Nelson Tucci
A
Chevrolet comemorou o marco de 4,5 milhões de carros produzidos na unidade
fabril da marca em Gravataí/RS. O evento foi marcado por uma ação dentro da
fábrica, com um modelo Onix vermelho simbolizando esta conquista. É ali que são
produzidos os dois modelos campeões de vendas da GM: o Onix hatch e o Onix Plus
(que, inclusive, avaliamos no início deste ano. Veja edição de janeiro do
Jornal Perspectiva, em www.jornalperspectiva.com.br).
“Estamos
muito orgulhosos por atingir esse marco, fruto do trabalho de um time
multidisciplinar, treinado para atingir os mais altos padrões de qualidade.
Atualmente, nossa fábrica em Gravataí é referência em produtividade e
eficiência no mundo, além de contar com processos sustentáveis que permitem não
só o uso inteligente dos recursos, mas que contribuem para a preservação do
meio ambiente no entorno de nossas operações”, disse, no último dia 21, Marcel
Querotti, diretor-executivo de Manufatura daquela unidade.
A fábrica em Gravataí iniciou suas atividades em 20 de julho de 2000, com a produção do Chevrolet Celta, projeto nacional e sucesso de vendas por 14 anos. Além de ter sido a primeira unidade da empresa no Brasil fora do estado de São Paulo, ela inaugurou o conceito de condomínio industrial, reunindo ao seu redor os principais fornecedores, estrategicamente posicionados para otimizar o processo de montagem. De lá para cá, a unidade sofreu três intervenções, consumindo investimentos de R$ 4,5 bilhões. Após fabricar o Celta, as reformas e ampliações viabilizaram a produção do Prisma, do Onix e, mais recentemente, do novo Onix e novo Onix Plus.
AUDI
–
Os Novos Audi RS 5 Competition Plus e RS 5 Competition Plus Track entram em
pré-venda no Brasil, devendo aportar por aqui em abril. A sugestão de preço é a
partir de R$ 849.990.
“A
nova linha RS 5 Competition Plus carrega o DNA das pistas e origens da marca no
automobilismo. Esses modelos herdam a nossa expertise nas competições, adotando
tecnologias das pistas para oferecer uma experiência de condução totalmente
diferenciada em termos de dinamismo e prazer ao volante", destaca Diego
Borghi, diretor de Vendas da Audi do Brasil.
A
nova linha esportiva RS 5 é equipada com o propulsor 2.9 V6 biturbo, que
recebeu nova calibração e desenvolve 450 cavalos de potência entre 5.700 rpm e
6.700 rpm, e 600 Nm de torque de 1.900 rpm a 5.000 rpm. Ele atua em conjunto
com a transmissão tiptronic de oito velocidade, que também teve uma nova
calibração para oferecer trocas ainda mais ágeis e precisas. Com isso, os novos
esportivos entregam uma performance formidável: a aceleração de 0 a 100 km/h é
realizada em apenas 3,8 segundos (melhoria de 0,1s em relação ao padrão de
série) e a velocidade máxima aumentou para 290 km/h.
PRO – A Ford, que deixou o Brasil e 3.000 empregados para trás, em janeiro de 2021, anuncia agora nova estrutura batizada de “Ford Pro”. A marca anuncia também o lançamento da nova Transit, com transmissão automática, pioneira no segmento das vans, fabricada no Uruguai.
O
lançamento da nova estrutura é mais um passo na consolidação da Divisão de
Veículos Comerciais da Ford América do Sul, diz a montadora, que afirma ter conquistado
bons resultados desde a sua criação na região em 2021. “A Ford Pro no Brasil
reforça a nossa proposta de oferecer soluções completas para o cliente de
veículos comerciais, com foco nas suas necessidades para entregar o menor custo
de posse e o maior retorno financeiro para o seu negócio”, comenta Guillermo
Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
CAMINHÃO – O primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido na América Latina, pela Volkswagen, acaba de desembarcar na Guatemala. Duas unidades do e-Delivery já chegam com destino certo: a Coca-Cola Femsa Guatemala, que demonstra seu compromisso de investir em inovação e tecnologias sustentáveis. Com o novo negócio, a empresa se consolida como a segunda maior frotista elétrica VW no Brasil e no exterior, com 33 unidades.
O
lançamento do caminhão elétrico da Volkswagen no país representa a mais recente
inovação na era do transporte sustentável. Tais modelos representam um marco na
engenharia latina, a partir da experiência e o trabalho de mais de 150
profissionais brasileiros dedicados ao projeto para criar o primeiro caminhão
100% elétrico produzido na América Latina. O VW
e-Delivery já está à venda também no Brasil, México e Paraguai.
GOL – Levantamento da OLX, plataforma de compra e venda on-line de veículos, avaliou quais foram os carros preferidos dos usuários em 2022. O Gol, recentemente descontinuado pela Volkswagen, o Palio e o Uno, da Fiat, lideram a lista dos 10 automóveis mais procurados e vendidos por meio da OLX no ano passado.
No
top 10 dos mais procurados e vendidos, por meio da OLX, estão o Corsa (R$
12.690) e o Celta (R$ 17.228), que apresentaram o menor preço médio, enquanto a
Hilux (R$ 167.322) foi o modelo de maior valor.
JAGUAR – Quer experimentar um Jaguar, só um pouquinho? Então, agora não precisa mais passar vontade. A Jaguar Land Rover anuncia para o mercado brasileiro sua estratégia de mobilidade urbana, focada no desenvolvimento dos pilares de eletrificação e sustentabilidade, composta por dois novos serviços: o Jaguar On Demand, programa de locação a curto prazo desenvolvido no aplicativo Flou em parceria com a Ucorp, startup referência em mobilidade urbana, e o Subscription, programa de assinatura em parceria com a Movida, empresa especializada em aluguel de veículos (que não gosta de motorista abaixo de 30 ou maior de 60 anos, atente-se).
Ambas
as iniciativas estão alinhadas ao programa de Inovação Aberta no Brasil,
iniciado em 2022 pela Jaguar Land Rover, com o objetivo de acelerar a
transformação da empresa a partir de colaborações com scaleups, startups e
organizações externas.
RECARGA – Um grande empreendimento (com três torres de 26 andares cada) resolveu fazer uma jogada esperta no Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. Ali estão sendo construídas duas estações de recarga para automóveis elétricos e híbridos, dispostas na Avenida Santa Catarina, e que podem ser utilizados por qualquer pessoa (não moradora inclusive), no horário das 9 às 19 horas.
“O
volume de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno, se comparado ao da frota
de quase 60 milhões de carros em circulação no país. Entretanto, a crescente
demanda por veículos sustentáveis e o aumento na oferta de modelos de carros
elétricos no mercado brasileiro nos faz perceber como pontos de recarga se
tornaram prioridade também na construção civil, além, é claro, da questão
sustentável. A implantação dessas estações em nosso showroom são um diferencial
para atender aos clientes e um serviço de utilidade pública à região”, explica
o empresário Filipe Pitz, argumentando que veículo de qualquer marca pode usar
as estações, de forma gratuita. Até quando, ele não diz.
FRETO
–
O Freto acaba de anunciar Marcus Manzano como novo CCO (Chief Commercial
Officer). Ele tem mais de 20 anos de carreira no Grupo Edenred, na área
comercial e na gestão de grandes times, e levará sua expertise no segmento da
logística, para gerar novos negócios no marketplace da empresa e escalar a
plataforma da logtech. Manzano, que é triatleta, traz também know-how em
serviços financeiros.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário