segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A força social

Divulgação   Iniciativa dos empregados da Ford mobilizou 400 pessoas em Taubaté/SP

Nelson Tucci

Enquanto o país não se equilibra, gerando empregos e bem-estar social, algumas empresas, entidades e grupos voluntários se mobilizam para ajudar o próximo em suas necessidades básicas. É o caso dos empregados da fábrica de motores e transmissões da Ford em Taubaté, no interior paulista, promovendo a “Gincana do Bem”, uma ação social que arrecadou mais de 7 toneladas de alimentos e cerca de 7.000 itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. As doações serão entregues para 16 instituições sociais nas cidades de Taubaté, São Luís do Paraitinga e Tremembé, região do Vale do Paraíba.

A iniciativa mobilizou cerca de 400 voluntários, divididos em 32 equipes, numa competição em que todos saíram campeões, ajudando famílias e instituições voltadas ao atendimento de crianças e idosos que se encontram em situação mais vulnerável. A ação contou também com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e toda a mobilização foi feita à distância, respeitando as regras de distanciamento social.

A Ford, que incentiva seus empregados a desenvolver trabalhos comunitários, tem realizado diversas ações para ajudar no combate à pandemia e seus efeitos, como a produção de máscaras, o conserto de respiradores e o adiamento de prestações do financiamento de veículos. Por meio do seu braço filantrópico, o Ford Motor Company Fund, também fez a doação de 34.500 kits de higiene em Taubaté/SP, Horizonte/CE, Camaçari e Dias D’Ávila/BA, além de um programa de arrecadação de fundos para as Obras Sociais Irmã Dulce, na Bahia, dobrando o valor das doações recebidas, o “Donation Match”.


Divulgação      Indústria teve crescimento de 11,3%, em relação a julho

PNEUS – O mercado de pneus rodou mais acelerado em agosto passado, mas ainda sabe que tem chão pra recuperar. A indústria de pneumáticos teve crescimento no mês passado, de 11,3%, em relação a julho. Maioria é de pneus de passeio, cujo resultado isolado foi 18,5% maior do que no mês anterior. Mas a recuperação pra valer ainda não veio, pois quando comparado com os resultados de agosto de 2019, o total de vendas deste último agosto apresenta queda de 0,4%.


TRANSPORTES – Apesar da recente paralisação no setor de transportes, em razão da pandemia, a Pátio Transportes, especializada no traslado de veículos para todo Brasil, espera dobrar de tamanho em 2020. A companhia, cujos clientes são, em sua maioria, pessoas físicas pertencentes à classe média, investe em estratégias avançadas de atendimento e pós-vendas para crescer.

A empresa nasceu em 2018 e hoje a Pátio conta com 3.000 motoristas cadastrados, sendo 800 ativos. Para garantir agilidade nos traslados, a empresa possui 450 bases operacionais, distribuídas por todos os estados brasileiros. Os motoristas novos passam por uma minuciosa pesquisa antes de serem incluídos na lista da empresa e todos os transportes contam com seguro da Tokio Marine – pontos importantes para proporcionar segurança ao processo de transporte.

Além das pessoas físicas, a Pátio também atende grandes organizações, como Localiza, Movida e Unidas e governos estaduais. "As locadoras estão entre os nossos clientes recorrentes", diz a empresa, que já pensa na abertura de mais três filiais, nas cidades de Fortaleza, Curitiba e Brasília, para o ano que vem.


BRONZINAS – Marca 100% brasileira e com atuação no mercado de reposição para peças de motores há nove anos, a Takao está lançando uma nova linha de bronzinas e arruelas para os motores 3 cilindros, de 1 litro de capacidade cúbica, da Renault. 

Devido ao grande volume de vendas dos modelos Logan, Sandero e Kwid nos últimos anos, a Takao, após um detalhado estudo de mercado de atualização de seu portfólio, resolveu lançar esse jogo de bronzinas. Com ele, a marca ultrapassa a marca de 3.000 itens – considerando apenas as bronzinas e suas arruelas –, o que abrange cerca de 94% de todos os veículos leves que circulam pelo país. 

Quando considerados os modelos das maiores montadoras do país (VW, Fiat, GM e Ford), a cobertura da Takao eleva-se a 96% de todas as linhas de motores dessas marcas. Como diferenciais, a Takao informa que suas bronzinas sofrem constantes auditorias internas para verificação dos padrões de qualidade, sem contar o suporte.


Divulgação         Live com Thalita Rangel comemora Dia do Caminhoneiro

CAMINHONEIRO – O Dia Nacional do Caminhoneiro, na quarta-feira 16, será celebrado com muitas novidades para os transportadores. Uma parceria entre a Federação dos Caminhoneiros do Rio Grande do Sul (Fecam-RS), o Clube Procam e a Fintech Target Meio de Pagamentos vai promover a Live do Trecho, com show ao vivo da cantora sertaneja Thalita Rangel, transmitido diretamente de Brasília, às 19 horas, pelo Youtube.

Thalita vai cantar os maiores sucessos sertanejos, escolhidos em enquete prévia com a categoria e que embalam as viagens dos caminhoneiros pelas estradas do Brasil. Acompanhe o Instagram do Procam, em @clubeprocam, para saber as novidades.


SEGUROS – No último levantamento realizado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (Cnseg), apurou-se que cerca de 70% dos veículos circulam sem nenhum tipo de cobertura. Ou seja, caso ocorra algum acidente, não haverá ressarcimentos para os danos materiais. São mais de 31 milhões de veículos, espalhados em todo território nacional nessa situação.

Além dos incidentes que possam acontecer, os veículos não assegurados também são suscetíveis para furtos e assaltos. De acordo com a pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, no último ano ocorreram 92.000 roubos de veículos em todo território nacional.


QUALIDADE – O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, prepara mais uma novidade disruptiva: a Trilha da Qualidade. 

“Trata-se de uma jornada, uma série de eventos repleta de conteúdo relevante para quem precisa estar sempre atualizado sobre as novidades da qualidade no setor automotivo”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA. A jornada, a ser iniciada no dia 22 próximo, vai até maio de 2021. Em cada encontro, grandes especialistas e referências do mercado interagem com a audiência, para refletir sobre os caminhos futuros e debater novas respostas e perspectivas para uma indústria em transformação. 

O evento é online e gratuito. As inscrições podem ser feitas em www.iqmx.org.br


Divulgação           Há 28 anos Honda agrega diferenciais ao mercado

COMEMORAÇÃO – A Honda comemora 2 milhões de unidades entregues para os consumidores brasileiros. Em 1992, a empresa deu início à comercialização de automóveis no Brasil, com o primeiro modelo oferecido aos clientes brasileiros importado: o Honda Accord. A novidade apresentou ao mercado brasileiro diversas inovações e tecnologia de ponta, com um design elegante, amplo espaço interno e itens de conforto.

Cinco anos depois, em 1997, a marca passou à condição de fabricante nacional de automóveis, com a produção do icônico modelo Honda Civic. Há 28 anos a Honda vem agregando diferenciais ao mercado por meio da qualidade de seus produtos e serviços.

"Nossa empresa tem a missão de facilitar a mobilidade humana e expandir o potencial da vida das pessoas por meio de produtos inovadores, com excelência em qualidade, segurança e tecnologia. Cada automóvel Honda concretiza as aspirações do cliente por um produto que satisfaça plenamente suas expectativas. Nesse sentido, estamos comemorando dois milhões de sonhos realizados, um marco muito importante para a trajetória da Honda no país", comenta Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda Automóveis do Brasil.


ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas definiu novos membros para o seu Conselho Automotivo. A coordenação do órgão estará a cargo de Danilo Bonassi Lapastini, presidente e CEO da empresa associada Hexagon Metrology Sistemas de Medição Ltda. e também vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI).


PESQUISA – Nova rodada da Pesquisa CNT sobre impacto da Covid-19 no transporte será divulgada nesta segunda-feira 14. Esta fase avaliou as condições das transportadoras após cinco meses de pandemia em relação a demissões, demanda, faturamento e acesso a crédito; também abordou as perspectivas para os próximos meses.

Foram ouvidas 914 empresas de cargas e de passageiros, de todos os modais de transporte, entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário