segunda-feira, 28 de junho de 2021

O Social ganha relevância

Divulgação      Premiação FGVW/Yunus reconhecerá projetos de impacto 

Nelson Tucci

Em meio a tanta coisa ruim que acontece no Brasil, e no mundo, uma constatação: o fator social ganha relevância no dia a dia. Organizações, como a VLI que assinou o Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual nas Rodovias Brasileiras, e o novo Prêmio da Fundação Grupo Volkswagen, pela mobilidade urbana, social e inclusão, demonstram esse avanço.

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen, realizado em parceria com a Yunus Corporate, unidade de inovação social corporativa da Yunus Negócios Sociais. A premiação reconhecerá projetos de impacto social de todo o Brasil, alinhados à missão da Fundação e às suas três causas de atuação: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Serão selecionadas seis organizações sem fins lucrativos para participar do Programa de Aceleração, com duração de 12 semanas. Após essa fase inicial e a apresentação virtual dos projetos a uma banca julgadora, três organizações sociais serão escolhidas e premiadas com R$ 100 mil cada uma. Além disso, ao longo de 2022, elas terão suas ações acompanhadas pela fundação e a Yunus, com foco em seu desenvolvimento institucional.

“O prêmio vem se consolidando como um dos principais editais do Brasil voltados ao fortalecimento de organizações da sociedade civil, por meio de formações de ponta e de apoio financeiro. Com a premiação e a parceria com a Yunus, queremos aproximar o terceiro setor de metodologias inovadoras e do universo dos chamados negócios sociais, sem descuidar das particularidades das organizações sem fins lucrativos. Assim, esperamos contribuir para a solução de desafios concretos nas causas abraçadas pela Fundação”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor de Administração e Relações Institucionais da FGVW. As inscrições estarão disponíveis até 21 de julho, às 18 horas, pelo link https://bit.ly/3gSijWM


RODOVIAS – A VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, anuncia a adesão ao Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. O pacto, proposto pela Childhood Brasil, em parceria com o Instituto Ethos e apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem como principal estratégia sensibilizar os caminhoneiros, para que atuem como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco no enfrentamento da exploração sexual.

Para que isso ocorra, a VLI participará do Programa Na Mão Certa que, em 10 anos de atuação, orientou mais de um milhão de caminhoneiros, o que representa cerca de 50% dos profissionais do Brasil. Para a gerente de Responsabilidade Social da VLI, Maria Clara Fernandes, o pacto contribuirá com a conscientização e a sensibilização de toda a cadeia, especialmente dos empregados da VLI e dos caminhoneiros que circulam pelos oito terminais da empresa, tornando-os agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

“Sabemos do papel social que a VLI tem, principalmente nas regiões onde atua. Ao assinar este pacto, estamos reafirmando nosso compromisso com o legado social e com a preservação dos direitos humanos. Unindo forças com a Childhood Brasil, todos os nossos empregados e parceiros de negócio atuarão no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressalta. A consultora do Programa Mão Certa, Ane Ramos, por sua vez, comenta: “O caminhoneiro é aquela pessoa que está nas estradas, circula no Brasil inteiro, e pode ser um grande parceiro caso presencie uma possível exploração. Sensibilizado e orientado, esse motorista será aquela pessoa que falará não, caso seja abordado por uma criança ou mesmo por algum pai, perceberá que há outra forma de ajudar e fará a denúncia”.


SATISFAÇÃO – Com 96% de satisfação dos colaboradores, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) conquistou seu melhor resultado nos 14 anos em que participa da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – Great Place to Work. E esse é resultado do esforço de todos para a consolidação de um clima organizacional.


FÉRIAS – A VW de Taubaté entrará em férias por 20 dias. Motivo: a falta de componentes para montar o Gol e o Voyage, ali fabricados. Neste mês a unidade já tinha parado por 10 dias. Já São Bernardo do Campo (a maior unidade) e a de motores de São Carlos também sofreram interrupções.


Divulgação             Elétrico custa R$ 387 mil e gasta menos que diesel

VAN – Depois de a JAC Motors apresentar cinco modelos 100% elétricos (três SUVs, uma picape e um caminhão urbano, sendo que os dois últimos permanecem únicos no mercado nacional), a família vai aumentar. Vem aí um novo produto, exclusivo em seu segmento: a partir do mês que vem a rede autorizada da marca começará a realizar as entregas da primeira van de grande porte totalmente elétrica do mercado brasileiro: a JAC iEV750V. 

