“Muitos
serviços e produtos já eram consumidos por meio do mundo digital, mas com a
instalação da crise, até mesmo os mais resistentes tiveram que ceder e começar
a mergulhar em todas as possibilidades que o oceano online nos permite”, lembra
Yago Almeida, diretor comercial da startup Olho no Carro.
Uma
dessas mudanças foi a de transferência de veículos, substituindo o trâmite
presencial – em cartórios, no Detran ou em órgãos habilitados – pelo online, o
que na prática facilitou, com ganho de tempo não só no deslocamento como também
na transferência online e a segurança. Yago Almeida deixa um questionamento: “Se
tais procedimentos têm se mostrado mais eficientes que os processos
presenciais, por que então não tivemos essa iniciativa antes?” Está aberto o
debate.
ULTRA – É certo que um dos segmentos mais afetados pela pandemia foi o de transporte público. Pensando nos motoristas de táxi e de aplicativos, principalmente, que tiveram o movimento drasticamente reduzido, a O2LED Illumination, com experiência na geração de luz por lâmpadas de LED, decidiu lançar o SterBox, aparelho portátil para descontaminação de ambientes com até 15 metros cúbicos.
De
acordo com a empresa, o produto tem comprovada capacidade de inativar agentes
nocivos, como vírus, bactérias e fungos. “A radiação UVC quebra a cadeia de
reprodução desses micróbios. O risco para a saúde humana existe se for aplicada
diretamente na pele ou atingir a retina”, explica o presidente, engenheiro
Roberto Cardoso, ao acrescentar que o produto usa luz ultravioleta do espectro
C combinada a nanopartículas de titânio para entrar no RNA dos
micro-organismos, quebrando a cadeia de proteína à qual esses germes se unem
para reprodução.
LANÇAMENTO
–
A frase que compõe uma das peças da campanha publicitária que a JAC Motors tem
trabalhado nos últimos meses é emblemática. A fim de preparar a chegada de seus
cinco modelos 100% elétricos no Brasil, a marca cunhou:
“Enquanto
algumas marcas têm um carro elétrico em sua linha... a JAC Motors tem uma linha
de carros elétricos para você”.
Além
de três utilitários-esportivos, a inovação que a JAC imprime é a introdução
comercial de uma picape cabine dupla destinada ao trabalho e um caminhão com
capacidade total de 7,5 t e 4 t de carga útil.
De
acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, a
eletrificação não pode ficar circunscrita a uma iniciativa de Marketing,
objetivando aprimorar a imagem da marca ao torná-la amiga do meio ambiente:
“Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos seriamente
numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. Nossa família de cinco
veículos elétricos assume o protagonismo na marca. A ideia é chacoalhar o
mercado e instantaneamente dar várias opções de compras em segmentos
diversificados”.
SUV – A Volkswagen anunciou o nome de seu novo SUV médio-compacto, nascido do “Projeto Tarek”. É o Taos, que será produzido na Argentina e no México até o final deste ano e que será apresentado em suas formas finais no dia 13 de outubro, em transmissão online para as Américas do Sul e do Norte.
A
fábrica de General Pacheco, na Argentina, recebeu investimentos de US$ 650
milhões para a produção do modelo (em plataforma modular global MQB). Ao lado
do T-Cross e do Nivus, o novo modelo complementará a família de SUVs
Volkswagen.
ACORDO – Os trabalhadores de São Bernardo do Campo/SP da Volkswagen foram os primeiros a aprovar o novo acordo trabalhista negociado com os sindicatos. A proposição, prevendo abertura de um programa de demissões voluntárias (PDV) e estabilidade no emprego até 2025, partiu da empresa e a assembleia realizada no dia 15 último, no ABC paulista, aprovou.
A
mesma proposta foi levada à mesa de negociações com sindicatos representantes
dos trabalhadores em outras três fábricas da Volkswagen.
SEMI – Em abril deste ano, as vendas de automóveis seminovos tiveram queda de 84% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), como já noticiamos neste espaço. No decorrer dos meses deste ano, com a reabertura de diversos setores, o automotivo vem se recuperando. Em julho, o setor cresceu 53,7% em relação a junho. Em agosto, o aumento foi de 10% em relação ao mês passado.
Uma
alternativa para manter o isolamento social e negociar veículos com segurança é
procurar empresas que fazem a intermediação de todo o processo sem que o
vendedor ou comprador precise sair de casa. A startup Carupi, por exemplo,
realiza o serviço que cresceu oito vezes de tamanho na crise.
Por
isso, mesmo em meio à crise do novo coronavírus, a expectativa da empresa é
fechar o segundo semestre com R$ 160 milhões em valor transacionado
(anualizado). "A nossa solução permite que o vendedor fique satisfeito por
ter seu carro vendido rapidamente com segurança e conveniência e que o
comprador tenha o carro de interesse entregue na porta de casa com um clique
para test-drive grátis e após a compra”, afirma Diego Fischer, CEO da Carupi.
