segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Fórum Encadear de aviação

Divulgação  Desenvolvimento de pequenos negócios para atuar com grandes companhias

Nelson Tucci

A cidade serrana de Petrópolis (RJ), terra de Santos Dumont, abriga hoje eficientes oficinas de revisão de motores aeronáuticos, em nível internacional. Para que a GE Celma, empresa fundada em 1951 e comprada pela GE na década de 90, atingisse esse padrão, foram necessárias diversas medidas, uma das quais encontrar fornecedores locais. A companhia é destacada como case de sucesso pelo Sebrae.
Há 10 pequenas empresas da região capacitadas pelo Sebrae, sendo seis delas parceiras da GE Celma. Agora, parte desses pequenos negócios tem capacitação para ser um dos fornecedores globais da companhia. Essa história de sucesso será apresentada esta semana no Encadear – Fórum de Encadeamento Produtivo, terça (25) e quarta-feira (26), em São Paulo.
O desenvolvimento dos pequenos negócios para atuar com grandes companhias é o trabalho dos técnicos do Programa de Encadeamento Produtivo, criado em 2013 e que já atendeu perto de 70 mil empresas em mais de 280 projetos.

EXIGÊNCIA – Ainda sobre o Encadear, o principal desafio da subsidiária GE Celma era encontrar no mercado doméstico fornecedores de ferramentas de alto desempenho para realizar operações de revisão e reparo de motores aeronáuticos. E para se ter uma ideia do nível de excelência da empresa, a unidade brasileira faz esse serviço em prazos de 15 a 20% menores que seus concorrentes – o que contribui para a competitividade no mercado internacional.
O nível tecnológico dessas empresas brasileiras motivou a GE a investir, juntamente com o Sebrae, na capacitação das mesmas como fornecedoras de ferramentas para a indústria aeronáutica permitindo sua homologação para o fornecimento global. No Fórum Encadear, o diretor-presidente da GE Celma, Julio Talon, irá a São Paulo falar sobre os avanços desse projeto juntamente com representantes das pequenas empresas envolvidas: “O projeto permitiu que ferramentarias locais atingissem o nível para fornecimento de ferramentas aeronáuticas de padrão global, entrando para um grupo seleto de fornecedores certificados pela GE”.
O Encadear será realizado no Novotel, na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo. A expectativa é que mais de 300 empresas tenham a oportunidade de conhecer mais sobre esta estratégia de atuação, temas atuais que têm impactado as cadeias de valor, bem como poderão realizar conexões. Os interessados devem se inscrever pelo site http://encadearsebrae.com.br/

Reprodução                   1,43 milhão de adesões de janeiro a julho

CONSÓRCIOS – No sétimo mês do ano, o Sistema de Consórcios apresentou resultados positivos nos diversos setores onde está presente, dando continuidade ao que foi registrado no primeiro semestre. Os negócios realizados registraram R$ 57,08 bilhões em contratos comercializados, 7% acima dos R$ 53,33 bilhões do ano passado, decorrentes das vendas que acumularam 1,43 milhão de adesões de janeiro a julho. Na comparação com o mesmo período de 2017, o crescimento foi significativo: foram registrados 10% de alta entre o total de novas cotas comercializadas neste ano (contra as 1,3 milhão anteriores).
Com 147 dias úteis nos sete primeiros meses, um a mais que os trabalhados há um ano, a média diária das adesões atingiu 9,7 mil, 9% mais que as 8,9 mil anteriores. Só em julho, quando foram comercializadas 9,7 mil cotas/dia, o aumento foi de 1% sobre as 9,6 mil/dia em relação ao mesmo mês do ano passado.

DESEMPENHO – A Anfavea reunirá a imprensa no próximo dia 4, em São Paulo, para divulgação do desempenho da indústria automobilística – veículos e máquinas agrícolas e rodoviárias – no mês de setembro.

CNT – A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, na semana que passou, o documento denominado “O Transporte move o Brasil: Propostas da CNT aos Candidatos – 2018”. No material entregue aos candidatos à presidência da República, a Confederação apresenta 13 fichas com os principais problemas e soluções para os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, além de propostas para o meio ambiente, desburocratização e eficiência do Estado, capacitação e educação de trabalhadores do transporte.
A CNT indica a necessidade de investimentos da ordem de R$ 1,7 trilhão e lista, no documento, 60 projetos de infraestrutura considerados primordiais para que o sistema de transporte brasileiro se torne mais ágil e eficiente.
As prioridades são a adequação e a expansão da infraestrutura de transporte; a realização das reformas do Estado para incentivar o investimento privado, reduzir a burocracia e os custos e, ainda, medidas para aumentar a produtividade do setor.
AUTOPEÇAS – Após 11 meses de trabalho colaborativo de suas equipes multifuncionais, as fabricantes de autopeças das empresas Randon – Fras-le Brasil, Master, Suspensys e Suspensys WE/Castertech concluíram o processo global de recertificação de seu Sistema de Gestão Integrado referentes às normas ISO 9001:2015, IATF 16949:2016, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.
A Fras-le China e a Freios Controil também fazem parte da certificação global e estão enquadradas nas normas ISO 9001:2015 e IATF 16949:2016. Em seu conjunto, a Divisão Autopeças Randon está inserida nas práticas de padrão internacional para os processos, a redução dos impactos ambientais e dos riscos ocupacionais às pessoas. Também envolve a permanente melhoria de produtos e serviços entregues aos clientes.
O projeto contemplou diagnóstico da transição para as normas e preparação das pessoas e dos processos para adequação aos novos requisitos, além de auditoria interna e externa.

RECALL – A Mercedes-Benz do Brasil convoca os proprietários dos veículos modelos Classe C 300 Cabriolet, fabricados entre abril de 2016 e dezembro de 2017, com numeração de chassis (não sequenciais) de WDDWK4JW1HF315130 a WDDWK4JW0JF659277, a agendarem junto a um credenciado ou oficina da marca a verificação e eventual substituição do friso de acabamento de vedação das janelas laterais traseiras
A empresa informa ter constatado a possibilidade de a fixação do friso de acabamento de vedação das janelas laterais traseira ter ocorrido de maneira inadequada, podendo ocasionar sua soltura e eventual queda na via durante o tráfego do veículo. Este defeito poderá aumentar o risco de acidente com consequentes danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Mercedes disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br

RECALL 2 – A Subaru e a Caoa convocam os proprietários dos veículos modelos Legacy, na versão Sedan, nas motorizações 2.0 e 2.5 Turbo e Outback 3.6, ambos ano/modelo 2010 a 2014, com numeração de chassis (não sequenciais) de AG002878 a EG177299, fabricados entre 1/8/09 e 25/1/14, a agendarem junto a uma concessionária autorizada da marca, a substituição do atuador do freio de estacionamento eletrônico.
As empresas alertam que devido a um processo de manufatura inapropriado do atuador do freio de estacionamento eletrônico (EPB), um dos capacitadores da placa de circuito interno pode se quebrar, e o sensor de rotação do motor, que aciona o cabo do freio pode não operar, fazendo com que os veículos apresentem um mal funcionamento no atuador do freio.
Caso este problema ocorra, a luz de advertência no painel se acenderá. Se o freio de estacionamento eletrônico não funcionar, será necessário que o veículo permaneça estacionado através do uso da alavanca da transmissão na posição “P” (Parking). No caso do freio não desaplicar, ocorrendo somente com o veículo já estacionado, o mesmo estará impossibilitado de ser conduzido. Além disso, remotamente, poderá ocorrer a aplicação momentânea e involuntária do freio de estacionamento, com velocidade abaixo de 20 km/h, retendo a movimentação do veículo. Os proprietários devem ficar muito atentos, observando se a “luz de advertência” do freio de estacionamento presente no painel do veículo se acende, o que indicará que o sistema não está operando adequadamente. Em caso afirmativo, deve entrar em contato imediatamente com a concessionária. Para agendamento e mais informações, use o telefone 0800 770 2011 ou o site www.subaru.com.br/#/servicos/recall

RECALL 3 – A Volkswagen do Brasil convocou proprietários do veículo modelo Tiguan Allspace, ano/modelo 2018, fabricado em 8/2/18, com números de chassis 3VVHJ65N9JM112691, a agendar junto a uma concessionária da marca, a substituição dos amortecedores traseiros.
A empresa revela a possibilidade de soltura do olhal da bucha dos amortecedores traseiros, com o comprometimento da dirigibilidade do veículo e risco de acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes e a terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Volkswagen disponibiliza o telefone 0800 019 8866 o site www.vw.com.br

Divulgação         Modelo atinge 321 km/h com seu motor de 600 cv

VOA BAIXO – O superesportivo Jaguar XE SV Project 8 confirmou seu status como o veículo de quatro portas mais rápido do mundo ao estabelecer um novo recorde nos EUA. É do tipo que “voa baixo”, como se diz popularmente.
O sedã de 600 cv e 321 km/h de velocidade máxima, completou uma volta no WeatherTech Raceway, Laguna Seca – de 2.238 milhas – em 1min 37.54s. Com o piloto Randy Pobst ao volante, o tempo foi quase um segundo mais rápido do que o anterior sedã de produção.
Os engenheiros da Divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) sintonizaram o carro em algumas das pistas de teste mais emocionantes do mundo, incluindo a famosa Nürburgring Nordschleife da Alemanha. No final do ano passado, o XE SV Project 8 rodou o circuito de 12,9 milhas e bateu um recorde de 7min 21,23s.

Divulgação               Mostra dos primeiros clássicos feitos no Brasil

ANTIGOS – Nesta terça-feira, 25, o Auto Show Collection receberá a Noite dos Clássicos Brasileiros, com exposição dos primeiros modelos fabricados pela indústria automotiva no país após 1956. O evento também contará com a posse da nova diretoria da FBVA, presidida por Altair Manoel, do Veteran Car Club de Florianópolis.
A nova diretoria foi definida em Assembleia Geral Ordinária que aconteceu no último dia 7 de setembro, durante o XXIII Encontro Nacional de Automóveis Antigos, em Araxá (MG).
Na pista do sambódromo estarão expostos modelos como o VW Fusca, Kombi, Ford Maverick, Landau, Galaxie, Chevrolet Opala, Pumas, que foram fabricados entre 1964 e 1995, e muitos outros modelos que marcaram época. Veja mais em www.autoshowcollection.com.br

Divulgação          Planta de Piracicaba (SP) foi investimento acertado

COMEMORAÇÃO – A Hyundai celebrou na última quinta-feira, 20, seis anos de produção em sua fábrica de Piracicaba (SP). A planta iniciou suas operações em 20 de setembro de 2012 com a fabricação do hatch compacto HB20, modelo desenvolvido especialmente para o mercado nacional. Em janeiro de 2017, passou a produzir também o SUV compacto Creta.
Somados, os veículos atingiram em agosto a marca de 1 milhão de veículos produzidos, volume alcançado em apenas cinco anos e 10 meses, recorde para a indústria automobilística brasileira. A Hyundai espera chegar, nos próximos dias, a 1 milhão de automóveis comercializados no Brasil.
“O sucesso tanto do HB20 como do Creta pode ser medido no ritmo das vendas, que acompanha bem de perto a nossa produção”, afirma Angel Martinez, diretor-executivo de Vendas, Marketing e Pós-vendas da Hyundai Motor Brasil: “Ou seja, vendemos tudo o que produzimos. Isso mostra o quanto o consumidor brasileiro reconheceu nestes dois modelos o nosso compromisso em oferecer design, tecnologia, qualidade, a garantia de cinco anos e o melhor atendimento, com um preço altamente competitivo nos segmentos de mercado que mais crescem”.

BARCOS – Um dos principais desafios do setor marítimo é manter embarcações livres de incrustações, principalmente aquelas que navegam em águas tropicais, onde geralmente a incrustação mais se desenvolve. Com o objetivo de oferecer uma melhor performance, especialmente para embarcações com baixa atividade, a AkzoNobel trouxe para o mercado o Intersmooth 7670 SPC, uma tinta anti-incrustante de autopolimento (SPC), isenta de cobre, para uso em novas construções ou manutenção e reparos. A tecnologia global também é produzida no Brasil, na Unidade de Santo André (SP), trazendo maior agilidade no tempo de entrega para os clientes da região e garantia do estoque.
“Desenvolvemos o Intersmooth 7670 SPC para atender às particularidades do nosso mercado marítimo de navegação costeira no Brasil e América do Sul, aliando alta performance e maior produtividade”, explica Gustavo Gomes, gerente de Novos Negócios de Revestimentos Marítimos América do Sul: “Isso porque a tecnologia do novo produto reduz o número de demãos no esquema anti-incrustante com uma alta performance. Com isso, há redução significativa no tempo de docagem e nos custos para o cliente, já que o número de demãos impacta diretamente no tempo em que a embarcação fica parada no deque, no valor do aluguel e equipamentos”.
Uma embarcação incrustada consome mais combustível e fica mais lenta: “Somos os pioneiros nessa tecnologia de ponta, que permite que a embarcação consuma menos combustível, melhore sua velocidade, tenha uma maior produtividade e menores custos na manutenção”.

