Nelson Tucci
Com
o tema “Powertrain no Brasil: rumo à liderança ou à zona de conforto”, o
Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, promovido pela
Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), debaterá na quinta-feira, 17,
em evento online, a tendência de matrizes energéticas em autoveículos no país.
Três
palestras compõem o simpósio deste ano, a começar por “Mobilidade sustentável:
os potenciais do Brasil”, de Ricardo Abreu, consultor da Bright Consulting, que
defende o uso de plataforma diversificada de matrizes energéticas como solução
para manter o polo produtivo brasileiro em destaque no cenário internacional.
“Se enveredarmos somente para os veículos elétricos, perderemos a chance de ter
protagonismo setorial, além de sucatear a indústria local e, com isso, reduzir
drasticamente a empregabilidade de brasileiros. A outra questão é em relação à
análise mais aprofundada sobre as emissões veiculares ‘do poço à roda’, fato
que, no Brasil, favorecem os biocombustíveis”, adianta Ricardo Abreu.
A
segunda palestra será conduzida por Adalberto Maluf, presidente da Associação
Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que dará um panorama geral sobre a
eletrificação veicular no Brasil e no mundo. A terceira palestra será de Erasmo
Batistella, presidente ECB Group, sobre “Produção de biocombustíveis no
Brasil”. A abertura do evento será feita por Besaliel Botelho, presidente da
AEA, enquanto o debate, ao final das três palestras, será mediado por Alfred
Szwarc, consultor e um dos especialistas brasileiros mais conceituados nos
temas eficiência energética, emissões e combustíveis.
LOCADORAS – Organizado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), em parceria com a Hiria, especializada em eventos empresariais, o XVI Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos será realizado na segunda quinzena de outubro, no formato online. O tema central, "A Nova Era do Aluguel de Veículos: a reinvenção da liberdade de ir e vir", também está definido.
A
expectativa dos organizadores é reunir mais de 700 empresários e dirigentes de
montadoras, bancos, fornecedores de produtos e serviços para locadoras,
concessionárias e líderes de entidades nacionais e internacionais. As
inscrições serão abertas no segundo semestre, assim como a divulgação da
programação completa.
CAMPEÃO – Colecionando
recordes de vendas em 2021, a Fiat emplacou o Argo em maio como o veículo mais
vendido do Brasil. O hatchback somou 10.929 unidades, número inédito para o
modelo desde o seu lançamento, em 2017. Além disso, o veículo atingiu 6,2% de
participação de mercado total, mais uma conquista histórica de seu desempenho.
Esse
resultado reforçou o ótimo momento da Fiat, líder do mercado brasileiro pelo
quinto mês consecutivo, com 23% de participação, número atingido pela última
vez em março de 2014 (23,5%). A marca comemora também as vendas da Nova Strada
(9.918 unidades e 5,6% de share) e do Mobi, com 7.443 emplacamentos (4,2% de
share), colocando mais dois veículos na segunda e terceira posições,
respectivamente, do ranking de maio, deixando a Fiat com os três modelos mais
vendidos do mês.
Nos
cinco primeiros meses do ano, a Fiat ampliou sua liderança de mercado com 21,3%
de participação total, superando 179 mil vendas. Ela é também a marca que mais
cresce no Brasil, com alta de 6,9 pontos percentuais quando comparada com o
mesmo período de 2020.
PICAPES – A Mobiauto
fez pesquisa inédita com 56 picapes (diesel e flex) e anuncia: há modelos que
valorizaram 30% em 16 meses! Assim, é de se esperar que os proprietários de
picapes de porte médio estejam rindo à toa no Brasil. Talvez não haja qualquer
outro segmento com um comportamento tão virtuoso, analisa a Mobiauto.
A
média de valorização também é significativa: 18,2%. Acima desse patamar,
inclusive, a Toyota foi a montadora que mais se deu bem. Das 29 picapes que
ganharam preço acima dessa média, a Hilux contou com praticamente metade das
“campeãs”: 14 versões. Mas foi a Ford Ranger XLS 2.2 turbodiesel 4x4 AT cabine dupla
a grande vencedora de valorização: 32,8%. Ela podia ser comprada por R$ 125,3
mil em janeiro de 2020. A mesma picape vale hoje R$ 166,4 mil.
“As
picapes compõem um capítulo à parte em nosso mercado. Além da clientela muito
fiel, tanto no campo como nas cidades, elas ainda têm a fama da durabilidade,
principalmente quando equipadas com motores a diesel. Na prática, elas não
desvalorizam. Ao contrário: você usa por quase um ano e meio e ela passa a
valer mais do que antes”, informa o especialista automotivo Sant Clair Castro
Jr., CEO da Mobiauto, sublinhando, dentre as mais valorizadas, as múltiplas
versões de Toyota Hilux e Ford Ranger como os grandes destaques.
FLUIDOS – Veículos com transmissão automática de 9 e 10 velocidades necessitam de fluido que atendam às características do sistema com ultra baixa viscosidade. Logo, para os diferentes tipos de sistema de transmissão automática, existem os fluidos específicos que atendem as especificidades, sempre para oferecer proteção, economia, bem como evitar o desgaste dos componentes do sistema.
