Nelson Tucci
Com o propósito de ajudar a transformar o Natal de milhares de crianças brasileiras, a EcoRodovias realiza o projeto “Papai Noel Existe”. Neste ano, mais de 22 mil crianças de 95 instituições localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste receberão brinquedos acompanhados por cartinhas escritas por fornecedores e colaboradores dispostos a manter vivo o espírito do Natal.
A
ação acontece desde 2006, quando a companhia, ao invés de presentear seus
parceiros de negócios, fornecedores e colaboradores, optou por convidá-los a
participar da ação. Por meio do site desenvolvido para a campanha, os ajudantes
do Papai Noel respondem às cartinhas da criançada e a EcoRodovias se encarrega
da compra e entrega do presente.
Em
2019 foram atendidas 81 instituições, beneficiando mais de 14 mil crianças de
escolas localizadas nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio
Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. Nesses 14 anos, o projeto
já ganhou dois prêmios na área de marketing social e presenteou mais de 150 mil
crianças.
EXPORTAÇÃO – A Volkswagen do Brasil responde por cerca de um quarto dos veículos exportados pela indústria automotiva nacional – entre carros de passeio e comerciais leves – e a partir de agora conta com mais um modelo em seu catálogo de modelos vendidos ao exterior: o SUV-cupê Nivus. Desenvolvido na subsidiária brasileira para atender ao público da América do Sul e Caribe, o modelo também será produzido na Espanha a partir de 2021 para atender mercados europeus.
“Estamos
orgulhosos em anunciar esta importante conquista. Nosso Nivus, desenvolvido e
produzido no Brasil, onde já vendeu mais de 10 mil unidades, chega agora ao
mercado argentino, fortalecendo nossa presença na região e consolidando nosso
perfil exportador”, afirmou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América
Latina.
O
Nivus foi oficialmente lançado na Argentina na última quinta-feira e está
disponível nas versões Comfortline e Highline, ambas com motor 200 TSI
tricilíndrico e câmbio automático de seis marchas.
LANÇAMENTO – Sai Volkswagen, entra Jaguar. Assim é a balança comercial brasileira em suas últimas movimentações do setor. Os automóveis Jaguar chegam ao Brasil com um design em seu nível mais alto – destaca o fabricante, qualificando o F-TYPE 2021 como o mais bonito da família.
Na
parte externa traz faróis pixel LED superestreitos, com assinatura em “J”
atualizada, integram-se ao capô com estilo “Liquid Metal”, destacando o visual
largo do carro. O novo para-choque dianteiro e a grade levemente aumentada
destacam a presença e o impacto visual. Na traseira, as lanternas em LED,
inspiradas no SUV Jaguar I-PACE, ressaltam a linha horizontal. No interior, a
combinação de materiais tradicionais, unindo o couro Windsor com o cromado de
acabamento fosco no painel, trazem requinte.
O
F-TYPE, produzido no Reino Unido, contará com duas configurações no mercado
brasileiro, conversível e coupé, com versões R-Dynamic P300 e P380. Debaixo do
capô, o modelo P300 conta com motor turbo de quatro cilindros, 2,0, produzindo
300 cv e 40,8 kgfm de torque a partir de 1.500 rpm, acoplado ao câmbio
automático Quickshift de oito marchas. Com a calibração, o modelo entrega
trocas mais responsivas e imediatas, tanto pela alavanca SportShift no console
quanto pelas borboletas atrás do volante.
FUSÃO – A italiana Fiat Chrysler Automobiles NV (FCA, com ações negociadas na Bolsa de Nova York) e a francesa Peugeot S.A. decidiram convocar as assembleias gerais dos respectivos acionistas das duas empresas no dia 4 de janeiro de 2021, a fim de aprovar a fusão de suas empresas para permitir a criação da Stellantis, que se tornará a quarta maior fabricante automotiva do mundo em termos de volume. Os acionistas das duas organizações estão convidados para consultar o website de sua respectiva empresa para obter informações atualizadas sobre os procedimentos para participação nessas assembleias.
ELÉTRICOS – Os carros elétricos ainda estão aparecendo no cenário brasileiro, mas carregam a tendência no mercado. A Santos Brasil, companhia de movimentação portuária e logística, deu o primeiro passo para que seu Terminal de Veículos (TEV) esteja pronto para receber cada vez mais automóveis desse tipo.
