segunda-feira, 25 de junho de 2018

Dia Mundial do Fusca

Divulgação           827.234 exemplares do modelo no estado de São Paulo

Nelson Tucci

Celebrado internacionalmente na última sexta-feira, 22, o modelo ainda hoje é um dos mais fabricados da história (quase 22 milhões de unidades). No “Dia Mundial do Fusca”, o Detran de São Paulo informa que existem 827.234 exemplares no estado. Destes, 6.430 têm a placa preta, para colecionadores.
Ícone de veículo automotor nos anos 1950/60 no Brasil, o “besouro” é criação do alemão Ferdinand Porsche – o mesmo da marca de esportivos. Lançado em 1935, foi chamado de Volkswagen ou o “carro do povo”, na língua materna. Logo ganhou o mundo, fazendo história em muitos países com nomes ou apelidos, como Beetle, Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo, Maggiolino e, no Brasil, era Fusca e por fim “Fuketa”…
O Fusca – batizado de Volkswagen Sedan – é quem iniciou a história da Volkswagen no Brasil, em 1953. Naquele ano começou a montagem, na capital paulista, de modelos com peças importadas da Alemanha. A fabricação brasileira começou em 1959 e foi até 1986. De seu projeto, surgiram outros filhotes como a Brasília e a Variant. Em 1993, o Fusca voltou à linha de produção, a pedido do então presidente Itamar Franco, mas durou pouco – só até 1996. No Brasil, foram fabricados 3,3 milhões de Fuscas. No mundo todo, a produção foi de mais de 21,5 milhões de unidades.

Divulgação              Montadora homenageia a imigração japonesa no Brasil

HOMENAGEM – A busca pela pintura "mais nipônica" para o Nissan Kicks chega à última etapa. A Nissan apresentou os finalistas do "Concurso Acadêmico de Design Gráfico Nissan Kicks em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil”. As artes reproduzem ícones marcantes do país oriental de maneira ousada, como o próprio crossover, projetado para os latino-americanos com qualidade e tecnologia japonesas.
A comissão julgadora do concurso recebeu projetos de universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo. Daniel Ferreira Junqueira (Pontifícia Universidade Católica - RJ), Ian Penteado de Oliveira Gomes (Pontifícia Universidade Católica - RJ) e Mauricio Sacrini (Instituto Mauá de Tecnologia - SP) são os autores dos projetos finalistas.
Daniel optou pela representação dos kanjis, símbolos gráficos japoneses que configuram palavras ou expressões. "Os desenhos buscam o movimento da caligrafia japonesa e também podem se relacionar diretamente com as estradas desbravadas pelo automóvel", disse o estudante. O conceito de Ian, por sua vez, homenageia o Kasato-Maru, navio que em 1908 trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil: "A inspiração veio da cor do navio. O formato ondular faz referência ao longo caminho navegado em mar aberto e também no traçado da pintura japonesa". Já o modelo de Maurício faz uma mescla de diversos ícones japoneses, relacionando-os com o Brasil: "As linhas fluídas e orgânicas simbolizam a relação entre os dois povos. Elas representam uma conexão humana e, ao mesmo tempo, tecnológica".
Os três projetos agora serão avaliados por uma equipe formada por membros do Estúdio de Design da Nissan no Brasil e das áreas de Comunicação Corporativa e Marketing. O vencedor será conhecido na próxima sexta-feira 29.

CONSÓRCIOS – Com 788 mil vendas de novas cotas, o Sistema de Consórcios bateu o recorde quadrimestral dos últimos cinco anos, na somatória de todos os setores onde a modalidade está presente. Em comparação com as 727,5 mil do mesmo período de 2017, houve aumento de 8,3% e somente em abril deste ano as adesões somaram 211 mil, o recorde do ano, sendo 8,2% maior que as 195 mil totalizadas no mesmo mês do ano passado.
Os negócios decorrentes dessas vendas avançaram 5,8%, quando relacionado ao mesmo quadrimestre do ano passado, atingindo R$ 30,47 bilhões (jan-abr/2018) contra R$ 28,78 bilhões (jan-abr/2017).
“No Sistema de Consórcios foram registradas altas, inclusive com novo recorde mensal de vendas de 211 mil adesões em abril, reafirmando a grande procura do consumidor pela modalidade que permite a aquisição de bens ou serviços, com prazos longos, custo baixo, prestações que cabem no orçamento do consumidor e com ampla liberdade e flexibilidade, de acordo com as regras indicadas em contrato. Também nas contemplações, momento em que o consorciado vai ao mercado adquirir seus bens ou contratar serviços, a modalidade propiciou, quase integralmente, injeção na economia de pouco mais de R$ 13,5 bilhões”, esclarece Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

IMPORTADOS – Apesar de o resultado de maio ter sido praticamente igual ao de abril, as vendas de veículos das 16 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) registram crescimento de 39,8% no ano.
Foram licenciadas nos primeiros cinco meses 14.935 unidade, contra 10,7 mil do mesmo período no ano passado. A entidade mantém estimativa de vendas para 2018 em 40 mil unidades.
Em maio a venda de carros importados pelas associadas da Abeifa ficou em 3.239 unidades, registrando pequena alta de 0,1% em relação a abril, quando foram emplacadas 3.237. “O desempenho de vendas em maio poderia ter sido melhor”, explica o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini: “Infelizmente, como aconteceu em vários setores da economia brasileira, os importadores também foram prejudicados pela greve. As vendas negociadas na terceira semana de maio não foram concluídas por falta de produto a partir do dia 21”.

Divulgação      Mulheres sauditas agora também poderão dirigir automóveis

MULHERES – Ontem, domingo 24, foi uma data histórica para as mulheres na Arábia Saudita, quando deixou de vigorar a lei que as proibia de dirigir automóveis. A Ford foi uma das organizações que apoiaram o movimento e, além de criar um programa de treinamento na sua rede para atender as novas consumidoras, também está incentivando mulheres jornalistas a conhecer e se integrar ao setor automotivo.
No país, a Ford é representada exclusivamente pela Al Jazirah Vehicles Agencies, que está presente em todo o território. Uma revenda na capital Riad foi especialmente preparada para atender as mulheres, com instalações renovadas, consultoras de vendas treinadas, programa de test-drive e serviço de retirada e entrega do veículo em casa. Outros serviços de assistência serão oferecidos em breve para aumentar a conveniência das clientes.
“A Ford está comprometida em oferecer os produtos, serviços e experiência de propriedade que nossas clientes na Arábia Saudita esperam”, diz Crystal Worthem, diretor de Marketing da Ford Oriente Médio e África: “Desde o anúncio do decreto real autorizando as mulheres a dirigir, temos trabalhado com nossa rede para dar boas-vindas a elas. É um processo contínuo e queremos evoluir junto com as necessidades das consumidoras”.

CÉLULAS – A Audi AG e o Hyundai Motor Group se unem para desenvolver tecnologia de células a combustível. As duas empresas planejam fazer uma licença cruzada de patentes e conceder acesso a componentes não competitivos. O contrato está atualmente sujeito à aprovação das autoridades regulatórias. Eles querem levar a célula a combustível à maturidade da produção em série de forma mais rápida e eficiente. A Audi e a Hyundai também exploram uma colaboração mais abrangente no desenvolvimento dessa tecnologia sustentável.
“A célula a combustível é a forma mais sistemática de condução elétrica e, portanto, um ativo potente em nosso portfólio de tecnologia para a mobilidade premium sem emissões do futuro”, afirma Peter Mertens, membro do conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi AG: “Em nosso roteiro de carros FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle), estamos unindo forças com parceiros fortes como a Hyundai. Para o avanço dessa tecnologia sustentável, a cooperação é a maneira inteligente de liderar inovações com estruturas de custos atraentes”.
“Estamos confiantes de que nossa parceria com a Audi demonstrará com sucesso a visão e os benefícios dos FCEVs para a sociedade global”, diz Euisun Chung, vice-presidente da Hyundai Motor Company. Além de mais avanços na tecnologia, os principais aspectos para o seu sucesso no mercado futuro incluem a produção regenerativa de hidrogênio e o estabelecimento de uma infraestrutura suficiente.

RECALL – A Indian Motorcycle convoca os proprietários das motos modelos Roadmaster, Chief Dark Horse e Chieftain Dark Horse, ano 2018, fabricadas entre 20 de abril e 6 de novembro de 2017, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição do punho de partida do lado direito.
No comunicado, a empresa informa que o punho de partida do lado direito de algumas motos pode desenvolver corrosão dentro do circuito de parada e funcionamento/partida. O contato deste circuito com o controle remoto da motocicleta pode provocar a partida não intencional do motor e, consequentemente, ocasionar danos graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Indian disponibiliza os telefones (19) 3115.9344/9346, das 8 às 18 horas, o e-mail garantiabr@polaris.com e o site www.indianmotorcyclebrasil.com

Divulgação                   Modelo Multistrada ganha mais aceleração

DUCATI – Lançada em junho de 2017, o novo modelo Multistrada 1200 Sport vem equipado de fábrica com acessórios exclusivos, como ponteira e capas de alumínio para reservatórios de fluido, paralamas frontal em carbono, além de silenciador de escapamento Termignoni. Já na versão Sport, a Ducati Multistrada 1200 ganha uma explosão de aceleração e o seu lado esportivo fica acentuado pelo som inconfundível do escapamento Termignoni e paralamas frontal em carbono.
A fabricante informa que as tampas de alumínio da Ducati Performance tem por finalidade completar “o kit dedicado aos motociclistas que buscam o máximo desempenho na estrada”. Com os novos acessórios o modelo Ducati Multistrada 1200 Sport ganhou mais esportividade e o preço sugerido é de R$ 75.900.


Divulgação       Ano passado cerca de 10.000 pessoas passaram pelo evento

SALÃO – Como acontece a cada dois anos, o X Salão Nacional e Internacional das Motopeças reúne as principais marcas do segmento que apresenta ao mercado novidades e tendências. Realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto), o evento acontecerá de 15 a 18 de agosto no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Segundo Orlando Leone, presidente da entidade, os números das edições passadas do Salão “refletem o sucesso da realização que a cada edição conta com a adesão e a participação de empresas e profissionais vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior”.
Fechado ao consumidor final, o Salão Nacional e Internacional das Motopeças atrai visitantes de todos os Estados brasileiros e do exterior, como Mercosul e Ásia. O público é formado por profissionais do setor que englobam empresários, lojistas, compradores, representantes de oficinas, de concessionárias, de entidades de classe e da mídia especializada. A possibilidade de novos negócios é favorecida pela diversidade de setores participantes, com representantes de todos os segmentos do universo de motopeças, equipamentos, capacetes, acessórios, vestuário, pneus, serviços especializados e publicações.
Para 2018, a expectativa é superar o público de mais de 10.000 pessoas da edição passada, contando com o aumento de 20% de visitantes. Em 2016, a IX edição recebeu visitantes da Argentina, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, Paraguai e Uruguai. De acordo com dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (abril/2018), o Brasil conta com uma frota duas rodas a motor circulante de 26.461.370, resultando o crescimento acumulado de 847,48% desde 1998. Dono da maior frota nacional, somente o Estado de São Paulo abriga 5.658.433 destes veículos.

HYUNDAI – A Hyundai Motor Brasil inaugurou, na última quinta-feira, as novas instalações da HMB Caminho, concessionária dedicada ao atendimento de vendas e pós-vendas dos modelos HB20 e Creta, produzidos na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP). Situada no bairro Areião, a loja fica na região central, em local de fácil acesso pelas principais vias do município.
“Estamos muito felizes em prestigiar a inauguração da HMB Caminho, nossa concessionária em Piracicaba, a cidade natal do HB20 e do Creta”, comemora Angel Martinez, diretor-executivo de Vendas, Marketing e Pós-vendas da Hyundai Motor Brasil: “Temos certeza que todo o carinho e a atenção com que produzimos nossos veículos serão também empregados no atendimento dos clientes piracicabanos na nova loja”.
Inaugurada em novembro de 2012, a fábrica da Hyundai em Piracicaba produz os modelos HB20, HB20X, HB20S e HB20 R spec, e ainda o SUV compacto Creta. Com capacidade produtiva de até 180 mil carros por ano, operando em três turnos, a montadora conta com 2,5 mil colaboradores. Além disso, outros 2,5 mil empregos diretos foram gerados pelos fornecedores que se instalaram no Parque Automotivo de Piracicaba e mais de 20 mil empregos indiretos movimentam a economia local, com a prestação de serviços relacionados à infraestrutura e serviços.

ANUÁRIO – A Volkswagen do Brasil acaba de lançar a 6ª edição de seu “Anuário de Responsabilidade Corporativa”, revelando o compromisso da empresa com a responsabilidade corporativa, sustentabilidade e transparência. A publicação destaca os principais avanços, conquistas e desafios da VW no ano de 2017 em termos de mercado, operações, socioambiental, governança e gestão. O anuário pode ser lido no site www.vw.com.br
Um dos pontos estratégicos da Nova VW é a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen do Brasil, com investimentos de R$ 7 bilhões no desenvolvimento e lançamento de 20 novos veículos até 2020, sendo 13 deles fabricados no Brasil.
“Olhamos para o futuro de forma otimista, cheios de energia e estamos fazendo rápidas evoluções. A ofensiva de produtos da Nova VW é o maior ciclo de renovação de portfólio da história da Volkswagen do Brasil. E nossas fábricas avançam para se tornarem cada vez mais conectadas, flexíveis e autônomas”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil.

BMW – A fábrica do BMW Group em Araquari (SC) está sob nova direção. Com 25 anos de experiência no BMW Group, o alemão Mathias Hofmann assume a liderança da planta no lugar do conterrâneo Carsten Stoecker, que ocupava o cargo desde abril de 2016 e, agora, terá nova função na fábrica de motores do BMW Group, em Munique. Em suas funções no Brasil, Mathias irá se reportar diretamente para o círculo de produção da BMW, na Alemanha.
Hofmann, de 58 anos, é casado, tem duas filhas e fala quatro idiomas: inglês, alemão, francês e português. Formado em engenharia e administração de empresas na Universidade de Stuttgart, na Alemanha, o executivo já desempenhou funções-chave de gestão em diferentes áreas de produção, como diretor da fábrica de motores em Hams Hall (Inglaterra), diretor da fábrica em Tiexi, Shenyang (China), e vice-presidente de Compras de Equipamentos de Produção e Construção, em Munique (Alemanha).

Divulgação     Lanchas e jet skis serão algumas das atrações do salão catarinense

NÁUTICO – Com 5.000 m2 de feira, 41 vagas molhadas e expectativa de público de mais de 9 mil visitantes, acontecerá de 5 a 8 do próximo mês III Salão Náutico Marina Itajaí, o maior do Sul do país, no litoral norte catarinense. Além de apresentar as últimas novidades em embarcações, entre lanchas, veleiros e megaiates, o evento, reconhecido por difundir a cultura náutica, fortalecer Santa Catarina como polo náutico brasileiro e pela geração de negócios, terá inúmeras outras atrações ligadas ao setor.
Novas tecnologias, produtos para a manutenção de barcos, acessórios náuticos, artigos para o lazer e esportes aquáticos são alguns dos atrativos confirmados. Também haverá produtos premium, entre eles, empreendimentos hoteleiros, vestuário e decoração.

Divulgação      Bruno: lojas de autos ainda precisam se automatizar

ARTIGO
O comportamento do consumidor 2.0 na compra de veículos

Por Bruno Parmezani (*)

A mudança do comportamento do consumidor, influenciado fortemente pelos meios digitais, alterou completamente o processo de compra em diversos segmentos. Um deles é o setor de automóveis, onde as vendas tiveram quedas constantes desde 2012, retomando o crescimento somente em 2018, ao registrar um crescimento de 17,65% nos emplacamentos no 1º quadrimestre, comparado ao ano anterior.
O setor precisou se adaptar ao novo consumidor. Com pouco tempo e buscando praticidade, o comprador utiliza a internet para realizar praticamente todas as fases do funil de compra, deixando grande parte dos 7.400 distribuidores e 48 mil revendedores de veículos com suas lojas praticamente vazias.
De acordo com pesquisas, 94% dos compradores iniciam seu processo de compra de automóveis pela internet, seja em sites de comparadores de preços, utilizando as buscas do Google ou acessando o site das concessionárias diretamente. O poderoso showroom das lojas físicas perdeu espaço para o Youtube. E o número de visitas feitas pelos compradores nas lojas físicas foi caindo consideravelmente, chegando a 1,7 visitas, em um processo de compra. Ou seja, o consumidor se desloca até a loja física quando já está decidido a fechar o negócio.
Normalmente, os consumidores interagem com pelo menos 3 lojas antes de realizar esta visita presencial. Sendo que as principais dúvidas são: financiamento, quanto pagam na troca, negociação e especificações técnicas. Estima-se que nove entre 10 compradores ligam para uma concessionária antes de realizar a visita no local. Estes contatos são considerados chances de ouro para a concessionárias. Contudo, de acordo pesquisa realizada pela Capgemini, 74% dos consumidores se queixavam da demora do retorno das lojas após um contato de interesse. Um grande ofensor de vendas.
Hoje, concessionárias e lojas multimarcas viraram a chave: saíram do OFF para o ON, investindo fortemente em portais verticais, tais como Webmotors, Icarros, OLX, entre outros, para marcarem a sua presença. Desta forma, as lojas conseguiram acompanhar o comportamento de consumo do comprador.
No entanto, as lojas de autos ainda precisam se automatizar e treinar seus times para garantir um atendimento rápido e eficiente para os consumidores. Caso contrário, este valioso consumidor vai comprar o veículo, mas na loja do concorrente.
(*) Bruno Parmezani Antonioli é gerente de produtos na Reachlocal Brasil, voltado ao marketing digital para PMEs.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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