sábado, 2 de março de 2019

Emplacamentos crescem 28%

Divulgação         295.880 veículos contra 230.042 em fevereiro de 2018

Nelson Tucci

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o número de licenciamentos no mês de fevereiro: foram emplacados 295.880 veículos, representando crescimento de 28,62% na comparação o mesmo mês do ano passado, quando foram licenciadas 230.042 unidades.
Somados todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos) houve crescimento de 20,05% no primeiro bimestre do ano, ante igual período do ano passado. No total foram 599.188 unidades emplacadas, contra 499.117 no acumulado do primeiro bimestre de 2018.
Para o presidente da federação, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho do bimestre confirmou a expectativa da entidade: “Ao iniciarmos 2019, projetamos a retomada do crescimento das vendas para todos os segmentos de veículos, baseada na recuperação da economia, como um todo. Estamos atravessando mais uma etapa da recuperação do setor, visualizando a continuidade da queda na inadimplência, um crescimento, ainda que modesto, na geração de empregos, o controle da inflação e das taxas de juros, a confiança do consumidor e do empresário em alta e, ainda, o aumento na oferta de crédito. Todos esses aspectos somados resultarão no desempenho das vendas de veículos, conforme a Fenabrave projeta para o ano”.

VLT – Em sessão pública realizada em 28 de fevereiro, sete consórcios e três empresas individuais entregaram propostas para a execução das obras civis do segundo trecho do VLT da Baixada Santista, da estação Conselheiro Nébias ao Valongo, em Santos.
A previsão é de que em duas semanas seja publicada no Diário Oficial do Estado a classificação dos proponentes. O resultado final da licitação deverá ser divulgado em maio, contando com os prazos legais de recursos. As obras deverão ter início no segundo semestre de 2019.
O trecho do VLT que ligará a estação Conselheiro Nébias ao Valongo, terá 8 quilômetros de extensão e 14 estações de embarque e desembarque. O investimento estimado é de R$ 300 milhões. Com os dois trechos em operação, São Vicente (Terminal Barreiros) – Porto e Conselheiro Nébias – Valongo, em Santos, serão transportados em média 70 mil passageiros por dia.

Divulgação          Novo presidente da Anfavea assumirá em abril

ANFAVEA – Eleita a nova diretoria da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e do Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares (Sinfavea) para o período 2019-2022.
Luiz Carlos Moraes foi nomeado presidente das entidades e Fabricio Biondo será o 1º vice-presidente. A posse da nova diretoria acontecerá em 23 de abril próximo.
Moraes é economista e atua como vice-presidente da Anfavea desde 2012. Ingressou no setor automotivo em 1978 e iniciou sua carreira na Mercedes-Benz do Brasil na área de contabilidade, passando por diversos setores da empresa. É graduado pela Fundação Santo André e possui pós-graduação na FGV, MBA no Ibmec e pós-graduação no Insead/França.

PORTUÁRIOS – Jesualdo Conceição da Silva é o novo presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP). Eleito para o cargo pelo Conselho Deliberativo, com mandato de dois anos, o administrador de empresas, com experiência no setor portuário tem em seu currículo a condução de projetos de concessão junto ao governo federal.
No ano em que a associação completa 30 anos de fundação e o governo tem os portos como setor prioritário da área de infraestrutura, Jesualdo tem como principais desafios a contínua interlocução e diálogo com o governo e suas agências reguladoras. “O pensamento é que existam proposições construtivas para destrave do setor, de modo que possa haver segurança jurídica para realização de investimentos, continuidade das operações e, mais ainda, melhoria da atratividade setorial com revisão das metodologias de valoração dos contratos”, diz a ABTP, em nota.

DETRAN – Devido ao Carnaval, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em todo o Estado estarão fechadas hoje e amanhã. O atendimento será retomado na Quarta-feira de Cinzas, às 12 horas, conforme prevê o decreto estadual nº 64.112/2019.
Os postos Poupatempo seguirão o mesmo calendário de funcionamento. A partir de quinta-feira, 7, todas as unidades abrirão em seus horários habituais, que podem ser consultados no portal www.detran.sp.gov.br ou pelo Disque Detran.SP.

Divulgação        Modelo Panda terá três versões, todas em preto e branco

ANIVERSÁRIO – A Fiat escolheu a cidade suíça de Genebra como cenário da apresentação de sua nova família 500 “120th”, repleta de conectividade. Disponível nas versões 500, 500X e 500L, a nova linha celebra o 120º aniversário da Fiat.
Em Genebra, os visitantes poderão se familiarizar com a ideia de conectividade da Fiat: algo simples, democrático, seguro e intuitivo. O evento também testemunhará as estreias do novo Panda Connected by Wind, “mais um exemplo de conectividade” de acordo com a Fiat.

Divulgação           Motor V6 biturbo 2.9 TFSI: 450 cv e torque de 600 Nm

LANÇAMENTO – A Audi do Brasil lança no mercado nacional o RS 4 Avant, a quarta geração de um dos esportivos mais emblemáticos da marca. O modelo combina condução com a usabilidade do dia a dia. Apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, o RS 4 Avant vem equipado com motor V6 de 2.9 TFSI, que desenvolve 450 cv de potência. A máquina, que tem tração permanente quattro da Audi, faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, o que a coloca no topo de linha da família A4.
A suspensão esportiva deixa o RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que o A4 Avant. Os motoristas podem criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Dynamic, Auto e Individual.
Segundo a montadora, o consumo médio de combustível é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada (a gasolina). O novo RS 4 Avant pesa 1.715 kg, já o seu motor pesa apenas 182 kg.

PALIO – O modelo Palio, da Fiat, manteve a liderança de 2017 na OLX e foi novamente o modelo seminovo e usado mais vendido em 2018 no estado do Rio de Janeiro. Levantamento feito pela plataforma revela as marcas e os modelos mais vendidos no último ano. Uma das curiosidades é que os seis primeiros lugares dos modelos mais comercializados em 2017 se mantiveram na mesma posição no ranking de 2018.

RECALL – A Citroën do Brasil convoca os proprietários dos veículos Berlingo, identificados a seguir, a agendarem com uma concessionária da marca a atualização do software da caixa de serviços inteligente. Chassis não sequenciais – JG512445 até KG514225, com data de fabricação de 08/09/2017 até 06/08/2018.
A empresa informa ter identificado possível erro de comunicação entre os softwares da caixa de serviços inteligente e do painel de instrumentos, que pode ocasionar a marcação incorreta da quilometragem total do veículo. Tal fato impediria a visualização da correta quilometragem, impossibilitando a execução dos planos de manutenção dentro dos prazos corretos, gerando risco de acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Para agendamento e mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 011 8088 e o site www.citroen.com.br

RECALL 2 – Já a Peugeot do Brasil convoca os proprietários dos veículos modelo Partner adiante identificados a agendarem com uma concessionária da marca a atualização do software da caixa de serviços inteligente. Chassis não sequenciais – JG512380 até KG513718, com data de fabricação de 11/09/2017 até 06/08/2018.
Da mesma forma que Citroën do Brasil, a empresa alerta ter identificado possível erro de comunicação entre os softwares da caixa de serviços inteligente e do painel de instrumentos, que pode ocasionar a marcação incorreta da quilometragem total do veículo. Tal fato impediria a visualização da correta quilometragem, impossibilitando a execução dos planos de manutenção dentro dos prazos corretos, gerando risco de acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Para agendamento e mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 703 2424 e o site www.peugeot.com.br

DIREÇÃO – O SEST Senat de São Vicente oferece novos cursos que ensinam os motoristas a dirigir de maneira mais eficiente. As técnicas apresentadas nos treinamentos contribuem para reduzir o consumo de combustível e o desgaste dos veículos.
Thiago Benatti, coordenador de Desenvolvimento Profissional da unidade de São Vicente, lembra que as empresas da região podem elevar a produtividade e reduzir custos operacionais com os trabalhadores treinados nesses cursos: “Além disso, reduzimos os impactos ao meio ambiente e preservamos a saúde dos condutores”.
Os cursos, destinados aos trabalhadores do setor de transporte, fazem parte do Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética. Na modalidade presencial, estão disponíveis os cursos Motorista de Transporte de Cargas SmartDriver, com 12 horas de duração; e Inclusão Digital, com 4 horas de duração. Eles são exclusivos para os profissionais da área.
Já na modalidade a distância, o curso Gestão de Combustível – Fuel Management, com 8 horas de duração, está disponível para qualquer pessoa gratuitamente. Para acessar o curso, clique no link https://bit.ly/2UH9osY

ECOBRASIL – O Ecobrasil 2019 Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no hotel Mirador, em Copacabana, Rio de Janeiro.
Operações ship to ship, descomissionamento de estruturas marítimas e resposta a derramamento de óleo são alguns dos temas do evento, que promoverá, pelo segundo ano, a entrega do Prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental.
O seminário, realizado pela Portos e Navios desde 2002, contará com as participações institucionais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Universidade Federal Fluminense (UFF), Consulado Geral dos Países Baixos, Terminal de Contêineres de Paranaguá TCP), Porto de Rio Grande, Marinha do Brasil, Universidade de São Paulo (USP), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Petrobras.
Para participar, terminais e autoridades portuárias devem enviar um resumo em até quatro mil caracteres, contendo: descritivo, justificativas, metas; data de início do projeto; etapa em que se encontra; cronograma/etapas e tempo de execução; desdobramentos possíveis ou previstos; capital investido; material humano mobilizado e número de voluntários envolvidos; resultados mensuráveis obtidos. Os trabalhos devem ser enviados à organização do Ecobrasil até o dia 18 de abril próximo.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário