Nelson Tucci
Verdadeiro
flagelo que vitimiza seres humanos vulneráveis, especialmente mulheres menores
e maiores de idade, o tráfico de pessoas precisa ser combatido. A Agência de
Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e as 20 concessionárias que integram
o Programa de Concessões Rodoviárias estão participando da Campanha Semana
Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovida pelo Núcleo de
Enfrentamento ao Tráfico de Pessoa (NETP), da Secretaria da Justiça e Cidadania
do Estado de São Paulo. A campanha começa nesta segunda-feira, 25, e vai até
sexta-feira, com o objetivo de alertar, conscientizar e promover o
enfrentamento ao tráfico de pessoas.
As
concessionárias de rodovias paulistas divulgarão mensagens incentivando a
denúncia desse crime nos 415 Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) distribuídos
nos 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas. Serão exibidas frases como: “Tráfico
de Pessoas é crime! Denuncie. Disque 100”.
A
campanha chama a atenção para a seriedade sobre o crime de tráfico de pessoas,
muito desconhecido pela população em geral, que o vê como algo fantasioso ou
cinematográfico. “Enquanto isso ocorrer um sem número de indivíduos vulneráveis
econômica e socialmente tornam-se vítimas ideais para aliciadores sem
escrúpulos”, alerta o NETP.
“A
Artesp tem o papel de ajudar na conscientização e alertar os motoristas sobre o
tráfico de pessoas e, mais do que isso, de promover o enfrentamento deste
problema, por meio dos canais de denúncia oficiais", diz Milton Persoli,
diretor da entidade.
MOBILIDADE – A Fundação Grupo Volkswagen e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deram início, em 23 de junho, à 1ª edição do Prêmio de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável, voltado a reconhecer a produção científica brasileira. A iniciativa irá premiar, com R$ 25 mil, autores de artigos em três categorias: Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Leves; Mobilidade Urbana Sustentável sob a Ótica de Veículos Pesados (Caminhões e Ônibus); e Modelos Sustentáveis de Negócio Conectados a Melhorias na Mobilidade Urbana. As inscrições vão até 8 de agosto. Acesse o edital pelo link www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/21062022_EDITAL292022PrmioCAPES_Volkswagen.pdf
Podem
concorrer ao Prêmio de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável
trabalhos individuais ou em coautoria de brasileiros portadores do título de mestre
ou doutor ou de alunos matriculados em programas de pós-graduação, mestrado ou
doutorado, vinculados a instituições de ensino e pesquisa reconhecidas pelo
Ministério da Educação.
CAMINHONEIRO – “Não existe
concorrência quando o assunto é o Caminhoneiro”. Com este mote, as logtechs
Freto e Trato estabeleceram a primeira parceria entre concorrentes do setor,
anunciando a iniciativa de promover a maior festa em comemoração ao Dia do
Caminhoneiro no Brasil, neste dia 25. A data também marca o aniversário de 9
anos do Clube da Estrada, principal plataforma de relacionamento com
caminhoneiros do país, que abrigará as comemorações. Até aqui, a instituição já
recebeu mais de 800 mil profissionais em suas unidades para ações de cuidado e
descanso.
Se
depender do Freto, a união inusitada quebra permanentemente um paradigma,
garante a sua assessoria. Desde que assumiu a gestão do Clube da Estrada, em
dezembro de 2021, a startup vem preparando a plataforma para ser um ponto de
encontro também para empresas, onde quem ganha é o caminhoneiro. Por meio de
seus aplicativos, Freto e Trato movem mais de 237 mil caminhoneiros em direção
a 40 milhões de toneladas anuais de cargas pelas rodovias do país.
Neste
dia 25, sete das oito unidades do Clube da Estrada receberão os motoristas a
partir das 17 horas para uma festa com comida, música, atrações especiais,
palestras e brindes – tudo com distribuição gratuita. A cantora Sula Miranda,
“Rainha dos Caminhoneiros”, passará o dia na unidade de Guarulhos/SP do Clube
da Estrada, gravando uma série de podcasts especiais.
ARRAIÁ – Quem também
pega uma carona na boleia dos caminhoneiros, neste dia 25, é o Target Bank
promovendo um “Arraiá” com muitas atividades, comidas típicas e brindes no posto
7 da Cherokee, localizado no km 116 da Rodovia Anhanguera no município de Nova
Odessa/SP. O evento será realizado de hoje a quarta-feira, tendo espaço para os
participantes bater um papo com influencers e caminhoneiros experientes na área
de transporte de cargas, gravar vídeos ou fazer perguntas.
Dentre
as brincadeiras juninas, a tradicional pescaria, jogo de dardo e acerte a bola
vão animar o evento e garantir prêmios como bonés, toucas, copos, malas, lanterna,
necessaire, mochila, suporte de celular, entre outros. Para participar, é
preciso ser cliente desse banco digital ou consumir no posto durante o período
da promoção.
AÇO – Os carros
elétricos já são uma realidade em diversos países. E além de provocarem
mudanças no mercado de combustíveis, esse setor automobilístico promete mexer
também com a indústria do aço; em 2018 a Associação Brasileira de Metalurgia,
Materiais e Mineração (ABM) previa que até 2030 a maioria das montadoras terá
alguma plataforma de veículos elétricos em seus portfólios – a sueca Volvo, por
exemplo, se auto impôs produzir somente carros elétricos a partir desse ano.
Parte
desse movimento europeu deve-se a uma proposta de lei que proíbe a venda de
carros com motor a combustão a partir de 2035.
De
acordo com o gerente de marketing da Açovisa, Giovanni Marques da Costa, a
indústria automobilística vem se adaptando às novas demandas de baixa emissão e
um melhor custo-benefício para os clientes, que estão cada vez mais exigentes.
Isso impacta no mercado siderúrgico em geral. “Um grande exemplo é a migração
de preferência do consumidor para carros hatch dos anos 2000 para cá. Hoje os
hacht são maioria, mas nem por isso o setor siderúrgico perdeu”.
INOVAÇÃO – A Toyota
Motor Corporation, Eneos Corporation, Suzuki, Subaru, Daihatsu e Toyota Tsusho
Corporation (Toyota Tsusho) estabeleceram a Associação de Pesquisa de Inovação
em Biomassa para Combustíveis de Automóveis de Próxima Geração (Research
Association), no dia 1º deste mês, a fim de estudar formas de otimizar o
processo de produção de combustível.
Esta
associação promove a pesquisa tecnológica sobre o uso de biomassa, bem como a
produção eficiente de bioetanol combustível para automóveis através da
circulação otimizada de hidrogênio, oxigênio e CO2 durante a produção para
alcançar uma sociedade neutra em carbono.
TEASER – Pouco mais de
um mês após a revelação do nome do Fiat Fastback, agora é a hora de mostrar
mais do design externo do novo SUV da marca. A imagem divulgada pela montadora
traz imponência do veículo em um projeto que sugere sobriedade e força com esportividade
e elegância.
Projetado
pelo Design Center South America, o modelo mantém em seu DNA as origens e
reforça o caráter ítalo-brasileiro da Fiat. Dessa forma, o Fastback será um dos
protagonistas no reposicionamento da marca no mercado. Conforme o lançamento se
aproxima, outros detalhes do novo SUV serão revelados.
PRÊMIO – A Nakata, tradicional fabricante de autopeças, foi um dos destaques no Prêmio Everest – dedicado aos melhores fornecedores da BR AutoParts, do Grupo Comolatti, somando mais uma importante conquista e reconhecimento pelo seu comprometimento com as empresas que atuam no aftermarket. A empresa foi eleita a 2ª Melhor Fornecedora do Grupo no ano de 2021 no conjunto: Serviços, Práticas Comerciais e Resultados Econômicos.
VENDAS – Com o objetivo de fortalecer suas estratégias do negócio de motores no país, a Cummins Brasil anuncia o engenheiro Antonio Almeida como seu novo diretor de Vendas On-Highway a partir de 1º de agosto, em substituição a Maurício Rossi, após 37 anos dedicados à empresa.
Antonio
Almeida ingressou na Cummins em 2000 como engenheiro de materiais. Ao longo de
seus 22 anos na empresa passou por áreas como Supply Chain, Marketing &
Vendas e Canais de Distribuição, com experiência em praticamente todos os negócios
da companhia no Brasil e nos Estados Unidos.
ALUGUEL – Líder latino-americana em locação de plataformas elevatórias, a Mills (MILS3) entra agora no mercado de locação de máquinas de Linha Amarela (LA), como retroescavadeiras, tratores, escavadeiras e motoniveladoras.
A
empresa anunciou investimentos de R$ 360 milhões, entre a compra de máquinas
pesadas e a aquisição da empresa Triengel Locação.
CAFEZAL – Quando
pensamos em obras que mudaram o perfil de grandes rodovias, a duplicação da
Serra do Cafezal, que completa cinco anos de sua conclusão em 2022, aparece
como uma das principais transformações realizadas em um dos mais importantes
corredores viários do País.
Criada
na década de 1960, a Régis Bittencourt já surgiu como uma rodovia asfaltada e
concluiu a maior parte da sua duplicação até a década de 1990. Restavam em
pista simples os 30,5 quilômetros de aclives, declives e muitas curvas da Serra
do Cafezal, trecho cercado por Mata Atlântica.
Acidentes,
ali, eram muito comuns no passado e hoje o trecho de serra ficou bem civilizado
e seguro para o motorista.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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