segunda-feira, 22 de abril de 2024

Locadoras alavancam os pesados

Divulgação                       Negócio cresce no Brasil, aponta a ABLA

Nelson Tucci

As locadoras de veículos emplacaram 10.211 caminhões durante o ano de 2023, representando crescimento de 38,9% sobre os negócios de veículos pesados realizados no ano imediatamente anterior (22). A informação é da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), com base na catalogação de frotas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Com isto, as locadoras de veículos foram responsáveis pela aquisição de 9,4% de todos os caminhões vendidos em 2023 no Brasil.  Conforme o vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Júnior, a terceirização de frotas de caminhões é uma atividade estabelecida em mercados como os da Europa e Estados Unidos. “No Brasil, começa a avançar tanto em termos de veículos urbanos de carga (VUCs), até os modelos maiores e completos, com o cavalo mecânico e a carreta”, acrescenta.

Os contratos de locação de caminhões são longos, com duração de 12, 24 e até 36 meses. Segundo Miguel Júnior, o mercado brasileiro ainda tem espaço para crescer entre as locadoras e as fábricas de caminhões: “O potencial desse tipo de locação é grande e os números apurados pela ABLA mostram que, cada vez mais, nossas expectativas vão se transformando em realidade”.

Entre as marcas preferidas, em 2023, aparecem a Volkswagen (51,9%), seguida pela Mercedes-Benz (26,1% das vendas) e em terceiro lugar no volume de vendas está a Volvo (8,6%).


EMBRAER – A fabricante de aviões Embraer registra a maior carteira de pedidos dos últimos sete anos e aumento de 67% nas entregas no primeiro trimestre do ano. A American Airlines fez um pedido firme de 90 jatos E175.

Esse número de entregas representou o melhor primeiro trimestre em oito anos, e mais do que dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior. A companhia desenvolveu e está implementando um plano para mitigar a sazonalidade do seu negócio. O plano, chamado de Production Leveling (Nivelamento de Produção), tem o objetivo de consolidar um ritmo constante de produção ao longo do ano, no médio prazo.


Divulgação  Danilo Rodil, Jéssica Monteiro, Camila Mateus, Mario Paziani e Thiago dos Santos

JAGUAR – A JLR anunciou a chegada de duas novas lideranças, em linha com a Estratégia Reimagine e a transformação numa organização mais centrada no cliente, com identidades individuais para as marcas Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar. Camila Mateus é a nova diretora de Marketing da JLR Brasil e Thiago dos Santos Lemes torna-se diretor de Operações.

Camila Mateus vai gerenciar a experiência do cliente de ponta a ponta para o mercado brasileiro, alinhada aos padrões globais e às necessidades dos gestores da marca, para gerar vendas em todos os canais. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com mestrado em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, acumula mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação, com foco em experiência digital e experiência do cliente.

Thiago dos Santos Lemes será responsável pelas operações comerciais do mercado, englobando vendas, desenvolvimento da rede, treinamento, planejamento e performance de vendas, garantindo que a rede de concessionárias esteja bem equipada e treinada para oferecer uma experiência de luxo moderno aos clientes. A JLR Brasil também anuncia a criação de uma estrutura voltada exclusivamente para House of Brands, com dois novos gerentes. Danilo Rodil, atual gerente nacional de Vendas, assume como gerente de Marca – Jaguar e Range Rover, e a criação da vaga de gerente de Marca – Defender/Discovery, que ainda está em processo interno.


MEIO A MEIO – No momento em que muitas fábricas estão tirando o pé na fabricação de elétricos, a Kia revela sua aposta nos híbridos e elétricos. Durante o evento “CEO Investor Day 2024”, realizado em Seul, Coreia do Sul, nesta última quinta-feira, a Kia Corporation divulgou uma atualização das suas estratégias e metas financeiras até 2030. A montadora reiterou projeção de atingir vendas de 4,3 milhões de unidades até lá, das quais 2,48 milhões de unidades de veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e EVs, o equivalente a 58% dos seus negócios totais até lá. Só de EVs a expectativa é chegar a 1,6 milhão de veículos/ano.

“Após o relançamento bem-sucedido da marca em 2021, a Kia está melhorando a sua estratégia de negócio global para promover o estabelecimento de uma linha inovadora de veículos elétricos e acelerar a transição da empresa como uma provedora de soluções de mobilidade sustentável”, disse Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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