segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Covid refaz o consumo

Divulgação      Serviços, produtos e sistemas dentro de novos protocolos

 Nelson Tucci

 Desde março último, com a chegada da pandemia da Covid-19, empresas produtoras de bens e serviços tiveram de criar e recriar serviços, produtos e sistemas para atender a demanda dos consumidores dentro de novos protocolos.

“Muitos serviços e produtos já eram consumidos por meio do mundo digital, mas com a instalação da crise, até mesmo os mais resistentes tiveram que ceder e começar a mergulhar em todas as possibilidades que o oceano online nos permite”, lembra Yago Almeida, diretor comercial da startup Olho no Carro.

Uma dessas mudanças foi a de transferência de veículos, substituindo o trâmite presencial – em cartórios, no Detran ou em órgãos habilitados – pelo online, o que na prática facilitou, com ganho de tempo não só no deslocamento como também na transferência online e a segurança. Yago Almeida deixa um questionamento: “Se tais procedimentos têm se mostrado mais eficientes que os processos presenciais, por que então não tivemos essa iniciativa antes?” Está aberto o debate.


ULTRA – É certo que um dos segmentos mais afetados pela pandemia foi o de transporte público. Pensando nos motoristas de táxi e de aplicativos, principalmente, que tiveram o movimento drasticamente reduzido, a O2LED Illumination, com experiência na geração de luz por lâmpadas de LED, decidiu lançar o SterBox, aparelho portátil para descontaminação de ambientes com até 15 metros cúbicos.

De acordo com a empresa, o produto tem comprovada capacidade de inativar agentes nocivos, como vírus, bactérias e fungos. “A radiação UVC quebra a cadeia de reprodução desses micróbios. O risco para a saúde humana existe se for aplicada diretamente na pele ou atingir a retina”, explica o presidente, engenheiro Roberto Cardoso, ao acrescentar que o produto usa luz ultravioleta do espectro C combinada a nanopartículas de titânio para entrar no RNA dos micro-organismos, quebrando a cadeia de proteína à qual esses germes se unem para reprodução.



Divulgação   Picape 100% elétrica utilizará baterias de fosfato de ferro-lítio

 

LANÇAMENTO – A frase que compõe uma das peças da campanha publicitária que a JAC Motors tem trabalhado nos últimos meses é emblemática. A fim de preparar a chegada de seus cinco modelos 100% elétricos no Brasil, a marca cunhou:

“Enquanto algumas marcas têm um carro elétrico em sua linha... a JAC Motors tem uma linha de carros elétricos para você”.

Além de três utilitários-esportivos, a inovação que a JAC imprime é a introdução comercial de uma picape cabine dupla destinada ao trabalho e um caminhão com capacidade total de 7,5 t e 4 t de carga útil.

De acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, a eletrificação não pode ficar circunscrita a uma iniciativa de Marketing, objetivando aprimorar a imagem da marca ao torná-la amiga do meio ambiente: “Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos seriamente numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. Nossa família de cinco veículos elétricos assume o protagonismo na marca. A ideia é chacoalhar o mercado e instantaneamente dar várias opções de compras em segmentos diversificados”.


SUV – A Volkswagen anunciou o nome de seu novo SUV médio-compacto, nascido do “Projeto Tarek”. É o Taos, que será produzido na Argentina e no México até o final deste ano e que será apresentado em suas formas finais no dia 13 de outubro, em transmissão online para as Américas do Sul e do Norte.

A fábrica de General Pacheco, na Argentina, recebeu investimentos de US$ 650 milhões para a produção do modelo (em plataforma modular global MQB). Ao lado do T-Cross e do Nivus, o novo modelo complementará a família de SUVs Volkswagen.


ACORDO – Os trabalhadores de São Bernardo do Campo/SP da Volkswagen foram os primeiros a aprovar o novo acordo trabalhista negociado com os sindicatos. A proposição, prevendo abertura de um programa de demissões voluntárias (PDV) e estabilidade no emprego até 2025, partiu da empresa e a assembleia realizada no dia 15 último, no ABC paulista, aprovou.

A mesma proposta foi levada à mesa de negociações com sindicatos representantes dos trabalhadores em outras três fábricas da Volkswagen.


SEMI – Em abril deste ano, as vendas de automóveis seminovos tiveram queda de 84% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), como já noticiamos neste espaço. No decorrer dos meses deste ano, com a reabertura de diversos setores, o automotivo vem se recuperando. Em julho, o setor cresceu 53,7% em relação a junho. Em agosto, o aumento foi de 10% em relação ao mês passado.

Uma alternativa para manter o isolamento social e negociar veículos com segurança é procurar empresas que fazem a intermediação de todo o processo sem que o vendedor ou comprador precise sair de casa. A startup Carupi, por exemplo, realiza o serviço que cresceu oito vezes de tamanho na crise.

Por isso, mesmo em meio à crise do novo coronavírus, a expectativa da empresa é fechar o segundo semestre com R$ 160 milhões em valor transacionado (anualizado). "A nossa solução permite que o vendedor fique satisfeito por ter seu carro vendido rapidamente com segurança e conveniência e que o comprador tenha o carro de interesse entregue na porta de casa com um clique para test-drive grátis e após a compra”, afirma Diego Fischer, CEO da Carupi.


CAMPANHA – Entre os dias 18 e 25 deste mês é realizada a Semana Nacional do Trânsito 2020, evento ocorrido todos os anos desde a implantação do Código Nacional de Trânsito, em 1997. Neste, a campanha em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) pelo Programa Laço Amarelo, terá como tema "Perceba o Risco, Proteja a Vida", dando sequência às ações educativas e de conscientização para um trânsito mais seguro.

Ao longo dos seus 60 anos, que se completam neste ano, a Associação Nacional da Indústria dos Pneumáticos (ANIP), divulga dicas importantes para a manutenção e segurança dos pneus, que fazem diferença quando o assunto é direção segura, tais como calibragem; balanceamento e alinhamento; rodízio de pneus; estepe; e cuidados com pista molhada, entre outros.


VIDAS – O Brasil registrou uma queda anual de 7% nas mortes por acidentes de trânsito no período entre 2015 e 2019, divulga o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), mostrando redução de 43 mil para 30 mil mortes por ano. Estes dados são divulgados durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2020, promovida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

No Estado de São Paulo, os novos números do Infosiga SP, programa coordenado pelo Detran, revelam que o índice de mortes por acidentes de trânsito no estado chegou ao patamar mais baixo da série histórica. Entre janeiro e agosto de 2020, São Paulo registrou 3.183 vítimas fatais, 26% a menos do que no mesmo período de 2015, quando a medição teve início, com 4.327 óbitos.

A queda também se reflete no número de atropelamentos, que chegou a 758 vítimas fatais neste ano, contra 1.196 em 2015; ou seja, 37% a menos de óbitos.


Divulgação    Materiais recicláveis na confecção de carpetes do Corolla

 

SUSTENTÁVEL – A Toyota assumiu o compromisso global de atuar com iniciativas de curto, médio e longo prazo para diminuir o uso de recursos naturais em todo o ciclo de vida útil de seus produtos para, segundo nota distribuída à imprensa, atender às necessidades do planeta.

Para tanto, idealizou o Desafio Ambiental 2050, com metas ambiciosas para zerar a emissão de CO em toda extensão da cadeia automotiva, por meio de seis desafios, sendo eles: 1 - Zerar emissão de novos veículos; 2 - Ciclo de vida com emissão zero (da cadeia até logística de entrega de veículos e serviços); 3 - Emissão zero nas fábricas (energia limpa); 4 - Minimizar o uso de água nos processos industriais; 5 - Constituir uma sociedade baseada na reciclagem; e 6 - Construir uma sociedade em harmonia com a natureza (investimento em projetos de incentivo, conscientização e influência e reforçar parcerias em prol da preservação).

Essas mesmas premissas cercam o projeto que utiliza materiais têxteis recicláveis para servir de matéria-prima na confecção de carpetes antirruídos que revestem o Corolla. Método ancorado pelo conceito de economia circular iniciou fase de implementação neste mês de setembro.

O processo reutiliza os equipamentos individuais de proteção e uniformes, que se tornam inutilizáveis após constantes lavagens e reutilizações. A partir daí, entra o processo que evita um descarte natural de material altamente reaproveitável. Como novo destino, são enviados para a Formtap, empresa parceira responsável por reutilizar 100% de todo o equipamento para confeccionar o insumo do isolamento acústico dos veículos. Neste processo, é possível reaproveitar até 850 kg de material por mês de todas as três plantas com linha de montagem da Toyota, garantindo o revestimento do isolamento acústico de aproximadamente sete mil unidades do Corolla.


ESTÁGIOS – A Scania Latin America anuncia o início das inscrições para o Programa de Estágio 2021. São 58 vagas, com início previsto para fevereiro de 2021. As inscrições vão até 9 de outubro e devem ser feitas no link http://ciadeestagios.com.br/scania Todo o processo seletivo será feito online.

Entre as novidades, o Programa de Estágio Scania 2021 passa a aceitar alunos de qualquer semestre, tanto de cursos de graduação quanto técnicos. Outra mudança é no nível necessário da língua inglesa. Antes, os candidatos precisavam ter, no mínimo, nível intermediário. O atual programa não tem tal exigência, aceitando candidatos que conheçam o básico do idioma.

“A Scania é para todos e queremos trabalhar ainda mais com diversidade e inclusão em nosso recrutamento, por isso, abriremos a oportunidade para candidatos de qualquer semestre e sem a necessidade de conhecimento profundo da língua inglesa.” conta Danilo Rocha, VP de Recursos Humanos da Scania Latin America: “A nossa jornada de sustentabilidade prescinde diversidade e inclusão – além de ser um imperativo ético, é uma forma clara de melhoria para os negócios”.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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