Nelson Tucci
Diz
o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que tanto dirigir sob a influência de
álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são infrações gravíssimas. O (A)
motorista que for flagrado (a) alcoolizado (a) ou que se recusar a fazer o
teste do bafômetro será multado (a) em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no
período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além
da cassação da CNH. Como se vê, a lei penaliza, mas ainda “dá uma segunda
chance” para os (as) irresponsáveis ao volante que, ao beber, assumem o risco
de matar.
Neste
ano a fiscalização autuou 1.476 condutores por se recusarem ao teste do
etilômetro (popularmente conhecido por bafômetro) nas fiscalizações no estado
de São Paulo. Outros 211 motoristas foram multados ao serem flagrados dirigindo
sob influência de álcool (o Detran não especifica aqui o gênero, mas
historicamente os homens demonstram maior nível de irresponsabilidade ao
volante). Entre janeiro e abril houve abordagens a 34.917 motoristas (contra
23.868 no mesmo período de 2019, na pré-pandemia).
No
Maio Amarelo, mês voltado a campanhas educativas de trânsito, o Detran.SP
promete aumentar em 16% as fiscalizações na Operação Direção Segura Integrada
(ODSI). Estão previstas 33 blitzes no estado. Em abril último foram realizadas
28 operações.
PREVENÇÃO – O objetivo das ações é prevenir e reduzir a quantidade de acidentes e mortes por conta do consumo de álcool combinado com direção, define a autoridade de trânsito. Além do pessoal do Detran.SP, as fiscalizações também atuam com equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Somente
no primeiro quadrimestre deste ano, a quantidade de condutores que realizaram
os testes do etilômetro cresceu 46% em relação a 2019, época anterior à
pandemia. Foram 34.917 motoristas abordados entre janeiro e abril de 2022
contra 23.868 no mesmo período de 2019.
CAOS – Com perdão do
trocadilho, a Caoa transformou a cidade de Jacareí num caos. Isto porque a
empresa, associada à montadora chinesa Chery, decidiu fechar a fábrica no Vale
do Paraíba, interior de São Paulo, anunciando demissão de 480 de seus 600
trabalhadores.
Mobilizados
pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, em assembleia,
trabalhadores aprovaram, na sexta-feira, o início de uma campanha contra o
fechamento da fábrica e pela manutenção dos postos de trabalho. Como parte
dessa campanha, foi aprovada a proposta de abertura de layoff a partir de junho para todos os funcionários da montadora.
Na
mesma assembleia foi aprovada a cobrança do poder público para que medidas
sejam adotadas a fim de barrar o fechamento da fábrica e se preservem os postos
de trabalho na planta de Jacareí. Os trabalhadores rejeitaram, por unanimidade,
a proposta da empresa para demissão dos trabalhadores com o pagamento de três
salários nominais a título de indenização. O resultado da assembleia será
levado pelo sindicato à montadora sino-brasileira em uma nova reunião já
marcada para amanhã, 10.
ENCOLHA – A direção da Caoa Chery informou que o modelo Tiggo 3X sairá de linha e os modelos Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro passarão a ser importados da China. Com isso, a empresa pretende encerrar toda a produção de Jacareí. A alegação é de que a unidade do Vale do Paraíba passará por uma modernização para a produção de carros elétricos, que começaria apenas em 2025.
Após
a assembleia de sexta, os trabalhadores saíram em passeata até a Prefeitura de
Jacareí. Junto com o Sindicato, reivindicaram ao prefeito Izaias Santana (PSDB)
e à Câmara de vereadores a proposição e aprovação de um projeto de lei que
proíba o fechamento da fábrica.
“Não
vamos permitir que a Caoa Chery, que foi amplamente privilegiada com benefícios
fiscais, simplesmente demita os trabalhadores e feche a fábrica na cidade.
Vamos fazer uma grande campanha contra esse total desrespeito aos trabalhadores
e à população de Jacareí, que certamente sofrerá forte impacto com essa medida.
Assim como fizemos na Avibras, em que conseguimos reverter as 420 demissões, vamos
lutar com toda força em defesa dos empregos na Caoa Chery”, bradou Weller
Gonçalves, presidente do sindicato.
LIDERANÇA – Enquanto a
Caoa Chery apanha para driblar a situação de encolhimento no mercado nacional,
a Fiat parece nadar de braçada. Encerrado o mês de abril, a marca italiana
ficou na liderança e desta feita com o modelo Pulse sendo o SUV mais vendido do
país. Junto disto, a Nova Strada continua o veículo mais comercializado.
No
fechamento de abril, a marca alcançou 25,1% de market share, um crescimento de
3,7 p.p. em comparação ao mês anterior. Foram 34.372 unidades emplacadas, mais
de 13 mil unidades à frente da segunda colocada. Todos esses números colocam a
Fiat pelo 16° mês consecutivo na liderança do mercado.
ANFAVEA – A Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) realizou, na semana
última, a cerimônia de posse da nova diretoria para a gestão 2022-2025. O
executivo Márcio de Lima Leite assumiu o cargo de presidente, sucedendo a Luiz
Carlos Moraes (Mercedes-Benz). Leite é vice-presidente de Assuntos Jurídicos,
Tributários e de Relações Institucionais da Stellantis na América do Sul. Ele
será o 20º presidente da entidade em 65 anos de história.
Além
do novo presidente, a diretoria da associação passa a contar com Marina
Willisch (GM) como 1ª vice-presidente – e a primeira mulher a ocupar o cargo –,
Gustavo Bonini (Scania) como vice-presidente tesoureiro e Antônio Calcagnotto
(Audi) como vice-presidente secretário.
O
novo presidente da Anfavea tem 51 anos de idade e 24 de atuação profissional no
setor e vivência por quase uma década nas consultorias KPMG e Deloitte, antes
de ingressar na Fiat.
Nesta
terça, 10, ele fará a primeira coletiva de imprensa para divulgar e comentar os
resultados do primeiro quadrimestre das montadoras instaladas no país.
RESPONSA – José Muñoz,
presidente e COO da Hyundai Motor Company (HMC), passa a fazer parte do
Conselho de gestão da companhia. Em sua nova função, ele será responsável por
impulsionar um maior desempenho em regiões estratégicas, incluindo Europa,
Índia, Oriente Médio e África. Além disso, irá liderar a contratação e a gestão
de talentos globais para recrutar e reter profissionais essenciais para os
novos negócios baseados em tecnologia. Para acelerar e maximizar as operações
globais, ele comandará vendas, serviços e planejamento de produto como parte da
Divisão de Operações de Negócios Globais.
O
executivo vai inaugurar as novas Gerência Global de Portfólio de Produtos e
Diretoria Global de Produtos. Ele continuará como presidente e CEO da Hyundai e
da Genesis Motor para a América do Norte e da Hyundai Motor América. Muñoz fará
parte do Conselho de Administração da Motional, uma joint venture entre a
empresa especializada em tecnologia automotiva Aptiv e o Grupo Hyundai Motor, a
partir de amanhã, 10.
EXECUTIVA – O Waze,
aplicativo de mobilidade urbana colaborativo, anuncia uma nova liderança no
Brasil. Heloisa Pinho é a nova Country Manager da companhia e tem como
responsabilidade expandir a atuação do aplicativo no Brasil.
"Estou
muito contente com o desafio”, diz Heloisa: “Fazer parte do Waze é fazer parte
de uma comunidade de mais de 140 milhões de usuários no mundo que usam diariamente
o aplicativo para se locomoverem e ganharem mais tempo e qualidade de vida.
Nosso objetivo é ajudar a eliminar o trânsito das cidades e tornar o trânsito
mais seguro".
De
acordo com a executiva, assumir a liderança em um dos principais mercados
globais do Waze é uma grande responsabilidade: “Nosso foco esse ano é crescer
ainda mais a base de usuários, aprofundar as parcerias com as marcas e
agências, levar mais segurança para as pessoas através da tecnologia e
continuar valorizando o trabalho da nossa comunidade de usuários que ajuda a
melhorar o aplicativo todos os dias".
CAMINHONEIROS – Ficar longe de casa requer – e muito! – cuidados com a saúde. Pesquisa realizada pelo Clube da Estrada, plataforma de relacionamento com caminhoneiros no país, aponta que apenas 25% desses profissionais avaliam como ótimo ou bom o atendimento de saúde nas estradas brasileiras. A iniciativa, voltada à saúde, ao bem-estar e à inclusão dessa categoria profissional, é administrada pelo Freto, startup que se propõe a conectar “os melhores caminhoneiros às melhores cargas”.
O
levantamento foi realizado em dois dias com 207 caminhoneiros que visitaram uma
das oito unidades do Clube da Estrada espalhadas pelo Brasil. De acordo com os
dados apurados, 71% dos profissionais não possuem plano de saúde – em 2020,
outra pesquisa, realizada pelo Clube da Estrada com 500 caminhoneiros, havia
apontado taxa semelhante, de 70%. Além disso, 23,2% afirmaram já ter tido algum
problema de saúde grave na estrada. A pesquisa atual também revela que 27,5%
nunca fez avaliação médica geral (check up)
ou não o realizou há pelo menos cinco anos.
O
Clube da Estrada oferece atendimentos básicos gratuitos de prevenção, contando
com equipes de saúde. Nos pontos de atendimento é possível aferir a pressão
arterial, medir a glicemia, oximetria, peso e temperatura. A iniciativa também
promove campanhas de vacinação contra a Covid-19 e incentiva os motoristas à
doação de sangue. No último dia 7 de abril, por exemplo, em conscientização ao
Dia Mundial da Saúde, foi organizada uma ação nacional com palestras sobre
alimentação saudável e exercícios físicos.
CÂMERAS – Cerca de 3.000
câmeras, localizadas em pontos estratégicos, auxiliam na mobilidade, segurança,
fluidez, identificação de acidentes, interdições e agilizam o socorro a
motoristas na malha viária sob gerenciamento da Agência de Transporte do Estado
de São Paulo (Artesp). A instalação, manutenção e atualização periódica dos
equipamentos de videomonitoramento estão previstas nos contratos de concessão.
As
câmeras são fundamentais para o direcionamento das equipes de inspeção das
concessionárias e dos agentes de resgate em casos de urgências e emergências. Do
total de 2.966 câmeras distribuídas pelas rodovias sob concessão, mais de 40%
(1.199) possuem a tecnologia IVA (Análise Inteligente de Vídeo), capaz de
detectar todo tipo de movimentos e interferências nas vias, aumentando a
precisão dos atendimentos. Os dados flagrados são utilizados como mapeamento do
tráfego e definição de novos locais que necessitam de investimentos, com
objetivo de disponibilização das melhores condições de segurança e conforto a
quem viaja.
“A
tecnologia está aí e devemos utilizá-la como aliada, para garantir a maior
eficiência no tráfego. Pode ser qualquer tipo de anormalidade, desde um veículo
parado, queda de uma árvore ou carga sobre a faixa de rolamento – nada escapa
do olhar atento dos colaboradores do CCI. O trabalho deles é fundamental na
cooperação para a construção de um trânsito mais seguro”, afirma Milton
Persoli, diretor-geral da Artesp.
ANIMAIS – Muitas vezes
acostumados a seu habitat, que a estrada invadiu, os animais soltos nas
rodovias exigem cuidado redobrado por parte dos motoristas, seja para evitar um
acidente ou não ferir o bicho. Para minimizar o impacto na própria fauna e
trazer mais segurança aos usuários, a Agência de Transporte e as 20
concessionárias que administram as rodovias do estado de São Paulo investem na
instalação de passagens de fauna. Atualmente, a malha concedida possui 345
equipamentos deste tipo, número 5,5% maior que o mantido em 2020, quando eram
327. Além destas, estão em construção ou previstas mais 20 passagens, para
serem finalizadas nos próximos meses.
"É
fundamental desenvolver ações para minimização dos impactos das rodovias sobre
a fauna. Essas medidas ajudam não só a reduzir os atropelamentos de animais,
como também os acidentes, que comprometem a segurança de quem transita pelas
rodovias”, frisa Persoli.
Desde
2003 os contratos da Artesp com as concessionárias exigem que, durante e/ou
após as obras nas rodovias, sejam implantadas passagens de fauna para preservar
a biodiversidade de cada região, possibilitando que os animais que habitam as
florestas e matas cruzem a rodovia sem passar pela faixa de rolamento e sem
comprometer o tráfego de veículos. Podem ser no formato de um viaduto – a
exemplo das instaladas na Rodovia dos Tamoios (SP 99), que são em geral
vegetadas – ou de túneis subterrâneos, galerias e até passarelas suspensas para
animais arborícolas (que habitam as árvores), como por exemplo, os macacos, que
são vistos atravessando as vias por meio dessas passarelas. Nas rodovias
próximas às áreas de mata, os animais silvestres representam a maioria dos
casos de atropelamentos; já perto de locais urbanizados, os domésticos são os
mais afetados. E isto é só o mínimo que as concessionárias devem fazer.
EDUCAR – A Fundação
Educar (www.fundacaoeducar.org.br),
investimento social da DPaschoal atuando em prol da educação e cidadania, abriu
as inscrições para a Academia Educar Online. O projeto que chega à segunda
edição virtual trabalha com foco no protagonismo juvenil, desenvolvimento
pessoal e habilidades socioemocionais.
Podem
se inscrever no site www.academiaeducar.com
jovens de 13 a 18 anos, estudantes de escolas públicas, incluindo os colégios
técnicos. A formação gratuita será on-line, por meio da plataforma Zoom, todas
quintas-feiras, das 18h30 às 20 horas, e em um outro dia da semana que será
combinado por cada participante com seu mentor. São 200 vagas e os interessados
devem fazer as inscrições até 10 de maio.
Os
participantes irão vivenciar uma jornada dinâmica com oficinas, projeto-desafio
e mentoria. O objetivo da fundação com a academia é formar jovens protagonistas
e cidadãos capazes de transformar a sua realidade, a de suas escolas e
comunidades. A metodologia tem como base pedagógica o conceito de protagonismo
juvenil do Professor Antonio Carlos Gomes da Costa e “Os quatro pilares da
Educação” (Unesco): Aprender a Ser, Aprender a Aprender, Aprender a Conviver e
Aprender a Fazer.
MULHERES – Maioria na população, as mulheres ocupam, atualmente, 14% das posições nos Conselhos de Administração das Companhias instaladas no Brasil. Se forem excluídas as suplentes e herdeiras, essa participação cai (ainda mais) para 4%. Índice baixíssimo, especialmente quando o IBGE (2019) apontou que 51,8% da população brasileira é de mulheres.
Para
debater a questão de falta de representatividade nos Conselhos, o grupo
“Conselhos de Conselheira” promoverá a live “A Comunicação como agente
transformador da participação de mulheres em Conselhos”. Deste evento,
gratuito, participarão Rochana Grossi (jornalista, mestre em marketing de
serviços, especialista em valoração econômica ambiental e finanças aplicadas,
certificada em Gestão de Riscos), como mediadora; Mariana Barbosa (jornalista,
editora no jornal O Globo); Kika Ricciardi (Conselheira de Administração) e
Nelson Tucci (jornalista, MBA em Comunicação e Relações com Investidores,
editor de Veículos & Negócios / Jornal Perspectiva e colunista de
Sustentabilidade nos Portais Acionista e Plurale).
A
live será no dia 18 próximo, às 20 horas. Acesse www.sympla.com.br/a-comunicacao-como-agente-transformador-da-participacao-de-mulheres-em-conselhos__1569481
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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