segunda-feira, 4 de maio de 2015

Polo Automotivo Jeep vai atender toda América Latina

Divulgação                 JEEP inaugura fábrica em Pernambuco:
FCA entra forte na briga das SUVs

Nelson Tucci

Este é o primeiro grande investimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), um dos maiores grupos mundiais do setor automotivo, constituído em 13 de outubro de 2014 a partir da fusão global entre Fiat e Chrysler. Também é a mais moderna fábrica do grupo no mundo, pois, ao reunir o que de melhor Fiat e Chrysler acumularam em suas histórias centenárias, representa o “estado-da-arte” em termos de produção automotiva e de gestão, incorporando desde sua concepção as melhores práticas orientadas para eficiência, qualidade e desempenho.
"É este também o projeto mais complexo já feito na história da companhia, considerando o objetivo de construir não somente uma fábrica de automóveis, mas de incluir em seu perímetro um parque de fornecedores de classe mundial, a fim de produzir veículos igualmente de classe mundial, sempre em sintonia e interação com os stakeholders", afirma Stefan Ketter, vice-presidente mundial de Manufatura da FCA, que coordenou a implantação do Polo Automotivo Jeep em Pernambuco.
O investimento total superou os R$ 7 bilhões, dos quais R$ 3 bilhões na fábrica Jeep, R$ 2 bilhões no Parque de Fornecedores e o restante destinado a desenvolvimento de produtos e outros investimentos. A fábrica Jeep ocupa uma área construída de 260 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. No perímetro fabril, ergue-se também o Parque de Fornecedores, um complexo de 12 edifícios, que abrigam 16 empresas responsáveis por 17 linhas de produtos. O Parque de Fornecedores ocupa uma área de 270 mil metros quadrados. O empreendimento empregará até o final do ano mais de 9 mil trabalhadores, sendo 3,3 mil na planta Jeep, 4,9 mil no Parque de Fornecedores e 850 em serviços gerais. Deste contingente, 82% são nordestinos e 78% pernambucanos.
FESTA - Dois dias depois de inaugurar a fábrica, a Jeep abriu suas portas para uma grande confraternização com aqueles que fazem a história da mais nova e competitiva planta da FCA – Fiat Chrysler Automobiles do mundo. Cerca de 4 mil trabalhadores da fábrica de automóveis e das 16 empresas que integram o Supplier Park levaram os familiares para comemorar o Dia do Trabalho, dia 1º de maio.
RECEITA - A FCA anunciou os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2015. A empresa vendeu em todo o mundo 1,1 milhão de unidades, 2% a menos do que no mesmo período de 2014, refletindo forte performance no Nafta (Estados Unidos, Canadá e México) e condições mais fracas de mercado na Latam (América do Sul e Caribe). A performance positiva da Jeep se manteve, com distribuição 11% maior e vendas 22% mais altas.
A receita líquida cresceu 19%, para 26,4 bilhões (ou alta de 4% em taxa de câmbio constante - CER). O EBIT ajustado foi de 800 milhões, 145 milhões maior que no primeiro trimestre de 2014, com todos os segmentos, à exceção de Latam, alcançando resultados positivos. O lucro líquido foi de 92 milhões, crescimento de 265 milhões na comparação com o prejuízo líquido de 173 milhões no primeiro trimestre de 2014.
O grupo confirma suas previsões para o ano de 2015, com vendas globais entre 4,8 e 5 milhões de unidades, gerando receita líquida aproximada de 108 bilhões.

AGRALE - Um ônibus com capacidade para transportar 49 passageiros foi uma das atrações do estande da Agrale na 22ª Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, encerrada na sexta-feira última em Ribeirão Preto. Destinado ao fretamento e ao rodoviário, este é o modelo de maior capacidade de carga já produzido pela marca no país.

Vitor Leite/Divulgação             Ônibus Airport Conect: LCD de7” no
encosto das poltronas

MARCOPOLO - A Marcopolo fez a entrega de 14 ônibus Paradiso 1600 Low Driver ao Grupo Expresso Princesa dos Campos. São sete unidades para a Princesa dos Campos, seis para a Viação Cantelle e uma para a Airport Conect. O ônibus para o serviço Airport Conect foi desenvolvido especialmente para o transporte de passageiros entre o Aeroporto Internacional de Curitiba e a cidade de Ponta Grossa (PR), e conta com os novos monitores individuais em LCD de 7”, instalados no encosto das poltronas.

TOYOTA - A Toyota também participou da Agrishow, em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, mostrando os modelos Hilux e SW4. A montadora expôs em seu estande de 1.000 metros quadrados a Hilux Limited Edition, versão exclusiva da picape média a diesel mais vendida do país. Com apenas 3 mil unidades produzidas, ela conta com motor 3.0L 16V turbo e transmissão automática de cinco velocidades e itens personalizados como capa de para-choque, rodas escurecidas de liga leve aro 17”, santantônio, capota marítima, entre outros.
Os visitantes puderam conferir ainda a Hilux SRV Top Diesel, a Hilux SR Flex 4x2, o SW4 SRV com sete lugares, o Etios Cross, o híbrido Prius e o Corolla, além do recém-lançado SUV compacto premium NX 200t de sua marca de luxo, a Lexus.

Divulgação        Time Nissan: patrocínio aos Jogos
Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

NISSAN - Foi confirmado na última semana, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que o Revezamento da Tocha Paralímpica Rio 2016 passará por cidades das cinco regiões do Brasil e que a Nissan acompanhará todo o percurso como patrocinadora oficial. Em janeiro deste ano, a Nissan já tinha confirmado o patrocínio do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. A montadora também é patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, cedendo, além do patrocínio, uma frota de veículos para o Revezamento da Tocha Paralímpica, que terá duração de sete dias e tem como objetivo passar por cidades que representem todas as regiões do país. Estes automóveis fazem parte dos cerca de 5 mil que a Nissan irá fornecer a frota oficial durante os Jogos Rio 2016.

Divulgação          Novo motor modelo
QSG de 12 litros

CUMMINS - A Cummins South America anunciou na 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, o lançamento de seu novo motor modelo QSG de 12 litros. E apresentou a linha de produtos destinada ao mercado agrícola. A maior fabricante independente de motores diesel, componentes e grupos geradores se destaca no mercado off road ao produzir motores com novas tecnologias.
De acordo com Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins South America, a empresa iniciou sua atuação no segmento global de máquinas agrícolas no final de década de 90 e desde então vem trabalhando no aperfeiçoamento de seus produtos para o cumprimento das legislações de emissões. Na América do Sul, desde 2010, a Cummins comercializa motores para o segmento agrícola, utilizados em tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outros, que atendem à legislação de emissões de poluentes e ruídos para máquinas agrícolas e de construção denominada MAR- I, incluída no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e que entrou em vigor a partir do dia 1º de janeiro deste ano. “Por já atendermos à legislação mesmo sem a exigência há cinco anos no mercado agrícola sulamericano, conseguimos focar em motores competitivos e promovemos um trabalho para os nossos clientes serem diferenciados”, diz Faraj.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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