segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Portos buscam mais eficiência

Divulgação     Representantes do Santos Port Authority visitaram porto de Antonina

Nelson Tucci

O porto de Santos uma vez mais é o principal assunto quando se trata de modal de transporte. Nesta segunda, 16, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, será recebido no principal porto brasileiro para assinar dois contratos de terminais leiloados, em agosto. Já no último dia 10 diretores da Autoridade Portuária de Santos estiveram visitando o porto de Antonina, no Paraná, para debater o incentivo à cabotagem, criando novas rotas e permitindo a redução de custos na navegação.


INFRA – O ministro da Infraestrutura passará pelo porto de Santos às 9 horas desta segunda-feira para assinar o contrato com os consórcios vencedores: Eldorado Brasil Celulose e Bracell Celulose. Na oportunidade, ele visitará, no mesmo complexo, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam/VLI), o Armazém Projeto Vertere (Suzano/DPW) e o Terminal Exportador de Santos (TES).


Divulgação                      Reunião discutiu incentivo à cabotagem

CABOTAGEM – Direção do porto de Antonina/PR recebeu a visita de representantes da diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Autoridade Portuária de Santos – Santos Port Authority para discutir o incentivo à cabotagem (com a criação de novas rotas e redução de custos), à organização e à estrutura da empresa Terminais Portuários Ponta do Félix (TPPF), operadora daquele porto, bem como a movimentação de cargas diferenciadas. “O TPPF tem grande potencial de crescimento a curto prazo”, disse o santista Luiz Henrique Garcia durante a visita.

O porto de Antonina – que tem 60 mil m2 de infra de armazenagem, com capacidade estática de 200 mil toneladas e que obras em andamento – registrou o quinto maior crescimento entre os 19 portos brasileiros, no ano passado. Seu volume de cargas foi 17,3% maior que o de 2018, enquanto a média nacional ficou em 10,3%.


PESADOS – Não é apenas o segmento de veículos leves que anda dando sinais auspiciosos; o de pesados também. Implementos rodoviários pesados (reboques e semirreboques) retomam a curva de crescimento, de acordo com a associação dos fabricantes destes. As vendas acumuladas de janeiro a outubro tiveram (leve) aumento de 0,76% sobre o mesmo período do ano passado, registrando o emplacamento de 53,6 mil unidades.

“O desempenho de reboques e semirreboques indica que a crise em nosso setor deverá ser de curta duração”, destacou o presidente da associação (Anfir), Norberto Fabris, em nota distribuída à imprensa especializada.


CAMINHÕES – Empresas fabricantes de caminhões já se queixam da falta de peças, não das vendas. É que o mês de outubro fechou com encomendas para abril de 2021, divulgou a Fenabrave, associação que reúne as revendas de veículos. De acordo com o balanço consolidado de emplacamentos, em outubro foram emplacados 7.967 caminhões (alta de 7,76% sobre setembro), sinalizando o aquecimento deste mercado, de veículos de carga. Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave, disse que o resultado teria sido ainda melhor se não fossem as limitações verificadas na produção.


Divulgação    Novo sistema garante alta visibilidade, com qualquer tempo

BUS – Operadores de transporte rodoviário da América Latina já podem contar com pouco mais de conforto e eficiência nas rotas nacionais e internacionais. A Marcopolo acaba de lançar o primeiro ônibus rodoviário com a tecnologia VER (Espelho de Reflexão Virtual), nova tecnologia proporcionando visibilidade ampla, sem os tradicionais pontos cegos. Com isto, a fabricante garante que existe “mais segurança para os passageiros e melhor dirigibilidade e menor estresse para o motorista”.

Disponível nos modelos Paradiso New G7, o sistema é composto de câmeras externas de alta definição, proporcionando máxima visibilidade em quaisquer condições meteorológicas.


PRÊMIO – A Marcopolo ainda conquistou o Prêmio Autodata, pela 18ª vez, na categoria Produtor de Carroçarias e Implementos. A empresa se destacou pelo lançamento da plataforma de soluções BioSafe, que congrega inovação e tecnologia, para preservar a saúde e a segurança dos usuários, impactadas pela pandemia.


Divulgação                  Versão elétrica tem autonomia de 350 km

VAN – A Ford apresentou a E-Transit, versão elétrica da van mais vendida do mundo, com tecnologias avançadas de conectividade e assistência ao motorista. Entre outras novidades, ela poderá vir equipada com um gerador elétrico embarcado para alimentar ferramentas e equipamentos. Lançamento ocorreu na Europa.

“A Ford é líder em veículos comerciais na América do Norte e na Europa e a transição para veículos com emissões zero, especialmente no segmento de entrega urbana, é crítica para atingirmos nossa meta de carbono neutro até 2050”, diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

O modelo é parte do investimento global de mais de US$ 11 bilhões em veículos elétricos até 2022. A Van será produzida na fábrica de Kansas City, EUA, para lançamento na América no Norte no final de 2021, e na fábrica Ford Otosan Kocaeli, na Turquia, para o mercado europeu em 2022.


73 BI O Grupo Volkswagen está levando adiante sua transformação em uma empresa de mobilidade digital. Conforme decidido pela Rodada de Planejamento 69, o grupo irá aplicar 73 bilhões de euros em eletrificação, motores híbridos e tecnologia digital ao longo dos próximos cinco anos. A decisão foi anunciada após a reunião do Conselho Supervisor, no último dia 13. Os investimentos em bens de capital e pesquisa e desenvolvimento para futuras tecnologias serão aumentados de 40 para 50% dos investimentos totais do grupo, para um valor em torno de 150 bilhões de euros. O montante em digitalização irá dobrar, atingindo 27 bilhões na metade da década, refletindo o foco na construção de capacidade em softwares. Aproximadamente 35 bilhões de euros serão gastos em veículos elétricos movidos a bateria e uma quantia, de aproximadamente 11 bilhões, está reservada para o desenvolvimento de versões híbridas de modelos já existentes.


Divulgação   Modelo faz 7:23 minutos para a versão de 20,6 km de extensão

LANÇAMENTO – O Mercedes-AMG GT 63 S 4Matic+ ano/modelo 2021 é o veículo de luxo mais rápido no lendário circuito Nordschleife de Nürburgring, na Alemanha. A Mercedes recuperou a primeira posição nesta categoria depois do último recorde estabelecido há três meses. O modelo, de 639 cv, que estabeleceu o novo recorde, não recebeu nenhuma preparação exclusiva. Equipamentos de série como o sistema totalmente variável de tração das 4 rodas AMG Performance 4Matic+, direção ativa do eixo traseiro, diferencial de deslizamento limitado do eixo traseiro controlado eletronicamente e o programa de condução AMG Dynamics tiveram destaque no recorde. Os pneus especiais “Michelin Pilot Sport Cup2” utilizados durante a volta recorde, forneceram a aderência certa para uma tração ideal e forte aceleração nas 73 curvas do “Inferno Verde”.

“Mesmo que eu tenha acompanhado nosso GT 63 em seu desenvolvimento por vários anos, é sempre impressionante ver a ampla difusão que conseguimos alcançar com este veículo exclusivo. Por um lado, o coupé de quatro portas é confortável e equipado com muitos recursos de segurança inteligentes para a direção diária e, por outro, oferece um nível extremamente dinâmico e preciso de condução, que agora pudemos demonstrar mais uma vez no exigente traçado de Nordschleife”, disse Demian Schaffert, o engenheiro responsável pela performance do modelo. No Brasil o preço é de R$ 1,5 milhão.


Divulgação            Linha Total Lubrifiants economiza matéria-prima

ERGONOMIA – Novas cores, novos rótulos e um design mais ergonômico são as novidades nos novos frascos que a Total Brasil (empresa do Grupo Total) apresenta para toda a sua gama de lubrificantes Total e Elf.

Na visão do próprio grupo, a Total Lubrifiants contribui para a sua ambição de se tornar o principal fornecedor de “energia responsável do mundo”. Com este projeto em particular, a proposta é “reduzir o peso dos frascos para impedir a emissão de 9.500 toneladas de CO2 equivalente* a cada ano, devido à economia de matéria-prima”, diz Antonio Miranda, diretor da Total Brasil.


SEGURANÇA – Em seu quarto evento online do ano, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) promoveu o Seminário de Segurança e Conectividade, com o tema “O futuro do veículo autônomo e conectado no Brasil”. Com a popularização dos dispositivos ADAS e a tendência da integração da conectividade como base de implementação para o futuro dos veículos autônomos, a entidade entende que há necessidade da discussão e do debate para melhorias contínuas.

Para Besaliel Botelho, presidente da entidade, a tecnologia conectada já é uma realidade no país. “Parceria importantes das montadoras com diferentes meios de conectividades públicas são oferecidas para o consumidor. O celular faz parte do nosso dia a dia e vamos ver o mundo de transformações por meio também dos veículos autônomos e como isso vai tomar corpo aqui no Brasil”, disse o presidente durante abertura do evento, na semana que passou.

“Marco regulatório para veículos autônomos”, apresentação ministrada por Andrea Martinesco, representando o Ministério Público Federal do Paraná/PR, apontou questões jurídicas para a circulação destes veículos no Brasil. Segundo ela “o Brasil traz avanços como Decreto nº 9.557, de 8 de novembro de 2018, artigo 18, que consideram-se veículos autônomos aqueles classificados a partir do nível três, segundo a regra J3016 da Sociedade de Engenheiros de Automóveis dos EUA, além da criação na Resolução do Contran em 2017 de grupo técnico dedicado e estabelecido no ano seguinte”. Já o gerente de Produto da Bosch e membro da Comissão Técnica da AEA, Bruno Mori, trouxe um panorama atual das tecnologias de assistência ao condutor em palestra “AEB e LDWS”, enquanto o colega Ricardo Bovo, engenheiro responsável por eficiência energética da Facens fez a palestra “Veículo conectado”.


TROCA – A Nissan do Brasil anuncia a nomeação do executivo Rodolfo Possuelo para o cargo de diretor de Vendas e de Humberto Gómez para o cargo de diretor de Marketing. Ambos já ocupavam posições de direção na empresa.


INDIGNAÇÃO – “Causou indignação e revolta aos transportadores rodoviários de carga em todo o país fato ocorrido no dia de ontem (12/11), na BR-277 no estado do Paraná, em Nova Laranjeiras, onde caminhão após acidente teve sua carga saqueada por indígenas da região, sem que as autoridades policiais presentes no local tivessem agido com eficiência para impedir o saque e assegurar a inviolabilidade da propriedade”, diz, em nota, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

E prossegue: “Mais grave ainda foi o ato de selvageria que se assistiu no local, quando o motorista da van envolvida no acidente, que morreu no local, foi pisoteado pelos saqueadores totalmente insensíveis e preocupados apenas com o saque de itens automotivos – óleos e pneus – produtos a serem vendidos em busca de ganhos ilícitos. Não se trata, como é óbvio, de saque famélico de alimentos por pessoas necessitadas. A insegurança dos transportadores nas rodovias do país salta aos olhos diante desse fato, principalmente do motorista que no caso ferido foi levado a um hospital da região, mas também da empresa transportadora que tem seus bens – o caminhão e a carga – abandonados pelas autoridades, como se tivessem como única função cuidar e remover as pessoas vítimas do acidente. É preocupante o descaso das autoridades com proteção dos bens do contribuinte, bem como com a falta de segurança nas rodovias brasileiras, ficando o transportador sob risco de assaltos, roubos, furtos e saques”.

A Associação (NTC&Logística), que representa as empresas de transporte rodoviário de cargas em todos o país e tem ela vinculadas 12 federações e dezenas de sindicatos em todos os estados, destaca: “Manifestamos às autoridades federais a preocupação do transportador e esperamos providências enérgicas de apuração de responsabilidades e punição de crimes cometidos neste caso, a ainda outras visando dar segurança ao transportador que movimenta tudo que se produz e consome no país”.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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