água de reuso e detergentes e materiais biodegradáveis. A água utilizada nessas operações é segregada e direcionada para a estação de tratamento de efluentes da empresa (ETE). Paralelamente existem outras práticas ambientalmente corretas, como a coleta seletiva, canecas retornáveis e gerenciamento de resíduos sólidos.

Divulgação    Estação de Tratamento de Efluentes, na Fábrica Anchieta, em SBC

VW – A Volkswagen do Brasil anunciou, na semana passada, a estreia do “Projeto de Reuso de Água Industrial” na fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo/SP, que prevê reutilizar mais de 20 milhões de litros de água industrial por mês.
Toda essa água, que seria descartada, agora é filtrada por membranas de osmose reversa, um processo que permite a separação e retirada das substâncias químicas. Em seguida, a água retorna para o processo produtivo. “Pretendemos reutilizar 65% da água industrial que seria descartada. A filtragem proporciona água com qualidade excelente para abastecer a produção. Estamos aliando tecnologia, inovação e sustentabilidade”, disse Mario Rodrigues, Plant Manager da Anchieta.
Na fábrica de Taubaté/SP, o projeto de água de reuso já é realidade: economizou mais de 160 milhões de litros de água desde a sua implantação, em 2017. O processo de filtragem é semelhante ao da fábrica Anchieta. Com ele, toda água usada na área de Pintura (banhos de pré-tratamento e limpeza das carrocerias) segue para a estação de tratamento da fábrica e retorna para os processos industriais da pintura e sanitários.

ENVOLVER – Na última semana também foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. E a Marcopolo, empresa que há 10 anos tem o “Programa Envolver”, destacou o compromisso de contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, através do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais e assim estimular o crescimento e a autonomia.
O programa contempla a inclusão de profissionais com diferentes deficiências, conforme estabelecidas na legislação, tais como auditivas, visuais, físicas, intelectuais e reabilitados. Estes aprendem com os monitores a desenvolver habilidades alinhadas com as necessidades individuais, tais como treinamento em destreza manual e utilização de ferramentas; reconhecimento de peças e processos de montagem; socialização; disciplina; responsabilidade e trabalho em equipe.
Atualmente, a Marcopolo possui quadro de mais de 100 colaboradores com deficiência intelectual e nesse perfil há profissionais com síndrome de Down. Contratados conforme a CLT vigente, possuem todos os benefícios de direito e estão alocados no treinamento, na fabricação e na logística, realizando atividades para a estofaria, pré-montagem, costura, chicotes elétricos, entre outros.

SUPRIMENTOS – Martin Fries é o novo vice-presidente de Suprimentos da Volkswagen para a América do Sul e Brasil. O executivo sucede Heiner Lanze, que retorna à Alemanha para assumir novas responsabilidades como head de Suprimentos do Volkswagen Group Components, nova estrutura do Grupo VW responsável pelo fornecimento interno de partes como motores e transmissões entre outros componentes, para as diversas marcas que fazem parte do conglomerado.

MERCADOS – A Volvo Cars unificou a administração dos mercados latino-americanos e, para liderar essa operação, nomeou Luis Rezende, atual presidente da Volvo Car Brasil.
Assim, desde 1º de março, o executivo ampliou suas responsabilidades para assumir a chefia dessa nova estrutura, que terá sua sede em São Paulo.

BRAND – Frederico Battaglia é o novo diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina. Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com mestrado em Gestão de Marketing pela Università degli Studi di Torino, na I tália, Battaglia desenvolveu sua carreira no setor automotivo no Brasil e no exterior.
Em sua posição anterior, respondia pela diretoria Comercial da Peugeot Brasil, empresa na qual ocupou também o posto de diretor de Marketing entre 2011 e 2016.

AMÉRICA LATINA – A Nissan anuncia Guy Rodríguez, atual vice-presidente de Marketing e Vendas da Nissan América Latina, como o novo chairman da Nissan América Latina, sucedendo a José Luis Valls, que foi nomeado chairman e MC-Chairman da Nissan América do Norte. Ele é engenheiro industrial formado pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires e possui mestrado em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Macroeconômicos da Argentina.

IMPRENSA – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comunica que Glauco Lucena passa a integrar a equipe de comunicação da entidade, no cargo de gerente de Imprensa. Lucena é jornalista formado pela Universidade Metodista, com MBA em Gestão de Negócios pela FIA e atua no setor automotivo desde 1990.

Divulgação      450 cavalos: motor sai de 0 a 100 em menos de 4 segundos

8ª GERAÇÃO – A Porsche Brasil apresenta a 8ª geração do icônico Porsche 911. O modelo mantém o seu DNA esportivo, com uma releitura atemporal, porém com toques de modernidade, mais potente, rápido e digital. O evento de lançamento aconteceu semana passada no autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu/SP. Além do novo 911, também foram apresentadas as sete gerações do esportivo.
“Apresentamos para o público brasileiro a 8ª geração do nosso esportivo emblemático, que carrega a clássica engenharia minuciosa e inovações tecnológicas. O novo Porsche 911 materializa a qualidade, o design, velocidade e liberdade que todos os fãs da marca almejam” revela Andreas Marquardt, diretor-presidente da Porsche Brasil.
A nova geração do 911 possui motor horizontal de seis cilindros que gera 450 cv de potência, um acréscimo de 30 cv para a versão anterior. No quesito desempenho o 911 Carrera S chega a 308 km/h em sua velocidade máxima. Já a versão com tração traseira, Carrera 4S chega a 306 km/h. A aceleração dos dois modelos também supera a marca da versão anterior: o Carrera S faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos já o 911 Carrera 4S, precisa de 3,6 segundos para atingir essa aceleração (caso escolha o pacote Sport Chrono esse número cai para 3,4 segundos). Com relação ao consumo de combustível (NEDC) do 911 Carrera S é de 8,9 l/100 km, enquanto o do Carrera 4 S é 9,0 l/100 km. O valor público sugerido inicial para o novo 911 é de R$ 679.000 para o modelo Carrera S e de R$ 719.000 para o Carrera 4S. Para a versão Cabrio os valores iniciais sugeridos são R$ 729.000 para o 911 Carrera S Cabrio e R$ 769.000 para o 911 Carrera 4S Cabrio.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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