segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Proteste aponta postos irregulares

Divulgação   Teste apura teor de etanol anidro combustível adicionado à gasolina

Nelson Tucci

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgou os resultados do teste realizado na semana passada em 30 postos de combustível em São Paulo. O teste teve como objetivo verificar a qualidade da gasolina comum, ofertada pelos postos revendedores, quanto à porcentagem de etanol anidro adicionado à gasolina comum, através do método da proveta.

Reprodução           Postos de combustíveis visitados durante o estudo

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) é responsável pela regulamentação e fiscalização dos combustíveis comercializados no país. Apesar das constantes fiscalizações aos quais os postos revendedores de combustível são submetidos pelos órgãos competentes, o Teste da Proveta, que consiste em medir o teor de etanol anidro combustível (EAC) adicionado à gasolina, está dentre os testes que os estabelecimentos são obrigados a realizar, na frente do consumidor, caso este solicite.
Dessa forma, para averiguar se o teor de etanol anidro combustível adicionado à gasolina está sendo respeitado pelos revendedores de combustível, a Proteste foi a campo e coletou, anonimamente, amostras de gasolina comum, e realizou o método da proveta em laboratório certificado, conforme a norma brasileira ABNT NBR 13992:2015.

SOLVENTES – Ainda sobre os testes acima, a Proteste informa que dos 30 postos de combustível visitados, em nove amostras de gasolina comum foram identificadas a adição de solvente em quantidades acima do limite permitido (27,5%). Desses, dois tinham teores de etanol anidro combustível acima de 60%, três, entre 50% e 60% e quatro, entre 28% (considerando a margem de erro) e 50%.
As irregularidades encontradas nesse estudo foram formalmente comunicadas à ANP, através de oficio, solicitando uma fiscalização nos postos de combustível com acompanhamento da equipe da Proteste. Para mais informações entre no site www.proteste.org.br

RECALL – A Volvo Car Brasil convoca os proprietários dos veículos modelos XC40 ano 2019, fabricados entre 6 de julho a 9 de agosto de 2018, com números de chassis (não sequenciais) de YV1XZ16CCK2067082 a YV1XZACADK2070112, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a verificação e, se necessário, a substituição do pedal do freio.
A empresa informa ter constatado a possível fixação insuficiente do rebite do pivô do pedal do freio. Em razão desta falha, o pedal de freio poderá se mover, saindo de posição, podendo afetar o desempenho do freio e, assim, acarretando danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículos e a terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Volvo disponibiliza o telefone 0800 707 7590 de segunda a sexta-feira, das 6 às 23 horas e o e-mail sac.volvocars@volvocars.com

RECALL 2 – Já a Mercedes-Benz do Brasil convoca proprietários dos veículos modelos Classe C, fabricados entre junho de 2016 e junho de 2018, com números de chassis abaixo identificados, a agendarem junto a um credenciado ou oficina da marca, a partir de 10 de setembro, a substituição da caixa de direção dos veículos com quilometragem inferior a 4.000 km.
Chassis envolvidos – C 180 números de chassis (não sequenciais) de 9BMWF4AW3GM000420 a 9BMWF4AWXJM008148; C 200 números de chassis (não sequenciais) 9BMWF4CW6HM004136 a 9BMWF4CW2HM004151; C 250 números de chassis (não sequenciais) 9BMWF4FW3GM001236 a 9BMWF4FW5JM007224; C 300 números de chassis (não sequenciais) 9BMWF4JW0HM004345 a 9BMWF4JW3JM007343.
A empresa alerta ter constatado a possibilidade de ser indicado um valor de atuação incorreto no módulo de controle eletrônico da caixa de direção dos veículos com quilometragem inferior a 4.000 km. O valor incorreto pode ser interpretado pelo software do módulo de controle de direção como uma condição de falha e, em consequência, desativar a assistência elétrica à caixa de direção. Apesar desta desativação ser imediatamente indicada por mensagem óptica e acústica no painel de instrumentos do veículo, a circunstância de risco aumentaria a probabilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Mercedes disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br

Divulgação     Serão expostos 200 modelos fabricados dos anos 1950 até 2013

KOMBI – Nesta terça-feira, 4, o Auto Show Collection receberá a Noite da Kombi, um evento com aficionados pelo clássico modelo da Volkswagen, em encontro de carros antigos e modificados.
Cerca de 200 modelos fabricados dos anos 1950 até 2013 serão expostos, incluindo unidades importadas do México e Alemanha, nas suas conhecidas versões: carroceria/pickup, furgão, camper e raros modelos alemães Westphalia. O evento terá a participação do Sampa Kombi Clube e Kombi Clube do Brasil, com participantes da capital e do interior paulista.
O Auto Show Collection é realizado há 16 anos no Anhembi, e reúne uma programação de 40 eventos ao longo do ano reunindo noites temáticas em homenagem a modelos marcantes como o Opala, Fusca, Maverick, Gol, Galaxie e eventos para aficionados por marcas como Volkswagen, Alfa Romeo, Fiat, Ford, entre outros. O evento realizado de março a dezembro em São Paulo reúne anualmente 200 mil pessoas e mais de 140 clubes e confrarias espalhados pela capital e interior de São Paulo, considerado o maior evento periódico de carros antigos, especiais e motos do Brasil. Evento acontece toda terça-feira, das 18 às 23 horas.

TRANSPORTES – Considerada a 2ª maior exposição do setor de transportes do estado de São Paulo, a Exposição de Transportes do ABCD reunirá os principais fabricantes de caminhões, transportadoras do país e representantes de negócios de grande porte. O evento é realizado pelo Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg) e organizado pela Conexão Press e chega à 20ª edição com 30 expositores que apresentarão as principais novidades do setor de transportes.
O evento é aberto ao público, com atrações artísticas e muita festa nos 25 mil metros quadrados do Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, com estacionamento gratuito para quase 2 mil carros.
A Expo de Transportes do ABCD mostra a tendência do setor de transportes de automóveis, pois toda cadeia de serviços para cegonheiros estará reunida no evento. Com a retomada da produção de veículos, a Expo promete um expressivo volume de negócios. A expectativa é que supere em 10% o resultado obtido em 2017, que foi de R$ 115,5 milhões e receba mais de 30 mil visitantes.

Divulgação         Cabine simples ou leito, transmissão manual ou automática

LANÇAMENTO – A Ford Caminhões apresentou o Cargo 3031 8x2, primeiro modelo da marca com essa configuração, em evento para a imprensa em Caxias do Sul/RS. O novo caminhão traz uma série de avanços para otimizar o rendimento do transporte intermunicipal e rodoviário de médias e longas distâncias, combinando maior capacidade de carga, robustez e segurança com a potência e economia do motor de 306 cv.
Com o lançamento do novo modelo, a Ford Caminhões dá sequência à renovação da sua linha e reforça a estratégia de negócios fundada em três pilares: produto, serviço e relacionamento.
O novo Cargo 8x2 tem peso bruto total homologado de 29.000 kg e capacidade técnica de 30.150 kg. Pode ser equipado com diversos tipos de implemento, desde baú, carga seca, sider e guindaste até graneleiro e tanque, oferecendo alta produtividade e eficiência a grandes operadores logísticos, atacadistas, distribuidores e autônomos que buscam uma solução para otimizar o rendimento da frota. Seu motor ISB 6.7, de 306 cv, é o mais potente da categoria até 7 litros e conta com a tecnologia de emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva), que favorece a economia e a performance.

USADOS – As concessionárias de veículos no Brasil encontraram no repasse online de seminovos uma alternativa para ampliar seus negócios. Somente no primeiro semestre deste ano, o lucro com a venda de usados via pregão eletrônico foi da ordem de R$ 126 milhões, um crescimento de mais de duas vezes em relação ao exercício anterior, quando os resultados atingiram aproximadamente R$ 56 milhões.
Levantamento exclusivo realizado na plataforma AutoAvaliar, com base nas transações realizadas entre 2,7 mil concessionárias e 20 mil lojistas multimarcas no país, mostra que, entre janeiro e julho, o valor médio das transações eletrônicas foi de cerca de R$ 28,9 mil por automóvel, ante os R$ 26,7 mil verificados no ano anterior.
“Para se ter uma ideia, a rentabilidade das concessionárias chega a dobrar com o repasse online de veículos seminovos, impulsionado especialmente pela gestão eficiente e controle efetivo na operação”, comenta JR Caporal, CEO da AutoAvaliar.

BATERIAS – O Grupo Moura celebrou com funcionários, diretores e acionistas, no dia 29 último, o início de operação da primeira fase de sua nova fábrica, em Belo Jardim (PE), cidade do semiárido nordestino – maior polo produtor de baterias da América do Sul. A nova planta reúne 2.000 melhorias de processo desenvolvidas nas demais seis unidades industriais da Moura e contou com a contribuição de 6.000 colaboradores da empresa nas etapas de concepção, desenvolvimento e implementação.
Com linhas ergonômicas e automatizadas, flexibilidade produtiva, desenho logístico eficiente e pronta para expansão, a nova fábrica, no pico de operação, terá capacidade para quase dobrar a produção anual do Grupo Moura, hoje de 10 milhões de acumuladores de energia, entre baterias automotivas, estacionárias, tracionárias e para motos. Até o final deste ano, empregará diretamente 200 profissionais e tem como meta entregar 1 milhão de baterias ao mercado.

Divulgação      Frota de 11 navios no serviço de cabotagem conecta 15 portos

REBOCADOR – O Aliança Tramontano é um rebocador de última geração e conta com 32 metros de comprimento e capacidade de tração estática de 70 toneladas bollard pull. Assim como os dois últimos – Aliança Levante e Aliança Mistral –, o novo rebocador, batizado em Itajaí/SC, possui um nível superior de automação (classe Automatic Bridge Centralized Control Unmanned), permitindo que os controles do sistema de propulsão sejam inteiramente comandados e monitorados pelo passadiço. A expectativa é o que a última embarcação da série, o Aliança Bora, seja batizada até o final do ano.
De acordo com José Roberto Salgado, diretor executivo da Aliança e da Hamburg Süd, a nova série conta com alta tecnologia embarcada e garante ainda mais segurança e versatilidade. “Nossa proposta é atuar em vários portos brasileiros para oferecer apoio às atracações de navios de diversos armadores, entre eles Maersk, Hamburg Süd e Aliança”, afirma Salgado.
Como em todo batismo, o centro das atenções é a madrinha que, segundo uma centenária tradição marítima, traz sorte ao navio. É ela quem aciona o dispositivo que faz com que a garrafa de champanhe se rompa no casco. Para batizar o Aliança Tramontano, a companhia escolheu como madrinha a gerente de Customer Service da Aliança, Ana Garcia, que está na companhia há 26 anos. Fundada em 1950, a Aliança Navegação e Logística integra o grupo Hamburg Süd, que agora faz parte da Maersk Line, líder mundial em logística de contêineres. 

HOMENAGEM – A Petronas Lubricants International, empresa subsidiária da Petronas (estatal petrolífera da Malásia), foi homenageada durante workshop realizado com os fornecedores da GKN Driveline Brasil, semana passada, na sede da Fiergs em Porto Alegre. Segurança e Requisitos do Produto, Qualidade, Melhoria Contínua, Cumprimento da Norma IATF 16949 foram alguns dos itens avaliados para a classificação na premiação.
A Petronas se destacou, entre 27 concorrentes ao prêmio, como melhor fornecedor no aspecto logístico em relação aos serviços e produtos entregues em 2017. A companhia recebeu o Certificado de Excelência das mãos do diretor de Supply Chain e Compras da GKN, Fernando Fischer Gehres.
A GKN Driveline Brasil, líder mundial no fornecimento de sistemas e soluções de transmissão automotiva, realiza um trabalho contínuo com seus fornecedores na busca da excelência de seus produtos e serviços, que garantam o fortalecimento de toda a cadeia produtiva.

NORDESTE – Como parte da estratégia de reposicionamento focado na excelência comercial e para estar mais próxima dos clientes, a Basebus, sediada em Salvador, assume como novo representante de vendas de carrocerias, peças e serviços nos estados da Bahia e de Sergipe, regiões onde a Marcopolo conta com forte presença de mercado em todos os segmentos de transporte.
Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, explica que a empresa já atua há mais de 25 anos nesses estados e que a mudança faz parte da reestruturação da rede de vendas responsável por atender o mercado brasileiro. “A mudança visa a excelência comercial e geração de valor ao cliente, dando continuidade ao trabalho desenvolvido até então”, enfatiza.

FERROVIA – A operadora de ferrovias Rumo registrou no segundo trimestre de 2018 uma melhora de 7% nos índices de eficiência de consumo do combustível no comparativo com o mesmo período do ano passado. O cálculo é feito com base na relação de litros por tonelada bruta transportada (litros/TKB). Os resultados refletem os constantes investimentos da companhia na renovação da frota, que adquiriu 178 locomotivas em três anos de operação.
A nova frota composta pelos modelos da GE-AC44i e ES43BBI são mais potentes e menos poluentes. O primeiro é considerado o principal maquinário da malha ferroviária nacional e circula na Operação Norte, que faz a ligação entre o Centro-Oeste do país e o Porto de Santos. Já o segundo modelo, atende a Operação Sul, que engloba trechos estratégicos de escoamento, como a rota entre o Norte do Paraná e o Porto de Paranaguá.
Em ambas operações, as locomotivas contribuem diretamente para os índices de produtividade e gerenciamento de custos da companhia. Redução no tempo de trânsito, paradas para manutenção e a potência que possibilita transportar mais vagões que os modelos anteriores permitiram melhorar constantemente os índices de produtividade. No último trimestre, a empresa registrou crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2017, atingindo mais de 13 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU).

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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