segunda-feira, 11 de maio de 2015

Bosch prevê crescimento na América Latina, mas sem os automóveis...

Divulgação         Família APAS: assistentes de produção móvel

Nelson Tucci
Companhia prevê crescimento moderado nas vendas regionais em 2015, mas já adianta que o setor automotivo não será o principal responsável pelo desenvolvimento dos negócios neste ano.
A Bosch, uma das líderes globais no fornecimento de tecnologias e serviços, prevê que suas vendas na América Latina registrem um moderado crescimento em 2015, diante do ambiente econômico desafiador. Em 2014, o volume total de vendas líquidas do Grupo Bosch na região atingiu o equivalente a R$ 4,9 bilhões incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas, o que representa uma redução de 4% em relação ao ano anterior. "No ano passado, o cenário econômico desfavorável do Brasil afetou o desempenho dos negócios na região, principalmente no segmento automotivo. Por outro lado, os setores de Bens de Consumo, Energia e Tecnologia Predial e Tecnologia Industrial se mantiveram como os principais impulsionadores dos negócios da empresa na América Latina", ressalta Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.
As operações do Grupo Bosch no Brasil foram responsáveis por 85% do volume de vendas na América Latina, atingindo R$ 4,2 bilhões, sendo 22% gerados a partir das exportações. Os mercados da América Latina, Estados Unidos e Europa continuam a ser os principais destinos dos produtos e serviços da Bosch na região.
Perspectivas dos negócios para 2015 na América Latina
Em 2015, a Bosch projeta um crescimento moderado na América Latina alavancado, principalmente, pelo aumento das exportações graças à taxa de câmbio favorável, bem como pelo desenvolvimento contínuo dos negócios não automotivos. Um bom exemplo é o negócio de termotecnologia com a marca Heliotek, fabricante de sistemas solares e bombas térmicas para aquecimento de água para uso em residências, que registrou um crescimento das vendas de 20% no ano passado e a expectativa é manter o bom desempenho neste e nos próximos anos devido à maior conscientização do consumidor por soluções com foco em eficiência energética.
INVESTIMENTOS - Nos últimos 10 anos, o Grupo Bosch investiu mais de R$ 2,2 bilhões de reais em suas operações na América Latina. Em 2015, a Bosch planeja investir cerca de R$ 100 milhões na região, especialmente na modernização de suas linhas de produção.

PALIO LÍDER - O Fiat Palio foi o carro mais vendido no último mês de abril, com 8.840 unidades emplacadas. No acumulado do ano, o modelo também é o líder, com 41.708 unidades licenciadas. A picape Strada (38.481 veículos) e Uno (31.214 unidades) também figuram entre os cinco modelos mais vendidos nos primeiros quatro meses do ano.
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) ocupou a primeira posição em vendas de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil em abril, com 38.859 unidades vendidas e 18,3% de market share. No primeiro trimestre, a FCA vendeu 166.733 unidades, representando 19,3% do mercado. Os números incluem as vendas das marcas Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e RAM e foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
JEEP - A Jeep terminou abril com muitas conquistas no Brasil e no exterior. Por aqui, o plano de expansão da rede, que previa 120 concessionárias no mês de lançamento do Jeep Renegade, foi superado com folga. A rede chegou no último dia de abril a 129 lojas comercializando todos os veículos da linha Jeep, tanto o pernambucano Renegade quanto os importados Compass, Cherokee, Grand Cherokee e Wrangler. Essa fase de crescimento ainda vai continuar, para que em dezembro estejam em operação ao menos 200 revendas da marca. Vale lembrar que no final de 2014 a rede tinha 45 concessionárias, o que representa uma ampliação sem precedentes em quatro meses...

Divulgação  Gol Highline 2016: desconto no festival

VOLKS - A Volkswagen do Brasil participa com ofertas especiais na 1ª Edição do Festival do Consorciado Contemplado – divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e pela Associação Brasileira de Consórcios (Abac). Até 15 de junho deste ano, a Volkswagen disponibiliza um bônus de R$ 500 para clientes contemplados em qualquer consórcio. O desconto pode ser utilizado na compra dos modelos Gol (exceto versões Special e City) e Fox (incluindo CrossFox).
Já aos contemplados pelo Consórcio Nacional Volkswagen será oferecido um bônus no valor de R$ 1 mil, até 31 de julho, para ser utilizado na compra de qualquer veículo da marca Volkswagen. Se o consorciado optar pelo Volkswagen Gol (qualquer versão), o desconto será de R$ 2 mil. Para utilizar o crédito disponível pelo consórcio e adquirir o veículo, o consorciado contemplado deverá dirigir-se diretamente até as concessionárias da Rede Volkswagen.
GOL - No mês de aniversário de 35 anos do Gol, a empresa tem promoção de aniversário do carro que introduziu no país novidades que revolucionaram a indústria nacional. Até 11 de maio, será oferecido R$ 5 mil de desconto na compra do Volkswagen Gol (exceto versão Special) em qualquer concessionária da Rede Volkswagen.

TOYOTA - A Toyota realizou o 13º “Suppliers Conference”, evento que premia seus melhores fornecedores. No total, 39 empresas foram reconhecidas e homenageadas nas categorias Qualidade, Logística e Custo pelos serviços prestados em 2014.
Cada categoria é dividida em dois níveis: Excelência e Certificado.
QUALIDADE / Excelência: Casco, Cobra Metais, Elring Klinger, GKN Brasil, NSK, Sanko, Schaeffler, SNR e TRW.
Para receber o selo de Excelência na categoria Qualidade, o fornecedor precisou obter 0 PPM (partes por milhão), isto é, nenhum defeito em qualidade nas peças entregues e nenhuma reclamação grave.
Certificado: 3M, Aisin, Allevard, Autoliv, Basf, Bosal, Budai, Delga, Fagor, Fundição Regali, Jedal, Kautex, Mueller, Nitto Denko, Rassini NHK, Schrader, Sumidenso, Thyssenkrupp, Trelleborg e Tyco.
O certificado em qualidade foi entregue às empresas que tiveram, no máximo, 15 PPM (partes por milhões), isto é, apenas 15 peças com defeito em um milhão de peças entregues.
LOGÍSTICA / Excelência: Cestari e Fundição Regali.
O prêmio foi dado aos fornecedores que entregaram todas as peças no prazo (dia e hora marcados) sem nenhuma divergência do que havia sido encomendado.
Certificado: Jedal, Olsa e Panasonic.
O Certificado na Categoria Logística é concedido às empresas que entregaram as peças encomendadas com pequenas divergências entre o que foi solicitado e o que foi entregue.
CUSTOS / Excelência: Faurecia, JCI e Usiminas.
Prêmio dado às empresas que conseguiram exceder as expectativas da Toyota em 2% em ideias de redução de custos implementadas.
Certificado: Cooper-Standard e Takata.
Concedido aos fornecedores que tiveram 2% de ideias de redução de custos, ainda não implementadas.
Melhores do ano - A Toyota do Brasil também premiou os fornecedores Maxion Wheels e ZF do Brasil, que empataram com a melhor performance nas categorias Qualidade, Entrega e Custo.

Divulgação     Abril com retração de 6,6% em relação a março

NA BANGUELA – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou nesta semana que passou os resultados da indústria automobilística em abril e no primeiro quadrimestre. Segundo a entidade, o setor fechou o quarto mês do ano com 219,3 mil veículos comercializados, o que significa uma retração de 6,6% em relação aos 234,6 mil de março de 2015.
Já na análise contra abril do ano passado, que registrou 293,2 mil veículos, a contração foi de 25,2%, no mês. No acumulado do ano as vendas foram de 893,6 mil unidades: queda de 19,2% frente as 1,1 milhão de unidades vendidas até abril de 2014. Para Luiz Moan, presidente da Anfavea, a atual conjuntura continua impactando fortemente a confiança do consumidor:
CAMINHÕES - No segmento de caminhões o licenciamento terminou o mês com baixa de 10,9% ao se comparar as 5,8 mil unidades de abril com as 6,5 mil de março. O setor apresentou retração de 46,9% na análise com as 10,9 mil unidades negociadas em abril do ano passado. O resultado no acumulado, com 25,1 mil unidades, está 39,3% menor do que no ano passado com 41,3 mil unidades.
AGRÍCOLAS - A produção de máquinas agrícolas e rodoviárias ficou 4,2% menor – foram 5,7 mil em abril e 5,9 mil em março. No comparativo com abril do ano passado, quando foram fabricados 7,1 mil máquinas, o decréscimo é de 19,8%. Até o quarto mês a diminuição é de 21,9%: 21 mil este ano e 27 mil no ano passado.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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