segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Venda de usados também sobe

Divulgação            Foram 929.740 carros comercializados em outubro

Nelson Tucci

A venda de carros usados e seminovos cresceu 6,92% no mês de outubro. Foram 929.740 carros comercializados no período, contra as 869.551 unidades de setembro. Quando comparado com o mesmo mês do ano passado, outubro registrou aumento de 5,97% nas vendas.  As informações são da Fenabrave, a Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores.

"Esse impacto aquece todo o setor. Apesar do cenário ainda incerto devido a pandemia, a previsão é que os números se mantenham positivos, já que esse nicho do mercado acelerou a digitalização para oferecer novas possibilidades de negócios de forma 100% segura, rápida e eficiente", destaca Diego Fischer, CEO da Carupi.

Segundo o executivo, o consumidor tem utilizado cada vez mais os canais digitais para comprar e vender veículos usados: "A negociação à moda antiga não é a melhor opção agora. Além de ser segura, a comercialização online é uma ferramenta importante para não perder tempo e dinheiro e aumentar o número de interessados em fechar a venda rapidamente".


ESTÁGIO – A Hyundai Motor Brasil está com inscrições abertas para o Programa Acelera, com vagas em São Paulo/SP, onde está localizado o escritório comercial da montadora, e em Piracicaba/SP, cidade em que está instalada a fábrica que produz a família de veículos compactos HB20 e o SUV compacto Creta.

Ao todo são 27 vagas de estágio para alunos do nível superior e 10 para estudantes do ensino médio de escolas públicas, que poderão atuar em diversas áreas, entre elas, compras, recursos humanos, vendas, marketing, relações públicas, produção e pesquisa e desenvolvimento. A montadora recrutará também 20 aprendizes que estejam cursando o ensino técnico na região de Piracicaba/SP. O programa de estágio a ser iniciado em 2021 tem duração de até dois anos, período em que o estudante é convidado a dividir seu tempo entre atividades práticas da área de atuação, de um projeto específico de melhoria, além de ações de impacto para a comunidade, ou seja, uma oportunidade de desenvolver-se do ponto de vista técnico, profissional e social.

“Com o Programa Acelera, queremos criar uma aceleradora de carreiras, seja para aproveitamento interno ou para contribuir com a comunidade com profissionais capacitados que possuam valores fortes de colaboração, superação e foco no cliente. É energia, criatividade e prática caminhando lado a lado”, afirma Fernando Vaz, diretor-adjunto de Recursos Humanos da Hyundai Motor Brasil. Os interessados devem cadastrar seu currículo em https://trabalheconosco.vagas.com.br/hyundai/jovens-talentos até hoje, 30.


Divulgação                      Modelo KX 250 2021: para o topa-tudo!

LANÇAMENTO – Uma força ao sonho dos aventureiros, trilheiros, endureiros e todos os apaixonados por acelerar em meio à natureza, enfrentando as adversidades que encontram pelo caminho, superando os desafios e também se divertindo. Chega a Kawazaki modelo KX 250 para o topa-tudo.

Baseada em sua versão homônima de MX, a KX 250 recebeu ajustes importantes para transpor trechos de pedras, cruzar rios, encarar morros íngremes, trilhas fechadas e até alguns saltos, como os encontrados em provas de rally, enduro e cross country.


RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos veículos Mobi e Grand Siena, abaixo identificados. A FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Identificação – Mobi ano/modelo 2020 número de chassis (não sequenciais - últimos seis dígitos) de 691172 a 696630;

Grand Siena ano/modelo 2021 número de chassis (não sequenciais - últimos seis dígitos) de 391702 a 392647.

A empresa informa ter identificado a possibilidade do desprendimento da parte superior dos retrovisores e a movimentação inesperada dos espelhos, comprometendo a visibilidade do motorista e potencializando a ocorrência de acidentes. Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca, a partir do dia 7, a substituição dos retrovisores externos dos veículos envolvidos. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 707 1000 e o site www.fiat.com.br


RECALL 2 – Os proprietários dos veículos HB20 e Creta, fabricados entre 2/3 e 8/3/2020, modelo/ano 2020/2020, com números de chassis abaixo identificados estão convocados pela Hyundai Motor Brasil para recall.

Identificação dos veículos envolvidos – HB20 número de chassis (últimos oito dígitos) de HL062582 a LP075793;

Creta número de chassis (últimos oito dígitos) de LP179040 a LP181272.

A empresa afirma ter identificado a contaminação do fluido de freio utilizado na linha de produção de um lote de veículos que poderá afetar o funcionamento do cilindro mestre do freio dos mesmos, causando redução de desempenho de frenagem quando ocorrer o acionamento do pedal de forma lenta e suave. Esse defeito poderá, em casos extremos, gerar acidentes com consequentes danos materiais e lesões físicas graves ou até fatais ao condutor, passageiros e terceiros. Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca a inspeção e substituição do cilindro mestre de freio e do fluido de freio. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 770 3355, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 9h às 15h e o site www.hyundai.com.br/servicos/recalls


Divulgação                      Pesquisa aproxima produto da sustentabilidade

ÁLCOOL – Em época de pandemia, o álcool ganhou forte valorização. Além de ficar mais caro, a procura pelo produto aumentou exponencialmente e, com isso, as prateleiras de lojas, supermercados e farmácias chegaram a ficar vazias e faltou o produto. A partir desse cenário, Gabriel Estevam Domingos, diretor do departamento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) da Ambipar, realizou estudos para produzir um álcool sustentável.

O diretor observou uma problemática no porto de Santos, onde os resíduos das cargas de soja, milho, trigo, arroz e outros grãos são destinados aos aterros. Mas logo encontrou uma solução sustentável. Bastaria utilizar o resíduo do equipamento de varrição para produzir álcool a partir de um processo de fermentação. “É uma solução sustentável que beneficia a todos, e viável porque o álcool tem valor institucional. A Ambipar, através do PD&I, consegue produzir álcool com o resíduo do próprio cliente, algo seria destinado para aterro passa a ser transformado, e assim, é possível diversificar a matriz”, afirma Gabriel.

Ao utilizar o resíduo do porto e inseri-lo novamente na cadeia produtiva, como álcool 46, há também um benefício financeiro para as empresas, que deixam de pagar pela destinação dos resíduos para os aterros. Além da economia, o EcoÁlcool, produzido pela Ambipar, auxilia as corporações a atender os aspectos ESG, uma nova classificação que desperta cada vez mais interesse dos investidores. Através deste produto, a empresa consegue auxiliar as companhias a atenderem parte dos pilares da sustentabilidade, uma vez que a reintrodução do resíduo na cadeia produtiva, não auxilia somente a sociedade e o meio ambiente, mas fomenta pequenos e médios produtores de álcool, diversificando o mercado.


ENERGIA – Preocupada em tornar cada vez mais sustentáveis suas operações no Brasil, a ZF colocou em prática um programa que visa a conservação do meio ambiente: o Programa Green Dot, com o qual foi possível alcançar 20% de economia de energia na unidade de Limeira/SP, com resultados significativos nas demais plantas. Recentemente implantando nas fábricas de Araraquara, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Iracemápolis e Itu (no interior do estado de São Paulo), a estimativa é que esta média de redução de energia elétrica se mantenha ou até aumente para todas as unidades contempladas pelo programa. O programa foi desenvolvido pelo time de meio ambiente, saúde e segurança (EHS) global e aprimorado pelos times locais de meio ambiente, trazendo as adequações à realidade de cada planta.


Divulgação                     Nova linha no mercado: “Tecfil Max Vision”

PALHETA – Com o objetivo de atender o mercado de reposição automotiva, a Tecfil está diversificando seu portfólio de produtos e anuncia o lançamento da linha de palhetas "Tecfil Max Vision". As palhetas são aplicáveis em mais de 1.000 modelos de veículos nacionais e importados, e recebem a mesma chancela de qualidade da empresa que é líder no mercado de filtros automotivos.

As palhetas estarão disponíveis nas versões Convencional e Flat – um tipo mais moderno, que integra a estrutura à própria borracha que limpa o vidro. Ambas possuem características em comum, como borracha natural e teflon, suporte multifuncional, que possibilita a aplicação em diversos modelos de veículos e favorece uma montagem mais simples e rápida; alta performance para remover o excesso de água, assegurando a máxima visibilidade como item de segurança do veículo, além de serem silenciosas e resistentes.


INOVAÇÃO – A bicicleta é um meio de transporte acessível, que potencializa a mobilidade ativa, a geração de renda, a logística, o lazer, a saúde e o direito à cidade. Pensando nisto, o Instituto Aromeiazero lançou o Bike-a-thon. Trata-se de uma maratona de inovação social, que conta com o apoio da Fundação Grupo Volkswagen, para apoiar ideias, negócios e outras iniciativas que, por meio da bike, colaborem para o fortalecimento de territórios vulneráveis no Brasil. As inscrições para o curso estão abertas até amanhã, 1º.

As cinco ideias vencedoras receberão prêmios de R$ 5 mil cada uma. O foco são iniciativas que pretendam melhorar as condições de vida da população, fortalecer economias locais, promover a mobilidade segura e a reativar os espaços públicos. Além disso, os projetos escolhidos passarão por mentorias on-line sobre impacto social e bicicleta, gestão de inovação social e modelo de sustentabilidade financeira. Em 2019, o Instituto Aromeiazero foi o vencedor do 1º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen na causa da mobilidade urbana, recebendo patrocínio de R$ 100 mil para viabilizar suas atividades neste ano.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário