segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Vistoria no transporte escolar


Fotos Secom-PMS         Atenção ao selo de validade no vidro dianteiro do veículo

Nelson Tucci

Permissionários do serviço de transporte escolar da cidade de Santos têm até 7 de fevereiro para atender à convocação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a realização do recadastramento e o agendamento da vistoria referente ao primeiro semestre de 2020.
Os aprovados nesta inspeção terão selo de validade afixado no vidro dianteiro do veículo, o que possibilita aos pais verificarem se os autos foram devidamente avaliados. O atendimento é de segunda a sexta-feira, na sede da empresa, na Avenida Rangel Pestana, 126, Vila Mathias, das 8 às 16 horas. A frota total do transporte escolar de Santos é próxima de 200 veículos.

Perueiros têm até 7 de fevereiro para a regularização

DOCUMENTOS – Para o recadastramento e vistoria do transporte escolar em Santos é exigida a apresentação dos seguintes documentos: Rcvte (Registro de Condutor de Veículo de Transporte Escolar); Cpestce (Certificado de Permissão de Exploração do Serviço de Transporte Coletivo de Escolar), alvará 2020 da Prefeitura, comprovação de vistoria do segundo semestre/2019 – aprovada através de autorização do Detran (original).
Mais: o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), carteira de habilitação com a anotação “Transporte Escolar”, certidão de prontuário de CNH (para fins trabalhistas), declaração de guarda do veículo, certificado de aferição do registrador instantâneo de velocidade (tacógrafo), além do comprovante de residência em nome do permissionário expedido em até 90 dias.
A vistoria verifica diferentes itens, como o tacógrafo (monitora a velocidade, tempo e distância percorrida pelo veículo), limitadores de abertura de janelas (máximo de 10 cm), cintos de segurança, bancos, partes elétricas e mecânicas, suspensão, freios, luzes, além do estado geral de conservação.

RECALL – O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos Nissan – modelo Frontier produzidos em agosto/2007 a março/2008; Pathfinder, produzidos em outubro/2001 a outubro/2004; e Sentra, produzidos em janeiro/2004 a julho/2006. A Nissan do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Chassis (não sequenciais): Frontier MNTVCUD4086000007 a MNTVCUD4086004932; Pathfinder JN1VDWR502W000104 a JN1VDWR505W300131; Sentra 3N1CB51D05L503983 a 3N1CB51D47L450613.
As unidades do modelo Frontier deverão passar por substituição do gerador de gases do airbag do motorista e as dos modelos Pathfinder e Sentra, por substituição do gerador de gases do passageiro. A empresa informa que as unidades Sentra e Pathfinder já tiveram o gerador de gases do passageiro substituído em campanhas de recall anteriores, porém, nova substituição é necessária. Em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema de airbag pode resultar em pressão excessiva e acarretar na ruptura do gerador de gases com a projeção de fragmentos metálicos para o interior do veículo. Esta condição poderá causar danos materiais, lesões físicas graves ou fatais aos ocupantes do veículo.
A empresa orienta os proprietários dos modelos a entrarem em contato com uma concessionária autorizada imediatamente para agendarem o serviço e disponibiliza o SAC 0800 011 1090 e o site www.nissan.com.br

RECALL 2 – Também está sendo feito recall dos veículos BMW modelo M5, fabricados entre fevereiro de 2019 e outubro de 2019 – chassis WBSJF0100LBS92123 a WBSJF010XLCD37887. A BMW do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
A empresa informa ter verificado que os veículos podem apresentar posicionamento incorreto do chicote elétrico da transmissão, o que gera dano mecânico ao chicote que, combinado com o aumento da temperatura ambiente, pode ocasionar o derretimento do material de isolamento do chicote elétrico da transmissão e resultar em curto circuito, com a queima do fusível correspondente. Nesse cenário, aciona-se o modo de emergência da transmissão, com perda de potência do veículo, e a alavanca seletora de marchas ficará na posição “neutro”. Em nova partida do veículo, a alavanca seletora de marchas altera-se automaticamente para a posição “estacionado”, impossibilitando a movimentação das rodas. Nessas situações, não se descarta a possibilidade de acidentes fatais ou com danos físicos/materiais aos ocupantes e terceiros.
A BMW orienta os proprietários dos modelos a entrarem em contato com uma concessionária autorizada e agendarem o retrabalho do chicote elétrico da transmissão automática dos veículos. O atendimento terá início em 10 de fevereiro. A empresa disponibiliza o SAC 0800 019 7097 (de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas) e o site www.bmw.com.br (opção “recall” e “ferramenta de busca”).

RECALL 3 – Veículos Porsche também apresentam problemas com o modelo 911 Carrera (992) ano/modelo 2019, data de fabricação entre 26/02/2019 a 05/12/2019. A empresa alemã deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Confira os chassis envolvidos neste recall: WPOAA299XLS205087, WPOAA2991LS205155, WPOAA2998LS205170, WPOAA2999LS205176, WPOAB2992LS225718, WPOAB2999LS225604 e WPOCB2997LS262174
A empresa informa ter verificado a possibilidade de o consumidor, em certas condições, acionar o botão de aviso de risco e as lâmpadas do aviso não acenderem. O não acionamento das lâmpadas do aviso de risco expõe o consumidor a acidentes, pois, caso o veículo esteja parado e as lâmpadas não sejam acionadas, o veículo pode não ser percebido pelos demais condutores como um obstáculo. As unidades deverão passar por reprogramação do painel de instrumentos com uma versão atualizada do software para assegurar que as lâmpadas do aviso de risco acendam sempre que o botão de aviso de risco for acionado.
A empresa diz que entrará em contato com os proprietários dos modelos, mas os proprietários também podem agendar diretamente com uma concessionária autorizada. A Porsche disponibiliza o e-mail infobrasil@porsche.com.br Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos, orienta o Procon.

RECALL 4 – A Toyota faz recall do modelo Camry, com data de fabricação de 26/08/2019, chassis JTNBZ3HK9K3011453.
O modelo deverá passar por inspeção dos três cintos de segurança traseiros (lado direito, central e lado esquerdo) para identificar a existência de defeito. Em caso positivo, será realizada a substituição. A empresa informa que o veículo é equipado de série com cintos de segurança traseiros com duplo sistema de travamento. Foi identificado que durante sua produção, um dos sistemas de travamento pode não ter sido montado corretamente nos cintos de segurança traseiros. Em caso de colisão, freadas bruscas ou capotamento do veículo há riscos de lesões físicas que podem ser graves ou fatais para os ocupantes do veículo.
A empresa orienta o proprietário a entrar em contato com uma concessionária autorizada e disponibiliza o telefone 0800 703 02 06 e o site www.toyota.com.br/servicos/recall

Divulgação                Novos modelos estão pouco acima de R$ 15 mil

MOTO – Chega ao mercado a nova Honda CB250F Twister, que acrescenta grafismos e cores exclusivas. É uma Special Edition que, segundo a fabricante, trata-se do "degrau seguinte" de muitos motociclistas que iniciam suas vidas ao guidão da Honda Biz ou da CG.
As Honda CB250F Twister SE são oferecidas em duas versões: a de entrada com sistema de frenagem CBS (Combined Brake System), adequada a motociclistas novatos por conciliar a frenagem em ambas as rodas, e a mais sofisticada versão com frenagem ABS, sistema eletrônico antitravamento.
O motor monocilíndrico 4T arrefecido a ar, tem 249,5 cm3 que conta com cabeçote OHC (Overhead Camshaft) de quatro válvulas e é alimentado pela injeção eletrônica de combustível PGM-Fi (Programmed Fuel Injection). A potência máxima é de 22,4 cv a 7.500 rpm com gasolina e 22,6 cv a 7.500 rpm com etanol e o torque é de 2,28 kgf.m a 6.000 rpm, com ambos combustíveis, e câmbio de 6 marchas.

CAMINHONEIROS – O TruckPad (www.truckpad.com.br), plataforma de conexão entre caminhoneiros e cargas da América Latina, firmou parceria com a fabricante de pneus Michelin. Com mais de 400 mil caminhoneiros autônomos cadastrados e mais de 10.000 transportadoras usuárias, o TruckPad, vai auxiliar na aproximação entre a Michelin e os motoristas, por meio de conteúdos direcionados e descontos exclusivos ao longo de 2020. Já a Michelin passa a contar com o serviço de inteligência de dados da plataforma podendo monitorar a circulação de caminhoneiros em seus pontos de venda e preparar campanhas e ações regionais.
“Nosso objetivo é oferecer soluções completas para que os caminhoneiros façam viagens tranquilas e seguras, ao mesmo tempo em que revolucionamos o mercado por meio da inteligência de dados”, afirma Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad.
No Brasil, onde o modal rodoviário representa mais da metade da infraestrutura de transporte logístico, estima-se que exista um milhão de motoristas de caminhão independentes. O PIB (Produto Interno Bruto) do setor de transporte e armazenagem cresceu 2,2% em 2018, chegando a R$ 256,08 bilhões.

