Nelson Tucci
A
associação das montadoras de automóveis, Anfavea, aproximou-se muito do
governo. Talvez nunca estivesse longe, mas agora a coisa é por demais aparente.
Depois de realizar a cerimônia de posse da nova diretoria em Brasília, Márcio
Leite procurou o ministro Paulo Guedes, da Economia, para agendar um diálogo,
afirmando que o setor produtivo brasileiro precisa ser reorganizado e, com
isto, o automotivo. Lembrando que este setor sozinho representa 20% do PIB
industrial brasileiro.
“Nós
não vamos pedir nada ao governo. O Brasil e o setor precisam discutir novas
oportunidades e esta é uma conversa boa de ter; não podemos perder o timing”, disse o presidente da Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Na
reunião com Guedes, o dirigente da associação pretende tratar de
competitividade (leia-se Custo Brasil), semicondutores e nacionalização de
insumos. “Um país que tem capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de veículos
deve olhar para o que é essencial nessa cadeia de valor”, concluiu Leite.
DEMISSÕES – Caoa Chery e Sindicato dos Metalúrgicos finalmente chegaram a um acordo acerca da situação dos trabalhadores da fábrica de Jacareí/SP. A fábrica ficará com a produção paralisada até 2025. De acordo com o sindicato, os 480 trabalhadores que seriam demitidos estarão em um pacote negociado visando a estabilidade de emprego.
Desde
2017, quando se estabeleceu no país com sua parceria com a Caoa, a chinesa
Chery fez 10 lançamentos.
CARGO – A Latam Cargo, empresa de transporte de cargas do Grupo Latam, acaba de ampliar em 40% a sua capacidade de transporte em voos entre Recife e São Paulo/Guarulhos em maio de 2022, quando comparado com o mês anterior. Alguns voos dessa rota voltam a ser operados com aeronaves Boeing 767-300, que favorecem o envio de autopeças, eletrônicos e têxteis para diversas regiões do Brasil.
“Estamos
sempre atentos às oportunidades de mercado. Diante do processo de retomada do
mercado doméstico, cresce a demanda pelo transporte aéreo de cargas. Com isso,
conseguimos fortalecer nossa operação doméstica com a ampliação de destinos,
aumento da oferta de voos e inclusão de aeronaves wide body em alguns voos de determinadas rotas, como Recife-São
Paulo/Guarulhos. Em Pernambuco, a companhia também inaugurou a rota cargueira
entre Cidade do México e Recife. Assim, podemos oferecer aos clientes melhores
soluções logísticas, a partir da nossa conexão com outros destinos domésticos e
internacionais e com alta capacidade de transporte”, explica Otávio Meneguette,
diretor da Latam Cargo no Brasil.
VENDAS – As vendas
financiadas de veículos em abril de 2022 somaram 422 mil unidades, entre novos
e usados, de acordo com dados da B3 (Bolsa de Valores do Brasil). O número, que
inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa queda de 9,8% se
comparado a abril de 2021, quando os financiamentos de veículos somaram 467 mil
unidades. A mesma retração de 9,8% foi registrada na comparação com março de
2022.
Apesar
da queda no número total de veículos, houve um aumento de 4,4% no número de
financiamentos por dia útil em comparação com o mês anterior. Isso ocorre
porque abril teve três dias úteis a menos que março. Essa recuperação foi
puxada principalmente pelo crescimento de 7% no financiamento de veículos novos
na média por dia útil.
O
segmento de motos cresceu 5,2% perante o ano anterior, com 92 mil unidades financiadas.
Em comparação com março de 2022, porém, houve queda de 10,1%.
BARCO – O potencial
para o lazer náutico tem impulsionado o Brasil a evoluir com sua indústria,
aprimorando tecnologias. Com cerca de um milhão de embarcações navegando pela
costa e uma movimentação que ultrapassou R$ 2 bilhões em 2021, segundo a
Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar),o
crescimento da náutica gira em torno de 10% a 20% em termos de comercialização
ao ano (especialmente, a partir de 2019, pré-pandemia).
Barcos
na categoria de 30 pés, por exemplo, que antes eram considerados produtos
básicos apenas para navegar, hoje se tornaram verdadeiras "casas sobre as
águas" graças às implementações tecnológicas e ao desenvolvimento da engenharia
no setor. Premiada em 2021 como o melhor barco da categoria Diversão pelo
Prêmio Bombarco Baleia de Ouro, considerado o Oscar do setor náutico
brasileiro, a lancha Focker 333 Gran Turismo, da fabricante nacional Fibrafort,
hoje uma das vedetes do território nacional.
“A
Focker 333 Gran Turismo traz o design esportivo de luxo e características da
linha de iates, o que proporciona beleza e um conforto, além de aproveitamento
máximo durante a navegação”, explica o coordenador de negócios da Fibrafort,
Thiago Fagundes. O barco, que custa a partir de R$ 895.000, é uma edição
comemorativa dos 30 anos do estaleiro brasileiro e exemplo da qualidade de seus
produtos comercializados no Brasil e no exterior.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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