O modelo estreia com a vantagem de emitir zero poluentes. A diminuição das emissões na frota de qualquer empresa melhora os indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), ou critérios ambientais, sociais e de governança coorporativa nas organizações. Boas práticas nesses campos apresentam resultados positivos ao valor futuro das empresas. “Estamos bastante entusiasmados com esse modelo, considerando algumas aplicações bem específicas, como o segmento de entregas urbanas, por exemplo. Não é exagero afirmar que, depois da JAC iEV750V, nenhuma outra van a diesel tipo furgão será adequada para essa finalidade”, comenta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, lembrando que esse fenômeno de substituição das frotas para aplicação em entregas urbanas por veículos 100% elétricos já é recorrente na China e na Europa.

Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. “São 200 toneladas para cada veículo num prazo de 10 anos! A introdução dessa van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de entregas urbanas consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono, algo que as grandes companhias estão buscando cada vez com maior frequência”, acentua Habib, acrescentando que o modelo possui um custo total por km rodado de 2,5 vezes menor que seu equivalente térmico: “Com torque imediato de 750 Nm e 163 cv de potência, a iEV750V entrega força surpreendente sem nenhuma emissão de poluentes”.


Divulgação             A Nova Toro tem motor turbo 270 flex, com 185 cv

COMEMORAÇÃO – Lançada em 2016, a Fiat Toro acaba de ultrapassar a marca de 300 mil unidades vendidas no mercado brasileiro. Inovadora, a picape inaugurou um novo segmento no setor automotivo ao combinar a força e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs.

Pode existir divergência quanto à potência do motor, mas o fato é que o modelo caiu no gosto do consumidor e tem boa performance de vendas. Modelo tem 85,2% de participação de mercado no segmento C e 19,4% entre todas as picapes. Até o dia 23 último, a Nova Toro era a segunda picape mais vendida do Brasil no mês (4.350 unidades), atrás apenas da Nova Strada (7.411 unidades), líder entre os comerciais leves.


Divulgação        Corolla Cross Flex 2022: olho no comércio internacional

RETOMADA – Para a Toyota do Brasil, 2021 sinaliza leve recuperação do setor automotivo, após os mais desafiadores cenários ao longo de 2020, com a chegada da pandemia. As exportações da subsidiária brasileira indicam a tendência, com os países da América Latina e Caribe que adquiriram 24.320 unidades dos modelos Etios, Yaris, Corolla e Corolla Cross produzidos no Brasil (nos cinco primeiros meses deste ano), representando volume 18% maior comparado com igual período de 2019 – antes, portanto, da pandemia.

De acordo com a montadora, dois motivos principais colaboram para este desempenho no comércio internacional em 2021: o fortalecimento e manutenção das estruturas operacionais de Indaiatuba e Sorocaba (ambas no interior de São Paulo) alicerçadas no plano de crescimento sustentável de toda região, e o posicionamento e oferta de um portfólio de produtos adequado ao cliente latino-americano.

“Temos o desafio e o objetivo de reforçar nossas operações na América Latina e tornar Brasil e Argentina bases sólidas de exportação para toda a região, além de alcançar outros mercados. Por isso, é tão importante trabalharmos cada vez mais uma agenda de competitividade no país, termos a previsibilidade necessária para fazermos investimentos de longo prazo e, com isso, gerar mais empregos e renda e contribuir para o setor automotivo no Brasil e na Argentina”, afirma Masahiro Inoue, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.


VOADORES – A Eve Urban Air Mobility Solutions, empresa controlada pela Embraer, e a Blade Air Mobility, Inc. anunciaram acordo para que a Eve disponibilize até 60 mil horas de voo por ano em seus veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), também conhecido no mercado pela sigla em inglês EVA (Electrical Vertical Aircraft), para uso nos principais mercados da Flórida e Costa Oeste dos Estados Unidos a partir de 2026, sujeito a certas condições (a edição de junho do jornal Perspectiva cita o carro voador na seção Veículos & Negócios, em www.jornalperspectiva.com.br/secao/veiculos-e-negocios/

Apoiada em mais de 50 anos de experiência da Embraer na fabricação de aeronaves e na expertise em certificação, a Eve apresenta uma proposta de valor única, oferecendo um amplo conjunto de produtos e serviços de mobilidade aérea urbana (UAM). O veículo aéreo de zero emissões e baixo ruído, com design simples e intuitivo, continua a atingir marcos relevantes de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e o modelo em escala em outubro de 2020. Além disso, o projeto de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano da Eve atingiu uma nova marca em sua colaboração com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA, Civil Aviation Authority na sigla em inglês), para o desenvolvimento das condições necessárias para voos UAM com alto potencial de expansão.

A Eve planeja disponibilizar, junto a seus parceiros locais, até 60 aeronaves para uso da Blade pelos EUA a partir de 2026. A Blade vai pagar por hora de voo utilizada nas aeronaves da Eve, que serão fornecidas pela empresa e terceiros. A disponibilidade da aeronave da Eve pela malha da Blade está sujeita a acordos definitivos a serem firmados pelas empresas. “É uma honra para a Blade realizar essa parceria com a Eve, que se beneficia do profundo conhecimento da Embraer no setor aeroespacial para o desenvolvimento de uma aeronave elétrica, silenciosa e com zero emissão de carbono”, diz Rob Wiesenthal, CEO da Blade.


Divulgação      Peças para 11 marcas e 16 modelos diferentes de veículos

PEÇAS – Marca 100% brasileira, com uma década de atuação no mercado nacional, a Takao acaba de anunciar o lançamento de novas peças para 11 marcas e 16 modelos diferentes de veículos. A lista inclui comandos de válvulas, pistões e válvulas de admissão e escape.

Os novos componentes somam-se a um portfólio de mais de 20 mil itens e 1.200 motores diferentes. Neste mês, a marca lança peças de reposição para os seguintes modelos de propulsores:

. Comando de válvulas

Chana/Effa/Hafei/Suzuki 1.0L 8V (Cargo, Family, Furgão, Van, M100, Towner, Super Carry, Utility / 2007 a 2020)

Toyota 2.8L 16V Turbo (Hilux / 2015 a 2020)

. Comando de válvulas de admissão e escape

Hyundai 1.6L 16V (Veloster / 2011 a 2015)

Land Rover 2.2L 16V Turbo (Freelander 2 / 2011 a 2018)

. Válvula de admissão e escape

Ford 1.5L 12V (Ka, EcoSport / 2017 a 2020)

Jeep 2.0L 16V (Compass / 2016 a 2020)

Volvo 3.0L 24V (XC 60 / 2008 a 2015)

. Pistão

Citroën 1.6 8V Turbo (Jumpy / 2017 a 2020)


EXECUTIVO – A Bridgestone do Brasil anuncia a chegada de Cleber de Sousa como novo diretor financeiro para a região de Latin America South (BS-LAS), que inclui Argentina, Brasil e Chile. Ele estará baseado no Brasil e trabalhará junto ao presidente da companhia para a América do Sul, Fabio Fossen.


HOMENAGEM – A Moto Honda da Amazônia promoveu, na semana que passou, o reconhecimento dos fornecedores que mais se destacaram em suas áreas de atuação ao longo de 2020. Em uma premiação online, em função da pandemia da Covid-19, a empresa reconheceu a performance dos fornecedores que apresentaram resultados superiores nos indicadores de QCD (Qualidade, Custo e Entrega) e atuaram, durante o último ano fiscal, com proatividade, criatividade e inovação, buscando a melhoria contínua.

Com a participação da diretoria e alta gestão da Honda, foram premiadas 20 empresas, das áreas de Matéria Prima, Conjuntos, Standard, Elétricos, Estamparia, divididas em três categorias: Diamante, Ouro e Prata. Além disso, duas empresas da Divisão de Peças foram reconhecidas pela excelência no atendimento.

A marca fez também um reconhecimento especial às empresas e aos profissionais parceiros da área da saúde pela atuação positiva em prol dos cuidados médicos com os colaboradores.


OURO – No ano em que completa 50 anos de Brasil, a Cummins recebeu a medalha de ouro no Prêmio WEPs Brasil 2021, uma iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, que tem como objetivo incentivar e reconhecer empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

“Acreditamos que um ambiente onde todos convivem com a multiplicidade de perspectivas se torna culturalmente mais rico e inovador. A Cummins, como empresa global, reconhece essa necessidade e constrói uma cultura igualitária dentro e fora da organização. A medalha de ouro no Prêmio WEPs é um importante reconhecimento de que estamos caminhando no sentido certo”, diz Luciana Giles, diretora de Comunicação da Cummins para a América Latina.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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