Signatária
do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que
mobiliza empresas para o avanço relacionado ao desenvolvimento sustentável, a
Santos Brasil equipou o TEV com dois carregadores para carros elétricos: um
fixo instalado em um totem e outro móvel, que será acoplado a um veículo da
Companhia para carregar automóveis que percam carga no momento do desembarque
dos navios, evitando a necessidade de reboque. Com isso, o TEV passa a ser o
único terminal de veículos do país a dispor deste tipo de equipamento.
O
relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) estima que o número de
veículos elétricos em uso em todo o planeta deve chegar a 10 milhões neste ano.
O TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional para
300.000 carros por ano. Adota elevados padrões internacionais de eficiência e
segurança na operação e armazenagem dos veículos.
LOGÍSTICA – O Instituto de Desenvolvimento Esperança Brasil (Idebra) passa a contar com mais uma unidade na cidade de Extrema, em Minas Gerais. A entidade atua com o objetivo de abrir oportunidades de um futuro mais digno para adolescentes e jovens moradores de comunidades carentes. Criada no Rio de Janeiro há 14 anos, a instituição é mantida pela multinacional ID Logistics. Com o propósito de proporcionar a oportunidade do primeiro emprego, as atividades na cidade mineira começam com o curso de Operações Logísticas.
As
aulas são realizadas em parceria com o Senai e têm a duração de dois meses. São
25 vagas oferecidas para jovens a partir de 18 anos. A expectativa é que, após
a conclusão do curso, eles possam iniciar atividades profissionais já no começo
de 2021. Assim como no Rio de Janeiro, a ID logistics mantém na cidade do Sul
de Minas instalações para a gestão de operações logísticas de parte de seus
clientes. O Idebra foi criado em 2006.
PORTO – O Porto de Santos abriga o novo complexo de celulose instalado em sua margem esquerda, como resultado de uma parceria entre as empresas DP World Santos e a Suzano. Em cerimônia com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o terminal é um dos mais modernos do país, recebendo investimentos de R$ 700 milhões. Conta com um armazém de 35 mil metros quadrados, com capacidade estática para mais de 150 mil toneladas da matéria-prima. Também integram as novas instalações um novo viaduto, destinado à interligação rodoviária entre as áreas do armazém e a área de cais do terminal, e a expansão do trecho de cais, que foi ampliado de 653 metros para 1.100 metros, possibilitando o recebimento de até quatro navios simultaneamente.
Na
prática, a operação começou em abril último e, nesse tempo, a celulose já
responde por 15% do faturamento da DP World Santos. Destaque-se que o projeto
foi pensado para conciliar eficiência com sustentabilidade, visto que 100% das
cargas são recebidas por ferrovia, integrada às operações internas do armazém.
Os operadores fazem o manuseio das máquinas por um joystick instalado dentro de
centros de comando, a metros de distância do equipamento, proporcionando mais
controle e segurança durante as operações.
SEGUROS – A Alper Consultoria em Seguros lança sua marca voltada para o segmento de transportes multimodais de cargas, a Alper Cargo. O objetivo é se tornar a principal referência no segmento de seguro de cargas e, para tanto, investe na composição da sua equipe e desenvolve um mix de produtos que poderá ser customizado de acordo com a necessidade de cada cliente.
“Nosso
time é formado por pessoas que conhecem o tema a fundo e querem ajudar a
construir essa nova empresa. Com esse time conseguimos proporcionar um
atendimento diferenciado para cada um dos nossos clientes”, afirma Denis
Teixeira, diretor nacional da unidade, acrescentando ainda que a Alper Cargo
atuará em todos os estados.
A
nova marca faz parte da estratégia da companhia de atuar em segmentos
relevantes da economia. No final de junho a Alper adquiriu a Transbroker
Corretora de Seguros, terceira maior no segmento de transporte de cargas, por
R$ 58 milhões. Na ocasião, a Transbroker contava com um portfólio de cerca de
400 clientes e em 2019 movimentou prêmios totais de R$ 60 milhões. “O seguro de
carga é obrigatório no país, por isso é um segmento muito interessante.
Trouxemos para a Alper a expertise da Transbroker, que tem a vantagem de ter um
hall de atuação muito diversificado”, completa André Valgas, diretor comercial
da Alper, única corretora de seguros listada na B3 e que possui alto nível de
governança. No final do ano passado a empresa realizou uma captação de R$ 80
milhões e, parte desse montante será investida em fusões e aquisições.
LÍTIO – Primeira bateria com tecnologia de íons de lítio produzida pela Moura em seu complexo fabril na cidade de Belo Jardim/PE, maior polo produtivo de baterias da América do Sul, a nova Moura Tração Lítio é voltada para empilhadeiras, paleteiras, veículos utilitários elétricos, plataformas elevatórias e outros veículos elétricos industriais. É estratégica para a jornada de eletrificação de equipamentos para fábricas e centros de distribuição, bem como para reforço integrado às políticas corporativas de sustentabilidade.
A
Moura selou a entrada oficial no mercado ao iniciar o fornecimento para o Grupo
Kion, fabricante de veículos industrias, detentores de quatro marcas
internacionais de máquinas para movimentação de materiais (Linde, Still, Baoli
e Dematic). O produto possui “ciclo de vida maior em relação a outras
tecnologias presentes no mercado e possui uma autonomia para operar ao longo de
todo o dia utilizando de recargas de oportunidade sem necessidade de descanso”,
destaca o fabricante. E acrescenta: “Sua recarga pode chegar a 80% em uma hora,
exigindo assim um intervalo menor, o que evita as trocas constantes de bateria,
reduzindo os custos de operação e reforçando as iniciativas sustentáveis das
empresas”.
COMPONENTES – Sabia que antes da criação dos materiais de fricção os veículos e máquinas eram parados por equipamentos improvisados como madeira e couro? Pois foi somente em 1897 que as lonas de freio como conhecemos hoje foram criadas, à base de cintas de pelos de animais e algodão. Em 1908 o material foi aperfeiçoado através de um tecido de amianto que, embora cancerígeno, se tornou base para o material de fricção nas seis décadas seguintes devido à sua grande resistência a temperatura, flexibilidade, propriedades de fricção e compatibilidade com resinas e outros ligantes.
Thiago
dos Santos Angélica, responsável por formulações no mercado de reposição da TMD
Friction, conta que esse tipo de material de fricção foi utilizado por cerca de
60 anos: “O desenvolvimento da tecnologia dos materiais de fricção contribuiu
muito para a segurança de automóveis, caminhões e todos os tipos de máquinas
móveis em todo o mundo durante muitos anos. Entretanto o desenvolvimento de
materiais com foco na eliminação do amianto exigiu a utilização combinada de
tecnologias de diversas indústrias, dentre elas a indústria da metalurgia e de
compósitos de borracha foram os principais contribuidores para essa necessária
mudança. Foram décadas de evolução até chegarmos à qualidade que existe hoje no
mercado".
Com
o passar dos anos o amianto se tornou uma matéria-prima inconveniente, além de
causar riscos de câncer inalada e por isso mesmo rejeitado em praticamente todo
o mundo. Os materiais cotados para sua substituição foram fibra de vidro,
fibras minerais, fibras metálicas e, mais recentemente, fibras de carbono e
sintéticas. “No início dos anos 80, no Brasil, as fábricas começaram a instalar
na produção dos carros pastilhas e lonas de freio a tambor originais sem
amianto, foi uma grande mudança no mercado. A Cobreq foi pioneira na indústria
nacional de autopeças, lançou em 84 a primeira pastilha de freio livre de
amianto para o Ford Escort”.
RODAS – A Maxion Wheels traz para o mercado brasileiro um aro com redução de espessura (RRT - Reduced Rim Technology) para rodas de alumínio de automóveis. Ao reduzir a espessura do aro para apenas 2,15 mm, a tecnologia RRT permite a produção de uma roda de alumínio até 1 kg mais leve, gerando uma redução de 4 a 5 kg no veículo. “Trabalhamos constantemente para atender as necessidades da indústria automotiva em diversas frentes: design, tecnologia, uso de materiais alternativos para redução de peso”, afirma Franz Spring, diretor de Engenharia – Alumínio para as Américas.
