segunda-feira, 29 de abril de 2024

Investimentos de R$ 30 BI

Divulgação                       Mulheres à frente dos negócios festejam aporte

Nelson Tucci

A presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para anunciar os novos investimentos e celebrar a trajetória de sucesso do Polo de Goiana, naquele estado. No total, a Stellantis investirá R$ 30 bilhões no Brasil, considerado o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul.

Em encontro realizado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, a Cappelano anunciou para a governadora de Pernambuco, um aporte de R$ 13 bilhões em investimentos de 2025 a 2030.

Após a celebração dos nove anos daquela planta industrial, reafirmando o compromisso da empresa com o estado e a importância estratégica do Polo Automotivo de Goiana para o desenvolvimento da região e do país, Cappelano frisou que o total de investimentos será de R$ 30 bilhões no Brasil, entre 2025 e 2030.

“Desde que iniciamos as operações no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em abril de 2015, queríamos deixar um legado e fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Pernambuco. Agora estamos novamente fazendo história ao anunciar mais um ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões no polo. Esse valor será direcionado para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias, atrair fornecedores e gerar novos empregos", afirmou a presidente da Stellantis para a América do Sul.


AEA – Sob o tema “Vocação Brasileira para a Descarbonização da Mobilidade”, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) reuniu especialistas na 10ª edição do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustível. O evento, o primeiro do ano, no qual a entidade completa 40 anos de atividades, foi considerado simbólico pelo presidente Marcus Vinicius Aguiar em virtude das oportunidades proporcionadas pelo Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do governo gederal.

“O programa encaminha as próximas diretrizes para o setor automotivo. O Brasil se posiciona com vantagem em relação a outros países pela diversidade de matrizes energéticas, mas temos de fazer as escolhas corretas para defender a indústria nacional”, resumiu o presidente da AEA durante abertura do encontro no auditório do Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, semana passada.

Enquanto as consequências das mudanças climáticas pedem urgência, os desafios são muitos e exigem diversas medidas políticas que envolvem muitos atores. Como apresentou Marlon Arraes Jardim, diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), calcula-se mais de 2 bilhões de motores a combustão no mundo, dos quais 1,5 bilhão de veículos. “Trata-se de um passivo ambiental que precisa de solução não só na frota circulante, que terá de ser sucateada em algum momento, como também por meio de outras plataformas”, disse.


FRETE – O atraso na safra de grãos e o comportamento de recuo no preço do litro do diesel estão entre os principais fatores da baixa no preço médio do frete por quilômetro rodado em março, de acordo com dados do Índice de Frete Edenred Repom (IFR).

“Fechamos o primeiro trimestre de 2024 com uma queda acumulada de 2,5% no preço médio do frete por quilômetro rodado. Já no comparativo com março de 2023, quando o valor estava a R$ 7,97, a redução no preço chega a 22%”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom.


Divulgação                                                    Parceria quer projetar a marca

PET – A Citroën (marca da Stellantis que detém apenas 1,87% de participação no mercado brasileiro) quer se tornar “marca pet friendly” e, para tanto, celebra parceria com a ONG Ampara Animal para eventos de adoção de animais de estimação.

O modelo Citroën Jumpet será usado em ações de resgates, campanhas de castração, entre outros eventos e as concessionárias serão adaptadas e capacitadas para receber os pets com segurança e conforto – diferentemente de companhias aéreas brasileiras que despacham animais feitos bagagens e os “extraviam”, chegando a causar morte por stress e condições inadequadas de transporte.

A parceria com a ONG Ampara Animal foi firmada para que as concessionárias da marca sejam uma extensão da causa. Elas desenvolveram manual e treinamento que incluem placas informativas, kit de boas-vindas, itens de higiene para cães e gatos e cartilhas de conscientização sobre adoção. Neste “pacote” está o uso do Citroën Jumpy, para que ele seja utilizado tanto em eventos de adoção quanto em projetos de arrecadação de alimentos e outras ações coordenadas pela Ampara. Para conferir ainda mais personalidade à ação, o veículo foi batizado carinhosamente de “Jumpet”, uma união do seu nome com a palavra em inglês que significa animal de estimação.


Divulgação                       Chineses apostam no mercado brasileiro

OFF ROAD – Tem mais chinês chegando no Brasil. Agora é a vez do modelo Jaecoo 7, o primeiro produto da marca off road no Brasil que chegará no último trimestre do ano. Já o modelo Jaecoo 8 será lançado no início de 2025 e o já confirmado Omoda 5 marcará a entrada oficial da companhia no país, durante o terceiro trimestre deste ano.

Durante o Salão de Automóvel de Pequim, a O&J confirmou as datas acima. E ambas as marcas estão em expansão global, prometendo “veículos mais sustentáveis, seguros, com designs inovadores e tecnologia de ponta”.


SOLAR – A SolarEdge, líder em tecnologia Smart Energy, anunciou ter concluído a aquisição de 100% do capital social da Wevo. A startup de software é especializada em otimização e gerenciamento de carregamento de veículos elétricos para locais com grandes quantidades de carregadores, como prédios de apartamentos, estacionamentos corporativos e locais de carregamento públicos.

O software da Wevo foi projetado para ser utilizado independente do fornecedor, ou seja, não está vinculado a uma marca específica de carregador de veículo elétrico, além de oferecer suporte aos protocolos abertos a líderes do setor, permitindo preços e faturamento multiusuário: quando o carregador é utilizado em um prédio público ou um estacionamento, por exemplo, o software identifica como precificar e cobrar todos esses veículos elétricos individualmente, informa a companhia.


SOCIAL – Visando capacitar interessados nas áreas de programação e desenvolvimento de software, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lança o projeto social CO.DE School para ofertar 32 vagas a pessoas da região Sul Fluminense e do Consórcio Modular VWCO, valorizando a diversidade em todas as suas dimensões (mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e da comunidade Lgbtqiapn+).

Realizada em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, a Firjan e o Senai, a iniciativa tem duração de 12 meses e as aulas serão 100% presenciais no período noturno e serão realizadas no Senai Resende/RJ.

 “O lançamento do programa é uma conquista tanto para a VWCO quanto para toda a região Sul fluminense. Poder viabilizar esta oportunidade para a comunidade condiz com nossos valores de responsabilidade social e com nosso papel de sempre estar retribuindo à sociedade, além de podermos gerar impacto positivo no presente e transformar o futuro de gerações”, enfatiza Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

A seleção será feita considerando-se renda familiar per capita, além da priorização de pessoas pertencentes a grupos minorizados (mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas da comunidade Lgbtqiapn+).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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