Nelson Tucci
O
Freedom of Mobility Forum, iniciativa da Stellantis facilitada pela
Wavestone (uma entidade neutra), anunciou a agenda e os palestrantes do debate digital
ao vivo do próximo dia 29. “Em um mundo descarbonizado, a liberdade de
mobilidade será acessível apenas para alguns privilegiados?”, esta é a questão
O
debate digital será transmitido ao vivo, pela web, a partir das 10h30, no
horário de Brasília, reunindo uma gama diversificada de representantes de
negócios, juventude, especialistas em clima, sociedade civil, trabalho e
diálogo social, para um debate aberto sobre os fatos, desafios e soluções para
preservar a liberdade de mobilidade para todos no contexto das mudanças
climáticas e de um mundo descarbonizado. Espera-se que as trocas resultantes
sejam intensas, pois os participantes têm em comum a paixão por preservar a
liberdade de mobilidade para todos – mas apresentam visões diferentes.
Estarão
no evento, entre outros, Carlos Tavares, CEO da Stellatins e Co-chair of the Freedom
of Mobility Forum Advisory Board. A Wavestone, como facilitadora do fórum,
incorporou um painel voluntário de especialistas para atuar como contestadores
construtivos dos fatos e números subjacentes ao debate. Para acessar o evento
de webcast, use o link https://live.freedomofmobilityforum.org/
BIODIESEL – A Anfavea, Abimaq, CNT, Fecombustíveis e NTC posicionaram-se conjuntamente contra aumento do biodiedel no diesel do país. Segundo nota emitida, “nas últimas semanas, buscando pressionar membros do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a indústria do biodiesel no Brasil tem chamado a atenção dos meios de comunicação com notas agressivas e distorcidas”.
As
entidades assinalam: “O que era, inicialmente, uma proposta de economia
solidária e de incentivo ao uso de energia limpa, além de fonte de renda para a
agricultura familiar e para o agricultor de baixa renda – com o plantio de
palma e mamona para produção de biodiesel –, transformou-se em um negócio
rentável apenas para os grandes produtores. O biodiesel produzido hoje no
Brasil é o de base éster. A característica química desse biodiesel gera
problemas como o de criação de borra, com alto teor poluidor. Na prática, esse
sedimento danifica peças automotivas, bombas de abastecimento, geradores de
hospitais, máquinas agrícolas e motores estacionários. Outro dano ocasionado
pela borra é o congelamento e contaminação do insumo. O biodiesel cristaliza em
baixas temperaturas em motores quando as situações climáticas envolvem variação
de temperatura e umidade”.
Finaliza,
argumentando que o Brasil “deve olhar para a experiência mundial”, e acrescentando
que “a mistura para o consumidor final, para os motores funcionarem a contento,
garantindo a redução de emissões, é de 7% na Comunidade Europeia; 5% no Japão e
Argentina; de 1% a 5% no Canadá; e de 5% nos Estados Unidos, usualmente. E
esses países estão na linha de frente das preocupações climáticas. Aqui, já se pratica
um percentual de 10%”.
NOVO
–
A Hyundai Motor Brasil amplia a sofisticação de seu portfólio com a chegada do
SUV Hyundai Creta N Line Night Edition. A série especial, limitada a 900
unidades, chega sob o ano modelo 23/24 e traz visual único, com acabamentos em
preto, combinando esportividade e elegância com itens de segurança,
conectividade, conforto e conveniência. Entre os destaques, pela primeira vez,
a Hyundai equipa um veículo produzido no Brasil com som premium assinado pela
marca Bose. Com vendas previstas para o começo de abril, haverá pré-venda
especial para apenas 300 unidades a partir do próximo dia 13 de março, com
preço sugerido de R$ 181.490.
“O
consumidor brasileiro reforça ano após ano seu apreço pelos SUVs e tem no
Hyundai Creta um de seus favoritos. Trata-se de um excelente exemplo do sucesso
que a Hyundai conquistou e, agora, temos orgulho ainda maior em levar essa
história adiante com a série Night Edition”, afirma Airton Cousseau, presidente
e CEO da Hyundai Motor Brasil e para a Região das Américas Central e do Sul.
MULHERES – A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, formou a primeira turma de operadoras de trem composta exclusivamente por mulheres na quarta-feira, 8 de março.
Ao
todo, 12 mulheres foram oficialmente habilitadas como Agentes de Atendimento e
Operadoras de Trem para atuação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A
cerimônia foi realizada no auditório do Pátio Presidente Altino. A turma também
foi supervisionada por uma mulher. “Foi com muita satisfação que aceitei o
desafio de estar à frente do treinamento da primeira turma de operadoras de
trem exclusivamente composta por mulheres do Brasil. Participei da formação de
outra equipe, porém de 14 operadores, apenas três eram mulheres”, conta
Cristiane Máximo, supervisora de Interação com o Cliente – Tráfego.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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