Nelson Tucci
A venda de carros usados e seminovos cresceu 6,92% no mês de outubro. Foram 929.740 carros comercializados no período, contra as 869.551 unidades de setembro. Quando comparado com o mesmo mês do ano passado, outubro registrou aumento de 5,97% nas vendas. As informações são da Fenabrave, a Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores.
"Esse
impacto aquece todo o setor. Apesar do cenário ainda incerto devido a pandemia,
a previsão é que os números se mantenham positivos, já que esse nicho do mercado
acelerou a digitalização para oferecer novas possibilidades de negócios de
forma 100% segura, rápida e eficiente", destaca Diego Fischer, CEO da
Carupi.
Segundo
o executivo, o consumidor tem utilizado cada vez mais os canais digitais para
comprar e vender veículos usados: "A negociação à moda antiga não é a
melhor opção agora. Além de ser segura, a comercialização online é uma
ferramenta importante para não perder tempo e dinheiro e aumentar o número de
interessados em fechar a venda rapidamente".
ESTÁGIO – A Hyundai Motor Brasil está com inscrições abertas para o Programa Acelera, com vagas em São Paulo/SP, onde está localizado o escritório comercial da montadora, e em Piracicaba/SP, cidade em que está instalada a fábrica que produz a família de veículos compactos HB20 e o SUV compacto Creta.
Ao
todo são 27 vagas de estágio para alunos do nível superior e 10 para estudantes
do ensino médio de escolas públicas, que poderão atuar em diversas áreas, entre
elas, compras, recursos humanos, vendas, marketing, relações públicas, produção
e pesquisa e desenvolvimento. A montadora recrutará também 20 aprendizes que
estejam cursando o ensino técnico na região de Piracicaba/SP. O programa de
estágio a ser iniciado em 2021 tem duração de até dois anos, período em que o
estudante é convidado a dividir seu tempo entre atividades práticas da área de
atuação, de um projeto específico de melhoria, além de ações de impacto para a
comunidade, ou seja, uma oportunidade de desenvolver-se do ponto de vista técnico,
profissional e social.
“Com
o Programa Acelera, queremos criar uma aceleradora de carreiras, seja para
aproveitamento interno ou para contribuir com a comunidade com profissionais
capacitados que possuam valores fortes de colaboração, superação e foco no
cliente. É energia, criatividade e prática caminhando lado a lado”, afirma
Fernando Vaz, diretor-adjunto de Recursos Humanos da Hyundai Motor Brasil. Os
interessados devem cadastrar seu currículo em https://trabalheconosco.vagas.com.br/hyundai/jovens-talentos
até hoje, 30.
LANÇAMENTO – Uma força ao sonho dos aventureiros, trilheiros, endureiros e todos os apaixonados por acelerar em meio à natureza, enfrentando as adversidades que encontram pelo caminho, superando os desafios e também se divertindo. Chega a Kawazaki modelo KX 250 para o topa-tudo.
Baseada
em sua versão homônima de MX, a KX 250 recebeu ajustes importantes para
transpor trechos de pedras, cruzar rios, encarar morros íngremes, trilhas
fechadas e até alguns saltos, como os encontrados em provas de rally, enduro e cross
country.
RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos veículos Mobi e Grand Siena, abaixo identificados. A FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação
– Mobi ano/modelo 2020 número de chassis (não sequenciais - últimos seis
dígitos) de 691172 a 696630;
Grand
Siena ano/modelo 2021 número de chassis (não sequenciais - últimos seis
dígitos) de 391702 a 392647.
A
empresa informa ter identificado a possibilidade do desprendimento da parte
superior dos retrovisores e a movimentação inesperada dos espelhos,
comprometendo a visibilidade do motorista e potencializando a ocorrência de
acidentes. Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma
concessionária da marca, a partir do dia 7, a substituição dos retrovisores
externos dos veículos envolvidos. Para agendamento e mais informações a empresa
disponibiliza o telefone 0800 707 1000 e o site www.fiat.com.br
RECALL 2 – Os proprietários dos veículos HB20 e Creta, fabricados entre 2/3 e 8/3/2020, modelo/ano 2020/2020, com números de chassis abaixo identificados estão convocados pela Hyundai Motor Brasil para recall.
Identificação
dos veículos envolvidos – HB20 número de chassis (últimos oito dígitos) de
HL062582 a LP075793;
Creta
número de chassis (últimos oito dígitos) de LP179040 a LP181272.
A
empresa afirma ter identificado a contaminação do fluido de freio utilizado na
linha de produção de um lote de veículos que poderá afetar o funcionamento do
cilindro mestre do freio dos mesmos, causando redução de desempenho de frenagem
quando ocorrer o acionamento do pedal de forma lenta e suave. Esse defeito
poderá, em casos extremos, gerar acidentes com consequentes danos materiais e
lesões físicas graves ou até fatais ao condutor, passageiros e terceiros. Os
proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma
concessionária da marca a inspeção e substituição do cilindro mestre de freio e
do fluido de freio. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone
0800 770 3355, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 9h
às 15h e o site www.hyundai.com.br/servicos/recalls
ÁLCOOL – Em época de pandemia, o álcool ganhou forte valorização. Além de ficar mais caro, a procura pelo produto aumentou exponencialmente e, com isso, as prateleiras de lojas, supermercados e farmácias chegaram a ficar vazias e faltou o produto. A partir desse cenário, Gabriel Estevam Domingos, diretor do departamento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) da Ambipar, realizou estudos para produzir um álcool sustentável.
O
diretor observou uma problemática no porto de Santos, onde os resíduos das
cargas de soja, milho, trigo, arroz e outros grãos são destinados aos aterros.
Mas logo encontrou uma solução sustentável. Bastaria utilizar o resíduo do
equipamento de varrição para produzir álcool a partir de um processo de
fermentação. “É uma solução sustentável que beneficia a todos, e viável porque
o álcool tem valor institucional. A Ambipar, através do PD&I, consegue
produzir álcool com o resíduo do próprio cliente, algo seria destinado para
aterro passa a ser transformado, e assim, é possível diversificar a matriz”,
afirma Gabriel.
Ao
utilizar o resíduo do porto e inseri-lo novamente na cadeia produtiva, como
álcool 46, há também um benefício financeiro para as empresas, que deixam de
pagar pela destinação dos resíduos para os aterros. Além da economia, o
EcoÁlcool, produzido pela Ambipar, auxilia as corporações a atender os aspectos
ESG, uma nova classificação que desperta cada vez mais interesse dos
investidores. Através deste produto, a empresa consegue auxiliar as companhias
a atenderem parte dos pilares da sustentabilidade, uma vez que a reintrodução
do resíduo na cadeia produtiva, não auxilia somente a sociedade e o meio
ambiente, mas fomenta pequenos e médios produtores de álcool, diversificando o
mercado.
ENERGIA – Preocupada em tornar cada vez mais sustentáveis suas operações no Brasil, a ZF colocou em prática um programa que visa a conservação do meio ambiente: o Programa Green Dot, com o qual foi possível alcançar 20% de economia de energia na unidade de Limeira/SP, com resultados significativos nas demais plantas. Recentemente implantando nas fábricas de Araraquara, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Iracemápolis e Itu (no interior do estado de São Paulo), a estimativa é que esta média de redução de energia elétrica se mantenha ou até aumente para todas as unidades contempladas pelo programa. O programa foi desenvolvido pelo time de meio ambiente, saúde e segurança (EHS) global e aprimorado pelos times locais de meio ambiente, trazendo as adequações à realidade de cada planta.
PALHETA – Com o objetivo de atender o mercado de reposição automotiva, a Tecfil está diversificando seu portfólio de produtos e anuncia o lançamento da linha de palhetas "Tecfil Max Vision". As palhetas são aplicáveis em mais de 1.000 modelos de veículos nacionais e importados, e recebem a mesma chancela de qualidade da empresa que é líder no mercado de filtros automotivos.
As
palhetas estarão disponíveis nas versões Convencional e Flat – um tipo mais
moderno, que integra a estrutura à própria borracha que limpa o vidro. Ambas
possuem características em comum, como borracha natural e teflon, suporte
multifuncional, que possibilita a aplicação em diversos modelos de veículos e
favorece uma montagem mais simples e rápida; alta performance para remover o
excesso de água, assegurando a máxima visibilidade como item de segurança do
veículo, além de serem silenciosas e resistentes.
INOVAÇÃO – A bicicleta é um meio de transporte acessível, que potencializa a mobilidade ativa, a geração de renda, a logística, o lazer, a saúde e o direito à cidade. Pensando nisto, o Instituto Aromeiazero lançou o Bike-a-thon. Trata-se de uma maratona de inovação social, que conta com o apoio da Fundação Grupo Volkswagen, para apoiar ideias, negócios e outras iniciativas que, por meio da bike, colaborem para o fortalecimento de territórios vulneráveis no Brasil. As inscrições para o curso estão abertas até amanhã, 1º.
As
cinco ideias vencedoras receberão prêmios de R$ 5 mil cada uma. O foco são
iniciativas que pretendam melhorar as condições de vida da população,
fortalecer economias locais, promover a mobilidade segura e a reativar os
espaços públicos. Além disso, os projetos escolhidos passarão por mentorias
on-line sobre impacto social e bicicleta, gestão de inovação social e modelo de
sustentabilidade financeira. Em 2019, o Instituto Aromeiazero foi o vencedor do
1º Prêmio Fundação Grupo Volkswagen na causa da mobilidade urbana, recebendo
patrocínio de R$ 100 mil para viabilizar suas atividades neste ano.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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