segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Fenatran começa com test-drive

Divulgação                 Pista de 2 km estará à disposição dos visitantes

Nelson Tucci

Abre nesta segunda, 7, a 23ª Fenatran – uma das maiores feiras de transporte e logística no mundo –, para a qual a organização espera 65 mil visitantes, ao longo da semana, na São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes). O público poderá conhecer as novas tecnologias das marcas Ford, Iveco, JAC, Mercedes-Benz, Scania e VWCO, em uma pista de testes, com 2 km, proporcionando uma real experiência aos profissionais (devidamente habilitados).

A “Fenatran Experience” deste ano está nas diferentes modalidades de veículos participantes. Serão 18 modelos com diferentes tipos de motores. A feira deverá gerar “mais de R$ 9 bilhões em novos negócios para o setor, um volume superior em 15% em relação à última edição de 2019, e o Fenatran Experience tem uma participação muito importante na geração deste resultado”, prevê Luiz Bellini, diretor de Portfólio da RX.

Sobre o test-drive, este deverá seguir protocolos de instrutores especializados a fim de garantir uma experiência segura. Para participar, será necessário o credenciamento para a Fenatran 2022 por meio do site www.fenatran.com.br e possuir CNH em dia para categoria específica.


RECUO – O mês de outubro não foi bom para o setor de automotivo. De acordo com relatório de análise setorial divulgado pela Bright Consulting, houve queda inclusive na média diária de vendas. Os emplacamentos tiveram 1,57 milhão de automóveis e comerciais leves, representando recuo de 3% nos primeiros 10 meses do ano, quando comparado com igual período do ano passado (1,63 milhão).

Espera-se que o último trimestre do ano seja mais vigoroso em relação a out/nov/dez de 2021, uma vez que a questão dos componentes está mais adequada neste ano.


LIDERANÇA – A Fiat segue na liderança do mercado nacional, com 37,4 mil emplacamentos em outubro último, o que equivale a 22,1% de participação (market share). A Chevrolet, marca da GM, está na vice-liderança, reunindo 14,8% e, em terceiro, no ranking, está a Volkswagen, com 13,2%.


IMPORTADOS – Empresas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) também sentiram o baque em outubro. Nesse mês, somente 2,3 mil automóveis e comerciais leves importados foram licenciados.

O número representa queda de 33,6%, quando comparado com setembro, embora registre aumento de 44,3% sobre o mesmo mês do ano passado. É bom lembrar que em 2021 a pandemia ainda assolava o país, além da falta de produtos como os semicondutores.

“Tínhamos esperança que a retomada de vendas anotada em setembro permanecesse ainda mais significativa em outubro, mas infelizmente isso não aconteceu. Por falta de produtos, em decorrência ainda da instabilidade de fornecimento de suprimentos em nossas matrizes, não tivemos condições de atender à demanda reprimida do mercado brasileiro”, analisa João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa.


ANFAVEA – A associação das montadoras (Anfavea) fará coletiva para a imprensa especializada neste dia 8, terça-feira, mostrando e comentando o desempenho do setor.


Divulgação                   Modelo, de 300 cv, emite 184 g/km de CO2

LANÇAMENTO – A Jaguar traz para o mercado brasileiro o novo F-Type edição especial BRG, chegando com unidades limitadas. O nome BRG remete a cor British Racing Green utilizada nas pistas de corrida e celebra o histórico de vitórias e a tradição da Jaguar em competições (sete vezes vencedora da icônica corrida de Le Mans).

Este esportivo aporta com uma combinação de itens e acessórios, com capota e interior na cor Marrom Tan, que garante um tom ainda mais esportivo e luxuoso ao veículo. Ele também recebeu o pacote Black Pack externo e interno, novas rodas de 20’’ de 5 raios Gloss Black, pinças de freio exclusivas em preto, teto elétrico retrátil em marrom além da já mencionada pintura externa metálica na cor BRG.

O novo Jaguar está equipado com motor Ingenium turbo de quatro cilindros 2.0, produzindo 300 cv e 40,8 mkgf de torque a partir de 1.500 rpm, e câmbio automático Quickshift de oito marchas. A motorização P300 mantém o desempenho esperado de um F-Type, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,7s e alcançando a velocidade final de 250 km/h. O preço é de R$ 600.680.


Divulgação                                          Inscrições só até hoje, 7 de novembro

MULHERES – JSL, empresa com o maior portfólio de serviços de logística do país, está lançando a 3ª edição do Mulheres na Direção. Desta vez, o programa será realizado em Mucuri/BA, com o objetivo de selecionar mulheres cadastradas na base do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que buscam a inclusão no mercado de trabalho e capacitação profissional.

 Para participar do programa é preciso possuir CNH na categoria B, que permite dirigir automóveis, picapes, utilitários e vans, residir em Mucuri e ter disponibilidade para trabalhar em diferentes turnos. Não é necessária experiência em operação de empilhadeira.

As candidatas aprovadas no processo seletivo, além do treinamento teórico, passarão por formação prática, totalizando 152 horas. O curso de formação para Operadora de Empilhadeira é oferecido pelo Serviço Social do Transporte, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST Senat) e de Capacitação Comportamental, ministrado pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet). As futuras operadoras de empilhadeira serão contratadas como trainees por 45 dias e poderão ser efetivadas conforme seu desempenho e a disponibilidade de vagas.

Para outras informações e inscrição, acesse o link https://materiais.mktjsl.com.br/mulheres-na-direcao-jsl


DEVAGARINHO – A General Motors divulgou mais informações sobre a Nova Montana, ainda em conta-gotas. Um dos princípios que nortearam o projeto da picape é o (bem-vindo) reforço da proteção da caçamba. “Um sistema especial de vedação da cobertura da área de carga vai possibilitar que o veículo tenha a melhor vedação contra a intrusão de água e poeira do segmento. Esta solução foi pensada para consumidores que pretendem utilizar a caçamba como um porta-malas gigante além daqueles que desejam maior nível de proteção no transporte de objetos”, informa a GM, que promoverá o lançamento da caminhonete em 2023.


HERMANITO – A Agrale Argentina (controlada pela brasileira Agrale S/A) apresentou em Buenos Aires o primeiro ônibus elétrico produzido na Argentina. O veículo, construído sobre plataforma do chassi MT17.0 LE, tem autonomia entre 250 e 300 quilômetros e foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos em uma parceria da Agrale, responsável pelo chassi, com a britânica Equipmake, fornecedora do conjunto de propulsão, e a argentina Todo Bus, responsável pela carroceria.

A Agrale garante que está pronta para iniciar a produção, atendendo ao mercado local e a todo o continente latino-americano, para países mais estruturados em eletromobilidade.


Divulgação                        Fabricante optou por instalações mais modernas

SEDE – A Yamaha anunciou que sua sede administrativa deixará a atual localização em Guarulhos, 48 anos depois de inaugurada, mudando-se para escritório localizado no bairro Cidade Jardim, Zona Sul da capital de São Paulo, às margens do Rio Pinheiros, no Edifício Continental Tower, dentro do Complexo Cidade Jardim Corporate Center, um grande polo de negócios e inovação.

“A transição de sua sede ocorrerá ao longo de 2023 e, com isto, a marca contará com estrutura mais moderna, adaptada ao sistema de trabalho híbrido, o que provê à Yamaha agilidade para seguir com seu crescimento sustentável”, diz a companhia.

O centro logístico e o desenvolvimento de produtos seguirão para o município de Jandira, na Grande São Paulo, em nova instalação, proporcionando maior eficiência da operação, acesso mais rápido ao recebimento e embarque de materiais para a fábrica de Manaus/AM.


SEGURANÇA – Buscas por veículos na internet estão cada vez mais frequentes, bem como as procuras por valores atrativos. Nesse cenário, os leilões de veículos são boas opções para se adquirir carros e motos a preços convidativos, mas... (atente para isto!) é preciso ter muito cuidado para não cair em armadilhas de sites falsos de pregões. Golpistas fingem-se de leiloeiros e, após receber os valores, desaparecem sem deixar rastro e, claro, sem entregar o bem prometido.

Para fazer um lance seguro e sem riscos de veículos apreendidos pelo Detran.SP, os cidadãos podem consultar o portal do Departamento de Trânsito e participar dos leilões oficiais promovidos pela autarquia. Basta acessar o link www.detran.sp.gov.br No campo “Destaques” você tem acesso aos editais, que trazem dados importantes, como os nomes e os contatos dos leiloeiros, além de informações e imagens dos veículos.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário