segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Locadoras injetam gás no mercado

Divulgação            Frota atual de 1,4 milhão de veículos leves e automóveis

Nelson Tucci

As locadoras de veículos anunciaram planos para comprar 700 mil novos automóveis em 2023. Informação é da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), revelando que, em sendo confirmados esses números, o setor vai superar a performance de 2022, de 575 mil unidades, que já é 30% maior que a de 2021.

No Brasil, as locadoras reúnem uma frota de 1,4 milhão de veículos leves e automóveis (em números redondos). No início deste ano, aproximadamente 23% de todos os veículos (leves e automóveis) vendidos se destinavam às locadoras. Já no terceiro trimestre esse percentual subiu para 33%.


e-FROTAS – Lançada pelo Serpro e Senatran no 17º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, realizado dias 22 e 23 últimos, em São Paulo, a novidade do e-Frotas chamou muito a atenção do mercado. Trata-se de um conjunto de APIs de consulta e de envio de eventos que simplifica o processo de gestão da frota de veículos. Com esta tecnologia, os frotistas conseguem consultar, diretamente da base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito, todos os dados dos veículos administrados.

“Entregamos para os para os frotistas uma solução inspirada na Carteira Digital de Trânsito, ou seja, da mesma forma que a CDT trouxe facilidades para a pessoa física, para o cidadão, o e-Frotas faz o mesmo para a pessoa jurídica. Uma transformação digital com as empresas no centro desse processo”, destacou o diretor de Gestão de Políticas de Trânsito da Senatran, Eduardo Sanches.

A solução já disponibiliza consultas por CNPJ e placa, confirmação de propriedade, informações de recall, roubo ou furto, restrições judiciais, infrações. Além disso, a tecnologia realiza a comunicação de eventos de autuação e penalidades, e possibilita baixar o CRLV e PDFs das infrações, dentre outros.


Divulgação                           Veículos leves ajudam na restauração

FLORESTA – A Can-Am assumiu o compromisso de regenerar o meio ambiente, desde que se uniu à Floresta biO2 e sua parceira a fundação SOS Mata Atlântica no projeto ambiental que recupera a biodiversidade brasileira e integra o compromisso com mudanças positivas para o mundo.

Para fortalecer a iniciativa, a marca canadense fez nova doação de mudas, plantadas em novembro, época em que começam as chuvas, em Piranguçu, Sul de Minas Gerais, aos pés da Serra da Mantiqueira, onde está cravada a Floresta biO2.

Localizada na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, três anos depois de criada a Floresta biO2 abriga mais de 63 mil mudas plantadas, o que representa a compensação de 10.000 toneladas de CO2 na atmosfera e mais de 1 milhão de reais doados para a terra. Adquirido justamente para fins de recuperação pela biO2, o local onde antes era um pasto agora abriga árvores de até 5 metros de altura.


ELÉTRICOS – Durante encontro com investidores, em Nova York, a General Motors comentou a sua capacidade para produzir mais de 1 milhão de EVs por ano na América do Norte a partir de 2025, gerando margens positivas com os veículos elétricos através das eficiências proporcionadas pela plataforma Ultium de baterias.

A operação resulta de investimentos de 35 bilhões de dólares para desenvolver e lançar no mercado 30 novos elétricos e autônomos até 2025. A GM reafirma seu compromisso em liderar a eletrificação, dentro de sua visão de um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.


Ruy Hiza/Divulgação     André: presidente do Conselho SAE Brasil

SAE BRASIL – O engenheiro civil André Gasparotti, gerente sênior de Programas e Estratégia de Pesquisa & Desenvolvimento da Embraer, foi eleito presidente do Conselho SAE Brasil para o biênio 2023/2024. Ele substituirá Camilo Adas, presidente da instituição entre 2020 e 2022, a partr de 1º de janeiro de 2023.

A SAE Brasil é uma associação de 6 mil pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do país ao processo de globalização da economia, a entidade é referência nacional para a integração da indústria, academia, terceiro setor e governo.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário