segunda-feira, 9 de maio de 2022

Entre bêbados e equilibristas

Divulgação                              Fiscalização visa prevenção e redução de acidentes

Nelson Tucci

Diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são infrações gravíssimas. O (A) motorista que for flagrado (a) alcoolizado (a) ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro será multado (a) em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH. Como se vê, a lei penaliza, mas ainda “dá uma segunda chance” para os (as) irresponsáveis ao volante que, ao beber, assumem o risco de matar.

Neste ano a fiscalização autuou 1.476 condutores por se recusarem ao teste do etilômetro (popularmente conhecido por bafômetro) nas fiscalizações no estado de São Paulo. Outros 211 motoristas foram multados ao serem flagrados dirigindo sob influência de álcool (o Detran não especifica aqui o gênero, mas historicamente os homens demonstram maior nível de irresponsabilidade ao volante). Entre janeiro e abril houve abordagens a 34.917 motoristas (contra 23.868 no mesmo período de 2019, na pré-pandemia).

No Maio Amarelo, mês voltado a campanhas educativas de trânsito, o Detran.SP promete aumentar em 16% as fiscalizações na Operação Direção Segura Integrada (ODSI). Estão previstas 33 blitzes no estado. Em abril último foram realizadas 28 operações.


PREVENÇÃO – O objetivo das ações é prevenir e reduzir a quantidade de acidentes e mortes por conta do consumo de álcool combinado com direção, define a autoridade de trânsito. Além do pessoal do Detran.SP, as fiscalizações também atuam com equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Somente no primeiro quadrimestre deste ano, a quantidade de condutores que realizaram os testes do etilômetro cresceu 46% em relação a 2019, época anterior à pandemia. Foram 34.917 motoristas abordados entre janeiro e abril de 2022 contra 23.868 no mesmo período de 2019.


Divulgação                              Sindicato organiza protestos contra demissões

CAOS – Com perdão do trocadilho, a Caoa transformou a cidade de Jacareí num caos. Isto porque a empresa, associada à montadora chinesa Chery, decidiu fechar a fábrica no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, anunciando demissão de 480 de seus 600 trabalhadores.

Mobilizados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, em assembleia, trabalhadores aprovaram, na sexta-feira, o início de uma campanha contra o fechamento da fábrica e pela manutenção dos postos de trabalho. Como parte dessa campanha, foi aprovada a proposta de abertura de layoff a partir de junho para todos os funcionários da montadora.

Na mesma assembleia foi aprovada a cobrança do poder público para que medidas sejam adotadas a fim de barrar o fechamento da fábrica e se preservem os postos de trabalho na planta de Jacareí. Os trabalhadores rejeitaram, por unanimidade, a proposta da empresa para demissão dos trabalhadores com o pagamento de três salários nominais a título de indenização. O resultado da assembleia será levado pelo sindicato à montadora sino-brasileira em uma nova reunião já marcada para amanhã, 10.


ENCOLHA – A direção da Caoa Chery informou que o modelo Tiggo 3X sairá de linha e os modelos Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro passarão a ser importados da China. Com isso, a empresa pretende encerrar toda a produção de Jacareí. A alegação é de que a unidade do Vale do Paraíba passará por uma modernização para a produção de carros elétricos, que começaria apenas em 2025.

Após a assembleia de sexta, os trabalhadores saíram em passeata até a Prefeitura de Jacareí. Junto com o Sindicato, reivindicaram ao prefeito Izaias Santana (PSDB) e à Câmara de vereadores a proposição e aprovação de um projeto de lei que proíba o fechamento da fábrica.

“Não vamos permitir que a Caoa Chery, que foi amplamente privilegiada com benefícios fiscais, simplesmente demita os trabalhadores e feche a fábrica na cidade. Vamos fazer uma grande campanha contra esse total desrespeito aos trabalhadores e à população de Jacareí, que certamente sofrerá forte impacto com essa medida. Assim como fizemos na Avibras, em que conseguimos reverter as 420 demissões, vamos lutar com toda força em defesa dos empregos na Caoa Chery”, bradou Weller Gonçalves, presidente do sindicato.


Divulgação               SUV Pulse surpreende nas vendas e lidera mercado

LIDERANÇA – Enquanto a Caoa Chery apanha para driblar a situação de encolhimento no mercado nacional, a Fiat parece nadar de braçada. Encerrado o mês de abril, a marca italiana ficou na liderança e desta feita com o modelo Pulse sendo o SUV mais vendido do país. Junto disto, a Nova Strada continua o veículo mais comercializado.

No fechamento de abril, a marca alcançou 25,1% de market share, um crescimento de 3,7 p.p. em comparação ao mês anterior. Foram 34.372 unidades emplacadas, mais de 13 mil unidades à frente da segunda colocada. Todos esses números colocam a Fiat pelo 16° mês consecutivo na liderança do mercado.


Divulgação         Márcio Leite foi empossado na associação das montadoras

ANFAVEA – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) realizou, na semana última, a cerimônia de posse da nova diretoria para a gestão 2022-2025. O executivo Márcio de Lima Leite assumiu o cargo de presidente, sucedendo a Luiz Carlos Moraes (Mercedes-Benz). Leite é vice-presidente de Assuntos Jurídicos, Tributários e de Relações Institucionais da Stellantis na América do Sul. Ele será o 20º presidente da entidade em 65 anos de história.

Além do novo presidente, a diretoria da associação passa a contar com Marina Willisch (GM) como 1ª vice-presidente – e a primeira mulher a ocupar o cargo –, Gustavo Bonini (Scania) como vice-presidente tesoureiro e Antônio Calcagnotto (Audi) como vice-presidente secretário.


Divulgação   Marina Willisch é a primeira mulher a ocupar a VP na história

O novo presidente da Anfavea tem 51 anos de idade e 24 de atuação profissional no setor e vivência por quase uma década nas consultorias KPMG e Deloitte, antes de ingressar na Fiat.

Nesta terça, 10, ele fará a primeira coletiva de imprensa para divulgar e comentar os resultados do primeiro quadrimestre das montadoras instaladas no país.


Divulgação   Espanhol é engenheiro nuclear e já passou pela Nissan e Toyota

RESPONSA – José Muñoz, presidente e COO da Hyundai Motor Company (HMC), passa a fazer parte do Conselho de gestão da companhia. Em sua nova função, ele será responsável por impulsionar um maior desempenho em regiões estratégicas, incluindo Europa, Índia, Oriente Médio e África. Além disso, irá liderar a contratação e a gestão de talentos globais para recrutar e reter profissionais essenciais para os novos negócios baseados em tecnologia. Para acelerar e maximizar as operações globais, ele comandará vendas, serviços e planejamento de produto como parte da Divisão de Operações de Negócios Globais.

O executivo vai inaugurar as novas Gerência Global de Portfólio de Produtos e Diretoria Global de Produtos. Ele continuará como presidente e CEO da Hyundai e da Genesis Motor para a América do Norte e da Hyundai Motor América. Muñoz fará parte do Conselho de Administração da Motional, uma joint venture entre a empresa especializada em tecnologia automotiva Aptiv e o Grupo Hyundai Motor, a partir de amanhã, 10.


Divulgação    Executiva é publicitária e pós-graduada em marketing

EXECUTIVA – O Waze, aplicativo de mobilidade urbana colaborativo, anuncia uma nova liderança no Brasil. Heloisa Pinho é a nova Country Manager da companhia e tem como responsabilidade expandir a atuação do aplicativo no Brasil.

"Estou muito contente com o desafio”, diz Heloisa: “Fazer parte do Waze é fazer parte de uma comunidade de mais de 140 milhões de usuários no mundo que usam diariamente o aplicativo para se locomoverem e ganharem mais tempo e qualidade de vida. Nosso objetivo é ajudar a eliminar o trânsito das cidades e tornar o trânsito mais seguro".

De acordo com a executiva, assumir a liderança em um dos principais mercados globais do Waze é uma grande responsabilidade: “Nosso foco esse ano é crescer ainda mais a base de usuários, aprofundar as parcerias com as marcas e agências, levar mais segurança para as pessoas através da tecnologia e continuar valorizando o trabalho da nossa comunidade de usuários que ajuda a melhorar o aplicativo todos os dias".


CAMINHONEIROS – Ficar longe de casa requer – e muito! – cuidados com a saúde. Pesquisa realizada pelo Clube da Estrada, plataforma de relacionamento com caminhoneiros no país, aponta que apenas 25% desses profissionais avaliam como ótimo ou bom o atendimento de saúde nas estradas brasileiras. A iniciativa, voltada à saúde, ao bem-estar e à inclusão dessa categoria profissional, é administrada pelo Freto, startup que se propõe a conectar “os melhores caminhoneiros às melhores cargas”.

O levantamento foi realizado em dois dias com 207 caminhoneiros que visitaram uma das oito unidades do Clube da Estrada espalhadas pelo Brasil. De acordo com os dados apurados, 71% dos profissionais não possuem plano de saúde – em 2020, outra pesquisa, realizada pelo Clube da Estrada com 500 caminhoneiros, havia apontado taxa semelhante, de 70%. Além disso, 23,2% afirmaram já ter tido algum problema de saúde grave na estrada. A pesquisa atual também revela que 27,5% nunca fez avaliação médica geral (check up) ou não o realizou há pelo menos cinco anos.

O Clube da Estrada oferece atendimentos básicos gratuitos de prevenção, contando com equipes de saúde. Nos pontos de atendimento é possível aferir a pressão arterial, medir a glicemia, oximetria, peso e temperatura. A iniciativa também promove campanhas de vacinação contra a Covid-19 e incentiva os motoristas à doação de sangue. No último dia 7 de abril, por exemplo, em conscientização ao Dia Mundial da Saúde, foi organizada uma ação nacional com palestras sobre alimentação saudável e exercícios físicos.


Divulgação                     Monitoramento é fundamental para agilizar socorro

CÂMERAS – Cerca de 3.000 câmeras, localizadas em pontos estratégicos, auxiliam na mobilidade, segurança, fluidez, identificação de acidentes, interdições e agilizam o socorro a motoristas na malha viária sob gerenciamento da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A instalação, manutenção e atualização periódica dos equipamentos de videomonitoramento estão previstas nos contratos de concessão.

As câmeras são fundamentais para o direcionamento das equipes de inspeção das concessionárias e dos agentes de resgate em casos de urgências e emergências. Do total de 2.966 câmeras distribuídas pelas rodovias sob concessão, mais de 40% (1.199) possuem a tecnologia IVA (Análise Inteligente de Vídeo), capaz de detectar todo tipo de movimentos e interferências nas vias, aumentando a precisão dos atendimentos. Os dados flagrados são utilizados como mapeamento do tráfego e definição de novos locais que necessitam de investimentos, com objetivo de disponibilização das melhores condições de segurança e conforto a quem viaja.

“A tecnologia está aí e devemos utilizá-la como aliada, para garantir a maior eficiência no tráfego. Pode ser qualquer tipo de anormalidade, desde um veículo parado, queda de uma árvore ou carga sobre a faixa de rolamento – nada escapa do olhar atento dos colaboradores do CCI. O trabalho deles é fundamental na cooperação para a construção de um trânsito mais seguro”, afirma Milton Persoli, diretor-geral da Artesp.


Divulgação              Proteger a fauna é obrigação de concessionárias

ANIMAIS – Muitas vezes acostumados a seu habitat, que a estrada invadiu, os animais soltos nas rodovias exigem cuidado redobrado por parte dos motoristas, seja para evitar um acidente ou não ferir o bicho. Para minimizar o impacto na própria fauna e trazer mais segurança aos usuários, a Agência de Transporte e as 20 concessionárias que administram as rodovias do estado de São Paulo investem na instalação de passagens de fauna. Atualmente, a malha concedida possui 345 equipamentos deste tipo, número 5,5% maior que o mantido em 2020, quando eram 327. Além destas, estão em construção ou previstas mais 20 passagens, para serem finalizadas nos próximos meses.

"É fundamental desenvolver ações para minimização dos impactos das rodovias sobre a fauna. Essas medidas ajudam não só a reduzir os atropelamentos de animais, como também os acidentes, que comprometem a segurança de quem transita pelas rodovias”, frisa Persoli.

Desde 2003 os contratos da Artesp com as concessionárias exigem que, durante e/ou após as obras nas rodovias, sejam implantadas passagens de fauna para preservar a biodiversidade de cada região, possibilitando que os animais que habitam as florestas e matas cruzem a rodovia sem passar pela faixa de rolamento e sem comprometer o tráfego de veículos. Podem ser no formato de um viaduto – a exemplo das instaladas na Rodovia dos Tamoios (SP 99), que são em geral vegetadas – ou de túneis subterrâneos, galerias e até passarelas suspensas para animais arborícolas (que habitam as árvores), como por exemplo, os macacos, que são vistos atravessando as vias por meio dessas passarelas. Nas rodovias próximas às áreas de mata, os animais silvestres representam a maioria dos casos de atropelamentos; já perto de locais urbanizados, os domésticos são os mais afetados. E isto é só o mínimo que as concessionárias devem fazer.


Divulgação                                   Podem se inscrever jovens de 13 a 18 anos

EDUCAR – A Fundação Educar (www.fundacaoeducar.org.br), investimento social da DPaschoal atuando em prol da educação e cidadania, abriu as inscrições para a Academia Educar Online. O projeto que chega à segunda edição virtual trabalha com foco no protagonismo juvenil, desenvolvimento pessoal e habilidades socioemocionais.

Podem se inscrever no site www.academiaeducar.com jovens de 13 a 18 anos, estudantes de escolas públicas, incluindo os colégios técnicos. A formação gratuita será on-line, por meio da plataforma Zoom, todas quintas-feiras, das 18h30 às 20 horas, e em um outro dia da semana que será combinado por cada participante com seu mentor. São 200 vagas e os interessados devem fazer as inscrições até 10 de maio.

Os participantes irão vivenciar uma jornada dinâmica com oficinas, projeto-desafio e mentoria. O objetivo da fundação com a academia é formar jovens protagonistas e cidadãos capazes de transformar a sua realidade, a de suas escolas e comunidades. A metodologia tem como base pedagógica o conceito de protagonismo juvenil do Professor Antonio Carlos Gomes da Costa e “Os quatro pilares da Educação” (Unesco): Aprender a Ser, Aprender a Aprender, Aprender a Conviver e Aprender a Fazer.


Divulgação                                       Live será no próximo dia 18, às 20 horas

MULHERES – Maioria na população, as mulheres ocupam, atualmente, 14% das posições nos Conselhos de Administração das Companhias instaladas no Brasil. Se forem excluídas as suplentes e herdeiras, essa participação cai (ainda mais) para 4%. Índice baixíssimo, especialmente quando o IBGE (2019) apontou que 51,8% da população brasileira é de mulheres.

Para debater a questão de falta de representatividade nos Conselhos, o grupo “Conselhos de Conselheira” promoverá a live “A Comunicação como agente transformador da participação de mulheres em Conselhos”. Deste evento, gratuito, participarão Rochana Grossi (jornalista, mestre em marketing de serviços, especialista em valoração econômica ambiental e finanças aplicadas, certificada em Gestão de Riscos), como mediadora; Mariana Barbosa (jornalista, editora no jornal O Globo); Kika Ricciardi (Conselheira de Administração) e Nelson Tucci (jornalista, MBA em Comunicação e Relações com Investidores, editor de Veículos & Negócios / Jornal Perspectiva e colunista de Sustentabilidade nos Portais Acionista e Plurale).

A live será no dia 18 próximo, às 20 horas. Acesse www.sympla.com.br/a-comunicacao-como-agente-transformador-da-participacao-de-mulheres-em-conselhos__1569481


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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