CAFÉ – A estimativa do consumo mundial de café no ano cafeeiro 2017-2018 é de 162,1 milhões de sacas de 60 kg, volume recorde que representa um crescimento superior a 2% em relação ao do ano cafeeiro anterior, que foi de 158,9 milhões de sacas. Nesse contexto, desde o ano cafeeiro 1990-1991 – quando o volume consumido foi de 90,28 milhões de sacas – a taxa de crescimento média do consumo mundial é de 2% ao ano, tendo acumulado aumento de quase 80% desde esse ano.
Neste ano cafeeiro 2017-2018, o consumo mundial estimado é 3,555 milhões de sacas superior à produção mundial de café, cujo volume é de 158,560 milhões de sacas de 60 kg.

Divulgação   Alex: expectativas dos clientes não param de aumentar

ARTIGO
Dos alicerces à manufatura do futuro

Por Alex Etevaldo da Silva (*)

O Brasil acaba de atravessar, quem sabe, a pior crise econômica das últimas décadas. Muitas organizações precisaram realizar verdadeiras façanhas para se manter vivas durante o amargo período de instabilidade e algumas, infelizmente, não conseguiram se adaptar às novas exigências de qualidade, produtividade e competitividade, vindo a cerrar as operações.
Ao mesmo tempo em que acompanharam as discussões sobre tendências tecnológicas, como realidade aumentada, internet das coisas, impressão 3D e outras tantas que são demandadas pela indústria 4.0, muitas empresas tiveram de rever as estruturas como forma de sobreviver à crise. Além de escassos recursos, muito se perdeu em termos de mão de obra e cadeia de suprimentos.
Pois bem, a economia brasileira já começa a apontar uma retomada do crescimento, embora modesto – movimento em que a manufatura pode mais uma vez assumir a função de mola propulsora, sendo agente promotor do aumento de produtividade e qualidade. Para tanto, as organizações precisam ter criatividade e foco no aumento da competitividade.
É fato que as empresas estão em diferentes estágios nesta jornada da competitividade: enquanto algumas necessitam voltar às bases da manufatura para fortalecer a estrutura, com a revisão de controles típicos como gestão de operações, outras já apresentam patamar de estabilidade, que as habilita a iniciarem o processo de transição e avançarem em direção à manufatura do futuro.
Hoje os times de manufatura já precisam adaptar as organizações para as tendências da mobilidade. Como converter uma fábrica de componentes de motores a combustão para fabricar também motores elétricos com o menor valor de investimento possível? Essa adaptação na manufatura passa pela indústria 4.0, cujo grande diferencial é justamente a flexibilidade com baixo investimento.
Grandes fábricas, acostumadas a produzir um só tipo de componente, também já passam por adaptações com foco na fabricação de múltiplos componentes, conforme as demandas dos clientes. Na medida em que a produtividade e a qualidade aumentam de forma considerável, as empresas se tornam as mais competitivas neste tempo em que as expectativas dos clientes não param de aumentar.
Quem tiver interesse em discutir estes e outros assuntos, independentemente do porte ou do estágio em que a respectiva empresa esteja nesta jornada da competitividade, está convidado a participar do 10º Simpósio SAE Brasil de Manufatura, que será realizado dia 10 de outubro, no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul.
Durante o encontro, lideranças de fabricantes, fornecedores e consultorias irão discutir como revitalizar a indústria brasileira a partir de temas como gestão de operações e manutenção de processos em busca de estabilidade básica. Também irão debater como aumentar a competitividade com o uso correto das novas tecnologias emergentes desta era digital.
(*) Alex Etevaldo da Silva é diretor de Qualidade e Confiabilidade do Produto da Marcopolo e chairperson do 10º Simpósio SAE Brasil de Manufatura.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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