Divulgação    Modelos Triton SLC 02 ou Triton 370HT: boa pedida para as férias

NÁUTICA – Com a chegada das altas temperaturas cresce o interesse dos consumidores por opções de lazer, entretenimento e esportes náuticos. Aproveitando a época, seguem algumas dicas de especialistas da marca brasileira de lanchas de passeio Triton Yachts para levar em conta na hora de comprar um barco ideal para passeios em família.
Para quem vai passear em família uma dica é optar por um modelo cabinado, mais completo do que um barco sem acomodações. Além da cabine com camas, os sofás, a cozinha e o banheiro fechado, especialmente em lanchas de 30 a 40 pés, são mais itens de conforto que devem ser observados na hora de escolher a embarcação.
Outra característica que deve ser observada é a disposição dos espaços e o projeto arquitetônico que resulte em melhor aproveitamento e que auxiliam no armazenamento de itens, na circulação de pessoas com segurança, na versatilidade de uso, no conforto e que podem gerar sensação de amplitude. É fundamental na hora de adquirir uma lancha verificar-se procedência e confiabilidade do fabricante no mercado. Para o melhor aproveitamento de áreas externas e da paisagem as laterais do deck e escadas devem ser equipadas com guarda-mancebos, assim como as áreas de circulação de pessoas que demandam maior segurança com o balanço.

SOCIAL – A Volkswagen do Brasil e o governo do Paraná acabam de inaugurar o “Hospice Erasto Gaertner”, unidade que oferece tratamento humanizado e qualidade de vida para pacientes com sintomas decorrentes do câncer que precisam de cuidados específicos. Durante o evento, de que participaram o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o superintendente do Hospital, Adriano Lago, o CEO da VW, Pablo Di Si, anunciou mais uma iniciativa da empresa para a construção de nova Unidade Hematológica do Hospital Erasto Gaertner. O projeto de mais de R$ 5,5 milhões de investimento oferecerá tratamento com transplante de medula óssea para mais de 150 pacientes por ano.

Divulgação    Ruben: “As empresas devem investir em supply chain”

ARTIGO
Seis previsões do supply chain para 2020

Ruben Belluomo (*)

O ano de 2020 começa em meio a um cenário de inovação que acelera a uma velocidade jamais vista. Estamos passando por uma revolução digital que está mudando a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos. O poder da tecnologia da informação está transformando a realidade dos negócios à medida que mais de nossas decisões são baseadas em dados e os casos de uso da inteligência artificial estão fornecendo um valor significativo para os negócios. Enquanto isso, os movimentos globais para proteger o planeta e operar com responsabilidade continuam a crescer com relevância.
Inovação e sustentabilidade devem guiar os negócios em 2020, em diferentes segmentos. Não apenas para varejistas e empresas de bens de consumo, mas também para empresas de todos os tipos, a sustentabilidade é cada vez mais esperada por clientes, acionistas e fornecedores. Para não perder oportunidades e se tornar competitivos no mercado, as empresas devem investir em supply chain e ficar atentas com as principais tendências do setor de transporte.
A sustentabilidade está se tornando um requisito em muitos setores. Não apenas para varejistas e empresas de bens de consumo, mas também para empresas de todos os tipos, a sustentabilidade é cada vez mais esperada por clientes, acionistas e massas. Está se tornando cada vez mais importante no recrutamento de talentos. A responsabilidade ambiental deixou de ser pauta exclusiva para ambientalistas e passou a ser pauta de discussão do cotidiano.
Com um foco crescente em sustentabilidade e eficiência, os contêineres vazios serão um botão cada vez mais popular no setor de transporte. No frete, desperdício significa que mais combustível é consumido, mais carbono é emitido e os motoristas passam mais horas parados. Milhas vazias, milhas sem receita ou milhas inativas são um obstáculo para a indústria e a economia, pois as empresas pagam mais para movimentar mercadorias. As transportadoras respondem por suas próprias expectativas em relação a milhas vazias ao decidir quanto cobram por uma carga específica para que todos, desde remetentes até consumidores finais e, claro, o meio ambiente – paguem o custo de milhas vazias.
Em 2019, as mudanças nas políticas comerciais foram percebidas como uma distração. Em 2020, elas serão abordadas como parte da nova realidade em que vivemos. As tarifas e os regulamentos comerciais se tornarão os pilares das discussões sobre estratégia de negócios e todos, desde o diretor da cadeia de suprimentos até o gerente de logística, acompanharão os desenvolvimentos do comércio como uma questão de negócios.
Está surgindo uma ligação maior entre a mente humana e a inteligência artificial. Os pesquisadores possuem estudos avançados para entender melhor como a aprendizagem se desenvolve desde criança. O objetivo é aprimorar a inteligência artificial e os modelos de machine learning para serem menos lineares, flexíveis, mais curiosos e perspicazes. Os atuais mecanismos de machine learning precisam ser alimentados com milhares de imagens rotuladas para que possam aprender a reconhecer simples objetos ou animais, como um gato. No entanto, os erros ainda são propensos quando são apresentadas imagens de formas borradas, semelhantes a esse objeto.
À medida que as cadeias de suprimentos progridem para processos autônomos, o aprendizado de máquina e as plataformas de IA continuarão aprendendo, observando humanos e sinais de dados que abrangem partes, regiões e cadeias de suprimentos, para entender as complexidades e nuances do comércio global. Alguns fluxos de trabalho passam para o status de apagados, enquanto muitos outros cenários complexos que envolvem colaboração de várias partes e orquestração em toda a rede exigirão maior aprendizado de suas contrapartes humanas.
Em 2020, será dada ênfase às economias autossustentáveis, com o supply chain confiando em recursos e parceiros comerciais domésticos. Isso ocorrerá principalmente nos EUA, China e outras economias desenvolvidas. A produção se inclina cada vez mais para "produzir e entregar localmente”. No lado do consumidor, há uma tendência crescente na relação com as marcas locais. Na China, os consumidores estão cada vez mais se voltando para as marcas chinesas para roupas, aparelhos de alta tecnologia e carros, ignorando nomes ocidentais. Nos EUA, as empresas estão se preparando para tensões de longo prazo com outros blocos comerciais globais e vai diversificar suas redes de suprimentos, além da China, e construindo novas redes em outros lugares, em muitos casos mais perto de casa.
Kristalina Georgieva, nova diretora do FMI, destacou em seu discurso inaugural: “Mesmo que o crescimento acelere em 2020, as brechas atuais podem levar a mudanças que duram uma geração – cadeias de suprimentos quebradas, setores comerciais isolados, uma Berlim digital". A metáfora do Muro de Berlim Digital enfatiza barreiras emergentes e o impacto que a tecnologia está exercendo sobre o comércio. À medida que o supply chain recua para dentro e os aprimoramentos da tecnologia estão ainda mais arraigados no comércio, algumas das medidas que estão sendo feitas hoje podem ter ramificações de longo prazo nas cadeias de suprimentos, com partes ou regiões parando.
Agilidade e flexibilidade globais, pontos de foco por anos à medida que a globalização se expandiu, darão uma guinada. A resiliência e a flexibilidade permanecem importantes, mas de repente a capacidade de integrar e apoiar rapidamente fornecedores fora dos hubs tradicionais de fornecimento se torna essencial à medida que surgem novas barreiras digitais. Matérias-primas e insumos essenciais podem de repente ficar indisponíveis ou onerosos. A necessidade de agir rapidamente diante de tais riscos será essencial para competir.
Em 2020, é mais importante do que nunca que as empresas estejam totalmente conectadas aos seus parceiros no exterior. Colaboração, visibilidade e dados de fluxo livre entre as partes são ingredientes essenciais para prosperar em um futuro cada vez mais incerto e cheio de pressão. As empresas que orquestram sua cadeia de suprimentos como uma única rede coesa terão agilidade e velocidade de execução para detectar e responder proativamente e atender às necessidades de seus clientes. Essa será uma vantagem competitiva significativa em 2020.
(*) Ruben Belluomo é sales manager e supply chain da Infor.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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