segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Obrigatoriedade das placas do Mercosul


Divulgação       Novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações

Nelson Tucci

Desde julho do ano passado que os Detrans estaduais se preparam para utilizar o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV). A partir de 1º de fevereiro (já em vigor, portanto), a instituição que não tiver aderido ao novo padrão da placa não conseguirá emitir emplacamentos para novos veículos.
Na fase inicial, a nova placa é obrigatória apenas no primeiro emplacamento ou para proprietários de veículos que já têm a placa antiga mas precisou alterar o município ou estado. Mesma exigência se dá também para situações de roubo, furto, dano ou extravio da placa. Se o proprietário não se enquadrar nas situações acima, e não tiver necessidade de instalação de uma segunda placa traseira, poderá usar a atual placa cinza até o fim da vida útil do veículo. Segundo o Serpro, mais de 5 milhões de veículos já circulam pelo país com a nova placa.
O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode valer por mais de 100 anos. Todas as placas terão ainda um código de barras dinâmico, do tipo Quick Response Code (QR Code), contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. Em caso de dúvidas consulte o Denatran: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/

RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos no que diz respeito ao recall dos caminhões modelos Atego 8 x 2, Atron HSK e Família Axor, com data de fabricação entre janeiro de 2018 a junho de 2019, abaixo identificados. A Mercedes-Benz do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação: Atego 8 x 2 números de chassis (não sequenciais) de 9BM958186JB061451 a 9BM958184KB145279; Atron HSK números de chassis (não sequenciais) de 9BM695053JB086051 a 9BM6950531H145249; Família Axor números de chassis (não sequenciais) de 9BM958260JB084505 a 9BM958208KB145282.
A empresa informa ter constatado uma possível inconformidade no processo produtivo dos suportes que sustentam os tanques de ar dos veículos potencialmente impactados, consequência do material com desvio de especificações e acabamento superficial irregular das peças. Essa inconformidade pode gerar a fissura e quebra prematuras dos suportes, ocasionando o desprendimento de peças ou fragmentos nas vias de trafego. Em situações extremas poderá ocorrer a soltura do tanque de ar. Essas circunstâncias aumentariam o risco de acidentes, podendo causar danos físicos de natureza grave, ou mesmo fatais, aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar o reparo junto a uma concessionária da marca. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br

Divulgação/Edypo Alaniz                 Modelo tem 14 m de comprimento

EXPORTAÇÃO – O mercado chileno de ônibus cresceu 15,5% em 2019, segundo dados da Associação Nacional Automotriz do Chile (ANAC). Nesse embalo, a Tur Bus, um dos principais operadores de transporte rodoviário daquele país, renovou a frota com 96 novos ônibus Marcopolo Paradiso 1800 Double Decker, uma das maiores aquisições ao longo do ano passado.
Segundo José Luiz Góes, gerente executivo de vendas para a região das Américas, o volume de veículos adquiridos pela Tur Bus ganha ainda mais representatividade pelo fato de ocorrer em um ano no qual as exportações da indústria brasileira de ônibus caíram 14,6% (o que não acontecia desde o início desta década). “Fornecer quase 100 unidades do nosso modelo mais sofisticado para um único cliente também destaca a nossa liderança de mercado no Chile e em todo o continente latino-americano. Somente para esse cliente foram quase 260 ônibus nos últimos cinco anos”, explica Góes.

Divulgação     Com motor 6.2 LT2 V8, de 495cv, preço inicial é de R$ 600 mil

IMPORTAÇÃO – A Direct Imports, de São Paulo, já vendeu no país 14 unidades do novo Corvette. As entregas das primeiras unidades embarcam neste mês de fevereiro e chegam em março.
“O carro tem sido muito procurado mesmo neste cenário de dólar em alta e nós conseguimos fazer as reservas para garantir estas unidades para 20 primeiros clientes. Ainda restam seis posições para fechar todas nossas reservas nos EUA de 2020, já que a GM está com a produção do carro comprometida até o final do ano”, explica Daniel Valerio, CEO da Direct Imports.

LOGÍSTICA – A OnTime Log anuncia a aquisição das transportadoras BGS e Solis. A primeira, especializada em logística de pesados e médio-rodo e a segunda, em transferência de carga fechada.
O processo de aquisição teve duração de quatro meses, sendo em um primeiro momento um acordo operacional, que permitiu à OnTime Log operar como subcontratada das empresas, assumindo todas as atividades operacionais e de gestão. “A BGS e a Solis são empresas consolidadas no setor logístico e possuem vasta experiência em serviços que pretendemos expandir e aprimorar. A concretização dessas aquisições permite mais competitividade à OnTime Log e mais solidez em nosso portfólio de serviços”, explica Carlos Figueiredo, diretor-presidente da OnTime Log, transportadora presente nos maiores operadores do e-commerce, com 10 anos de atuação.

Divulgação   Premiação ocorreu na Feira de Peças, no México, semana passada

PRÊMIO – Durante o Encontro Nacional Daimler 2020 – Líderes traçando o futuro, a MercedesBenz Autobuses e a Daimler Trucks México reconheceram o apoio e comprometimento da Kolbenschmidt (KS), marca premium na fabricação de componentes para motor com presença mundial. Para esta premiação foi considerado o trabalho na estratégia de ambas as marcas nesse ano que se inicia. A marca Kolbenschmidt (KS) recebeu da Mercedes-Benz Autobuses o prêmio de melhor parceiro em estratégia comercial.

SONHOS – A Toyota do Brasil está com inscrições abertas para o tradicional concurso de arte “Carro dos Sonhos”. A iniciativa entra em sua oitava edição, incentivando as crianças a desenhar carros, com prêmios para os mais criativos. A competição é dividida em três categorias, de acordo com a faixa etária: de 4 a 7 anos, de 8 a 11 anos e de 12 a 15 anos.
Os desenhos deverão ser entregues em qualquer concessionária Toyota no Brasil até 16 de abril. Entre os prêmios, estão vouchers para uma loja de brinquedos, videogames, tablets, celulares, notebooks e câmeras fotográficas. Os vencedores serão anunciados no dia 27 de abril no site do concurso, e a cerimônia de entrega ocorrerá no mês seguinte.
Outras informações em http://toyotadreamcar.com.br/

Divulgação                      Regina: “Impactar o futuro de forma positiva”

ARTIGO
Como estimular o empreendedorismo entre os alunos?

Regina Fátima Balderrama dos Reis (*)

A escola pretende formar cidadãos protagonistas de sua própria história e capazes de transformar a sociedade. Não é possível educar sem incentivá-los a se tornarem empreendedores.
Pessoas com postura empreendedora enfrentarão durante a busca do sucesso diversas situações que testarão suas emoções. A postura para lidar com estes cenários pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio e também pode fazer a diferença na vida pessoal do empreendedor.
Empreendedores devem saber que viver em sociedade é um mar de experiências positivas e negativas e eles devem buscar alternativas e encontrar soluções quando se deparam com problemas.
O código do empreendedorismo alicerça o processo de observação, dedução, indução, raciocínio esquemático. Esses códigos financiam as descobertas imediatas e nos dão subsídios para produzir soluções não vistas e saídas não enxergadas.
Para ser empreendedor, é necessário irrigar o pensamento crítico e aprender a pilotar a mente. Para ser um empreendedor, o estudante não pode apenas ter boas ideias. Ele precisa ser capaz de tirá-las do papel e fazê-las acontecer.
De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, no Brasil, 39% da população economicamente ativa é dona do próprio negócio.
No Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo/SP, a Educação Financeira faz parte do aprendizado. As crianças aprendem que, ao pensar em economia, devem desenvolver boas atitudes. Para que isso ocorra, este tema deve sempre fazer parte das discussões com as crianças, para desenvolverem a colaboração, a partilha e o consumo consciente.
Um exemplo é o valor que se dá ao estudo. Se dermos importância para os investimentos nos estudos, poderemos, um dia, ter uma profissão. Se nos dedicarmos para o que realmente gostamos, o trabalho que fizermos para o próximo poderá nos trazer grande satisfação.
No Projeto de Intervenção Social (PIS) “Dinheiro para que te quero no mundo infantil e no futuro de gente grande”, produzido no Arquidiocesano por alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, estimulamos a exploração, abordando as consequências do bom uso do dinheiro a longo prazo. O PIS é uma prática pedagógica Marista que promove o diálogo, o protagonismo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas.
Nesta atividade, convidamos uma empresária empreendedora, proprietária de um hostel em São Paulo, para um bate-papo em sala de aula. Ela demonstrou aos estudantes como é bom empreender, ter sua própria empresa e os desafios de administrar o próprio negócio e gerar empregos.
Cada aula destinada ao Projeto faz com que as crianças tenham contato com diferentes realidades e adquiram novos conhecimentos de como uma boa Educação Financeira pode impactar o futuro de forma positiva.
As ações, diante das vivências oportunizadas pela atividade, fazem com que as crianças reflitam e interajam diante da possibilidade de se tornarem pessoas melhores, quando a questão envolve o valor dado às diversas possibilidades que o dinheiro proporciona.
(*) Regina Fátima Balderrama dos Reis é docente do Ensino Fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo/SP.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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