segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Emplacamentos crescem 14,7%


Divulgação         Em agosto foram comercializados 305.221 veículos novos

Nelson Tucci

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o desempenho do setor automotivo em agosto e no acumulado de 2017 apontando crescimento do setor.
Conforme levantamento realizado pela entidade, que representa mais de 7.400 concessionários de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), o total de emplacamentos em agosto foi 14,76% maior que o registrado em julho. Ao todo foram comercializadas 305.221 unidades, contra 265.967 em julho deste ano. Em relação a agosto do ano passado (275.994 unidades), ocorreu alta de 10,59% e, no acumulado de janeiro a agosto 2016/2017, houve retração de 2,99% para todos os segmentos somados. Foram emplacadas, de janeiro a agosto deste ano, 2.076.562 unidades, contra 2.140.532 no mesmo período do ano passado.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado apurado é reflexo da percepção, por parte de consumidores e investidores, na melhora da economia. "A queda nas taxas de juros e as boas notícias na retração do desemprego, fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse. Isso fez com que as vendas em dias úteis, agosto (23 dias) comparado a julho (21 dias), fossem positivas em 4,8% na soma de todos os segmentos”, comentou Assumpção Júnior.

CONSÓRCIO – A venda de consórcios cresce no País. Alinhada a este cenário, a Rodobens supera os resultados recentemente divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) no segmento de motocicletas. De acordo com os dados da associação, o consórcio dessa modalidade teve uma queda de 5,3%, enquanto a Rodobens teve uma alta de 22% no acumulado do primeiro semestre de 2017.
“O mercado de motocicletas é tradicionalmente consumidor de cotas de consórcio e faz bem à economia. O nosso crescimento neste segmento é importante, pois representa a entrada de um novo consumidor no sistema de consórcios. Já para o mercado esse movimento alimenta a produção da montadora e assegura novos faturamentos nas concessionárias”, comenta Humberto Mazzotti, superintendente de Associações e Parcerias da Rodobens.

Divulgação           VW produz mais de 60 modelos em 14 países pelo mundo

PRODUÇÃO – Fundada há mais de 80 anos, a Volkswagen comemora um marco de produção. Desde então, 150 milhões de veículos, incluindo ícones, como o Golf ou o Fusca, foram construídos em mais de 50 fábricas, espalhadas em 14 países pelo mundo. O portfólio atual da marca inclui mais de 60 modelos. No último dia 24 de agosto, o carro que simboliza essa comemoração – um Golf GTE azul – saiu da linha de montagem em Wolfsburg. O híbrido plug-in é um símbolo do futuro da mobilidade.
Herbert Diess, CEO da Volkswagen, disse à equipe presente na Área de Montagem 12, de onde saiu o modelo: “Cento e cinquenta milhões de veículos – isso quer dizer que realizamos o sonho de ter um carro novo a nossos clientes 150 milhões de vezes no mundo inteiro. Vocês e seu trabalho diário são a base para este sucesso. Meus colegas da diretoria se juntam a mim para agradecer a todos os funcionários da Volkswagen – em todas as nossas fábricas. Esse marco não teria sido possível sem o comprometimento de vocês".

LOGÍSTICA – Com os sinais de recuperação da indústria, comércio e serviços, o setor de logística se prepara para atender os segmentos com maior potencial de crescimento, após dois anos de recessão. É o caso da Pacer Logística, ampliando sua estrutura em São Paulo e apostando no avanço dos mercados mais resistentes à crise, como higiene pessoal, cosméticos, produtos para animais domésticos, medicamentos e serviços de telecomunicações.
O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (indústria conhecida pela sigla HPPC). Em 2015 era o terceiro colocado. Segundo a Abihpec, associação do setor, este segmento fatura mais de R$ 100 bilhões por ano no país, o que representa 1,8% do PIB brasileiro.

Divulgação       “Go Faster”: experiência de imersão de pilotagem em Londres

DUBLÊ – A Ford lançou um programa na Inglaterra que dará aos participantes a oportunidade de realizar o sonho de ser dublê de piloto por um dia, fazer manobras radicais em supercarros e depois ver tudo isso imortalizado em um filme. A experiência de imersão de pilotagem, chamada “Go Faster”, por enquanto estará disponível somente em Londres, com vagas limitadas e ao preço de 99 libras para as filmagens que vão de 13 a 22 de outubro.
Os inscritos no programa receberão a orientação de dublês profissionais para realizar manobras radicais em um Focus RS, como derrapagens e até estacionar fazendo “cavalo de pau”. O objetivo é escapar da perseguição de um Ford Mustang no papel de “Wheels”, piloto de corrida transformado em motorista de fuga no ousado roubo a um cassino. Tudo será registrado em câmeras profissionais e equipamentos de cinema e depois editado com cenas de estúdio no trailer do filme “Go Faster”.

Divulgação            Volare.e: elétrico com capacidade para 45 passageiros

VOLARE – A Volare participou pela primeira vez da Transpúblico e apresentou o seu mais recente modelo, o Volare.e, 100% elétrico e fruto de parceria com a BYD, empresa líder mundial no desenvolvimento de powertrain para veículos elétricos. A fabricante expos também seus veículos focados no transporte coletivo urbano, com destaque para o W9 SPTrans e o Volare Access.
O novo Volare elétrico é único em sua categoria em todo o mundo, pois tem comprimento e peso reduzidos e oferece piso baixo, suspensão pneumática e zero emissão de poluentes. Totalmente novo, é ideal para utilização nos centros urbanos e oferece mais espaço interno, com a configuração das baterias e do powertrain em posição que proporcionam o máximo de eficiência, redução de custos operacionais e de peso total (um dos grandes desafios dos veículos elétricos para o transporte de passageiros).
O novo veículo tem 9.095 mm de comprimento, 2.985 mm de altura e 2.360 mm de largura, com piso baixo, motores nas rodas traseiras e capacidade para 45 passageiros (20 sentados e 25 em pé). A motorização será BYD, com 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo. Para tornar mais eficiente a utilização da energia, o novo veículo conta ainda com sistema de regeneração da energia de frenagem. Outro diferencial é que a recarga total poderá ser feita em apenas três horas.

