Nelson Tucci
Os
serviços públicos presenciais estarão suspensos hoje e na terça-feira, 1º, em
São Paulo. Os postos do Poupatempo também fazem parte da relação, em
atendimento ao decreto que estabeleceu ponto facultativo nas repartições
públicas do estado na segunda e terça de Carnaval, com a retomada do expediente
após as 12 horas da quarta-feira de Cinzas.
No
Rodoanel é prevista a circulação de 800 mil veículos nos trechos Sul e Leste do
Rodoanel Mario Covas. O maior volume para o retorno à capital deverá ocorrer na
terça, das 16h às 20 h. Em caso de dúvida ou de atendimento na via, o usuário
pode entrar em contato com a SPMar pelo 0800 774 88 77 ou por meio dos 192
telefones de emergências situados a cada quilometro da rodovia.
MARCHA LENTA – Em nota distribuída à imprensa, a Yamaha Motor da Amazônia informa que reduzirá “parcial e temporariamente suas atividades, de 3 de março até 31 de maio, regressando ao ritmo normal no dia 1º de junho”.
A
montadora justifica a medida “em vista da necessidade de ajuste da produção ao
fluxo de recebimento de insumos”.
LAYOFF – Os metalúrgicos da Caoa Chery, em Jacareí/SP, aprovaram em assembleia, na sexta-feira, 25, a proposta apresentada pela montadora para adoção de layoff na fábrica. A aprovação, entretanto, está condicionada à aceitação da empresa ao pagamento do 13º salário aos trabalhadores que tiverem o contrato temporariamente suspenso.
A
proposta da Caoa Chery prevê 52 dias de layoff,
podendo ser encerrado ou estendido de acordo com a situação do mercado, 60 dias
de estabilidade durante e após a volta ao trabalho e o pagamento de 100% do
salário líquido. A fábrica possui cerca de 700 funcionários.
ACIDENTES – De acordo com
os novos dados do Infosiga SP (sistema do governo do estado gerenciado pelo
programa Respeito à Vida e Detran.SP), a região de Santos teve queda de 13% no
número total de acidentes com vítimas, que incluem ocorrências não fatais na
comparação entre janeiro de 2021 com 2022, de 724 para 627 ocorrências.
Já
nas mortes no trânsito na comparação entre os meses de janeiro de 2021 e de
2022 houve um aumento de 15%. Foram apontadas 13 ocorrências fatais no ano
passado contra 15 no primeiro mês deste ano.
O
estado de São Paulo teve queda de 10% nas mortes no trânsito na comparação
entre os meses de janeiro de 2021 e 2022. Foram apontadas 362 ocorrências
fatais no ano passado contra 326 no primeiro mês deste ano.
LUCRO – Nem só de liderança de vendas vive a Stellantis na América do Sul. A companhia, que controla as marcas Fiat, Jeep e Peugeot, alcançou também resultados financeiros recordes em seu primeiro ano de história, conforme mostrou em apresentação a jornalistas e investidores na última semana. Os números levam em conta o histórico do Grupo PSA e da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), empresas que originaram o conglomerado, oficializado em janeiro de 2021.
Globalmente,
no ano passado, a organização acelerou o lucro líquido em 179%, para € 13,2 bilhões em 2021. O resultado é ainda mais
expressivo ao levar em conta o contexto pandêmico e de escassez de
semicondutores, que afetou a produção de veículos em todo o mundo. O lucro
operacional, aquele obtido só do negócio principal da Stellantis (ou seja, a
produção de veículos), somou € 15,2 bilhões,
em alta de 106%.
FERRARI – “Os resultados
financeiros recordes de 2021 demonstram mais uma vez a força de nosso modelo de
negócios. Gerenciamos uma impressionante quantidade de pedidos em linha com a
nossa estratégia de buscar um crescimento controlado e preservar a
exclusividade de nossa marca”, comentou Benedetto Vigna, CEO da Ferrari:
“Registramos crescimento de dois dígitos em todos os principais indicadores
financeiros, superando nossas expectativas, e uma margem Ebitda ainda mais
expressiva em um nível recorde de 35,9%. Com base nisso, estamos ansiosos por
aproveitar as oportunidades à frente e felizes por compartilhar nossos planos
futuros em 16 de junho em Maranello durante o nosso dia de mercado de capitais”.
O
ano de 2021 para a Ferrari fechou com 11.155 unidades entregues, aumento de
22,3% ou 2.036 unidades a mais sobre o ano anterior, apurando receita líquida
de 4,27 bilhões de euros, o que representa crescimento de 23,4% sobre o ano
anterior e 13,4% versus 2019. O lucro líquido foi de 833 milhões de euros.
BUSINESS – Depois de registrar receita próxima a R$ 15 bilhões em 2021, a distribuidora de combustíveis ALE pretende superar essa marca neste ano, a partir da comercialização de 4 bilhões de litros de combustíveis.
A
meta da companhia é conquistar 300 novos negócios, entre postos e grandes
consumidores (COF), segmento composto por empresas com alta demanda para
abastecimento de frotas e equipamentos, locadoras de veículos, transportadoras,
agroindústrias, mineradoras, fazendas, entre outras.
CONSÓRCIOS – No primeiro
mês do ano, em que o sistema de consórcios completa seu 60º aniversário, os
resultados seguiram o ritmo de crescimento vivenciado durante 2021. Com as
vendas somando 305,39 mil cotas, 19,5% acima das 255,66 mil, anotadas em
janeiro do ano passado, que, aliado ao aumento de 5,3% do tíquete médio, cuja
evolução foi de R$ 57,28 mil (jan. 2021) para R$ 60,30 mil (jan. 2022),
resultou em R$ 18,42 bilhões em negócios realizados, com 25,8% mais que os R$
14,64 bilhões contabilizados há um ano.
Foram
registrados ainda 28,4% de alta no total de consorciados contemplados do mês,
ao saltar de 103,51 mil (jan. 2021) para 132,87 mil (jan. 2022), correspondendo
ao aumento de 22,7% nos créditos concedidos, consequente da evolução de R$ 4,93
bilhões (jan. 2021) para R$ 6,05 bilhões (jan. 2022).
“Depois
de registrar recordes históricos no ano passado, o sistema de consórcios
confirmou sua presença junto ao mercado consumidor em janeiro, continuando a
crescer em todos os setores onde está presente, mesmo considerando que se trata
de um mês de férias”, esclarece Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da
ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.
USADOS – O mercado brasileiro de automóveis 0 Km teve um comportamento atípico em 2021, encolhendo 1% nas vendas de carros de passeio e comerciais leves. Atribuiu-se a esse resultado a falta de alguns modelos compactos 0 Km, que, em virtude do desabastecimento de semicondutores, foram preteridos nas linhas de montagem. Os respectivos fabricantes enfatizaram a produção de modelos com maior valor agregado, deixando os clientes de modelos mais acessíveis em longas filas de espera. As maiores vítimas foram justamente os hatches compactos.
Por
outro lado, os seminovos transformaram-se em coqueluche. O cidadão chegava a
uma concessionária com o intuito de adquirir um modelo 1.0 0 Km... e ouvia que
o prazo de entrega era de 3 ou 4 meses. O que ele fazia? Pesquisava algum
modelo para pronta-entrega.
A
Mobiauto mapeou essa jornada durante todo o ano de 2021 e traz, agora, o
resultado de um levantamento exclusivo: quais os modelos desse segmento que
foram mais anunciados na plataforma? Quais os mais procurados? No cruzamento
entre oferta e demanda, portanto, quais os mais “fáceis de vender”? De acordo
com a pesquisa, o Volkswagen Gol foi o campeão de volume de ofertas, com 26,59%
de todos os anúncios desse segmento. Em seguida apareceu o Renault Kwid (24,08%
dos anúncios), com o Hyundai HB20 na terceira posição (13,31%).
DOAÇÃO – A população de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, assim sente os efeitos das chuvas que deixaram vítimas fatais e muitas famílias desabrigadas. O município decretou estado de calamidade pública. A Volkswagen Caminhões e Ônibus (que hoje tem fatia de 30% do mercado nacional) e a Fundação Grupo Volkswagen se uniram à mobilização em prol da população da cidade, direcionando R$ 70 mil em doações financeiras para a Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe) e para Associação SOS Serra.
Os
recursos serão utilizados para a compra de itens essenciais, como alimentos,
roupas, itens de higiene e de limpeza, por exemplo. A Afipe é uma organização
local que atua, desde 1966, na assistência a pessoas em situação de
vulnerabilidade. Já a SOS Serra foi criada no começo de 2021 com a intenção de
auxiliar bairros de grande vulnerabilidade social e alimentar de Petrópolis em
razão da pandemia.
Caso
também queira contribuir, você pode doar diretamente à Afipe utilizando a chave
Pix 27.972.892/0001-49 (CNPJ) ou acessando o site da organização. No caso da
SOS Serra, a chave Pix a ser utilizada é (24) 99303-8885 (celular).
DIRETORIA – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) terá a primeira mulher ocupando a vice-presidente da entidade, a partir do próximo mês. É Marina Willisch, vice-presidente de Public Affairs, Comunicação e ESG da General Motors para América do Sul. Ela integra a chapa (única) encabeçada por Márcio de Lima Leite, diretor Jurídico e de Relações Institucionais da Stellantis, que fará a gestão da Anfavea no período 2022/2026. A eleição ocorrerá no dia 10 de março, mas terá efeito de ratificação do resultado, uma vez que se trata de uma chapa de consenso. A posse será em 15 de abril.
MULHER – O Grupo Volkswagen indicou Priscilla Cortezze, atual diretora de Comunicação e Sustentabilidade da VW no Brasil, para o cargo de diretora global de comunicação corporativa. Ele se mudará em maio para Wolfsburg, Alemanha, de onde se reportará à Nicole Mommsen, diretora de comunicação do grupo.
Ela
é a primeira profissional brasileira a desempenhar um papel de liderança global
na comunicação da companhia.
INTERMODAL – De 15 a 17 de março ocorrerá a Intermodal South America, no São Paulo Expo – SP. Evento presencial exigirá o uso de máscaras e comprovante de esquema vacinal completo contra a Covid-19. Informações em www.intermodal.com.br
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário