segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Porto, máquinas e barcos animam

Divulgação   Porto de Santos registra mais 10,2% na movimentação de cargas

Nelson Tucci

O setor de máquinas agrícolas e rodoviárias saiu-se bem na última foto. As vendas mostraram crescimento de 1,6% no acumulado do ano (jan/out) e a produção subiu 9%, quando comparado o volume de outubro com o mês anterior (setembro). No universo aquático, é registrada demanda maior por embarcações seminovas e por peças de reposição. Já o porto de Santos – maior do país – apresentou crescimento de 10,2% na movimentação de cargas durante o mês de setembro (consolidado), em relação a igual período de 2019.


CARROS – Como já havia ocorrido em setembro, o setor automotivo manteve recuperação em outubro, “com bons números de licenciamentos e produção”, assinalou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). De acordo com Luiz Carlos Moraes, a retomada se dá em um cenário de grandes desafios para a indústria automobilística, e projeta números bem próximos às projeções feitas pela entidade para o fechamento do ano.

A produção no mês foi de 236.468 autoveículos, com crescimento de 7,4% sobre setembro, mas ainda em queda (de 18%) se comparado a outubro de 2019. No acumulado do ano (jan/out) o recuo é de 38,5%. Se visto isolado, o mercado interno fechou outubro com elevação de 3,5% sobre o mês anterior (215.044 unidades licenciadas), embora aponte retração de 15,1% sobre outubro do ano passado. A queda acumulada no ano (mercado interno, para os veículos leves) chega a 30,4%, em linha com os 31% negativos previstos pela Anfavea.

"Os resultados de outubro revelam os esforços da indústria para atender ao crescimento da demanda em alguns segmentos do mercado", ressaltou Luiz Carlos, acrescentando: "Temos muitos desafios para atingir uma recuperação mais vigorosa, como os novos protocolos das fábricas, a dificuldade de planejar o médio prazo, a alta dos custos e, recentemente, a falta de alguns insumos".


IMPORTADOS – As 15 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), anotaram em outubro último queda em suas vendas de 5,6% em relação a setembro, quando foram comercializadas 6.123 unidades. Ante outubro de 2019 (com 6.878 unidades), a retração é de 16%. Com esses resultados, o acumulado dos primeiros dez meses do ano fechou com queda de 15,7%: 46.206 unidades contra 54.809 emplacamentos de veículos importados e produtos fabricados no país.


Divulgação                               Mercado náutico está animador

BARCOS – Com o mercado náutico e o turismo interno reaquecendo, às vésperas do verão, um número cada vez maior de pessoas têm buscado por peças de reposição e acessórios no Brasil, além de embarcações seminovas. Segundo Fernando Assinato, diretor da BoatSP, empresa especializada na venda de produtos e equipamentos náuticos, a procura por peças deverá crescer 100% nos meses que antecedem o verão. Atualmente, a frota de embarcações de lazer no Brasil supera as 820 mil unidades, segundo o guia do setor (Náutica) e as últimas pesquisas feitas pela CNT de Navegação Interior.

“Em função da pandemia, da alta do dólar e das restrições para viagens internacionais, as pessoas estão cada vez mais descobrindo o mercado náutico e valorizando o turismo interno”, diz ele, constatando “uma grande procura” por embarcações nos últimos meses. Tanto isto é verdade que já faltam opções de barcos seminovos e, consequentemente, peças de reposição, especialmente motores para pronta entrega no país.

E o mercado está tão animador que a BoatSP – que já oferecia o serviço de revisões de Jets da Yamaha, na loja de Curitiba/PR, e de motores das marcas Mercury e Yamaha – criou uma divisão: a BoatSP Parts, para distribuição de itens diversos como filtros, correias, motores, velas de ignição, tapetes náuticos, equipamentos eletrônicos de várias marcas, além de peças direto de fábrica das marcas brasileiras Fishing Raptor e Armatti Yachts.


PORTO – O consolidado do mês de setembro mostra que a movimentação de cargas no porto de Santos totalizou 12,2 milhões de toneladas, representado 5,2% acima do volume operado no mesmo período de 2019. No acumulado do ano, a movimentação alcançou 110,1 milhões de toneladas, com alta de 10,2% sobre o mesmo período de 2019.

Com isso, a expectativa é encerrar o ano com a melhor marca da história, superando as 134 milhões de toneladas de 2019, que já fora recorde. O porto manteve o patamar histórico de participação na corrente de comércio brasileira, respondendo por 28,3% das trocas nacionais no ano. As transações comerciais nacionais com o exterior que passaram pelo complexo tiveram a China como país parceiro. São Paulo é o estado com maior participação (56,8%) nas transações comerciais com o exterior, via porto de Santos.


SEGUROS – O total de veículos novos financiados neste ano (janeiro a outubro) está 23,6% abaixo do verificado em igual período do ano passado, segundo dados divulgados pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Foram pouco mais de 1,41 milhão de unidades, considerando apenas automóveis e comerciais leves novos. Há um ano, este total foi de 1,85 milhão.


APP – O uso de aplicativos para solicitação de reparos e serviços de emergência têm agilizado o atendimento e é um recurso cada vez mais utilizado pelos proprietários de veículos. Na Sompo Seguros, por exemplo, as solicitações de serviços do seguro por meio do app cresceram cerca de 7% ao mês até setembro de 2020.

“Anos atrás iniciamos a estratégia de investir em tecnologia da informação para acelerar processos e lançar novas ferramentas e produtos que agreguem valor e incrementem a experiência do cliente junto à companhia. Contar com o acesso facilitado na palma da mão, com segurança, torna todo o processo de atendimento e prestação de serviços mais ágil, sobretudo em situações de eventualidade”, lembra Rogerio Santos, diretor de Massificados da Sompo Seguros.


Divulgação           City: linha equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne

LANÇAMENTO – A Honda apresentou a linha 2021 do City. O modelo, reconhecido por suas qualidades em aproveitamento de espaço interno, conforto e eficiência energética, traz novidades que aumentam a comodidade e a tecnologia embarcada no sedã. Toda a linha City é equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas.

Todas as versões do City 2021 passam a trazer, de série, faróis com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular, para acendimento automático dos faróis. A EXL, versão topo de linha, ganha retrovisor interno fotocrômico. A versão LX agrega uma nova central multimídia de 7”, já presente na versão EX, com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze e Google Maps, além da reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (via conexões Bluetoot h, Android Auto ou Apple CarPlay). Também ganha o sistema HFT (Hands Free Telephone) com a função Voice Tag (Reconhecimento de Voz) no volante, que permite atender e realizar chamadas, reproduzir músicas, entre outras funcionalidades.


RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos no que diz respeito ao recall de veículos VW Tiguan R-Line, ano-modelo 2018 e 2019, fabricados entre 12/2/2018 e 29/6/2019, chassis não sequenciais 3VVJ465N6JM112205 até 3VVJ465N6JM223112 e 3VVJ465NXKM004199 até 3VVJ465N0KM177665.

A Volkswagen informa que foi constatada a possibilidade de falha no processo de fixação do spoiler traseiro. Possibilitando a soltura do mesmo, causando risco de acidentes com danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais a terceiros.

A empresa orienta os proprietários a contatar uma concessionária para o agendamento da fixação adicional do spoiler traseiro, via Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800 019 8866 ou pelo site www.vw.com.br


RECALL 2 – A GM comunica recall dos veículos Chevrolet Tracker modelos 2018 a 2019 e Chevrolet Cruze modelos 2019 a 2020, data de fabricação e chassis abaixo identificados.

Modelos – Tracker Modelos 2018 a 2019, com chassis 3GNCJ8CZ1JL370551, 3GNCJ8CZ7JL364303, 3GNCJ8CZ7KL114321, 3GNCJ8CZ9JL382088 e 3GNCJ8CZXJL419374 e o Chevrolet Cruze Modelos 2019 a 2020, com chassis 8AGBN69S0KR116379, 8AGBN69S0KR129285 e 8AGBP69S0LR115032.

A empresa informa ter verificado que a tampa do acumulador do STOP/START da transmissão pode se soltar, ocasionando um vazamento do fluido da transmissão automática e, em contato com superfícies quentes, há risco de incêndio no compartimento do motor e de danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo.

Proprietários deverão entrar em contato com a rede de concessionárias e oficinas autorizadas Chevrolet para agendar a inspeção e eventual substituição do equipamento. Estão disponíveis a Central de Relacionamento Chevrolet 0800-702-4200 e o site www.chevrolet.com.br


RECALL 3 – A Audi anuncia recall dos modelos A8 e S8, ano/modelo 2013 a 2017, fabricados entre 28/11/2012 e 26/4/2017, com números de chassis (não sequenciais) de AU_4H_DN017615 até WAU_4H_HN901496.

A empresa informa que ao se soltar e em contato com componentes quentes no compartimento do motor, a borracha de vedação pode queimar e possivelmente acarretar incêndio com risco de danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros.

Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 777 2834 e o site www.audi.com.br


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário