Nelson Tucci
O país perdeu 479.857 vidas no trânsito entre 2007 e 2018. O custo desses acidentes chegou a R$ 1,58 trilhão, segundo o estudo Impactos Socioeconômicos dos Acidentes de Transporte no Brasil, divulgado na semana que passou pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Realizada
em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), a
análise utiliza dados de mortalidade do Datasus, do Ministério da Saúde – que
inclui internações e reembolso de gastos – e aplica o Valor Estatístico da Vida
(VEV).
A
pesquisa contabiliza pedestres, motociclistas, acidentados em automóveis,
ciclistas, e ainda meios de transporte aquaviários, ferroviários e aéreos. A
maior parte das vítimas é de pessoas entre 18 e 34 anos, mas também foram
constatados dados elevados de acidentes com idosos, principalmente devido à
reduzida capacidade em atravessar a rua com segurança.
ASSINATURA – A Audi do Brasil iniciará nos próximos dias um projeto piloto inovador de carro por assinatura chamado Audi Luxury Signature, inédito no segmento de veículo premium. Assim como diversos serviços já estabelecidos no mercado, como os de filmes, séries e músicas, o objetivo é oferecer ao cliente a possibilidade de assinar um serviço pelo qual poderá usufruir de um veículo Audi com até 2.000 km para rodar por mês, seguro, IPVA, licenciamento, assistência 24 horas e manutenção preventiva – como opcional, é possível adicionar blindagem também.
Nesta
primeira fase, o Audi Luxury Signature será realizado na cidade de São Paulo e
respectiva região metropolitana e terá 20 unidades à disposição dos clientes. O
projeto piloto é desenvolvido em parceria com a Fleet Solutions, empresa do
Grupo Volkswagen que atua na terceirização e gestão de frotas, e terá quatro
meses de duração, de setembro a dezembro, período em que o modelo de negócios
será avaliado pelas perspectivas do cliente, da concessionária e da montadora.
Os planos variam de acordo com o modelo desejado e terão duração mínima de 24
meses e os valores de assinatura mensal partem de R$ 9.590 (para o A6).
PRÊMIO – A Petronas Lubrificantes Brasil (PLB) recebeu o prêmio de Fornecedor do Ano no Suppliers Excellence Awards 2020, promovido pela CNH Industrial, que reconheceu as empresas com melhor desempenho na cadeia de suprimentos das máquinas agrícolas e de construção Case e New Holland, caminhões e ônibus Iveco e motores da FPT Industrial.
Além
de levar o principal troféu da noite, a Petronas foi a vencedora dos prêmios de
Qualidade no segmento Máquinas de Construção e de Tecnologia & Inovação, na
categoria Powertrain. A premiação foi dividida em nove categorias e oito áreas
de negócios da América do Sul, e levou em consideração o desempenho de empresas
com relacionamento comercial superior a US$ 300 mil no ano.
PERFORMANCE – A Land Rover, com os resultados da Fenabrave do mês de agosto, assumiu a liderança no acumulado de emplacamentos no segmento de SUVs grandes de luxo em 2020. Foram 1.122 unidades da marca no período, alcançando 36% de participação de mercado.
O
destaque ficou para o Range Rover Sport. Com sua gama de motorizações
diversificada, versões a diesel, híbrida e gasolina, o modelo registrou 507
emplacamentos no acumulado do ano, sendo 55 deles somente no mês de agosto. O
Discovery, modelo versátil com sete lugares, somou 443 unidades emplacadas,
ocupando a terceira colocação no ranking.
MANOBRISTA – Já imaginou deixar o carro na porta da garagem e ele estacionar sozinho? E na hora de sair ele também vir automaticamente ao seu encontro, por um comando no celular? Esse é o projeto que a Ford e a Bosch estão demonstrando em Detroit, nos EUA, em parceria com o condomínio Bedrock’s Assembly Garage.
É
a primeira solução de estacionamento com manobrista automatizado baseada em
infraestrutura nos Estados Unidos. “Estamos continuamente em busca de
oportunidades para expandir nosso conjunto de tecnologias de assistência ao
motorista Ford Co-Pilot360, que ajudam as pessoas a dirigir com mais confiança,
e acreditamos que a tecnologia de estacionamento com manobrista automatizado é
uma grande promessa”, diz Ken Washington, diretor de Tecnologia da Ford.
VOOS – A digitalização das empresas acelerou-se em todos os setores como forma de superar as limitações impostas pelo Covid-19 e a indústria de tráfego aéreo não foi uma exceção. Neste universo insere-se a Indra com o Normarc GBAS, avançado dispositivo capaz de reduzir o tempo de voo, consumo de combustível, emissões de CO2 e permitir às aeronaves realizar pousos continuados mais rápidos e curtos.
A
companhia instalou estações de testes em diferentes aeroportos. A última delas
no aeroporto de Tenerife Norte, nas Ilhas Canárias, Espanha, no qual está
trabalhando com o fornecedor de serviços de navegação Enaire para validar o
desempenho do sistema em regiões equatoriais.
IPO – A Hidrovias do Brasil (HBSA3) tocou a campainha na B3 na sexta-feira, 25. Companhia de logística que traz em seu portfólio acionistas como Bndes, fundos de private equity e a International Finance Corporation (Banco Mundial), recebeu elogios de Gilson Finkelsztain, CEO da Bolsa, durante a live do IPO (abertura de capital).
“O
setor de infraestrutura é um dos mais relevantes da bolsa brasileira e estamos
muito felizes com a chegada da Hidrovias na B3. Sou um grande admirador desse
projeto. O Brasil tem um potencial de transporte hidroviário gigantesco e ainda
há muito a explorar por esse modal. O trabalho da Hidrovias, de construção de
portos, treinamento de equipes remotas, merece ser aplaudido”, comentou ele.
RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall das motocicletas modelo Ninja ZX-6R, modelos 2020, fabricadas entre janeiro e setembro de 2019, com números de chassis de 96PZXLG1*LFS00001 até 96PZXLG1*LFS00260. A Kawasaki Motores do Brasil Ltda. deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
A
empresa informa que a durabilidade do chicote elétrico da buzina dessas
unidades está comprometida, e o mesmo pode quebrar com a ressonância da
vibração do motor gerada em uma determinada faixa de rotações. Esse defeito
pode levar à falha da buzina, gerando uma situação de risco com acidentes
fatais.
Os
proprietários das unidades envolvidas deverão agendar junto a uma concessionária
da marca o reparo do chicote elétrico da buzina. Para agendamento e mais
informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 773 1210, das 8 às 19 horas
e o site www.kawasakibrasil.com
RECALL 2 – O Procon-SP informa que tem recall dos veículos Citroën C4 Lounge, DS3, DS4 e DS5, com números de chassis e data de fabricação abaixo identificados. A Citroën do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação
dos veículos: C4 Lounge, de fabricação: 04/04/2013 até 12/04/2017, chassis de
EG500080 até JG500699; DS3 de fabricação: 22/11/2011 até 07/09/2016 chassis de
CW501041 até HW500613; DS4 de fabricação: 18/06/2012 até 11/05/2015 chassis de
CY571921 até GY500172; DS5 de fabricação: 13/03/2012 até 19/01/2017, chassis de
DS500004 até JS500005.
A
empresa alega que, em caso de colisão com intensidade suficiente para acionamento
do sistema de airbag, pode ocorrer rompimento do insuflador e a possível
projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo. Esse defeito poderá
ocasionar danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do mesmo e, em casos
extremos, risco de morte.
Proprietários
deverão agendar junto a uma concessionária da marca a verificação e
substituição, se necessário, do airbag do motorista para os modelos C4 Lounge
DS4 e DS5 e, dos airbags frontais do motorista e do passageiro para o modelo
DS3. Para agendamento e mais informações: telefone 0800 011 8088 e o site www.citroen.com.br
INVESTIMENTOS – O novo presidente da Mercedes-Benz no Brasil e América Latina, Karl Deppen, afirmou que a empresa manterá o programa de R$ 2,4 bilhões de investimentos no período 2018-2022. Do montante, R$ 1,4 bilhão foram direcionados ao desenvolvimento do novo Actros brasileiro e R$ 100 milhões foram aplicados à nova linha de montagem de cabines em São Bernardo do Campo/SP.
Já
os outros R$ 900 milhões serão destinados a novas linhas da fábrica, também
produtora de chassis de ônibus, motores, transmissões, eixos e outros
componentes.
ARTIGO
Nem
tudo pode ser simplificado
Por Marcelo Tertuliano (*)
Venho refletindo sobre tomada de decisões ponderadas, as mudanças, a simplificação de processos – e, principalmente, sobre como tudo isso se relaciona e interfere no presente e no futuro das companhias.
A
reflexão é o caminho mais assertivo para uma boa tomada de decisões
equilibradas, que podem garantir a sustentabilidade da companhia no longo
prazo. Quando uma empresa toma decisões abruptas e irrefletidas, pode estar
colocando em risco sua capacidade de estabilidade, previsibilidade e geração
futura de resultados e ganhos importantes e sustentáveis para a empresa, algo
que os acionistas valorizam. Algumas empresas que adotaram o home office e
estão gostando do resultado – a produtividade dos colaboradores é visivelmente
maior nos casos relatados – já anunciaram que continuarão neste sistema por
tempo indeterminado.
Recentemente,
porém, especialistas em recursos humanos alertaram para o fato de que, após o
fim da quarentena, poderá haver uma tendência de desvio de foco dos
trabalhadores, que não dedicarão tantas horas ao trabalho, já que poderão sair
de casa e terão outras atividades a cumprir, como levar os filhos em suas
atividades rotineiras (como atividades esportivas e cursos extracurriculares);
praticar esportes em academias ou ao livre; frequentar cabeleireiros; visitar
parentes; fazer cursos presenciais, entre outras coisas.
Esse
exemplo é apenas ilustrativo, mas pode ser significativo: as companhias que
decidiram manter o home office pensaram no reflexo desta decisão no futuro ou
apenas avaliaram uma oportunidade imediata de redução de custo, gerada pela
situação atual?
Da
mesma forma, mudar toda a estrutura de comando de uma área repentinamente de
forma abrupta, por exemplo, ou simplificar processos sem estudar a fundo a real
necessidade de eles serem detalhados pode gerar ganhos hoje – mas, prejudicar o
desenvolvimento dos processos amanhã.
Acredito
que as otimizações devam acontecer de forma gradual, em camadas e com
facilitadores que gerem a homogeneização, visando à preparação de dados, a
análise de processos e a produtividade de equipes e sistemas. As decisões
amadurecem com o próprio conhecimento que a empresa gera a partir dos seus
processos, sistemas e pessoas, porque o perigo de simplificar processos
detalhados é gerar resultados a curto prazo, mas não pensar que as pessoas
mudam (de emprego ou se aposentam) e os novos profissionais que não conhecem o
histórico da companhia não conseguirão, no futuro, resolver o que a
simplificação deixou de contemplar.
Como
sempre colhemos amanhã o que plantamos hoje, não podemos cometer o erro de
responsabilizar os gestores futuros pelas decisões tomadas agora, que geram
boas notícias hoje, mas que podem custar um bom dinheiro para que se volte ao
modelo anterior. Simplificar processos é importante, em muitas situações, mas
desde que as novas diretrizes contemplem todas as necessidades da companhia e
tudo seja implantado gradativamente, de forma refletida, equilibrada e
sustentável. Somente assim, lá na frente, a colheita será satisfatória. Eu sei
que é uma questão retórica e de difícil generalização, por isso comecei o
artigo compartilhando que essa é uma reflexão... Agora, cabe a você fazer a
sua.
(*)
Marcelo Tertuliano é mestre em Administração de Empresas e está à frente da
área financeira de mineradora brasileira em Moçambique.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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