segunda-feira, 25 de maio de 2015

A redução das emissões entra de vez na pauta

Nelson Tucci

Em uma época onde a indústria automotiva brasileira estuda meios para atingir as metas de eficiência energética do Inovar-Auto, discussões sobre a redução de emissões são bem-vindas. Com esse objetivo, a Tenneco Automotive Brasil, detentora das marcas Monroe – líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores; Monroe Axios – líder na produção de borrachas e componentes para suspensão; e Walker – fabricante de sistemas de exaustão, patrocinou o 9º Simpósio SAE Brasil de Motores, Lubrificantes e Transmissões.
Realizado na quinta-feira 21, na Universidade de Itaúna (MG), o evento teve a palestra Fluídos Alternativos para Redução das Emissões em Sistemas de Exaustão, ministrada por Andre Luiz Martelli, Engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Tenneco. O simpósio também abordou os impactos dos novos limites de emissões Proconve para máquinas agrícolas e rodoviárias, além das novas tecnologias de sistemas de powertrain e lubrificantes. O estágio tecnológico da indústria brasileira e internacional também será tema de debate.

Divulgação  Parque Ecológico: Lobo Guará e o Urso de Óculos

ECOLOGIA – A Volkswagen do Brasil anunciou na sexta-feira 22 a renovação do patrocínio ao Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antonio Teixeira Vianna”. O parque está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2 (ao lado da UFSCar), em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, cidade onde está instalada a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil. A parceria da empresa com o parque teve início em meados dos anos 1990 e permitiu a construção e reforma das áreas que simulam o habitat natural de espécies como o Lobo Guará “Preservando a Fauna do Cerrado”; o Urso de Óculos; o Condor Andino e o Aviário para Aves Regionais. Também foram desenvolvidos projetos de educação ambiental voltados à comunidade.
“O patrocínio ao Parque Ecológico de São Carlos é um exemplo do compromisso que a Volkswagen do Brasil tem com a preservação da biodiversidade”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale: “Por meio desse apoio, a empresa também incentiva a conscientização da sociedade sobre a importância de proteger a fauna e contribui com a manutenção do parque, que representa uma das principais opções de lazer da cidade”.

Divulgação                          Golf Variant: nove opções de cores

GOLF – Chega ao mercado brasileiro o Golf Variant, modelo exibido no último Salão do Automóvel, em São Paulo. Trata-se de station wagon baseada no Golf e feita sobre a nova Matriz Modular Transversal (MQB), sendo oferecida nas versões Confortline e Highline, com motor 1.4 TSI de 140 cv e câmbio automático DSG de 7 marchas com função “Tiptronic”.
Um dos destaques do modelo é a versatilidade, com grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.

FREIOS ABS – A Bosch decidiu difundir sua dicas para mais segurança no trânsito. Desde janeiro de 2014, 100% dos automóveis novos produzidos e vendidos no Brasil são obrigados a sair de fábrica equipados com freios ABS como item de série. Esta tecnologia tem como finalidade contribuir para evitar acidentes e reduzir o alto número de ferimentos e mortes no trânsito. O Brasil está entre os 10 países mais violentos no trânsito, de acordo com relatório da ONU (Organização das Nações Unidas).
Para garantir uma frenagem mais segura em veículos equipados com este tipo de sistema de segurança ativa (ABS), a Bosch destaca algumas orientações importantes cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para um trânsito mais seguro em todo o mundo: utilizar o freio de maneira normal; em situações emergenciais, o pedal de freio pode ser atuado com toda força. Com o ABS, as rodas não travam e por isso o condutor permanece no controle da direção; é normal a vibração do pedal no momento em que o sistema ABS está atuando, pois se trata de uma reação normal do mesmo. Assim, é importante mantê-lo sempre pressionado; não se deve tentar controlar a frenagem, pois o sistema tem válvulas que controlam a pressão de cada roda individualmente, mantendo a dirigibilidade e a estabilidade; observar a luz no painel que indica o ABS - caso permaneça acesa é necessário levar o veículo a uma oficina mecânica capacitada, pois a luz permanente mente acesa indica que o sistema está com problemas.

CAOA Premium – Na próxima quinta-feira 28 ocorrerá a festa de inauguração do CAOA Hyundai Premium Services, na capital paulista, que, segundo a empresa, apresentará novo conceito de atendimento, inédito no Pós-Venda da marca e pioneiro no Brasil. O evento contará com a presença de Antonio Maciel, presidente da CAOA, e outros executivos, no charmoso bairro de Moema, em São Paulo.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário