Nelson Tucci
A General Motors (GM), detentora da marca Chevrolet, tem “no
forno” uma Série Especial para ser lançada em comemoração aos 100 Anos de
Brasil. Em breve os modelos Onix hatch, Tracker e S10 serão vistos com a marca
celebrativa.
“A escolha foi motivada por algumas razões, a começar pela
relevância que cada um deles representa para o mercado nacional, até como
símbolo de inovação e pioneirismo em seus respectivos segmentos, os de hatch,
SUV e picape”, explica Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM
América do Sul.
Esses veículos da série especial serão lançados ao longo
deste ano e todos com cores diferenciadas “que agregam brasilidade e elementos
exclusivos, seja de acabamento ou dinâmicos”, destaca a montadora. A S10 será a
primeira a chegar.
REFERÊNCIA – Na área do jornalismo automotivo existem alguns nomes obrigatórios, pelo trabalho que desenvolveram. Luiz Carlos Secco certamente é um deles. Em mais de 60 anos de atividades ligadas ao setor, o “Secão” – como era carinhosamente chamado pelos colegas – passou pelo jornal Estadão, foi do timaço do Jornal do Carro, depois assessorias da Ford e da Autolatina e a própria.
Na última quinta, 30, o Secão nos deixou, saltando para o
andar de cima, aos 90 anos. Ao filho Zé Carlos, família e amigos, nossa
solidariedade.
TURBO – Ao lado de seus parceiros da Ram,
a Cummins Inc. apresentou nos Estados Unidos o novo sistema de motor 6.7 litros
Turbo Diesel para as picapes Ram Heavy Duty 2025, o motor diesel para picapes
mais avançado já desenvolvido pela empresa. Como parte dessa novidade, a
Cummins e a Stellantis ampliaram sua parceria para fornecimento à marca Ram até
2030, abrindo caminho para inovação contínua em uma das marcas de picapes mais
icônicas do mercado.
O avançado sistema de motor e powertrain 6.7 litros Turbo
Diesel da Cummins estará disponível nos Estados Unidos nos recém-anunciados
modelos Ram 2500 e 3500 Heavy Duty, além dos veículos Ram 3500, 4500 e 5500
Chassis Cab.
“Melhoramos a potência, eficiência, facilidade de manutenção
e dirigibilidade do nosso mais recente motor 6.7L Turbo Diesel, tornando a
linha Ram Heavy Duty 2025 a mais desejável até o momento”, diz Jane Beaman,
vice-presidente global de Veículos On-Highway e Picapes da Cummins.
A mais recente oferta da Cummins proporciona desempenho
aprimorado, com potências de até 436 cv e torque de 149 kgfm para as picapes, e
364 cv com 110 kgfm de torque para os modelos Chassis Cab. Em estreita
colaboração com a Ram e seus fornecedores de powertrain, o motor 6.7L Turbo
Diesel de 2025 foi otimizado com uma nova transmissão automática de 8
velocidades, garantindo a combinação ideal entre potência, resposta e
dirigibilidade.
REFORÇO – A Cummins anuncia Marcos Nigro Schiesari como o novo gerente executivo de suporte ao cliente para sua divisão Off-Highway Latam. De acordo com sua assessoria, a criação do cargo reforça o compromisso da empresa “no fortalecimento contínuo do relacionamento com os clientes, visando sempre a excelência no atendimento”.
Em nova função, Marcos liderará iniciativas estratégicas
focadas no suporte ao cliente, incluindo a otimização de processos, análise de
métricas e feedbacks para promover melhorias contínuas.
MUSTANG – A Ford divulgou um teaser do novo
Mustang GT Performance com transmissão manual, que será lançado em breve no
Brasil. A foto destaca a placa numerada, aplicada junto ao câmbio, mostrando
que o modelo será oferecido em edição limitada de apenas 200 unidades.
O Mustang comemorou no ano passado seu 60º aniversário e
também a liderança do segmento de carros esportivos no Brasil, com um
crescimento de 95% nas vendas após o lançamento do GT Performance de sétima
geração. A nova versão com transmissão manual chega para dar continuidade a
esse sucesso, ampliando a galeria de modelos especiais do ícone.
HORSE – A Horse iniciou mais uma etapa no processo de nacionalização de motores ao colocar na linha da fábrica de São José dos Pinhais/PR o motor 1.3 turboflex de quatro cilindros, denominado HR13, modelo com 163 cv de 250 Nm (25,5 kgfm) de torque.
No Brasil, este motor já equipa os modelos Renault Duster e
Oroch, mas até aqui importava-se da Espanha. Com a nacionalização, a Horse
investiu R$ 100 milhões na unidade paranaense desde 2023 e já promete novo
aporte de R$ 200 milhões, tendo em vista a capacidade para produção de 600 mil
unidades/ano.
TRUCK – A 4Truck prevê um crescimento de 20% no volume de entregas neste ano. Essa projeção pega carona no atual momento por que passa o segmento de pesados no país. Para efeitos de comparação, em 2024 foram comercializadas 122.099 unidades vendidas, representando 17,4% a mais que o volume de 2023 (103.994).
DESEMPENHO – Dia 7 próximo a Anfavea (associação das montadoras) mostrará à imprensa especializada o desempenho do setor, apurados os números de janeiro deste ano.
RODOVIAS – O estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional de acidentes fatais em rodovias, com 794 mortes em 2024. Isto representa aumento de 9% em relação ao ano anterior. As BR-116, BR-381 e BR-040 concentram 60% dos óbitos no estado, sendo a colisão frontal e os atropelamentos as principais causas. Para Rafaela Almeida, professora de urbanismo da Uninter, os dados reforçam a urgência de investimentos em infraestrutura, fiscalização e educação no trânsito.
A urgência dessas melhorias é evidente diante dos dados
apresentados, diz ela, acrescentando que o quadro atual reflete a necessidade
não só de melhorar a infraestrutura, mas também de se investir em educação no
trânsito e fiscalização.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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site www.jornalperspectiva.com.br
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