“A
redução de emissões de CO2 é uma das exigências do Rota 2030 (programa
governamental para a indústria automotiva). O peso de um veículo é um fator
chave nesse processo e rodas de alumínio, ainda mais leves, contribuem
sensivelmente para a redução da massa suspensa”, complementa Spring. A
tecnologia já utilizada pela empresa na Europa está sendo aplicada também em
rodas produzidas nas plantas de Limeira e Santo André/SP.
RECALL – A HPE comunica recall de veículos Mitsubishi Pajero Full, com os modelos apresentando problema no conjunto do braço da suspensão inferior dianteira.
Assim,
os veículos Mitsubishi, modelo Pajero Ful, fabricados entre outubro de 2016 e
fevereiro de 2018, com números de chassis (não sequenciais) de HJA00109 até
KJA00242 deverão procurar uma concessionária da marca. A empresa informa que
devido a uma falha no processo de fabricação do componente, o ponto de solda da
balança inferior dianteira do lado direito poderá se romper. Nestes casos,
poderá ocorrer perda de estabilidade do veículo e, em casos mais graves, poderá
ocorrer o travamento do conjunto de roda e pneu, com risco de danos graves e/ou
fatais aos ocupantes e/ou terceiros. Para agendamento e mais informações a empresa
disponibiliza o telefone 0800 702 0404 e o site www.mitsubishimotors.com.br/recall
DETRAN – Na última quinta-feira, 19, o Detran celebrou o “Dia Nacional do CFCs”, entidades parceiras agora autorizados para aplicação de testes. Com o objetivo de dar opções ao cidadão na realização da prova teórica de primeira habilitação, o Detran.SP autorizou os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para a aplicação dos exames. Anteriormente, esta etapa era feita exclusivamente em Unidades do Detran. Com a medida, cerca de 400 CFCs já foram credenciados no Estado para a prestação do serviço e a expectativa é que este número ultrapasse a marca de 1.000 centros. Mais de 760 provas já foram aplicadas desde o final de outubro, quando os primeiros CFCs iniciaram a prestação do serviço.
Desde
a década de 1990, as antigas autoescolas passaram a ser denominadas Centro de
Formação de Condutores (CFC), estabelecimentos de ensino credenciados pelos
departamentos de trânsito, que têm como objetivo a capacitação do cidadão para
a condução de um veículo automotor, oferecendo aulas teóricas e práticas,
etapas necessárias para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
ENERGIA – O Amapá, no extremo Norte do país, que vem sendo duramente penalizado desde o dia 3 por um interminável apagão, ganhou reforço de geradores da Cummins. De acordo com Pedro Paulo Farias, diretor técnico da Oliveira Energia, empresa amazonense de locação de geradores para produção de energia termoelétrica e responsável pelo envio dos equipamentos de Manuas/AM para Macapá, 20 grupos geradores Cummins KTA G9 de 1250 kW (cada) vão operar na Usina Termoelétrica (UTE) Santa Rita, a partir desta segunda, 23.
Os
equipamentos saíram via balsa de Manaus e chegaram dia 16 na capital amapaense.
Segundo Farias, “a potência instalada de 25 MW irá contribuir com 10% da
energia elétrica consumida pela população do Amapá, além de auxiliar o atual
rodízio de fornecimento de energia aos municípios”.
PRESIDÊNCIA – Besaliel Soares Botelho, CEO da Robert Bosch Latin America, foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) para a continuidade do biênio 2021/2022. Com ele, foi eleito para a vice-presidência Marcus Vinicius Aguiar, diretor de relações institucionais da Renault do Brasil.
Besaliel
Botelho é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, pela
Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, e possui MBA em Administração
Internacional de Negócios pela Universidade Estadual de São Paulo.
Também
foram eleitos os membros do Conselho Diretor da AEA para o mandato 2021-23. São
eles: Ricardo Abreu (associado individual); Antonio Megale e Antonio Sergio
Mello (associados mantenedores); Daniel Tavares e Valeria Amoroso Lima (órgãos
governamentais) e Alexandre Xavier e Francisco Nigro (academia e institutos de
pesquisa).
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário