segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Carros em marcha lenta

Divulgação    Longo caminho de recuperação até os níveis pré-pandemia


Nelson Tucci

O mês de agosto registrou os melhores números na indústria automobilística desde o início da pandemia. Com isto, nota-se que a crise mais aguda ficou delimitada ao segundo trimestre. Na comparação com julho, a produção de autoveículos se destacou (210,9 mil unidades), apresentando crescimento de 23,6%, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Os licenciamentos (183,4 mil) tiveram crescimento de 5,1%, enquanto as exportações (28,1 mil) caíram 3,4%. Porém, quando se compara agosto de 2020 com igual mês de 2019, os três números acima registraram quedas superiores a 20%, indicando um longo caminho de recuperação até os níveis pré-pandemia.

Ainda de acordo com a Anfavea, no acumulado dos primeiros oito meses do ano, a comparação é ainda mais desfavorável. Os licenciamentos (1.166,7 mil) recuaram 35%, as exportações (176,7 mil) encolheram 41,3% e a produção (1.110,8 mil) despencou 44,8%, repetindo volumes similares aos de quase 20 anos atrás. "É como se perdêssemos três meses de vendas internas e quase quatro meses de produção", analisa Luiz Carlos Moraes, presidente da associação. "Se não fosse a pandemia, na metade de maio já teríamos chegado aos patamares atingidos nesse fechamento de agosto", destaca ele, evidenciando o tamanho das perdas do setor automotivo.

"Se antes da pandemia nós já alertávamos para a falta de competitividade do nosso país, agora a situação é ainda mais urgente. O mercado global de veículos deve encolher de 91 milhões de unidades em 2019 para menos de 75 milhões em 2020, gerando uma ociosidade inédita na indústria global”, disse o executivo, em coletiva de imprensa: “Só atacando as causas do custo Brasil é que teremos condições de evitar um encolhimento do setor automotivo brasileiro”.


Divulgação   Pastilhas, lonas e sapatas de freio para eixos dianteiros e traseiros

PASTILHAS – A Cobreq, empresa do grupo Nisshinbo, aumenta o portfólio de produtos e anuncia o lançamento de diversas pastilhas, lonas e sapatas de freio para eixos dianteiros e traseiros. São opções para as mais variadas marcas e modelos de automóveis, caminhões, vans e outros. Entre os veículos estão Spin, Onix e Tracker da GM/Chevrolet, IX35 da Hyundai, Hilux da montadora Toyota, Delivery da Volkswagen, Jumpy da Citröen, Expert da marca Peugeot e CityTruck da Foton.

A marca TMD Friction mantém “alinhamento com o mercado e com as novas tecnologias que surgem a cada dia, inovando para entregar soluções de alta qualidade aos clientes. Buscamos sempre embarcar tecnologia de ponta em nossos produtos”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD.


ONLINE – A Carupi, startup pioneira ao lançar no mundo o serviço de comprar e vender carros usados sem sair de casa, acaba de lançar um portal outlet com veículos vendidos a preços abaixo da tabela FIPE, considerada o principal índice para a negociação de automóveis no país. O portal se chama carupix.carupi.com, fazendo referência a um serviço express, com vendas e compras feitas de forma rápida.

Em menos de 12 horas desde o lançamento do site, mais de 50% dos veículos anunciados foram vendidos, um movimento positivo para o setor que vem se recuperando aos poucos diante da crise mundial causada pela pandemia do coronavírus. A plataforma diz que continuará a ser abastecida com novos veículos para venda semanalmente.

Os carros são periciados através de laudo cautelar, o que garante procedência verificada e que não tenham passagem por leilões ou histórico de sinistros. Além disso, possuem, para modelos acima de 2012, um ano de garantia de motor e câmbio. O processo de pagamento é inteiramente digital.


LÍDER – Depois de ser ultrapassado pelo Volkswagen T-Cross em julho, o Chevrolet Onix reconquistou a primeira posição do ranking dos modelos mais vendidos do país, no último mês de agosto. O modelo vendeu 10.609 unidades no período, enquanto o SUV da Volkswagen comercializou 6.455 unidades e despencou para o 5º lugar. Está na vice-liderança o Fiat Strada, com 8.690 unidades emplacadas.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no mercado de veículos leves (carros de passeio + comerciais leves), foram emplacadas 173.544 unidades em agosto, representando aumento de 6,41% ante julho, mas com expressiva queda de 24,7% quando comparado com o mesmo mês de 2019.


Divulgação        Charging station carregando baterias

ENERGIA – A Toyota Motor Corporation e a Honda R&D Co., Ltd. irão criar um sistema móvel de geração/entrega de energia, intitulado Moving, que consiste em um ônibus movido a célula de combustível (fuel cell) que pode carregar uma grande quantidade de hidrogênio, aparelhos portáteis externos de entrega de energia e baterias portáteis. As empresas darão início aos testes demonstrativos da capacidade do sistema de entregar eletricidade a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quando uma rede elétrica é danificada durante um desastre, como tufões e tempestades, a população sofre com a interrupção do fornecimento de energia para as residências e centros de evacuação. A fim de encontrar uma solução para essa questão, Toyota e Honda estão reunindo suas tecnologias para criar um dispositivo móvel de geração/entrega de energia com o objetivo de fornecer eletricidade para as pessoas.

Tendo a mobilidade como diferencial, o Moving e pode ser utilizado como um sistema phase-free, fase-livre na tradução literal, que pode ser utilizado tanto em tempos de desastre para apoiar o fornecimento de energia em áreas afetadas, bem como em situações normais de rotina, como o fornecimento de energia para um evento, por exemplo. Por meio dos testes de demonstração, as duas empresas poderão confirmar as reais necessidades das pessoas e verificar a usabilidade do sistema.


OIL – Você conhece alguma empresa que bateu 105% da meta durante a pandemia e que projeta fechar 2020 com um faturamento acima de R$ 100 milhões? Pois esta é a realidade da paranaense Teclub, fabricante dos lubrificantes automotivos e industriais Maxon Oil, que saltou de um faturamento de R$ 10 milhões em 2015 para uma previsão de mais de R$ 100 milhões em 2020, sendo 42% desse crescimento nos últimos meses.

Este é um mercado disputado, prevalecendo marcas gigantes como Petrobras, Texaco, Ipiranga, Mobil, Shell, entre outros. Na região Sul, a Maxon já é a sexta marca que mais vende e a 14ª no país. Existem registros de 276 players no mercado.

“Estamos conquistando espaço por nos posicionar como uma marca parceira, com excelente custo x benefício. Não disputamos espaço por meio de altos investimentos em mídia, como fazem as gigantes. Focamos em entender a real necessidade do consumidor e em mostrar a ele que trabalhamos com responsabilidade, profissionalismo e bom preço, o que resulta na fidelização”, justifica Edson Reis, CEO da Teclub-Maxon Oil.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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