segunda-feira, 18 de maio de 2015

Caminhão já circula na estrada com piloto automático

Divulgação   Caminhão da Daimler: direção segura, mas em
faixa única; ultrapassagens deverão ser feitas pelo motorista

Nelson Tucci

O leitor mais maduro vai lembrar dos “Jetsons”, desenho animado que retratava uma família do futuro, naqueles então longínquos Anos 2000... Mas o futuro é hoje! E já tem caminhão rodando na estrada, sem motorista. Ah, e sem barbeiragem também.

A alemã Daimler AG, através da Divisão Daimler Trucks, lançou o sistema de piloto automático rodoviário Highway Pilot, utilizando sensores inteligentes e câmera estéreo. Com isso, o “Freightliner Inspiration Truck” é o primeiro caminhão autônomo do mundo a conseguir licença para uso em estradas públicas, o que acaba de ser autorizado pelo estado de Nevada, nos EUA. Lembrando que julho do ano passado, a Daimler Trucks deu a primeira demonstração de um caminhão autônomo em ação, quando o Mercedes-Benz Future Truck 2025 rodou em um trecho isolado da rodovia expressa A14 próxima a Magdeburg, na Alemanha.
O inovador Freightliner Inspiration Truck é agora o próximo marco de progresso rumo à produção em série do Highway Pilot. Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Trucks transferiram o sistema para a marca americana Freightliner e o adequaram para uso nas rodovias dos EUA. Como resultado: o estado de Nevada certificou nada menos do que dois caminhões Freightliner Inspiration Truck para operações regulares em rodovias públicas.
Como operar o veículo
Logo que o Freightliner Inspiration Truck chega com segurança à estrada, o motorista pode acionar o Highway Pilot. O motorista recebe um aviso visual no painel de instrumentos para ativar o sistema. Assim, o veículo muda para o modo autônomo e se adapta à velocidade do trânsito. O condutor recebe então, no painel, a mensagem "Highway Pilot ativado".
O sistema utiliza uma câmera estéreo complexa e sistemas de radar com as funções "lane-keeping" (manutenção na faixa de rolagem) e "collision-prevention" (prevenção de colisões). Ele regula a velocidade, aplica os freios e dirige. Essa combinação de sistemas cria um veículo autônomo que consegue operar com segurança em uma ampla variedade de condições de condução – o caminhão automaticamente cumpre os limites de velocidade informados, ajusta a distância a ser mantida em relação ao veículo que vai à frente e usa a função de parada/partida durante a hora do rush.
As ultrapassagens, no entanto, deverão ser feitas pelo motorista. O mesmo se aplica para sair da rodovia e mudar de pista. Através da interface do usuário, o Highway Pilot mantém o motorista visualmente informado sobre sua situação do momento e aceita instruções. O motorista pode desativar o sistema manualmente a qualquer momento. Se o veículo não puder mais processar aspectos cruciais do seu entorno, por exemplo, devido a obras na estrada ou mau tempo, o motorista é avisado para reassumir o comando. Além de um alerta visual no painel de instrumentos, há também um aviso sonoro subsequente.

Divulgação  Renault: integração veículo e aventura

DOMINGO DE DUSTER – A Renault promove o “Domingo de Duster”, uma expedição do tipo “viagem de aventura” com destino a pontos turísticos próximos das cidades-sede, com ênfase no ecoturismo, história e cultura. É também uma oportunidade para colocar o Duster 4x4 em desafios off-road e descobrir a capacidade deste SUV para o off-road. A empresa mantém equipe de apoio pra garantir a segurança dos aventureitos.
A 2ª etapa ocorreu ontem, em Curitiba, com café da manhã às 8h e saída às 9h e teve parada também para almoço. O trajeto teve saída da concessionária Globo Alto da XV, em Colombo, com percurso de 60 km, passando por asfalto, riacho, lama e terra.
Próximas etapas – Brasil
São Paulo – Destino Itirapina/ Represa do Broa – 23 e 24 de Maio; Cuiabá – Destino Lago Manso – 14 de Junho; Belo Horizonte – Destino Serra do Cipó – 12 de Julho; Porto Alegre – Destino Serras Gaúchas – 23 de Agosto; Fortaleza – Destino Praia de Flecheiras – 18 de Outubro; Natal – Destino Praia de Rio de Fogo – 22 de Novembro.
 É sugerida a doação de uma cesta básica para cada dois adultos participantes e todos que possuem uma Duster poderão participar. Cada participante ganha uma camiseta e um boné por pessoa; Kit de adesivos; rádio de comunicação por empréstimo para ser utilizado durante o evento.
A inscrição é gratuita e pode ser feita na rede Renault ou pela internet no link http://www.renault.com.br/domingo-de-duster

SUBARU – As vendas da SUBARU registraram crescimento de 73% no acumulado do ano. Os licenciamentos de veículos SUBARU no Brasil, importados pela CAOA, cresceram 73% no acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, quando comparadas com o mesmo período de 2014, passando de 280 unidades para 484 veículos. Isto vai na contramão do mercado, que apresentou queda de 18% nos emplacamentos de automóveis zero km em similar período do ano.
Em abril, foram emplacados 103 veículos da SUBARU, o que representou um aumento de, aproximadamente, 23% ante o ano passado, quando foram vendidas 84 unidades.

VW – A Volkswagen do Brasil recebeu nesta última semana o reconhecimento da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho pela participação da empresa no programa Jovem Cidadão desde o seu início, em 2000. O secretário José Luiz Ribeiro entregou um troféu ao gerente executivo de Academia e Gestão de Competências Corporativas da Volkswagen do Brasil, Raimundo Ramos.
Nestes 15 anos de participação no Programa Jovem Cidadão, a Volkswagen proporcionou desenvolvimento profissional para mais de mil jovens de comunidades de alto risco social que tiveram a oportunidade de conhecer o dia a dia de profissionais da empresa e se capacitar para o mercado de trabalho. O número de vagas na empresa para este programa saltou de 10, no seu início, para os atuais 77 participantes, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.
O estágio tem duração de um ano e os jovens atuam em diversas áreas da empresa, como Assuntos Jurídicos, Engenharia, Finanças, Manufatura, Qualidade Assegurada, Recursos Humanos, Suprimentos e Vendas & Marketing. Além da bolsa-auxílio, eles também recebem alimentação e ônibus fretado.

FIESP-SENAI – O presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, inaugurou na sexta-feira, 15, na Escola Senai “Antonio Souza Noschese”, em Santos, três novos ambientes de ensino: o Laboratórios de Simulação de Operações Portuárias; o Laboratório de Áreas Classificadas por Risco de Explosão; e a Oficina de Panificação.
As novas áreas pedagógicas intensificam a estratégia da entidade de oferecer estruturas completas para a formação profissional e a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, atendendo de forma específica a demanda por mão de obra qualificada do município e seu entorno.
Os novos ambientes de ensino possuem equipamentos de alta tecnologia e são projetados para oferecer capacitação profissional para jovens que buscam qualificação para o primeiro emprego e adultos interessados em obter qualificação básica, especialização técnica e atualização tecnológica.
Simulação de Equipamentos Portuários
O Laboratório de Equipamentos Portuários permitirá a capacitação de operadores e auxiliares de movimentação de carga e guindastes portuários e offshore com a utilização de simuladores para a movimentação de contêineres e carga em geral.
Os cursos ministrados nesse ambiente permitirão a qualificação com as seguintes competências: Operação de contêineres entre navio e costado; Operação de guindaste com segurança e produtividade; Tomada de decisões em ocasiões de risco operacional; Identificação de falhas operacionais dos equipamentos; Uso das normas para sinalização de movimentação de cargas; Operação de equipamentos utilizando técnicas de elevação e movimentação de cargas em embarcações instáveis; Operação de equipamentos utilizando técnicas de movimentação de cargas graneis; Operação de equipamentos utilizando técnicas de movimentação de cargas unitizadas – Contêiner e carga geral; e Operação de equipamentos utilizando técnicas de elevação e movimentação de cargas em embarcações instáveis, manuseio de carga granel, cargas unitizadas (contêiner) e cargas gerais.
Áreas de Risco de Explosão
O Laboratório de áreas Classificadas por Risco de Explosão permite o treinamento dos profissionais de empresas do setor de petróleo e gás e outros segmentos afins, principalmente o petroquímico, em áreas classificadas, ou seja, atmosferas explosivas, de instalações offshore e onshore.
O principal objetivo do laboratório é qualificar o treinando com competências para a instalação e inspeção de instalações elétricas e de instrumentação. O curso a ser ministrado nesse ambiente conterá: Teoria e princípios gerais dos gases; Mapa de classificação de área; Certificação e marcação de equipamentos; Normas técnicas e legislação; Métodos de proteção dos equipamentos elétricos; Procedimentos de segurança para intervenção em sistemas elétricos; Preparação e instalação de equipamentos e acessórios; e Inspeção e manutenção de equipamentos e acessórios.
Oficina de Panificação e Confeitaria
A Oficina de Panificação e Confeitaria tem como objetivo formar profissionais com competências para a fabricação de pães, doces, bolos, biscoitos, tortas, massas folhadas e salgados. Os alunos aprendem a fazer do balanceamento ao acabamento final do produto, além da elaboração de cálculos de encomenda, rendimento e conversão de unidades utilizando máquinas e equipamentos em conformidade com normas, técnicas de higiene, manipulação de alimentos e adequação de normas de segurança.

ZF/TRW – A ZF Friedrichshafen AG, líder global em sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, e a TRW Automotive Holdings Corp. anunciaram, na sexta-feira passada, a conclusão do processo de aquisição pelo qual a ZF incorpora com sucesso a TRW. A empresa, que opera no Brasil também há muitos anos, será incorporada à ZF como uma nova divisão chamada Tecnologia de Segurança. A empresa combinada continuará a operar sob o nome ZF Friedrichshafen AG.
Em 15 de setembro de 2014, as companhias assinaram acordo para a aquisição da TRW pela ZF. Este acordo foi objeto de uma série de condições de fechamento, todas elas já cumpridas, incluindo a aprovação por parte dos acionistas da TRW e permissões de antitruste em vários países e regiões, como os EUA, China, Comunidade Europeia e América do Sul.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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