segunda-feira, 14 de junho de 2021

Eficiência automotiva em debate

Divulgação             Tendência de matrizes energéticas em autoveículos

Nelson Tucci

Com o tema “Powertrain no Brasil: rumo à liderança ou à zona de conforto”, o Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), debaterá na quinta-feira, 17, em evento online, a tendência de matrizes energéticas em autoveículos no país.

Três palestras compõem o simpósio deste ano, a começar por “Mobilidade sustentável: os potenciais do Brasil”, de Ricardo Abreu, consultor da Bright Consulting, que defende o uso de plataforma diversificada de matrizes energéticas como solução para manter o polo produtivo brasileiro em destaque no cenário internacional. “Se enveredarmos somente para os veículos elétricos, perderemos a chance de ter protagonismo setorial, além de sucatear a indústria local e, com isso, reduzir drasticamente a empregabilidade de brasileiros. A outra questão é em relação à análise mais aprofundada sobre as emissões veiculares ‘do poço à roda’, fato que, no Brasil, favorecem os biocombustíveis”, adianta Ricardo Abreu.

A segunda palestra será conduzida por Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que dará um panorama geral sobre a eletrificação veicular no Brasil e no mundo. A terceira palestra será de Erasmo Batistella, presidente ECB Group, sobre “Produção de biocombustíveis no Brasil”. A abertura do evento será feita por Besaliel Botelho, presidente da AEA, enquanto o debate, ao final das três palestras, será mediado por Alfred Szwarc, consultor e um dos especialistas brasileiros mais conceituados nos temas eficiência energética, emissões e combustíveis.


LOCADORAS – Organizado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), em parceria com a Hiria, especializada em eventos empresariais, o XVI Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos será realizado na segunda quinzena de outubro, no formato online. O tema central, "A Nova Era do Aluguel de Veículos: a reinvenção da liberdade de ir e vir", também está definido.

A expectativa dos organizadores é reunir mais de 700 empresários e dirigentes de montadoras, bancos, fornecedores de produtos e serviços para locadoras, concessionárias e líderes de entidades nacionais e internacionais. As inscrições serão abertas no segundo semestre, assim como a divulgação da programação completa.


Divulgação                   Argo: Fiat deu a volta por cima e assume a liderança

CAMPEÃO – Colecionando recordes de vendas em 2021, a Fiat emplacou o Argo em maio como o veículo mais vendido do Brasil. O hatchback somou 10.929 unidades, número inédito para o modelo desde o seu lançamento, em 2017. Além disso, o veículo atingiu 6,2% de participação de mercado total, mais uma conquista histórica de seu desempenho.

Esse resultado reforçou o ótimo momento da Fiat, líder do mercado brasileiro pelo quinto mês consecutivo, com 23% de participação, número atingido pela última vez em março de 2014 (23,5%). A marca comemora também as vendas da Nova Strada (9.918 unidades e 5,6% de share) e do Mobi, com 7.443 emplacamentos (4,2% de share), colocando mais dois veículos na segunda e terceira posições, respectivamente, do ranking de maio, deixando a Fiat com os três modelos mais vendidos do mês.

Nos cinco primeiros meses do ano, a Fiat ampliou sua liderança de mercado com 21,3% de participação total, superando 179 mil vendas. Ela é também a marca que mais cresce no Brasil, com alta de 6,9 pontos percentuais quando comparada com o mesmo período de 2020.


Divulgação                  Média de valorização também é significativa: 18,2%

PICAPES – A Mobiauto fez pesquisa inédita com 56 picapes (diesel e flex) e anuncia: há modelos que valorizaram 30% em 16 meses! Assim, é de se esperar que os proprietários de picapes de porte médio estejam rindo à toa no Brasil. Talvez não haja qualquer outro segmento com um comportamento tão virtuoso, analisa a Mobiauto.

A média de valorização também é significativa: 18,2%. Acima desse patamar, inclusive, a Toyota foi a montadora que mais se deu bem. Das 29 picapes que ganharam preço acima dessa média, a Hilux contou com praticamente metade das “campeãs”: 14 versões. Mas foi a Ford Ranger XLS 2.2 turbodiesel 4x4 AT cabine dupla a grande vencedora de valorização: 32,8%. Ela podia ser comprada por R$ 125,3 mil em janeiro de 2020. A mesma picape vale hoje R$ 166,4 mil.

“As picapes compõem um capítulo à parte em nosso mercado. Além da clientela muito fiel, tanto no campo como nas cidades, elas ainda têm a fama da durabilidade, principalmente quando equipadas com motores a diesel. Na prática, elas não desvalorizam. Ao contrário: você usa por quase um ano e meio e ela passa a valer mais do que antes”, informa o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, sublinhando, dentre as mais valorizadas, as múltiplas versões de Toyota Hilux e Ford Ranger como os grandes destaques.


FLUIDOS – Veículos com transmissão automática de 9 e 10 velocidades necessitam de fluido que atendam às características do sistema com ultra baixa viscosidade. Logo, para os diferentes tipos de sistema de transmissão automática, existem os fluidos específicos que atendem as especificidades, sempre para oferecer proteção, economia, bem como evitar o desgaste dos componentes do sistema.

A Valvoline acaba de lançar o ULV (Ultra Low Viscosity) totalmente sintético desenvolvido justamente para veículos com 9 e 10 marchas. As novas transmissões de modelos premium das marcas como Mercedes-Benz, Audi, BMW, VW, Ford, Fiat Toro entre outros demandam esses fluidos. Trata-se de um fluido específico para esses tipos de transmissões mais sofisticadas.

O fluido de transmissão sofre desgaste e perde as características com o tempo ficando exposto às altas temperaturas, portanto deve ser substituído no intervalo informado no manual do fabricante do veículo. Não respeitar a orientação pode prejudicar o sistema de transmissão automática, além de comprometer a eficiência e o desempenho do motor e aumentar o consumo de combustível.


VOADORES – Vem aí o carro voador. Do jeitinho que o desenho animado “Os Jetsons”, lançado em 1962, previa os carros para 2062. A brasileiríssima Embraer teve um alto repique em suas ações na semana que passou, com boa valorização. É que avançaram as conversas com a Eve, para uma eventual combinação de negócios com uma empresa de propósito específico de capital aberto nos Estados Unidos, a Zanite.

Proposta é produzir nada menos que carros voadores. Apertem os cintos, porque o futuro já chegou.


Divulgação                   Cap. San Augustin atracado no Tecon Santos

EMBARCAÇÃO – A Santos Brasil, operadora logística e portuária, atingiu na última semana uma marca histórica no Tecon Santos. O recorde aconteceu na operação do navio Cap. San Augustin, do armador MSK, com inéditos 5.452 contêineres movimentados.

A quantidade de unidades movimentadas em uma mesma embarcação foi executada em 44 horas, atingindo um MPH (movimentos por hora de embarque e desembarque de cargas nas embarcações) de 124,36. Para se ter uma ideia, o maior número de contêineres movimentados no terminal santista administrado pela Companhia, até então, era de 5.093 (em novembro de 2013).

Danilo Ramos, diretor comercial de Operações Portuárias, destaca a infraestrutura ofertada pelo terminal para a execução de operações de embarque e desembarque de cargas de forma ágil e segura: "O Tecon Santos oferece aos seus clientes a maior capacidade instalada para movimentação e armazenagem de contêineres em todo o país, com altíssima eficiência, e ainda acolhe os picos de demanda de todos os usuários do porto de Santos, sejam eles seus clientes regulares ou não, e faz isso sempre com a mesma qualidade que o distingue como melhor operador portuário local".


AUMENTO – A VLI, controladora da ferrovia Centro-Atlântica, faz questão de salientar o compromisso de “transformar a logística do país por intermédio da integração de modais, responsável por otimizar os processos de movimentação de cargas com ganhos em agilidade e eficiência”. E, no balanço que fez, enfatiza que durante 2020 os terminais integradores conectados à FCA registraram um aumento de 6,3% no volume transportado em relação ao ano anterior. Entre janeiro e dezembro últimos foram movimentados, nos terminais, um total de 18,5 milhões de toneladas; ante 17,4 milhões do ano anterior.

O modal ferroviário, destaca a empresa, é apontado por especialistas como o mais adequado para movimentar grandes volumes. Um vagão graneleiro, por exemplo, comporta, em média, mais de 70 toneladas enquanto um caminhão bi-trem carrega 36 toneladas. No cenário brasileiro, a prática de interligar modais (rodovia e ferrovia) representa mais velocidade no escoamento das cargas.


Divulgação      Ações arrecadaram 18 toneladas de alimentos para doação

SOCIAL – A Cummins Brasil promoveu duas ações em apoio à comunidade de Guarulhos/SP, onde está instalada. Com a abertura da Campanha Interna para doação de alimentos não perecíveis, realizada entre o início de abril e 15 de maio, além da reforço monetário vindo da Fundação Cummins para a compra de mais cestas básicas, um total de 18 toneladas foi arrecadado e direcionado ao Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social da cidade.

A entrega simbólica foi realizada na última sexta-feira, com a participação do Prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, e o presidente da Cummins Brasil, Adriano Rishi.


Divulgação             Iniciativa do Grupo das Oficinas Especializadas (GOE)

SANGUE – O Sindirepa-SP, Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, é um dos apoiadores da campanha “Sangue é o Nosso Combustível”, que acontecerá de 5 a 10 de julho próximo, em todo o país. A ação é uma iniciativa do Grupo das Oficinas Especializadas (GOE) e tem o apoio de todas as oficinas que fazem parte do grupo.

O objetivo da campanha é transformar, durante uma semana, oficinas mecânicas e outras empresas do setor em postos de coleta de sangue para abastecerem os hemocentros das cidades onde estão sediadas. Fazer com que as pessoas se conscientizem da importância desse ato também é parte da proposta dos idealizadores. “Sabemos que a situação dos bancos de sangue piorou durante a pandemia. Em muitas cidades do país há escassez e até falta de alguns tipos sanguíneos. Com a primeira edição da campanha, queremos mudar esses números e mostrar a força e o tamanho do mercado de reparação”, esclarece Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP.

Para a divulgação da campanha é importante que o doador poste uma foto em suas redes sociais com a #soudosetorsoudoador. Dessa maneira, será possível mobilizar o maior número de pessoas em prol da ação e medir o seu impacto.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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