A
Valvoline acaba de lançar o ULV (Ultra
Low Viscosity) totalmente sintético desenvolvido justamente para veículos
com 9 e 10 marchas. As novas transmissões de modelos premium das marcas como
Mercedes-Benz, Audi, BMW, VW, Ford, Fiat Toro entre outros demandam esses
fluidos. Trata-se de um fluido específico para esses tipos de transmissões mais
sofisticadas.
O
fluido de transmissão sofre desgaste e perde as características com o tempo
ficando exposto às altas temperaturas, portanto deve ser substituído no
intervalo informado no manual do fabricante do veículo. Não respeitar a
orientação pode prejudicar o sistema de transmissão automática, além de
comprometer a eficiência e o desempenho do motor e aumentar o consumo de
combustível.
VOADORES – Vem aí o carro voador. Do jeitinho que o desenho animado “Os Jetsons”, lançado em 1962, previa os carros para 2062. A brasileiríssima Embraer teve um alto repique em suas ações na semana que passou, com boa valorização. É que avançaram as conversas com a Eve, para uma eventual combinação de negócios com uma empresa de propósito específico de capital aberto nos Estados Unidos, a Zanite.
Proposta
é produzir nada menos que carros voadores. Apertem os cintos, porque o futuro
já chegou.
EMBARCAÇÃO – A Santos
Brasil, operadora logística e portuária, atingiu na última semana uma marca
histórica no Tecon Santos. O recorde aconteceu na operação do navio Cap. San
Augustin, do armador MSK, com inéditos 5.452 contêineres movimentados.
A
quantidade de unidades movimentadas em uma mesma embarcação foi executada em 44
horas, atingindo um MPH (movimentos por hora de embarque e desembarque de
cargas nas embarcações) de 124,36. Para se ter uma ideia, o maior número de
contêineres movimentados no terminal santista administrado pela Companhia, até
então, era de 5.093 (em novembro de 2013).
Danilo
Ramos, diretor comercial de Operações Portuárias, destaca a infraestrutura
ofertada pelo terminal para a execução de operações de embarque e desembarque
de cargas de forma ágil e segura: "O Tecon Santos oferece aos seus
clientes a maior capacidade instalada para movimentação e armazenagem de
contêineres em todo o país, com altíssima eficiência, e ainda acolhe os picos
de demanda de todos os usuários do porto de Santos, sejam eles seus clientes
regulares ou não, e faz isso sempre com a mesma qualidade que o distingue como
melhor operador portuário local".
AUMENTO – A VLI, controladora da ferrovia Centro-Atlântica, faz questão de salientar o compromisso de “transformar a logística do país por intermédio da integração de modais, responsável por otimizar os processos de movimentação de cargas com ganhos em agilidade e eficiência”. E, no balanço que fez, enfatiza que durante 2020 os terminais integradores conectados à FCA registraram um aumento de 6,3% no volume transportado em relação ao ano anterior. Entre janeiro e dezembro últimos foram movimentados, nos terminais, um total de 18,5 milhões de toneladas; ante 17,4 milhões do ano anterior.
O
modal ferroviário, destaca a empresa, é apontado por especialistas como o mais
adequado para movimentar grandes volumes. Um vagão graneleiro, por exemplo,
comporta, em média, mais de 70 toneladas enquanto um caminhão bi-trem carrega
36 toneladas. No cenário brasileiro, a prática de interligar modais (rodovia e
ferrovia) representa mais velocidade no escoamento das cargas.
SOCIAL – A Cummins
Brasil promoveu duas ações em apoio à comunidade de Guarulhos/SP, onde está
instalada. Com a abertura da Campanha Interna para doação de alimentos não
perecíveis, realizada entre o início de abril e 15 de maio, além da reforço
monetário vindo da Fundação Cummins para a compra de mais cestas básicas, um
total de 18 toneladas foi arrecadado e direcionado ao Banco de Alimentos,
vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social da cidade.
A
entrega simbólica foi realizada na última sexta-feira, com a participação do
Prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, e o presidente da Cummins Brasil,
Adriano Rishi.
SANGUE – O
Sindirepa-SP, Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do
Estado de São Paulo, é um dos apoiadores da campanha “Sangue é o Nosso
Combustível”, que acontecerá de 5 a 10 de julho próximo, em todo o país. A ação
é uma iniciativa do Grupo das Oficinas Especializadas (GOE) e tem o apoio de
todas as oficinas que fazem parte do grupo.
O
objetivo da campanha é transformar, durante uma semana, oficinas mecânicas e
outras empresas do setor em postos de coleta de sangue para abastecerem os
hemocentros das cidades onde estão sediadas. Fazer com que as pessoas se
conscientizem da importância desse ato também é parte da proposta dos idealizadores.
“Sabemos que a situação dos bancos de sangue piorou durante a pandemia. Em
muitas cidades do país há escassez e até falta de alguns tipos sanguíneos. Com
a primeira edição da campanha, queremos mudar esses números e mostrar a força e
o tamanho do mercado de reparação”, esclarece Antonio Fiola, presidente do
Sindirepa-SP.
Para
a divulgação da campanha é importante que o doador poste uma foto em suas redes
sociais com a #soudosetorsoudoador. Dessa maneira, será possível mobilizar o
maior número de pessoas em prol da ação e medir o seu impacto.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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