segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Valor do SOS nas estradas

Divulgação                      Equipes estão preparadas para socorro imediato

Nelson Tucci

Quando você pega uma estrada a cabeça está voltada para negócios – tipo bate-volta – ou lazer. Nessas situações prepara o carro, e o espírito, para algo produtivo, alegre. Mas durante o trajeto a (o) motorista pode sentir um mal estar ou até mesmo ter uma passageira que entra em trabalho de parto. E aí, o que fazer?

A agilidade é um fator determinante para salvar vidas nas rodovias e a Arteris, uma das maiores gestoras do setor no país, contabilizou, desde 2008, 745.063 desses atendimentos de usuários.

Atualmente, entre as sete concessionárias controladas pela Arteris em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, atuam 1.025 profissionais da saúde, divididos entre socorristas, enfermeiros e médicos, além dos motoristas responsáveis por conduzir 97 ambulâncias, sendo 73 veículos de suporte básico e 24 com estrutura avançada.


BEBÊS – Ninguém imagina, em “condições normais de pressão e temperatura”, que nascem bebês no meio da estrada... E aqui “meio” é mera força de expressão. O fato é que nascem, e nessas condições, socorrem-se das equipes de atendimento pré-hospitalar, com partos e primeiros cuidados a recém-nascidos. Acredite: desde 2008 foram registradas 143 ocorrências deste tipo, sendo 44 na Arteris Litoral Sul, 38 na Fernão Dias, 27 na Régis Bittencourt, 20 na Planalto Sul e 13 na Arteris Fluminense.

Por isso todas as ambulâncias são homologadas e seguem os padrões exigidos pelo chamado Poder Concedente, sejam estas concessões federais ou estaduais. Sempre que necessário, o serviço pré-hospitalar, que não possui custo adicional, é acionado pelos operadores da Arteris. Esse acionamento pode ser feito diretamente da pista, do Centro de Controle e Segurança Operacional por meio do monitoramento das câmeras de segurança e também pela central de atendimento 0800, que funciona 24 horas por dia e sete dias na semana.

Portanto, tenha sempre à mão o fone da Arteris: 0800 7251 771


Divulgação                Empresa cria um link entre paisagem e produto

MOEDA – A encantadora Serra da Moeda, nas Geraes, abriga uma paisagem respeitável, não obstante um ecossistema permanentemente ameaçado pela ação direta do homem. Nessa luta “do rochedo com o mar”, canta o samba-enredo, também habitam o local alguns privilegiados cidadãos que optaram por qualidade de vida em meio à Mata Atlântica. É o caso do festejado jornalista Nairo Alméri, amigo de textos inteligentes, rejeitando o título de “Barão da Moeda” que este colunista lhe concedeu, por pilhéria.

E é neste pedaço de paraíso que no último fim de semana aconteceu o Jeep Nature, evento promovido pela Stellantis, cheio de aventura, percorrendo uma trilha com subidas íngremes e terrenos desafiadores a 1.500 metros de altitude. Fica aqui registrado o espírito off-road em ação, assistido de pertinho por esquilos, veados, macacos e variadas espécies de pererecas contracenando com lindíssimas e raras orquídeas. 


Divulgação                              Acidentes e infrações preocupam

TRÂNSITO – Comemorou-se, no último dia 25, o Dia Nacional do Trânsito. O momento também serviu à reflexão, uma vez que números da Polícia Rodoviária Federal sugerem preocupação com infrações e acidentes. A PRF registrou 1.223 sinistros durante a “Operação Carnaval” deste ano, com aumento de 10% em relação ao ano passado, por exemplo.

Levantamento do Sistema de Informações Hospitalares apontou crescimento de 0,6% nas internações decorrentes de acidentes de trânsito entre 2022 e 2023. Além disso, segundo dados do Renainf, o ano de 2023 registrou mais de 21,1 milhões de infrações, sendo o excesso de velocidade a mais comum entre os brasileiros.

Iniciativas e investimentos em conscientização e treinamento de colaboradores e motoristas, também ocorrem. É o caso da plataforma V1, oferecendo programas, cursos e treinamentos voltados à segurança no trânsito. O valor anual de investimentos é de R$ 400 mil, diz o gerente do serviço V1 Viagem, Gilberto Rosa. E ilustra: “O Programa de Reciclagem para Motoristas e Operadores (PRMO), por exemplo, reforça a importância da segurança e da excelência no atendimento ao cliente e o Programa Desacelerar,  encontro periódico com grupos de motoristas para atualizá-los sobre as normas de trânsito, reforçam a importância de seu comportamento no dia a dia”.


FÓRMULA 1 – A Fórmula 1 e a Lenovo anunciaram a extensão de parceria, que elevará a empresa de tecnologia ao status de Parceiro Global em uma renovação de vários anos a partir de 2025. Como parte do acordo, a Motorola, uma subsidiária do Lenovo Group, se tornará Parceira Global de Smartphones da F1.

A Lenovo continuará a fornecer dispositivos, soluções e serviços de tecnologia para apoiar a entrega de Grandes Prêmios, tanto na pista quanto remotamente. A companhia atuará como patrocinadora principal para duas corridas por temporada, e tanto a Lenovo quanto a Motorola aumentarão sua visibilidade na pista durante os eventos.


DESCARBONIZAÇÃO – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos, Anfavea, promoveu na sexta-feira, 27, encontro com presidentes das principais entidades do setor, entre as quais Sindipeças, Fenabrave e ABVE, para detalhar estudo realizado em conjunto com a Boston Consulting Group (BCG), sobre descarbonização no setor.

Nesta semana o estudo será apresentado a representantes de todos os ministérios envolvidos nesta discussão, projetando dois cenários possíveis: um com base no que está em andamento e outro mais otimista, incorporando ações ainda em análise, como a inspeção técnica veicular e a renovação de frotas.


Divulgação                                   Gigante francesa avança na Santos Brasil

AQUISIÇÃO – Terceira maior companhia de navegação do mundo, a francesa CMA CGM, anunciou a aquisição de 48% da Santos Brasil, proprietária de um dos maiores terminais de contêineres do país. O valor do negócio é de R$ 6,3 bilhões. Para a advogada marítima Cristina Wadner, a transação mostra a tendência da verticalização, que já ocorre em outros países mas ainda sofre resistência no Brasil.

“Os usuários alegam que poderá ocorrer um monopólio por parte dos armadores estrangeiros. No caso de carga geral, como soja, milho, celulose, minérios, entre outros, já acontece a verticalização naturalmente. Porém, no Brasil, a questão gira em torno da carga conteinerizada. Em portos estrangeiros, é muito comum a verticalização pois, na visão deles, se um armador está associado a um terminal, terá interesse em trazer mais volume de carga”, diz a especialista.

Depois de citar um outro caso de Santos, referente a Brasil Terminal Portuário (BTP), controlada pela Maersk e MSC – grandes operadoras de navios de carga –, observa que no caso da Santos Brasil a conclusão da compra depende da aprovação de órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).


PARIS – Carlos Tavares, CEO da Stellantis, irá palestrar no Salão do Automóvel de Paris no dia 15 de outubro próximo. O grupo anunciou sua participação na 90ª edição do Mondial de l’Auto / Salão do Automóvel de Paris 2024, entre os dias 14 e 20 do próximo mês. O evento destacará três marcas icônicas, Citroën, Peugeot e Alfa Romeo, além de marcar a estreia da chinesa Leapmotor.

Os visitantes no Porte de Versailles (Pavilhão 4) terão a oportunidade de explorar detalhadamente a ampla gama de veículos novos e eletrificados das quatro marcas. Ao todo serão 26 modelos, incluindo cinco estreias mundiais.


Divulgação                 Heloísa: transformar bolsas em “peças de arte”

PODCAST – No POD+ Empresas desta semana, apresentado por este colunista, a convidada é Heloísa Gomez, artista plástica que decidiu transformar bolsas em “peças de arte”. Veja a lição de empreendedorismo desta jovem. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=YLbgW7sJcEc


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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