segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Aposta em lançamento futurista

Divulgação    Híbrido da Hyundai tem potência máxima combinada de 141 cv

Nelson Tucci

A Hyundai Motor Brasil anuncia a chegada do Novo Kona Hybrid ao mercado brasileiro em abril. O modelo, globalmente em sua segunda geração, está maior e reforça a abordagem dos mais recentes lançamentos da montadora coreana, voltados à modernidade, ousadia e inovação. Com motorização híbrida, este SUV vai completar o portfólio de veículos eletrificados da montadora no Brasil, recentemente renovado com o Ioniq 5, modelo 100% elétrico. O Novo Kona tem visual futurista e trará a linguagem de design da Hyundai Seamless Lighting, com os faróis conectados por uma faixa de luz contínua.

“Estamos trazendo para o Brasil a configuração híbrida, cada vez mais procurada pelo consumidor. Assim, daremos continuidade à renovação e ampliação de nosso portfólio no país, agora com a opção de motorização híbrida aliando-se às variações a combustão e totalmente eletrificadas”, comenta Oscar Castro, diretor executivo de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

O modelo estará disponível em duas opções de configuração, Ultimate e Signature. Serão cinco as possibilidades de cores externas: Branco Atlas, Cinza Ecotronic Matte, Preto Abyss Perolizado, Cinza Cyber Metálico e Cinza Pérola. No interior, também será possível escolher por acabamentos em preto ou cinza. Preços ainda não foram divulgados e, segundo a montadora, serão informados mais próximo do início das vendas em abril.

 

USADOS – A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o balanço das transações de veículos usados no primeiro mês de 2025. Em janeiro foram comercializadas 1.224.616 unidades, alta de 2,1% em relação a janeiro de 2024, quando foram transacionados 1.199.567 veículos. “Como muitos veículos usados são dados como parte de pagamento na compra de um novo, a performance dos emplacamentos é fundamental para a movimentação do mercado”, diz o presidente da Fenabrave, Arcelio Júnior.

Os automóveis e comerciais leves, isolados do resultado, somaram 901.389 unidades em janeiro último, representando avanço de 1,1% em comparação ao mesmo mês de 2024. Os modelos com até 3 anos de fabricação representam 9,7% do total negociado no mês.

O segmento de caminhões também mostrou desempenho positivo no comparativo anual, com um crescimento de 4,4% sobre janeiro de 2024. No mesmo período, os ônibus comercializaram 3.335 unidades, mostrando alta de 0,9% na comparação anual. Enquanto as motos registraram 279.601 unidades transacionadas em janeiro, revelando alta de 5,8% em relação ao mesmo período de 2024.


NOVOS – Em janeiro último, a FIAT manteve-se na liderança, reunindo 21,5% de market share. A VW permanece em segundo e o destaque ficou por conta da BYD, 9ª marca mais vendida, com crescimento de 53% comparando o último janeiro com o mesmo mês de 2024.


FROTA – A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está investindo na eletrificação da frota de veículos em suas operações logísticas. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Reiterlog, pioneira no uso de caminhões elétricos pesados no Brasil e detentora da maior frota sustentável do país.

Os novos caminhões elétricos, responsáveis pelo transporte de papéis de imprimir e escrever e papéis tissue, estão operando em rotas dedicadas nas unidades da companhia em Mogi das Cruzes e Limeira, estrategicamente selecionadas devido às suas distâncias curtas e operações produtivas. A iniciativa acompanha a crescente tendência de eletrificação das frotas no Brasil ao mesmo tempo que reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade – já que essas operações são totalmente livres de emissão de carbono – e a inovação no setor logístico.

“Em nossa operação logística, estamos comprometidos em adotar soluções que não apenas otimizem a eficiência, mas que também contribuam para a descarbonização de nossa frota”, diz Matheus Vendramini Benites, gerente de suprimentos logísticos da Suzano.


BIOMETANO – A Scania anuncia a substituição do Gás Natural por Gás Biometano Renovável em sua operação na unidade industrial de São Bernardo do Campo/SP. A iniciativa resultará na redução de cerca de 250 toneladas de CO2 de origem fóssil por mês emitidos na atmosfera pela fábrica. Com isto, ao final deste ano serão mais de 2.750 toneladas que deixarão de ser lançadas no meio ambiente, considerando o volume de produção planejado.

A migração do Gás Natural fóssil para o Biometano verde abrange atividades nas estufas do processo de pintura de cabinas, nos equipamentos dos restaurantes dos colaboradores, no abastecimento dos veículos industriais – como as empilhadeiras – e, também, impacta as Emissões Indiretas (Escopo 3) da empresa, levando em conta o primeiro abastecimento dos veículos movidos a gás entregues aos clientes e nos veículos da LOTS – empresa do Grupo Scania focada em soluções logísticas. “Com esse movimento auxiliamos o atingimento da meta conferida pelo Science Based Target (SBTi) de reduzir em 50%, até o final deste ano, as emissões liberadas no meio ambiente nos Escopos 1 e 2, levando em conta a operação de todas as unidades da Scania mundo afora”, destaca o presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para a América Latina, Christopher Podgorski.


QUEDA – A Nissan, que não deverá mais se fundir com a Honda, amarga queda nos lucros no último trimestre do ano passado (agora consolidados). O recuo do lucro operacional foi de 78%, em relação a igual período do ano anterior, registrando 120 bilhões de ienes (equivalente a US$ 781 milhões).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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