segunda-feira, 11 de março de 2019

Elétricos no Salão de Genebra


Divulgação               Audi mostrou quatro veículos totalmente elétricos

Nelson Tucci

A Audi continua de forma sistemática e abrangente sua ofensiva em veículos elétricos. No Salão do Automóvel de Genebra 2019 (aberto no último dia 7 e que durou até o fim de semana), a marca mostrou quatro veículos totalmente elétricos, cujas versões em série entrarão em produção no fim de 2020. Além disso, quatro novas versões híbridas como lançamento mundial e o veículo esportivo totalmente elétrico da Fórmula E Audi e-tron FE05 foram mostrados no estande da Audi – que este ano consistiu exclusivamente de veículos elétricos. O conceito Audi e-tron Q4 e o lançamento europeu do Audi e-tron GT foram realizados na coletiva de imprensa no estande da Audi no Pavilhão 1.
Presidente do Conselho da Administração da Audi, Bram Schot, disse, na Suíça: “Nós estabelecemos um objetivo claro – um em cada três novos veículos Audi vendidos já será eletrificado em 2025. Estamos buscando uma visão clara: nos comprometendo com a mobilidade livre de emissões”.
Muitos dos esportivos vistos neste Salão de Genebra deverão chegar ao Brasil bem mais à frente, não agora.

Divulgação  Novos SUVs: silenciosos, com emissão de CO2 abaixo de 50g/km

JEEP – Depois de estabelecer um novo recorde mundial de vendas em 2018, a marca Jeep recebe 2019 como o ano de uma evolução que continua fiel aos valores fundamentais que representaram a marca por quase 80 anos, diz a montadora em nota à imprensa.
“A marca Jeep sempre foi pioneira em novos segmentos e novas tecnologias: a sua lenda começou em 1941 com o Willys-Overland MB, o primeiro veículo 4x4, seguido em 1946 pela Willys Wagon, que introduziu o conceito de veículo utilitário-esportivo (SUV). Sua lendária reputação em situações off-road durou desde então”.
Foco de atenção no estande da Jeep em Genebra, os novos modelos híbridos plug-in, presentes neste Salão, estão equipados com baterias que podem ser recarregadas por uma tomada externa e, portanto, possibilitam armazenar mais energia. Esta opção permite o uso de motores elétricos mais poderosos, o que se traduz em autonomia elétrica pura de aproximadamente 50 km e uma velocidade máxima ao redor de 130 km/h, tanto para o Renegade quanto para Compass.

Divulgação         IMQ concept: potência de 340 cv e 71,38 kgfm de torque

CONCEPT – A Nissan revelou no Salão do Automóvel de Genebra o novo IMQ concept. Com design e tecnologias avançadas, o veículo sinaliza a direção da próxima geração de crossovers da marca.
O IMQ associa “a tecnologia de ponta centrada no ser humano à tradição japonesa”, garante a montadora. O crossover-conceito incorpora as últimas inovações que dão vida à Nissan Intelligent Mobility – a visão da marca para o futuro do transporte automotivo.
No coração do IMQ se encontra a última geração do e-Power, um sistema de motor 100% elétrico que entrega uma aceleração instantânea e linear. Ele foi desenvolvido a partir da tecnologia e- Power disponível nos atuais modelos campeões de vendas no Japão, o Nissan Note e o Serena. No IMQ, ele entrega potência total de 250 kW (ou 340 cavalos) e 71,38 kgfm de torque.

ÁGUA – A queda nas vendas da marca Lifan nos mercados do Brasil e Argentina levou a direção da empresa a “pedir água”. Assim, a montadora chinesa anuncia que manterá parada a sua produção na fábrica uruguaia. A unidade teve a produção suspensa em meados de 2018, após o lançamento do SUV X80, e os 109 funcionários permanecem em lay off (licença remunerada com auxílio do governo do Uruguai) desde então, prática já utilizada em dezembro de 2015 nesta planta.
Sob a direção do novo presidente, Kevin Lau, que também comanda a fábrica do Uruguai, a Lifan pretende retomar a produção no país vizinho assim que as vendas voltarem a crescer. Nesse momento, a opção para continuar abastecendo os mercados locais é a importação direta da China: “A nossa fábrica no Uruguai só é viável economicamente com volume e estabilidade de produção, o que infelizmente não acontece desde o segundo semestre do ano passado”.

Cristiano Jackson Manica           New Mega: presença no transporte urbano do Equador

EXPORTAÇÃO – A Neobus acaba de fechar contrato para o fornecimento de 52 ônibus para a Uncometro S.A., de Cuenca, no Equador. Todas as unidades são do modelo New Mega e serão incorporadas à frota da operadora, uma das principais de transporte urbano de passageiros daquele país.
“Esse negócio reforça a posição da companhia no segmento de urbanos e demonstra a especial atenção que temos dedicado na ampliação das exportações e de novos mercados. Esta é a nossa primeira venda para a Uncometro”, explica José Luiz Moraes Goes, gerente comercial.
Com 12.445 mm de comprimento total, o modelo tem capacidade para transportar 90 passageiros (34 sentados, mais um PPD, e 55 em pé), em poltronas City e conta com chassi Volkswagen 17.260 OD Euro 5. Os veículos possuem iluminação interna em LED, três portas pivotadas do lado direito, piso em alumínio revestido e itinerários dianteiro, lateral e traseiro. Onze unidades são equipadas com elevador automático Ortobrás na porta entre-eixos para atender às normas de acessibilidade.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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