segunda-feira, 20 de março de 2023

Pedágios e multas inteligentes

Divulgação                            Novo sistema por pórticos está em fase de testes

Nelson Tucci

A Rodovia Rio-Santos (BR-101), administrada pela CCR RioSP, foi a escolhida para a fase de testes do novo sistema de pedágio por pórticos, que permite aos motoristas passar direito pelos pedágios, sem parar nas cabines. Este é o chamado free flow, ou fluxo livre, que poderá ter descontos progressivos, conveniência e segurança, usando uma tag eletrônica no para-brisa do veículo, simplificando o controle das tarifas pagas, ou, após o término da viagem, acessar os canais disponibilizados pela concessionária da rodovia utilizada para quitar a cobrança.

Este free flow que, na prática, é uma espécie de “Sem Parar compulsório”, funciona de forma simples, integrando os registros do tráfego apurado nos pórticos – instalados em locais estratégicos das rodovias – aos sistemas que fazem a leitura de placas e tags veiculares. E quem ainda não possui tag, um aviso: deverá realizar o pagamento por meio da identificação da placa, em até 15 dias corridos, evitando multas.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam), atualmente mais de 9 milhões de brasileiros utilizam tags nos deslocamentos rodoviários.


AUMENTO – No ano passado, o fluxo de veículos em rodovias com pedágio aumentou expressivamente, segundo dados compilados pelo índice da Associação Brasileira de Concessionárias (ABCR) realizado em 2022. Houve um acréscimo de 14,1% de veículos leves e de 6,1% de pesados, um alto índice que se deu pela flexibilização da pandemia, elevando o número de deslocamentos e a consequente passagem nas praças de pedágio.

Para o diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (Sindicamp), a implementação do free flow será benéfica para todos os setores: “A cobrança com esse novo sistema será positiva não somente para o transporte de cargas, mas para todo o público, pois possibilitará o pagamento de uma tarifa mais justa pelo uso da rodovia e tornará a viagem mais rápida e segura por não haver a necessidade de redução de velocidade ou de parada do veículo para o pagamento dessa tarifa”.


FÉRIAS – No próximo dia 27 haverá uma certa calmaria nas cidades de São José dos Campos e Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Pela segunda vez a Volkswagen vai paralisar suas atividades neste ano – a primeira foi em fevereiro, nas unidades de São Bernardo, São Carlos/SP e São José dos Pinhais/PR. A informação é que estas férias coletivas, de 10 dias, a partir de 27 de março, faziam parte de um pacote negociado com os trabalhadores. Mas é certo também que a história dos semicondutores (lembra deles?) ainda não terminou.  Em Taubaté são produzidos os modelos Polo e Polo Track (sucessor do Gol).

Em São José dos Campos, a principal cidade da região, será a General Motors que vai desligar os motores. Informação do sindicato local estima a paralisação de 80% dos 4 mil trabalhadores daquela unidade produtiva. Ali nascem a picape S-10 e a Trailblazer, além de linhas independentes de motores e câmbios.


REFORÇO – Com vistas a reforçar a área de planejamento estratégico, a Bright Consulting anunciou na semana passada a chegada de Besaliel Botelho e de Flavio Padovan paras integrar Conselho Consultivo da empresa, no momento em que o setor automobilístico brasileiro passa por grandes transformações tecnológicas e mercadológicas. Os executivos passaram pela Bosch e Ford, respectivamente.

“Posso afirmar que a chegada de Besaliel Botelho e de Flavio Padovan tem valor inestimável. Ambos são conhecedores profundos do setor automobilístico nacional e internacional, fato que nos fortalecerá nas estratégias de nossa consultoria”, avalia Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting.


Divulgação                   Inscrição de artigos técnicos só até 3 de abril

CHAMADA – Organizadores do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva 2023 reforçam prazo de inscrição de artigos técnicos. Anote: dia 3 de abril esgota-se a data. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o Simea 2023 ocorrerá em sua 30ª edição, sob o tema “O Brasil e o futuro sustentável da mobilidade”. Evento acontecerá dias 16 e 17 de agosto, no Novotel Center Norte, em São Paulo.

Os artigos técnicos podem ser direcionados em 10 grandes temas: transformação digital, gerenciamento de energia e powertrain avançados, emissões e poluentes veiculares, combustíveis e lubrificantes convencionais e alternativos, bem-estar/conforto embarcado, mobilidade autônoma e conectada, dinâmica e controle veicular, segurança passiva e integral, eletrônica e software veicular e manufatura, materiais e mitigação de peso embarcado.

Coordenado pelo professor Ronaldo Salvagni, o prazo da submissão dos resumos é 3 de abril; a aprovação dos resumos acontece no dia 28 de abril; o envio do artigo técnico finalizado deve ser até o dia 26 de maio; e a divulgação da aprovação dos trabalhos no dia 10 de julho.


Divulgação        Expectativa de gerar negócios da ordem de R$ 24 bilhões

AUTOMEC – A Automec, que já credencia a imprensa para a cobertura da maior feira do mercado de reposição e reparação automotiva da América Latina, vai rolar entre os dias 25 e 29 de abril, no São Paulo Expo.

Neste ano a feira contará com a participação de mais de 1.500 marcas ocupando os oito pavilhões do São Paulo Expo para a apresentação de produtos e serviços para veículos leves, pesados e comerciais.

A empresa organizadora espera público superior a 80 mil pessoas e estima a geração de um volume de negócios da ordem de R$ 24 bilhões.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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