Divulgação                 Cargo 1719: destinado ao segmento de bebidas

CARGO – A Ford Caminhões lançou o Cargo 1719 vocacionado para o segmento de distribuição de bebidas, com preparação especial que facilita a implementação. O novo modelo é resultado de um desenvolvimento conjunto com implementadores e clientes para atender às necessidades do segmento, considerado um dos mais importantes da indústria de caminhões.
A apresentação do produto foi feita durante a Confenar, convenção nacional das revendas e distribuidores da Ambev, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de Oswaldo Ramos, gerente geral de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, que falou sobre o lançamento e o novo posicionamento da marca, representado pela assinatura “Seu mundo não pode parar”.
“A volta a esse importante segmento é mais um resultado do novo posicionamento da marca Ford Caminhões, que tem como foco três pilares: serviço, relacionamento e produto. O objetivo é garantir que os clientes tenham seus caminhões sempre rodando e produzindo, com a máxima rentabilidade do equipamento”, destacou.

REFROTA – A partir de agora, o Banco Mercedes-Benz, líder no segmento de financiamento de ônibus, oferece aos seus clientes mais uma opção para a concretização de compra de ônibus urbanos: o Refrota 17. Essa modalidade de crédito apresenta condições mais atrativas do que as praticadas pelo Finame.
Lançado pelo governo federal no ano passado, o Refrota 17, sigla para Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano, tem como meta modernizar até 10% da frota de ônibus urbanos e metropolitanos que circulam pelo País, o que corresponde a cerca de 10 mil ônibus. Para essa iniciativa foram destinados R$ 3 bilhões, dinheiro proveniente da captação dos recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Poderão participar empresas do setor privado, denominadas concessionárias ou permissionárias, que trabalham com transporte público coletivo urbano. O programa contempla veículos do sistema de transporte sobre pneus do tipo micro-ônibus, miniônibus, midiônibus, ônibus básico, padron, articulado e biarticulado.

Divulgação                      Mini: futuro da mobilidade pessoal urbana

MOBILIDADE – A Mini mostrará no Salão de Frankfurt 2017 a sua projeção sobre o futuro da mobilidade pessoal urbana na forma do Mini Electric Concept, que oferece uma janela de como serão os futuros carros puramente elétricos, voltados para o uso diário. O modelo traz para a era elétrica o design icônico, a herança urbana e a sensação "go-kart" característicos da marca. A Mini apresentará um modelo de produção em série totalmente elétrico em 2019.
A mobilidade urbana está no DNA da marca, sendo a cidade o seu habitat natural. Com base nesses pressupostos a Mini apresenta uma solução atraente e sem emissões para os desafios atuais que enfrentam a mobilidade pessoal nas cidades e seus arredores.
Há quase 10 anos, o Mini E foi o primeiro carro totalmente elétrico do BMW Group a ser usado em condições diárias de trânsito, em 2008. Na ocasião, mais de 600 unidades do modelo participaram de um extenso teste de rodagem, cujas descobertas e estudos ajudaram a desenvolver o BMW i3.

RECORDE – A Porsche Brasil comemora seus melhores oito primeiros meses de vendas da história da marca no País. A fabricante de carros premium alemã vendeu 755 veículos, registrando crescimento de 20,2% comparado ao mesmo período em 2016, que foi um ano de resultados bem-sucedidos. Os modelos Macan, Cayenne e 911 foram destaque nas vendas e, somados, correspondem a mais de 80% das vendas da marca no território brasileiro. Outro modelo que se destacou foi o Panamera, com sua nova geração lançada no Brasil no final de 2016 e cresceu incríveis 414% em comparação ao ano passado.
"Nós temos como meta o atendimento com excelência e a fidelização dos nossos clientes, por isso também nos empenhamos bastante para trazer ao mercado brasileiro todas as versões apresentadas globalmente. Ultrapassamos os números dos últimos anos, um recorde histórico. A qualidade dos carros, aliados a alta tecnologia, design tradicional e moderno ao mesmo tempo, mantém a paixão pela marca. Estamos contentes e esperamos que nosso desempenho se mantenha elevado ao longo do ano", revelou Matthias Brück, presidente da Porsche Brasil.

MOVIMENTAÇÃO – O mercado brasileiro de empilhadeiras acaba de ganhar reforço. A Yale, controlada pelo grupo Hyster-Yale, está comercializando nacionalmente um novo modelo de empilhadeira à combustão que une versatilidade, tecnologia e redução de custo.
O equipamento GP040-060MX mostra-se como opção para ser aplicada em operações internas e externas, desde armazéns de material de construção até indústrias de bebidas, madeireira, entre outras. O modelo pode suportar cargas entre 2.000 a 3.000 quilos.
 A Yale promete preços mais competitivos, uma vez que sua montagem está concentrada na fábrica de Itu, no interior do Estado de São Paulo.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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