CAMPANHA – Entre os dias 18 e 25 deste mês é realizada a Semana Nacional do Trânsito 2020, evento ocorrido todos os anos desde a implantação do Código Nacional de Trânsito, em 1997. Neste, a campanha em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) pelo Programa Laço Amarelo, terá como tema "Perceba o Risco, Proteja a Vida", dando sequência às ações educativas e de conscientização para um trânsito mais seguro.
Ao
longo dos seus 60 anos, que se completam neste ano, a Associação Nacional da
Indústria dos Pneumáticos (ANIP), divulga dicas importantes para a manutenção e
segurança dos pneus, que fazem diferença quando o assunto é direção segura,
tais como calibragem; balanceamento e alinhamento; rodízio de pneus; estepe; e
cuidados com pista molhada, entre outros.
VIDAS – O Brasil registrou uma queda anual de 7% nas mortes por acidentes de trânsito no período entre 2015 e 2019, divulga o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), mostrando redução de 43 mil para 30 mil mortes por ano. Estes dados são divulgados durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2020, promovida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
No
Estado de São Paulo, os novos números do Infosiga SP, programa coordenado pelo
Detran, revelam que o índice de mortes por acidentes de trânsito no estado
chegou ao patamar mais baixo da série histórica. Entre janeiro e agosto de
2020, São Paulo registrou 3.183 vítimas fatais, 26% a menos do que no mesmo
período de 2015, quando a medição teve início, com 4.327 óbitos.
A
queda também se reflete no número de atropelamentos, que chegou a 758 vítimas
fatais neste ano, contra 1.196 em 2015; ou seja, 37% a menos de óbitos.
SUSTENTÁVEL
–
A Toyota assumiu o compromisso global de atuar com iniciativas de curto, médio
e longo prazo para diminuir o uso de recursos naturais em todo o ciclo de vida
útil de seus produtos para, segundo nota distribuída à imprensa, atender às
necessidades do planeta.
Para
tanto, idealizou o Desafio Ambiental 2050, com metas ambiciosas para zerar a
emissão de CO₂ em toda extensão
da cadeia automotiva, por meio de seis desafios, sendo eles: 1 - Zerar emissão
de novos veículos; 2 - Ciclo de vida com emissão
zero (da cadeia até logística de entrega
de veículos e serviços);
3 - Emissão zero nas fábricas
(energia limpa); 4 - Minimizar o uso de água nos processos industriais; 5 -
Constituir uma sociedade baseada na reciclagem; e 6 - Construir uma sociedade
em harmonia com a natureza (investimento em projetos de incentivo,
conscientização e influência e reforçar parcerias em prol da preservação).
Essas
mesmas premissas cercam o projeto que utiliza materiais têxteis recicláveis
para servir de matéria-prima na confecção de carpetes antirruídos que revestem
o Corolla. Método ancorado pelo conceito de economia circular iniciou fase de
implementação neste mês de setembro.
O
processo reutiliza os equipamentos individuais de proteção e uniformes, que se
tornam inutilizáveis após constantes lavagens e reutilizações. A partir daí,
entra o processo que evita um descarte natural de material altamente
reaproveitável. Como novo destino, são enviados para a Formtap, empresa
parceira responsável por reutilizar 100% de todo o equipamento para
confeccionar o insumo do isolamento acústico dos veículos. Neste processo, é
possível reaproveitar até 850 kg de material por mês de todas as três plantas
com linha de montagem da Toyota, garantindo o revestimento do isolamento
acústico de aproximadamente sete mil unidades do Corolla.
ESTÁGIOS – A Scania Latin America anuncia o início das inscrições para o Programa de Estágio 2021. São 58 vagas, com início previsto para fevereiro de 2021. As inscrições vão até 9 de outubro e devem ser feitas no link http://ciadeestagios.com.br/scania Todo o processo seletivo será feito online.
Entre
as novidades, o Programa de Estágio Scania 2021 passa a aceitar alunos de
qualquer semestre, tanto de cursos de graduação quanto técnicos. Outra mudança
é no nível necessário da língua inglesa. Antes, os candidatos precisavam ter,
no mínimo, nível intermediário. O atual programa não tem tal exigência,
aceitando candidatos que conheçam o básico do idioma.
“A
Scania é para todos e queremos trabalhar ainda mais com diversidade e inclusão
em nosso recrutamento, por isso, abriremos a oportunidade para candidatos de
qualquer semestre e sem a necessidade de conhecimento profundo da língua
inglesa.” conta Danilo Rocha, VP de Recursos Humanos da Scania Latin America:
“A nossa jornada de sustentabilidade prescinde diversidade e inclusão – além de
ser um imperativo ético, é uma forma clara de melhoria para os negócios”.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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