segunda-feira, 8 de abril de 2024

Curitiba exporta tecnologia em motores

Divulgação   Equipamentos servirão os ônibus da Reborrn Electric Motors

Nelson Tucci

A Horse foi selecionada para fornecer motor de baixa emissão de poluentes para ônibus elétrico do Chile. A expertise e tecnologia desenvolvida na unidade de Curitiba/PR a credenciaram. São motores que servirão os ônibus elétricos da chilena Reborn Electric Motors. A empresa foi selecionada por sua experiência no mercado local e pela capacidade de produção, que pode garantir o fornecimento a longo prazo.

Esses equipamentos são produzidos nas instalações paranaenses, uma das maiores bases industriais da empresa na América do Sul, englobando uma fábrica de powertrain – que produz motores de 1.0 litro (BR10) e 1.6 litro (HR16), virabrequins, cabeçotes de cilindro e blocos de motor - e de fundição de blocos de motor e cabeçotes de cilindro em alumínio.

O motor 1.0 turbo a gasolina de 3 cilindros, que foi instalado em um ônibus de 24 lugares com tecnologia Range Extender, tem potência máxima de 86 kW a 5.000 rpm e atinge torque máximo de 200 Nm @1.750 rpm. A tecnologia acoplada retira energia do motor e carrega a bateria de bordo, que fornece eletricidade para alimentar o motor elétrico que aciona as rodas.


DESIGN – A Kia Corporation anunciou a nomeação dos novos chefes de design Oliver Samson e Seungmo Lim como respectivos chefes dos Centros Globais de Design da Europa e da China, a partir de 1º de abril.

Com vasta experiência adquirida em algumas das marcas de automóveis mais reconhecidas do mundo, as novidades reforçam a dedicação da Kia com o design impactante e a propagação da filosofia “Opostos Unidos”, destaca a companhia.


Divulgação                        Desempenho fora de estrada, com luxo

LANÇAMENTO – A GWM acaba de lançar no México o TANK 300, um SUV projetado para atender às necessidades daqueles que buscam a combinação perfeita entre desempenho off-road e luxo. O modelo é um HEV (Hybrid Electric Vehicle, ou veículo elétrico híbrido), equipado com um motor 2.0 turbo combinado a um motor elétrico, que produzem uma potência de 341 cv e torque de 64,7 kgfm, fazendo de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.

O TANK 300 alcança a classificação máxima de segurança de cinco estrelas da Ancap, superando inclusive alguns produtos de marcas premium. Outras características do veículo são: tração 4x4 com reduzida, câmbio automático de 9 marchas, capacidade de atravessar terrenos alagados de até 70 cm de profundidade, bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro e capacidade de reboque de 750 kg.


IMPORTADOS – As 10 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), com licenciamento de 8.465 unidades, das quais 8.334 importadas e 131 veículos de produção nacional, anotaram em março último aumento em suas vendas de 37,7% ante fevereiro, quando foram comercializadas 6.147 unidades. Comparado a março do ano passado, o aumento é de 185,3%: 8.465 unidades contra 2.967 veículos.

Em março último, com 8.465 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 4,81% do mercado total de autos e comerciais leves (175.982 unidades). Se consideradas somente as 8.334 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 4,73% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 131 veículos, significaram marketshare de 0,07%.


DESEMPENHO – Neste dia 8, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgará o desempenho (mensal e do trimestre) do mês de março.


AEA – Nove palestras, de representantes da indústria, da academia e do governo, vão compor a 10ª edição do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, a ser promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, no próximo dia 18 de abril, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo.

Sob o tema “Vocação brasileira para a descarbonização da mobilidade”, o simpósio – subdividido em dois painéis. Logo após à palestra de abertura, a ser conduzida por Marlon Arraes, do Ministério das Minas e Energia, sobre “Propostas e tendências do Brasil”, o primeiro painel traz a “Visão da Anfavea da descarbonização na mobilidade”, com Henry Joseph Junior, seguido por “Descarbonização da mobilidade”, da Bosch, “Frota 100% biodiesel”, de Ricardo Tomczyk, da Amaggi, e “Bioeletrificção pra veículo elétrico, de Bernardo Pelliciari, da AVL South America.

No Painel Hidrogênio Verde, seguem-se as palestras “Hidrogênio como vetor sustentável para a descarbonização da mobilidade”, com Daniel Cantane (Parque Tecnológico Itaipu), “Veículos pesados a hidrogênio”, de Anderson Costa (Hyundai Brasil), “FCVE/Mirai”, com Gustavo Noronha (Toyota do Brasil) e infraestrutura para mobilidade com H2 a partir do etanol”, de Daniel Lopes (Hytron). Esse painel terá sessão de debate com a mediação de Mário Reis, coordenador da Comissão Técnica de H2 da AEA.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário