segunda-feira, 5 de julho de 2021

Mercado de veículos é cauteloso

Divulgação  Crescimento das vendas no ano prevê redução de 16% para 11,6%

Nelson Tucci

O segmento automotivo, sempre um dos mais festejados da economia tradicional, já refaz as contas e “volta duas casas”, como se dizia naquele antigo jogo de mesa. Na última sexta-feira o presidente da Fenabrave (entidade que reúne 51 associações de marcas de automóveis e veículos em geral), Alarico Assumpção Jr., revisou a previsão de 16% para 11,6% no crescimento das vendas para este ano. Isto representará algo em torno de 2,2 milhões de emplacamentos.

Comparado com o mesmo período do ano passado, quando o setor “estava nas cordas”, o primeiro semestre do ano registrou crescimento de 32,8%. Mas ainda em função da pandemia, o fornecimento de peças (semicondutores, em especial) afeta a produção e a Fenabrave prevê a normalização do fluxo somente no segundo trimestre de 22. É preciso, portanto, cautela e muita canja de galinha nos próximos meses.

De qualquer forma, a vida continua. O último mês de junho sobre maio representou queda de 33% no licenciamento, considerando leves e pesados. Os leves (automóveis e camionetes) sofrem mais com a falta de componentes e, portanto, puxam para baixo a média de projeção anual. Os pesados, quando visto isoladamente, mostram mais sede de negócios. Estes deverão performar 30,5% a mais no final do ano, quando comparados com 2020.


FABRICANTES – Na próxima quarta, 7, será a vez da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostrar seus números à imprensa especializada, corroborando – ou não – com as projeções dos distribuidores.


Divulgação                       Protocolos contra a Covid são respeitados

CHARME – Remetendo a um gosto ar de normalidade, a Maria Fumaça vai retomar as viagens ligando São João del Rey a Tiradentes, em Minas Gerais, em espetacular trajeto de 16 km. Administrado pela VLI, o trem turístico acompanha as medidas de flexibilização do governo estadual, face à pandemia.

De qualquer forma, os protocolos sanitários serão observados, como obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social (no embarque, desembarque e durante a viagem). Além dos bancos criteriosamente higienizados, a companhia promete tapetes higienizadores nos corredores do trem. Bilhete inteiro custa 80 reais (ida e volta) e estudantes e 60+ pagam meia (com documentos oficiais).

Vosmecê quer saber mais? Então ligue lá, uai: (32) 3371.8485.


Divulgação                          Liderança do carrinho da Hyundai no semestre

ÂNIMO – A performance do HB20 deixou a direção da Hyundai muito feliz no Brasil. É que o carrinho da montadora coreana vendeu 45,4 mil unidades no primeiro semestre (aumento de 38% sobre igual período do ano passado), assumindo provisoriamente a liderança em vendas nacionais. O antigo líder, Ônix (GM), comeu poeira (com 41.510 unidades)... Quando se olha todos os segmentos de leves (inclusos SUVs e camionetes), no entanto, a liderança está com a Fiat Strada (61.064 unidades emplacadas).

Na classificação dos hatches compactos, o HB20 nada de braçada no semestre e já tem 18% de participação de mercado. Em vendas nacionais totais, a Hyundai termina a primeira metade do ano na quarta colocação, com volume de 95,4 mil veículos emplacados, desempenho 50% superior ao mesmo período do ano passado. O modelo (mini SUV) Creta fechou na 8ª colocação no ranking nacional geral, com 33,5 mil unidades comercializadas no semestre.

“O mercado vem dando sinais de recuperação frente aos impactos da pandemia. A atratividade do HB20 e a eficiência dos canais de vendas remotas que conseguimos implantar desde o ano passado em nossa rede de concessionários estão contribuindo fortemente para que o consumidor escolha e compre, sem sair de casa, o modelo de sua preferência. Com isso, o HB20 atingiu uma participação de mercado expressiva, o que lhe garantiu essa inédita primeira colocação em um semestre completo”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.


Divulgação                                   Costa do Marfim adquire 17 novos ônibus

EXPORTAÇÃO – A Marcopolo e a Volvo realizaram o embarque de mais um pedido ao mercado externo, atendendo, desta vez, a Costa do Marfim com 17 novos ônibus Marcopolo Viaggio 1050. Os veículos serão utilizados a partir deste mês por um dos maiores operadores locais no serviço interurbano da cidade de Abidjan. Das 491 unidades exportadas pela Marcopolo no primeiro trimestre do ano, 265 foram destinadas ao transporte rodoviário.

"Nos últimos anos, elevamos a nossa competitividade e reforçarmos as vendas para diversos países do continente africano, como Angola, Costa do Marfim, Camarões, República Democrática do Congo e Gana, entre outros", diz Gustavo Tavares Marramarco, consultor de operações comerciais da Marcopolo, acrescentando as dificuldades adicionais de um cenário ainda impactado pela pandemia.


Divulgação                                                          Caminhões nova geração

MANUTENÇÃO – A Scania apresenta seu Programa de Manutenção Premium Flexível Uptime que, segundo a empresa, é o mais completo serviço já disponibilizado no país: “A união de conectividade e inteligência de gestão traz as novidades da Control Tower, que promete reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias, e a modalidade pay per use com cobertura customizável (pague o que usar), criações inéditas da Scania Brasil em relação à atuação global da marca”. Até o final de julho, todos os clientes do PMS Premium Flexível terão a inclusão da Control Tower sem custo adicional.

“A equipe brasileira prova de novo sua competência e visão de futuro dentro da Scania, após a inovação com a manutenção flexível cobrada pela faixa de economia de diesel. Queremos sempre antecipar tendências e trazer o que o cliente vai precisar para manter sua logística rentável. Desta vez, o divisor de águas foi aumentar como nunca a disponibilidade da frota”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.


Divulgação   E-JS1 é o modelo urbano de entrada e vai custar R$ 149.990

ELÉTRICOS – Quando estreou os primeiros modelos 100% elétricos no mercado brasileiro, em setembro de 2019 (evento do qual Veículos & Negócios participou, em São Paulo), a JAC Motors usava uma peça publicitária emblemática: “Enquanto algumas marcas têm um carro elétrico em sua linha... a JAC Motors tem uma linha de carros elétricos para você”. Essa máxima continua real e amplia cada vez mais a vantagem frente às demais montadoras estabelecidas no mercado brasileiro, destaca a diretoria de Comunicação da marca no Brasil.

Com o a chegada de três modelos livres de emissões no terceiro trimestre deste ano, a JAC Motors vai chegar ao final do ano com uma linha de sete modelos 100% elétricos. Os estreantes vão ocupar categorias vitais para o mercado brasileiro: city car urbano, SUV de médio porte e maxivan de carga.

De acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, a eletrificação da mobilidade já é um patrimônio conquistado pela marca no país com todos os lançamentos já realizados. “Carro elétrico não deve ser somente uma bandeira do Marketing, e sim uma vocação. Pelo menos é assim que a JAC Motors enxerga, razão pela qual vamos continuar abrindo novos nichos de mercado”, afirma ele, lembrando que os três modelos que estão chegando inauguram segmentos novos no país para modelos 100% elétricos.


Divulgação            Série especial S-Design: modelo sofreu reestilização

REESTILIZADO – A linha 2022 do Fiat Cronos chega às concessionárias da marca com uma novidade: a série especial S-Design, a mais buscada e desejada pelo consumidor do sedã da marca, passou por uma reestilização visual completa.

Conhecida pelo visual com itens de estilo escurecidos, agora o Cronos S-Design privilegiou a sofisticação com a inclusão do bronze aos elementos. A mudança exterior tem na dianteira um detalhe em bronze no logo Fiat e na grade inferior; na traseira, além do logotipo na tampa do porta-malas, o nome do modelo e o badge S-Design têm as peças também escurecidas e em bronze.

Internamente, a versão apresenta volante em couro com costura em bronze, painel e console central com detalhes em bronze, e bancos com padronagem diferenciada em relevo e costura em bronze, aqui também na coifa do câmbio. A série oferece requinte e personalidade com as rodas de liga leve de 15 polegadas e friso lateral, faróis de neblina, retrovisores elétricos e spoiller traseiro.


MONTANA – A futura picape da Chevrolet já tem nome confirmado: Nova Montana. O modelo está em desenvolvimento ao mesmo tempo em que a fábrica de São Caetano do Sul/SP inicia a primeira etapa de preparação. O produto é parte integrante dos R$ 10 bilhões que a GM investe no país.

"A GM acredita no Brasil e por isso estamos retomando os nossos investimentos no país, mesmo em meio à pandemia. A fábrica de São Caetano do Sul irá receber novos robôs e ferramentais com conceitos inovadores de manufatura, contando inclusive com equipamentos sem precedentes na América do Sul para garantir resultados excelentes em segurança, qualidade e sustentabilidade", comenta Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

A Nova Montana irá estrear um conceito inédito de picape para a marca, que colocará o produto em outro patamar, o se traduz para o consumidor em um automóvel de diferentes dimensões e muito mais evoluído do ponto de vista arquitetônico, com melhor dinâmica, eficiência e conteúdo. Um esboço do projeto está sendo mostrado pela primeira vez. A Nova Montana será o próximo integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker – todos referência em suas respectivas categorias.


TRETA – Pode estar nascendo uma treta entre a start-up Mobiauto e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Isto porque a empresa reconhece que a precificação dos seminovos pelo mercado obedecendo a famosa Tabela Fipe é legítima, mas... “pode apresentar distorções por fenômenos sazonais, de acordo com uma pesquisa comparativa elaborada pelo Índice de Pesquisa de Preços da Mobiauto”.

Ocorre que os recentes aumentos de preços de várias montadoras, somados ao desabastecimento de veículo zero km por falta de componentes, têm impulsionado muito rapidamente as cotações dos usados. E a FIPE, por realizar uma pesquisa em todo o país, e apurar preços de diversos outros bens de consumo – não só automóveis – acaba não conseguindo acompanhar a velocidade de valorização dos veículos seminovos.

“Curiosamente, a tabela FIPE, até bem pouco tempo atrás, apontava valores mais altos que os praticados no mercado de compra e venda de veículos”, comenta o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto. “Vamos pegar dois exemplos de picapes de um mesmo fabricante. O primeiro deles é a Fiat Toro Freedom 1.8 16V Flex AT, que está sendo produzida normalmente e praticamente não possui fila de espera. O preço da FIPE do seminovo 2021 praticamente bate com o nosso. A diferença é de 0,16. Mas aí você pega a Fiat Strada Volcano 1.3 Flex 8V Cabine Dupla: a cotação da FIPE está defasada em 14,15%, pois a apuração de preços leva tempo a perceber os fenômenos esporádicos de mercado, que é a imensa fila de espera dos modelos zero km, que, por sua vez, impacta na cotação das seminovas. Nós, na Mobiauto, pegamos essas variações instantaneamente”, explica ele, advertindo que “o resultado é arriscado para o consumidor. Como as seguradoras levam em conta a ‘tabela FIPE’ para indenizações de sinistros, para o exemplo mencionado, no caso de um furto, será um pagamento de R$ 84,4 mil ao cliente. Só que essa versão da Strada já é cotada por R$ 96,4 mil”.


Divulgação                          Investimento muito expressivo em Camaçari/BA

700 MM – A Bridgestone do Brasil anunciou, no dia 30 último, investimentos de R$ 700 milhões na modernização e na ampliação de sua fábrica no Polo Industrial de Camaçari/BA. A notícia surge como um alento para a cidade, fortemente impactada no início do ano com o anúncio do fechamento da planta da Ford no local.

De acordo com a empresa, a decisão de modernizar a fábrica foi tomada em função do aumento da demanda por pneus de alta tecnologia no mercado. Assim, a unidade vai passar a ter capacidade produtiva 20% maior, permitindo a criação de 420 novas vagas de empregos na região. “Este investimento faz parte de um plano de médio prazo de crescimento sustentável no Brasil, focado no mercado premium de pneus e na produção de pneus para veículos mais sustentáveis e elétricos/híbridos e reforça o nosso compromisso e a posição estratégica do País para os negócios globais da companhia”, declarou Fabio Fossen, presidente da Bridgestone no Continente.

Com esta ampliação, a unidade de Camaçari prevê o aumento da produção anual de pneus, saltando das atuais 3,5 milhões de unidades para 4,3 milhões. A fábrica baiana emprega mais de 900 colaboradores diretos e 400 indiretos, sendo inaugurada em 2006.


Divulgação                                      Primeiro Civic feito no Brasil, em 1997

50 ANOS – Cinco décadas de atuação marcam a presença da Honda em solo nacional e para celebrar a data, a empresa lançou uma campanha especial em suas redes sociais. Na estreia, a Honda apresenta um vídeo inspirador, elaborado em técnica de foto colagem, que relembra os principais fatos históricos da empresa no Brasil, além de trazer a visão de futuro da marca para a mobilidade.

A campanha também conta com um selo comemorativo, que reforça elementos de brasilidade em suas cores e linhas, além de expressar a força dos 50 anos da empresa. A peça ainda é acompanhada do slogan "Sonhos que Movem Gerações", escolhido a partir de concurso interno com os colaboradores Honda em todo país.


Divulgação                                     Estrutura é grande, para carros e motos

Até o final do ano, as páginas corporativas da Honda no Facebook e no Linkedin – facebook/hondabrasil e linkedin/hondabrasil – também apresentarão uma série de conteúdos especiais sobre a trajetória da empresa no Brasil.


