Nelson Tucci
A
Rodovia Rio-Santos (BR-101), administrada pela CCR RioSP, foi a escolhida para a
fase de testes do novo sistema de pedágio por pórticos, que permite aos
motoristas passar direito pelos pedágios, sem parar nas cabines. Este é o
chamado free flow, ou fluxo livre, que poderá ter descontos
progressivos, conveniência e segurança, usando uma tag eletrônica no para-brisa
do veículo, simplificando o controle das tarifas pagas, ou, após o término da
viagem, acessar os canais disponibilizados pela concessionária da rodovia
utilizada para quitar a cobrança.
Este
free flow que, na prática, é uma espécie de “Sem Parar compulsório”,
funciona de forma simples, integrando os registros do tráfego apurado nos
pórticos – instalados em locais estratégicos das rodovias – aos sistemas que
fazem a leitura de placas e tags veiculares. E quem ainda não possui tag, um
aviso: deverá realizar o pagamento por meio da identificação da placa, em até
15 dias corridos, evitando multas.
Segundo
a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam),
atualmente mais de 9 milhões de brasileiros utilizam tags nos deslocamentos
rodoviários.
AUMENTO – No ano passado, o fluxo de veículos em rodovias com pedágio aumentou expressivamente, segundo dados compilados pelo índice da Associação Brasileira de Concessionárias (ABCR) realizado em 2022. Houve um acréscimo de 14,1% de veículos leves e de 6,1% de pesados, um alto índice que se deu pela flexibilização da pandemia, elevando o número de deslocamentos e a consequente passagem nas praças de pedágio.
Para
o diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de
Transporte de Cargas de Campinas e Região (Sindicamp), a implementação do free
flow será benéfica para todos os setores: “A cobrança com esse novo sistema
será positiva não somente para o transporte de cargas, mas para todo o público,
pois possibilitará o pagamento de uma tarifa mais justa pelo uso da rodovia e
tornará a viagem mais rápida e segura por não haver a necessidade de redução de
velocidade ou de parada do veículo para o pagamento dessa tarifa”.
FÉRIAS – No próximo dia 27 haverá uma certa calmaria nas cidades de São José dos Campos e Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Pela segunda vez a Volkswagen vai paralisar suas atividades neste ano – a primeira foi em fevereiro, nas unidades de São Bernardo, São Carlos/SP e São José dos Pinhais/PR. A informação é que estas férias coletivas, de 10 dias, a partir de 27 de março, faziam parte de um pacote negociado com os trabalhadores. Mas é certo também que a história dos semicondutores (lembra deles?) ainda não terminou. Em Taubaté são produzidos os modelos Polo e Polo Track (sucessor do Gol).
Em
São José dos Campos, a principal cidade da região, será a General Motors que
vai desligar os motores. Informação do sindicato local estima a paralisação de
80% dos 4 mil trabalhadores daquela unidade produtiva. Ali nascem a picape S-10
e a Trailblazer, além de linhas independentes de motores e câmbios.
REFORÇO – Com vistas a reforçar a área de planejamento estratégico, a Bright Consulting anunciou na semana passada a chegada de Besaliel Botelho e de Flavio Padovan paras integrar Conselho Consultivo da empresa, no momento em que o setor automobilístico brasileiro passa por grandes transformações tecnológicas e mercadológicas. Os executivos passaram pela Bosch e Ford, respectivamente.
“Posso
afirmar que a chegada de Besaliel Botelho e de Flavio Padovan tem valor
inestimável. Ambos são conhecedores profundos do setor automobilístico nacional
e internacional, fato que nos fortalecerá nas estratégias de nossa
consultoria”, avalia Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting.
CHAMADA
–
Organizadores do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva 2023 reforçam
prazo de inscrição de artigos técnicos. Anote: dia 3 de
abril esgota-se a data. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia
Automotiva (AEA), o Simea 2023 ocorrerá em sua 30ª edição, sob o tema “O Brasil
e o futuro sustentável da mobilidade”. Evento acontecerá dias 16 e 17 de
agosto, no Novotel Center Norte, em São Paulo.
Os
artigos técnicos podem ser direcionados em 10 grandes temas: transformação
digital, gerenciamento de energia e powertrain avançados, emissões e
poluentes veiculares, combustíveis e lubrificantes convencionais e
alternativos, bem-estar/conforto embarcado, mobilidade autônoma e conectada,
dinâmica e controle veicular, segurança passiva e integral, eletrônica e
software veicular e manufatura, materiais e mitigação de peso embarcado.
Coordenado
pelo professor Ronaldo Salvagni, o prazo da submissão dos resumos é 3 de abril;
a aprovação dos resumos acontece no dia 28 de abril; o envio do artigo técnico
finalizado deve ser até o dia 26 de maio; e a divulgação da aprovação dos trabalhos
no dia 10 de julho.
AUTOMEC
–
A Automec, que já credencia a imprensa para a cobertura da maior feira do
mercado de reposição e reparação automotiva da América Latina, vai rolar entre
os dias 25 e 29 de abril, no São Paulo Expo.
Neste
ano a feira contará com a participação de mais de 1.500 marcas ocupando os oito
pavilhões do São Paulo Expo para a apresentação de produtos e serviços para
veículos leves, pesados e comerciais.
A
empresa organizadora espera público superior a 80 mil pessoas e estima a
geração de um volume de negócios da ordem de R$ 24 bilhões.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário