Nelson Tucci
Em meio a tanta coisa ruim que acontece no Brasil,
e no mundo, uma constatação: o fator social ganha relevância no dia a dia.
Organizações, como a VLI que assinou o Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual
nas Rodovias Brasileiras, e o novo Prêmio da Fundação Grupo Volkswagen, pela
mobilidade urbana, social e inclusão, demonstram esse avanço.
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen, realizado em parceria com a Yunus Corporate, unidade de inovação social corporativa da Yunus Negócios Sociais. A premiação reconhecerá projetos de impacto social de todo o Brasil, alinhados à missão da Fundação e às suas três causas de atuação: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.
Serão
selecionadas seis organizações sem fins lucrativos para participar do Programa
de Aceleração, com duração de 12 semanas. Após essa fase inicial e a
apresentação virtual dos projetos a uma banca julgadora, três organizações
sociais serão escolhidas e premiadas com R$ 100 mil cada uma. Além disso, ao
longo de 2022, elas terão suas ações acompanhadas pela fundação e a Yunus, com
foco em seu desenvolvimento institucional.
“O
prêmio vem se consolidando como um dos principais editais do Brasil voltados ao
fortalecimento de organizações da sociedade civil, por meio de formações de
ponta e de apoio financeiro. Com a premiação e a parceria com a Yunus, queremos
aproximar o terceiro setor de metodologias inovadoras e do universo dos
chamados negócios sociais, sem descuidar das particularidades das organizações
sem fins lucrativos. Assim, esperamos contribuir para a solução de desafios
concretos nas causas abraçadas pela Fundação”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor
de Administração e Relações Institucionais da FGVW. As inscrições estarão
disponíveis até 21 de julho, às 18 horas, pelo link https://bit.ly/3gSijWM
RODOVIAS – A VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, anuncia a adesão ao Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. O pacto, proposto pela Childhood Brasil, em parceria com o Instituto Ethos e apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem como principal estratégia sensibilizar os caminhoneiros, para que atuem como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco no enfrentamento da exploração sexual.
Para
que isso ocorra, a VLI participará do Programa Na Mão Certa que, em 10 anos de
atuação, orientou mais de um milhão de caminhoneiros, o que representa cerca de
50% dos profissionais do Brasil. Para a gerente de Responsabilidade Social da
VLI, Maria Clara Fernandes, o pacto contribuirá com a conscientização e a
sensibilização de toda a cadeia, especialmente dos empregados da VLI e dos
caminhoneiros que circulam pelos oito terminais da empresa, tornando-os agentes
de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
“Sabemos
do papel social que a VLI tem, principalmente nas regiões onde atua. Ao assinar
este pacto, estamos reafirmando nosso compromisso com o legado social e com a
preservação dos direitos humanos. Unindo forças com a Childhood Brasil, todos
os nossos empregados e parceiros de negócio atuarão no enfrentamento da
exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressalta. A consultora do
Programa Mão Certa, Ane Ramos, por sua vez, comenta: “O caminhoneiro é aquela
pessoa que está nas estradas, circula no Brasil inteiro, e pode ser um grande
parceiro caso presencie uma possível exploração. Sensibilizado e orientado,
esse motorista será aquela pessoa que falará não, caso seja abordado por uma
criança ou mesmo por algum pai, perceberá que há outra forma de ajudar e fará a
denúncia”.
SATISFAÇÃO – Com 96% de satisfação dos colaboradores, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) conquistou seu melhor resultado nos 14 anos em que participa da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – Great Place to Work. E esse é resultado do esforço de todos para a consolidação de um clima organizacional.
FÉRIAS – A VW de Taubaté entrará em férias por 20 dias. Motivo: a falta de componentes para montar o Gol e o Voyage, ali fabricados. Neste mês a unidade já tinha parado por 10 dias. Já São Bernardo do Campo (a maior unidade) e a de motores de São Carlos também sofreram interrupções.
VAN – Depois de a JAC Motors apresentar cinco modelos 100% elétricos (três SUVs, uma picape e um caminhão urbano, sendo que os dois últimos permanecem únicos no mercado nacional), a família vai aumentar. Vem aí um novo produto, exclusivo em seu segmento: a partir do mês que vem a rede autorizada da marca começará a realizar as entregas da primeira van de grande porte totalmente elétrica do mercado brasileiro: a JAC iEV750V.
O
modelo estreia com a vantagem de emitir zero poluentes. A diminuição das
emissões na frota de qualquer empresa melhora os indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate
Governance), ou critérios ambientais, sociais e de governança coorporativa
nas organizações. Boas práticas nesses campos apresentam resultados positivos
ao valor futuro das empresas. “Estamos bastante entusiasmados com esse modelo,
considerando algumas aplicações bem específicas, como o segmento de entregas
urbanas, por exemplo. Não é exagero afirmar que, depois da JAC iEV750V, nenhuma
outra van a diesel tipo furgão será adequada para essa finalidade”, comenta
Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, lembrando que
esse fenômeno de substituição das frotas para aplicação em entregas urbanas por
veículos 100% elétricos já é recorrente na China e na Europa.
Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. “São 200 toneladas para cada veículo num prazo de 10 anos! A introdução dessa van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de entregas urbanas consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono, algo que as grandes companhias estão buscando cada vez com maior frequência”, acentua Habib, acrescentando que o modelo possui um custo total por km rodado de 2,5 vezes menor que seu equivalente térmico: “Com torque imediato de 750 Nm e 163 cv de potência, a iEV750V entrega força surpreendente sem nenhuma emissão de poluentes”.
COMEMORAÇÃO – Lançada em 2016, a Fiat Toro acaba de ultrapassar a marca de 300 mil unidades vendidas no mercado brasileiro. Inovadora, a picape inaugurou um novo segmento no setor automotivo ao combinar a força e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs.
Pode
existir divergência quanto à potência do motor, mas o fato é que o modelo caiu
no gosto do consumidor e tem boa performance de vendas. Modelo tem 85,2% de
participação de mercado no segmento C e 19,4% entre todas as picapes. Até o dia
23 último, a Nova Toro era a segunda picape mais vendida do Brasil no mês
(4.350 unidades), atrás apenas da Nova Strada (7.411 unidades), líder entre os
comerciais leves.
RETOMADA – Para a Toyota
do Brasil, 2021 sinaliza leve recuperação do setor automotivo, após os mais
desafiadores cenários ao longo de 2020, com a chegada da pandemia. As
exportações da subsidiária brasileira indicam a tendência, com os países da
América Latina e Caribe que adquiriram 24.320 unidades dos modelos Etios,
Yaris, Corolla e Corolla Cross produzidos no Brasil (nos cinco primeiros meses
deste ano), representando volume 18% maior comparado com igual período de 2019
– antes, portanto, da pandemia.
De
acordo com a montadora, dois motivos principais colaboram para este desempenho
no comércio internacional em 2021: o fortalecimento e manutenção das estruturas
operacionais de Indaiatuba e Sorocaba (ambas no interior de São Paulo)
alicerçadas no plano de crescimento sustentável de toda região, e o
posicionamento e oferta de um portfólio de produtos adequado ao cliente
latino-americano.
“Temos
o desafio e o objetivo de reforçar nossas operações na América Latina e tornar
Brasil e Argentina bases sólidas de exportação para toda a região, além de
alcançar outros mercados. Por isso, é tão importante trabalharmos cada vez mais
uma agenda de competitividade no país, termos a previsibilidade necessária para
fazermos investimentos de longo prazo e, com isso, gerar mais empregos e renda
e contribuir para o setor automotivo no Brasil e na Argentina”, afirma Masahiro
Inoue, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.
VOADORES – A Eve Urban Air Mobility Solutions, empresa controlada pela Embraer, e a Blade Air Mobility, Inc. anunciaram acordo para que a Eve disponibilize até 60 mil horas de voo por ano em seus veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), também conhecido no mercado pela sigla em inglês EVA (Electrical Vertical Aircraft), para uso nos principais mercados da Flórida e Costa Oeste dos Estados Unidos a partir de 2026, sujeito a certas condições (a edição de junho do jornal Perspectiva cita o carro voador na seção Veículos & Negócios, em www.jornalperspectiva.com.br/secao/veiculos-e-negocios/
Apoiada
em mais de 50 anos de experiência da Embraer na fabricação de aeronaves e na
expertise em certificação, a Eve apresenta uma proposta de valor única,
oferecendo um amplo conjunto de produtos e serviços de mobilidade aérea urbana
(UAM). O veículo aéreo de zero emissões e baixo ruído, com design simples e
intuitivo, continua a atingir marcos relevantes de desenvolvimento, incluindo o
primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e o modelo em escala
em outubro de 2020. Além disso, o projeto de Gerenciamento de Tráfego Aéreo
Urbano da Eve atingiu uma nova marca em sua colaboração com a Autoridade de
Aviação Civil do Reino Unido (CAA, Civil
Aviation Authority na sigla em inglês), para o desenvolvimento das
condições necessárias para voos UAM com alto potencial de expansão.
A
Eve planeja disponibilizar, junto a seus parceiros locais, até 60 aeronaves
para uso da Blade pelos EUA a partir de 2026. A Blade vai pagar por hora de voo
utilizada nas aeronaves da Eve, que serão fornecidas pela empresa e terceiros.
A disponibilidade da aeronave da Eve pela malha da Blade está sujeita a acordos
definitivos a serem firmados pelas empresas. “É uma honra para a Blade realizar
essa parceria com a Eve, que se beneficia do profundo conhecimento da Embraer
no setor aeroespacial para o desenvolvimento de uma aeronave elétrica,
silenciosa e com zero emissão de carbono”, diz Rob Wiesenthal, CEO da Blade.
PEÇAS – Marca 100%
brasileira, com uma década de atuação no mercado nacional, a Takao acaba de
anunciar o lançamento de novas peças para 11 marcas e 16 modelos diferentes de
veículos. A lista inclui comandos de válvulas, pistões e válvulas de admissão e
escape.
Os
novos componentes somam-se a um portfólio de mais de 20 mil itens e 1.200
motores diferentes. Neste mês, a marca lança peças de reposição para os
seguintes modelos de propulsores:
. Comando de válvulas
Chana/Effa/Hafei/Suzuki 1.0L 8V (Cargo, Family, Furgão, Van, M100,
Towner, Super Carry, Utility / 2007 a 2020)
Toyota 2.8L 16V Turbo (Hilux /
2015 a 2020)
. Comando de válvulas de
admissão e escape
Hyundai 1.6L 16V (Veloster /
2011 a 2015)
Land Rover 2.2L 16V Turbo (Freelander 2 / 2011 a 2018)
. Válvula de admissão e escape
Ford 1.5L 12V (Ka, EcoSport / 2017 a 2020)
Jeep 2.0L 16V (Compass / 2016 a 2020)
Volvo 3.0L 24V (XC 60 / 2008 a
2015)
. Pistão
Citroën 1.6 8V Turbo (Jumpy /
2017 a 2020)
EXECUTIVO – A Bridgestone do Brasil anuncia a chegada de Cleber de Sousa como novo diretor financeiro para a região de Latin America South (BS-LAS), que inclui Argentina, Brasil e Chile. Ele estará baseado no Brasil e trabalhará junto ao presidente da companhia para a América do Sul, Fabio Fossen.
HOMENAGEM – A Moto Honda da Amazônia promoveu, na semana que passou, o reconhecimento dos fornecedores que mais se destacaram em suas áreas de atuação ao longo de 2020. Em uma premiação online, em função da pandemia da Covid-19, a empresa reconheceu a performance dos fornecedores que apresentaram resultados superiores nos indicadores de QCD (Qualidade, Custo e Entrega) e atuaram, durante o último ano fiscal, com proatividade, criatividade e inovação, buscando a melhoria contínua.
Com
a participação da diretoria e alta gestão da Honda, foram premiadas 20
empresas, das áreas de Matéria Prima, Conjuntos, Standard, Elétricos,
Estamparia, divididas em três categorias: Diamante, Ouro e Prata. Além disso,
duas empresas da Divisão de Peças foram reconhecidas pela excelência no
atendimento.
A
marca fez também um reconhecimento especial às empresas e aos profissionais
parceiros da área da saúde pela atuação positiva em prol dos cuidados médicos
com os colaboradores.
OURO – No ano em que completa 50 anos de Brasil, a Cummins recebeu a medalha de ouro no Prêmio WEPs Brasil 2021, uma iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU, que tem como objetivo incentivar e reconhecer empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.
“Acreditamos
que um ambiente onde todos convivem com a multiplicidade de perspectivas se
torna culturalmente mais rico e inovador. A Cummins, como empresa global,
reconhece essa necessidade e constrói uma cultura igualitária dentro e fora da
organização. A medalha de ouro no Prêmio WEPs é um importante reconhecimento de
que estamos caminhando no sentido certo”, diz Luciana Giles, diretora de Comunicação da Cummins para a América Latina.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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