Divulgação                               Fábrica Yamaha em Manaus/AM

66 – A Yamaha comemora 66 anos de existência. Para marcar a data, a empresa japonesa lançou, na semana que passou, o e-book sobre sua história e o filme que reforça a visão para 2030, orientado pelo tema Art for Human Possibilities (do inglês, arte para possibilidades humanas).

“A Yamaha busca transformar seus negócios com base em uma visão de longo prazo e contribuir com a resolução de problemas sociais por meio de suas atividades de negócios. Ao expandir as possibilidades humanas, pretende alcançar um crescimento sustentável, bem como criar uma sociedade melhor e vidas mais gratificantes”, diz Ricardo Susini, diretor comercial de Motocicletas e Náutica. Por isso, a visão de longo prazo para 2030 define três áreas de foco: Avanço da Robótica, Repensando Soluções e Transformando a Mobilidade.


CINCO – A Jaguar Land Rover comemora cinco anos de produção em sua fábrica em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro. Inaugurada em 2016, a unidade é fruto de um investimento superior a R$ 750 milhões e já produziu mais de 15 mil veículos desde sua abertura. Atualmente, ela produz o SUV Discovery Sport e anunciou o retorno do Range Rover Evoque, que volta à linha de produção no final deste ano.

Para celebrar o marco, a unidade recebeu a visita de membros da Missão Diplomática Britânica no Brasil, que se deslocaram dos Consulados em São Paulo e Rio de Janeiro até a fábrica para discutir iniciativas ambientais a bordo do Jaguar I-Pace. O veículo é 100% elétrico e já está alinhado com a estratégia global Reimagine, projetada para ajudar a Jaguar Land Rover a alcançar zero emissões até 2036 e emissões líquidas de carbono zero em toda a cadeia de suprimentos, produtos e operações até 2039.

“Estamos celebrando um importante marco em nossa fábrica, que chega a cinco anos produzindo veículos com excelência e demonstrando o compromisso da Jaguar Land Rover com o Brasil. Além do retorno da produção do Evoque no final deste ano, estamos em constante busca por novas tecnologias e soluções que contribuam para a mobilidade e a sustentabilidade, construindo um futuro melhor para as futuras gerações”, diz Frédéric Drouin, presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe.


Divulgação                                 Bens serão leiloados no site da Sato Leilões

LEILÃO – O leilão do Detran que acontece nos dias 5 e 6, segunda e terça-feira, às 14 horas, possui nove carros e 23 motos documentados no primeiro dia e 81 sucatas no segundo dia de evento. Os bens serão leiloados no site da Sato Leilões e contam com valor inicial mínimo uma moto JTA Suzuki EN125 YES 2008/2008 e uma Yamaha XTZ 125E 2006/2006 por R$ 800,00.

Entre os carros um Ford Versailles GL 1993/1994 tem como valor inicial R$ 2.100 e o veículo com valor inicial mais alto é um Fiat Siena Fire Flex 2006/2007 por R$ 5.000. O destaque entre as motos fica para a Honda CG 160 Fan Esdi 2016/2016 pelo lance inicial de R$ 2.400 e a Honda CB 300R 2013/2013.

No segundo dia de leilão, 6, os bens são as sucatas que inicia com lance mínimo de R$ 200 com os exemplos do VW Fusca 1300 1973/1973 e o GM Chevette 1.6 1985/1986 entre os carros. Com o mesmo lance mínimo há um Honda XL 250 R 1984/1984, um Honda CG 125 Titan 1997/1997, um Yamaha YBR 125 E 2004/2004 e também um Sundown Web 100 2006/2006, entre outros modelos. Para participar do leilão é preciso estar cadastrado no site www.satoleiloes.com.br/externo/


Divulgação   Vanessa: consolidar a presença da marca na América do Sul

EXECUTIVA – Vanessa Castanho é a primeira mulher a pilotar a operação da Citroën no perímetro América do Sul. Anunciada nesta última semana à imprensa, ela terá como principal objetivo consolidar a presença da marca na América do Sul, ampliando seu crescimento nos mercados em que atua. Nascida em São Paulo, casada e mãe de um filho, Vanessa é formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Ela terá sob sua responsabilidade o desenvolvimento de produtos, a performance, a rentabilidade e a imagem da marca na região, que contempla as filiais do Brasil e da Argentina, além do desenvolvimento da Citroën em mais 10 países da região, junto aos seus importadores locais: Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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