Nelson Tucci
O
segmento automotivo, sempre um dos mais festejados da economia tradicional, já
refaz as contas e “volta duas casas”, como se dizia naquele antigo jogo de
mesa. Na última sexta-feira o presidente da Fenabrave (entidade que reúne 51
associações de marcas de automóveis e veículos em geral), Alarico Assumpção
Jr., revisou a previsão de 16% para 11,6% no crescimento das vendas para este
ano. Isto representará algo em torno de 2,2 milhões de emplacamentos.
Comparado
com o mesmo período do ano passado, quando o setor “estava nas cordas”, o
primeiro semestre do ano registrou crescimento de 32,8%. Mas ainda em função da
pandemia, o fornecimento de peças (semicondutores, em especial) afeta a
produção e a Fenabrave prevê a normalização do fluxo somente no segundo trimestre
de 22. É preciso, portanto, cautela e muita canja de galinha nos próximos
meses.
De
qualquer forma, a vida continua. O último mês de junho sobre maio representou
queda de 33% no licenciamento, considerando leves e pesados. Os leves
(automóveis e camionetes) sofrem mais com a falta de componentes e, portanto,
puxam para baixo a média de projeção anual. Os pesados, quando visto
isoladamente, mostram mais sede de negócios. Estes deverão performar 30,5% a
mais no final do ano, quando comparados com 2020.
FABRICANTES – Na próxima quarta, 7, será a vez da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostrar seus números à imprensa especializada, corroborando – ou não – com as projeções dos distribuidores.
CHARME – Remetendo a
um gosto ar de normalidade, a Maria Fumaça vai retomar as viagens ligando São
João del Rey a Tiradentes, em Minas Gerais, em espetacular trajeto de 16 km.
Administrado pela VLI, o trem turístico acompanha as medidas de flexibilização
do governo estadual, face à pandemia.
De
qualquer forma, os protocolos sanitários serão observados, como obrigatoriedade
do uso de máscaras, distanciamento social (no embarque, desembarque e durante a
viagem). Além dos bancos criteriosamente higienizados, a companhia promete
tapetes higienizadores nos corredores do trem. Bilhete inteiro custa 80 reais
(ida e volta) e estudantes e 60+ pagam meia (com documentos oficiais).
Vosmecê quer saber
mais? Então ligue lá, uai: (32) 3371.8485.
ÂNIMO – A performance
do HB20 deixou a direção da Hyundai muito feliz no Brasil. É que o carrinho da
montadora coreana vendeu 45,4 mil unidades no primeiro semestre (aumento de 38%
sobre igual período do ano passado), assumindo provisoriamente a liderança em
vendas nacionais. O antigo líder, Ônix (GM), comeu poeira (com 41.510
unidades)... Quando se olha todos os segmentos de leves (inclusos SUVs e
camionetes), no entanto, a liderança está com a Fiat Strada (61.064 unidades
emplacadas).
Na
classificação dos hatches compactos, o HB20 nada de braçada no semestre e já
tem 18% de participação de mercado. Em vendas nacionais totais, a Hyundai
termina a primeira metade do ano na quarta colocação, com volume de 95,4 mil
veículos emplacados, desempenho 50% superior ao mesmo período do ano passado. O
modelo (mini SUV) Creta fechou na 8ª colocação no ranking nacional geral, com
33,5 mil unidades comercializadas no semestre.
“O
mercado vem dando sinais de recuperação frente aos impactos da pandemia. A
atratividade do HB20 e a eficiência dos canais de vendas remotas que
conseguimos implantar desde o ano passado em nossa rede de concessionários
estão contribuindo fortemente para que o consumidor escolha e compre, sem sair
de casa, o modelo de sua preferência. Com isso, o HB20 atingiu uma participação
de mercado expressiva, o que lhe garantiu essa inédita primeira colocação em um
semestre completo”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da
Hyundai Motor Brasil.
EXPORTAÇÃO – A Marcopolo e
a Volvo realizaram o embarque de mais um pedido ao mercado externo, atendendo,
desta vez, a Costa do Marfim com 17 novos ônibus Marcopolo Viaggio 1050. Os
veículos serão utilizados a partir deste mês por um dos maiores operadores
locais no serviço interurbano da cidade de Abidjan. Das 491 unidades exportadas
pela Marcopolo no primeiro trimestre do ano, 265 foram destinadas ao transporte
rodoviário.
"Nos
últimos anos, elevamos a nossa competitividade e reforçarmos as vendas para
diversos países do continente africano, como Angola, Costa do Marfim, Camarões,
República Democrática do Congo e Gana, entre outros", diz Gustavo Tavares
Marramarco, consultor de operações comerciais da Marcopolo, acrescentando as
dificuldades adicionais de um cenário ainda impactado pela pandemia.
MANUTENÇÃO – A Scania
apresenta seu Programa de Manutenção Premium Flexível Uptime que, segundo a
empresa, é o mais completo serviço já disponibilizado no país: “A união de
conectividade e inteligência de gestão traz as novidades da Control Tower, que promete reduzir em
até 30% o tempo de parada nas concessionárias, e a modalidade pay per use com cobertura customizável
(pague o que usar), criações inéditas da Scania Brasil em relação à atuação
global da marca”. Até o final de julho, todos os clientes do PMS Premium
Flexível terão a inclusão da Control
Tower sem custo adicional.
“A
equipe brasileira prova de novo sua competência e visão de futuro dentro da
Scania, após a inovação com a manutenção flexível cobrada pela faixa de
economia de diesel. Queremos sempre antecipar tendências e trazer o que o
cliente vai precisar para manter sua logística rentável. Desta vez, o divisor
de águas foi aumentar como nunca a disponibilidade da frota”, afirma Marcelo
Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.
ELÉTRICOS – Quando estreou
os primeiros modelos 100% elétricos no mercado brasileiro, em setembro de 2019
(evento do qual Veículos & Negócios
participou, em São Paulo), a JAC Motors usava uma peça publicitária
emblemática: “Enquanto algumas marcas têm um carro elétrico em sua linha... a
JAC Motors tem uma linha de carros elétricos para você”. Essa máxima continua
real e amplia cada vez mais a vantagem frente às demais montadoras
estabelecidas no mercado brasileiro, destaca a diretoria de Comunicação da
marca no Brasil.
Com
o a chegada de três modelos livres de emissões no terceiro trimestre deste ano,
a JAC Motors vai chegar ao final do ano com uma linha de sete modelos 100%
elétricos. Os estreantes vão ocupar categorias vitais para o mercado
brasileiro: city car urbano, SUV de médio porte e maxivan de carga.
De
acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, a
eletrificação da mobilidade já é um patrimônio conquistado pela marca no país
com todos os lançamentos já realizados. “Carro elétrico não deve ser somente
uma bandeira do Marketing, e sim uma vocação. Pelo menos é assim que a JAC
Motors enxerga, razão pela qual vamos continuar abrindo novos nichos de
mercado”, afirma ele, lembrando que os três modelos que estão chegando
inauguram segmentos novos no país para modelos 100% elétricos.
REESTILIZADO – A linha 2022
do Fiat Cronos chega às concessionárias da marca com uma novidade: a série
especial S-Design, a mais buscada e desejada pelo consumidor do sedã da marca,
passou por uma reestilização visual completa.
Conhecida
pelo visual com itens de estilo escurecidos, agora o Cronos S-Design
privilegiou a sofisticação com a inclusão do bronze aos elementos. A mudança
exterior tem na dianteira um detalhe em bronze no logo Fiat e na grade
inferior; na traseira, além do logotipo na tampa do porta-malas, o nome do
modelo e o badge S-Design têm as peças também escurecidas e em bronze.
Internamente,
a versão apresenta volante em couro com costura em bronze, painel e console
central com detalhes em bronze, e bancos com padronagem diferenciada em relevo
e costura em bronze, aqui também na coifa do câmbio. A série oferece requinte e
personalidade com as rodas de liga leve de 15 polegadas e friso lateral, faróis
de neblina, retrovisores elétricos e spoiller traseiro.
MONTANA – A futura picape da Chevrolet já tem nome confirmado: Nova Montana. O modelo está em desenvolvimento ao mesmo tempo em que a fábrica de São Caetano do Sul/SP inicia a primeira etapa de preparação. O produto é parte integrante dos R$ 10 bilhões que a GM investe no país.
"A
GM acredita no Brasil e por isso estamos retomando os nossos investimentos no
país, mesmo em meio à pandemia. A fábrica de São Caetano do Sul irá receber
novos robôs e ferramentais com conceitos inovadores de manufatura, contando
inclusive com equipamentos sem precedentes na América do Sul para garantir
resultados excelentes em segurança, qualidade e sustentabilidade", comenta
Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
A
Nova Montana irá estrear um conceito inédito de picape para a marca, que
colocará o produto em outro patamar, o se traduz para o consumidor em um
automóvel de diferentes dimensões e muito mais evoluído do ponto de vista
arquitetônico, com melhor dinâmica, eficiência e conteúdo. Um esboço do projeto
está sendo mostrado pela primeira vez. A Nova Montana será o próximo integrante
da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais
gerações de Onix, Onix Plus e Tracker – todos referência em suas respectivas
categorias.
TRETA – Pode estar nascendo uma treta entre a start-up Mobiauto e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Isto porque a empresa reconhece que a precificação dos seminovos pelo mercado obedecendo a famosa Tabela Fipe é legítima, mas... “pode apresentar distorções por fenômenos sazonais, de acordo com uma pesquisa comparativa elaborada pelo Índice de Pesquisa de Preços da Mobiauto”.
Ocorre
que os recentes aumentos de preços de várias montadoras, somados ao
desabastecimento de veículo zero km por falta de componentes, têm impulsionado
muito rapidamente as cotações dos usados. E a FIPE, por realizar uma pesquisa
em todo o país, e apurar preços de diversos outros bens de consumo – não só
automóveis – acaba não conseguindo acompanhar a velocidade de valorização dos
veículos seminovos.
“Curiosamente,
a tabela FIPE, até bem pouco tempo atrás, apontava valores mais altos que os
praticados no mercado de compra e venda de veículos”, comenta o especialista
automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto. “Vamos pegar dois exemplos
de picapes de um mesmo fabricante. O primeiro deles é a Fiat Toro Freedom 1.8
16V Flex AT, que está sendo produzida normalmente e praticamente não possui
fila de espera. O preço da FIPE do seminovo 2021 praticamente bate com o nosso.
A diferença é de 0,16. Mas aí você pega a Fiat Strada Volcano 1.3 Flex 8V
Cabine Dupla: a cotação da FIPE está defasada em 14,15%, pois a apuração de
preços leva tempo a perceber os fenômenos esporádicos de mercado, que é a imensa
fila de espera dos modelos zero km, que, por sua vez, impacta na cotação das
seminovas. Nós, na Mobiauto, pegamos essas variações instantaneamente”, explica
ele, advertindo que “o resultado é arriscado para o consumidor. Como as
seguradoras levam em conta a ‘tabela FIPE’ para indenizações de sinistros, para
o exemplo mencionado, no caso de um furto, será um pagamento de R$ 84,4 mil ao
cliente. Só que essa versão da Strada já é cotada por R$ 96,4 mil”.
700 MM – A Bridgestone
do Brasil anunciou, no dia 30 último, investimentos de R$ 700 milhões na
modernização e na ampliação de sua fábrica no Polo Industrial de Camaçari/BA. A
notícia surge como um alento para a cidade, fortemente impactada no início do
ano com o anúncio do fechamento da planta da Ford no local.
De
acordo com a empresa, a decisão de modernizar a fábrica foi tomada em função do
aumento da demanda por pneus de alta tecnologia no mercado. Assim, a unidade
vai passar a ter capacidade produtiva 20% maior, permitindo a criação de 420
novas vagas de empregos na região. “Este investimento faz parte de um plano de
médio prazo de crescimento sustentável no Brasil, focado no mercado premium de
pneus e na produção de pneus para veículos mais sustentáveis e
elétricos/híbridos e reforça o nosso compromisso e a posição estratégica do
País para os negócios globais da companhia”, declarou Fabio Fossen, presidente
da Bridgestone no Continente.
Com esta ampliação, a unidade de Camaçari prevê o aumento da produção anual de pneus, saltando das atuais 3,5 milhões de unidades para 4,3 milhões. A fábrica baiana emprega mais de 900 colaboradores diretos e 400 indiretos, sendo inaugurada em 2006.
50 ANOS – Cinco décadas
de atuação marcam a presença da Honda em solo nacional e para celebrar a data,
a empresa lançou uma campanha especial em suas redes sociais. Na estreia, a
Honda apresenta um vídeo inspirador, elaborado em técnica de foto colagem, que
relembra os principais fatos históricos da empresa no Brasil, além de trazer a
visão de futuro da marca para a mobilidade.
A
campanha também conta com um selo comemorativo, que reforça elementos de
brasilidade em suas cores e linhas, além de expressar a força dos 50 anos da
empresa. A peça ainda é acompanhada do slogan "Sonhos que Movem
Gerações", escolhido a partir de concurso interno com os colaboradores
Honda em todo país.
Até
o final do ano, as páginas corporativas da Honda no Facebook e no Linkedin – facebook/hondabrasil
e linkedin/hondabrasil – também apresentarão uma série de conteúdos especiais
sobre a trajetória da empresa no Brasil.
66 – A Yamaha comemora
66 anos de existência. Para marcar a data, a empresa japonesa lançou, na semana
que passou, o e-book sobre sua história e o filme que reforça a visão para
2030, orientado pelo tema Art for Human
Possibilities (do inglês, arte para possibilidades humanas).
“A
Yamaha busca transformar seus negócios com base em uma visão de longo prazo e
contribuir com a resolução de problemas sociais por meio de suas atividades de
negócios. Ao expandir as possibilidades humanas, pretende alcançar um
crescimento sustentável, bem como criar uma sociedade melhor e vidas mais
gratificantes”, diz Ricardo Susini, diretor comercial de Motocicletas e
Náutica. Por isso, a visão de longo prazo para 2030 define três áreas de foco:
Avanço da Robótica, Repensando Soluções e Transformando a Mobilidade.
CINCO – A Jaguar Land Rover comemora cinco anos de produção em sua fábrica em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro. Inaugurada em 2016, a unidade é fruto de um investimento superior a R$ 750 milhões e já produziu mais de 15 mil veículos desde sua abertura. Atualmente, ela produz o SUV Discovery Sport e anunciou o retorno do Range Rover Evoque, que volta à linha de produção no final deste ano.
Para
celebrar o marco, a unidade recebeu a visita de membros da Missão Diplomática
Britânica no Brasil, que se deslocaram dos Consulados em São Paulo e Rio de
Janeiro até a fábrica para discutir iniciativas ambientais a bordo do Jaguar
I-Pace. O veículo é 100% elétrico e já está alinhado com a estratégia global
Reimagine, projetada para ajudar a Jaguar Land Rover a alcançar zero emissões
até 2036 e emissões líquidas de carbono zero em toda a cadeia de suprimentos,
produtos e operações até 2039.
“Estamos
celebrando um importante marco em nossa fábrica, que chega a cinco anos
produzindo veículos com excelência e demonstrando o compromisso da Jaguar Land
Rover com o Brasil. Além do retorno da produção do Evoque no final deste ano,
estamos em constante busca por novas tecnologias e soluções que contribuam para
a mobilidade e a sustentabilidade, construindo um futuro melhor para as futuras
gerações”, diz Frédéric Drouin, presidente da Jaguar Land Rover América Latina
e Caribe.
LEILÃO – O leilão do
Detran que acontece nos dias 5 e 6, segunda e terça-feira, às 14 horas, possui
nove carros e 23 motos documentados no primeiro dia e 81 sucatas no segundo dia
de evento. Os bens serão leiloados no site da Sato Leilões e contam com valor
inicial mínimo uma moto JTA Suzuki EN125 YES 2008/2008 e uma Yamaha XTZ 125E
2006/2006 por R$ 800,00.
Entre
os carros um Ford Versailles GL 1993/1994 tem como valor inicial R$ 2.100 e o
veículo com valor inicial mais alto é um Fiat Siena Fire Flex 2006/2007 por R$
5.000. O destaque entre as motos fica para a Honda CG 160 Fan Esdi 2016/2016 pelo
lance inicial de R$ 2.400 e a Honda CB 300R 2013/2013.
No
segundo dia de leilão, 6, os bens são as sucatas que inicia com lance mínimo de
R$ 200 com os exemplos do VW Fusca 1300 1973/1973 e o GM Chevette 1.6 1985/1986
entre os carros. Com o mesmo lance mínimo há um Honda XL 250 R 1984/1984, um
Honda CG 125 Titan 1997/1997, um Yamaha YBR 125 E 2004/2004 e também um Sundown
Web 100 2006/2006, entre outros modelos. Para participar do leilão é preciso estar
cadastrado no site www.satoleiloes.com.br/externo/
EXECUTIVA – Vanessa
Castanho é a primeira mulher a pilotar a operação da Citroën no perímetro
América do Sul. Anunciada nesta última semana à imprensa, ela terá como
principal objetivo consolidar a presença da marca na América do Sul, ampliando
seu crescimento nos mercados em que atua. Nascida em São Paulo, casada e mãe de
um filho, Vanessa é formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio
Exterior e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Ela
terá sob sua responsabilidade o desenvolvimento de produtos, a performance, a
rentabilidade e a imagem da marca na região, que contempla as filiais do Brasil
e da Argentina, além do desenvolvimento da Citroën em mais 10 países da região,
junto aos seus importadores locais: Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia,
Equador, Bolívia, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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