sábado, 12 de novembro de 2022

Feriadão deve lotar estradas

Divulgação              Concessionárias programam operações especiais

Nelson Tucci

O feriadão prolongado da Proclamação da República promete movimentar as estradas entre os dias 11 e 15 de novembro. Para garantir a segurança de todos, a SPMar prepara uma operação especial nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas.

Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), mais de 4 milhões deverão seguir para o litoral e interior. Somente para o litoral Sul são esperados em torno de 722 mil veículos na rodovia, sendo 500 mil pelo trecho Sul e outros 222 mil pelo trecho Leste. “Nosso objetivo é garantir mais um feriado seguro para os usuários. Por isso, reforçaremos as sinalizações e mensagens de atenção por toda a extensão dos trechos, além de ampliar a equipe de apoio na rodovia”, explicou Fausto Cabral, gerente de operações da SPMar.

A operação feriado contará com 20 viaturas, entre elas: cinco ambulâncias, sete guinchos, cinco veículos de inspeção, um de supervisão de tráfego, um caminhão de combate ao incêndio, um carro de resgate de animais. Nos horários de pico, a concessionária reforçará a equipe operacional do Centro de Controle Operacional, além de aumentar o número de guinchos leves e viaturas de inspeção de tráfego.


AZUL – No mês de conscientização da saúde masculina, a concessionária SPMar promove ações diárias nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, de apoio ao Novembro Azul, inclusive no feriado.

Os Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) exibirão mensagens reforçando a importância do exame preventivo “Homem, cuide da saúde / Faça exame de próstata”.

O motorista que necessitar de qualquer apoio emergencial tem à disposição uma equipe preparada para atendê-lo 24 horas por dia. Em caso de dúvida ou de atendimento na via, o usuário pode entrar em contato com a SPMar pelo 0800 774 88 77 ou por meio dos 192 telefones de emergências situados a cada quilometro da rodovia. Estes serviços são gratuitos e com funcionamento ininterrupto.


REFORÇO – A Artesp e as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias reforçam a campanha “Novembro Azul”, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de próstata. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP), as concessionárias exibirão nos painéis eletrônicos (PMVs) distribuídos ao longo dos 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas a mensagem:

“Homem, cuide da sua saúde.

Faça exame de próstata”

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são estimados cerca de 65.840 novos casos da doença para 2022. A prevenção precoce é de extrema importância, afinal, as possibilidades de cura aumentam quando o câncer é descoberto no início.


Divulgação                  Planta da Hyundai na cidade de Piracicaba/SP

MARCA – A Hyundai Motor Company anunciou que seu valor global de marca, segundo a consultoria Interbrand, aumentou 14% em comparação ao último ano, atingindo US$ 17,3 bilhões em 2022. Este valor a coloca em 35º lugar, pelo segundo ano consecutivo, e confirma seu oitavo ano seguido entre as 40 principais marcas globais. “Isso representa o crescimento mais rápido entre todas as montadoras de automóveis de grande volume, excluindo as de luxo/premium”, diz a empresa.

Os principais fatores na avaliação da Hyundai Motor pela Interbrand incluem o foco estratégico em veículos elétricos (EVs), a expansão da visão de mobilidade futura em metamobilidade e a gestão ESG proativa – ações mais claramente conectadas com a viabilidade e competitividade dos negócios da empresa para o futuro em comparação com outras marcas automotivas frente à grande mudança de paradigma que ocorre na indústria – completa a Hyndai, em nota distribuída.


SELO – A Hyundai Motor Brasil foi certificada, pelo quarto ano consecutivo, com o grau máximo do Programa Brasileiro GHG Protocol, ferramenta originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, para quantificar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e implementada no Brasil a partir de 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

O “Selo Ouro” é concedido após uma empresa demonstrar o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões. A certificação é referente aos inventários de emissões do ano base de 2021. A edição teve recorde de participações, com 305 empresas participantes e 182 classificadas com o Selo Ouro, sendo apenas três montadoras de automóveis.


Divulgação             Feira monopolizou atenções do setor de transportes

FEIRA – Personagens fundamentais no segmento de transporte por oferecerem produtos customizados para cada tipo de carga, os implementadores sempre são uma atração à parte na Fenatran, maior feira de transporte e logística da América Latina, encerrada na última sexta,11, no São Paulo Expo, com a participação de mais de 500 marcas deste setor.

Em 2022, por volta de 50 empresas associadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários marcaram presença na feira, em uma das participações mais expressivas dos últimos tempos. “Nunca tivemos tantos participantes”, comentou o presidente da associação, José Carlos Spricigo: “Isso é um indicativo claro das expectativas que o evento vinha gerando entre os empresários, que aguardavam ansiosos os lançamentos e as oportunidades de negócio que acontecem nos cinco dias de evento”.

Segundo Spricigo, em outubro foram emplacados 11.906 produtos e no acumulado do ano 128.940 unidades, um pouco abaixo do ano anterior, quando registrou o emplacamento de 134.241. “A expectativa é que os negócios realizados na Fenatran refletirão no desempenho do segmento, revertendo essa pequena queda que se apresenta no momento. O momento de compra na feira é muito propício, porque as vendas de implementos estão associadas às de caminhões. Vale lembrar que cada caminhão comercializado implica em 1,4 implemento vendido”.


PRODUÇÃO – A produção de autoveículos cresceu 2,6% em outubro último, mas está abaixo da média histórica para o período. O fato é que com a volta de algumas fábricas que estavam paradas, outubro teve 177,9 mil unidades produzidas, sendo 2,6% a mais que o mês anterior (setembro).

Quando se compara outubro de 22 contra outubro de 21, a queda é de 24,8%. “As limitações de componentes eletrônicos fizeram com que este outubro fosse o pior dos últimos cinco anos”, justifica a Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (Anfavea).

“Os esforços das áreas de Compras, Logística e Manufatura das montadoras merecem todos os elogios, mas infelizmente a demanda reprimida, somada ao tradicional aquecimento de fim de ano, poderá não ser atendida pela oferta”, afirmou o presidente da associação, Luiz Carlos Moraes. As vendas ao mercado interno e os estoques reduzidos refletem com precisão o que ocorre na produção, revelando que tudo o que é produzido é rapidamente repassado aos clientes.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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