segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ICT Connected Shift System



Nelson Tucci

A Kia Motors e a Hyundai Motor anunciaram, no último dia 20, o desenvolvimento do primeiro sistema preditivo de tecnologia da informação e comunicação do mundo, o ICT Connected Shift System, que permite que o veículo mude automaticamente para a marcha ideal, depois de identificar as condições de estrada e de tráfego.
Durante o desenvolvimento do sistema, que deve ser aplicado em veículos das marcas no futuro, Kia e Hyundai registraram cerca de 40 principais patentes na Coreia do Sul e no exterior.
Enquanto as tecnologias utilizadas para mudanças automáticas dependem das preferências dos motoristas, como o Smart Drive Mode, o ICT Connected Shift System é o primeiro a mudar a marcha automaticamente de acordo com as condições da estrada e do tráfego.
Quando a Hyundai e a Kia testaram um veículo com este novo sistema, em uma estrada muito curva, a frequência de trocas nas curvas foi reduzida em aproximadamente 43% em comparação aos veículos sem o sistema. Consequentemente, o sistema também reduziu a frequência da operação do freio em aproximadamente 11%, minimizando a fadiga da direção e o desgaste do freio.

Divulgação         Concessionário poderá explorar ativos por 30 anos

PRIVATIZAÇÃO – O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), publicou no Diário Oficial da última sexta-feira, 21, a consulta pública para a concessão do Caminhos do Mar. O edital prevê que a empresa vencedora seja a responsável por tornar este atrativo, que fica no interior do núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual Serra do Mar, conhecido por sua beleza cênica com vista para o litoral e seus monumentos históricos.
Em marcha acelerada de privatização, o estado de São Paulo prevê realização de restauros nos monumentos históricos e a gestão da visitação pela companhia ou consórcio vencedor, oferecendo, em contrapartida, a exploração de serviços de ecoturismo e uso público. A concessão será por 30 anos e a modalidade é de concorrência internacional.
Com 334 hectares, Caminhos do Mar abriga um precioso patrimônio ambiental, caracterizado por Mata Atlântica nativa, além de um acervo histórico-cultural que marca períodos da história do desenvolvimento do estado. Os documentos para análise estão disponíveis no site da SIMA em www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/category/consulta--publica/

LEVEZA – A necessidade de reduzir emissões de CO2 é uma realidade atual e demanda avanços quanto ao desempenho energético dos automóveis. Entre as alternativas para se alcançar esse objetivo está o uso de ligas de menor peso e baixa densidade, como o alumínio. E foi com este objetivo que o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT/Senai-Fiemg), por meio da Unidade Embrapii do Instituto Senai de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais, assinou termo de cooperação técnica para o desenvolvimento do projeto “Otimização de ligas de alta resistência de alumínio para o setor automotivo”, na semana que antecedeu o Carnaval.
A iniciativa conta com a participação das empresas Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Novelis, Aethra, 6PRO Virtual and Practical Process Ltda. e fomento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Parte do investimento é proveniente do Programa Rota 2030.
Os profissionais do Instituto Senai de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais irão desenvolver duas ligas de alumínio para fabricação, permitindo um amplo leque de possibilidades de aplicações nos veículos. “O desenvolvimento das ligas de alumínio vem para aumentar a competitividade da cadeia de mobilidade do nosso país. É uma iniciativa que temos orgulho em apoiar”, disse o especialista em Inovação Industrial na Embrapii, Marcos Simonetti.

MAIS UMA – A Nissan inaugurou, na semana passada, mais uma concessionária no estado de São Paulo. Localizada em Itu, tem 1.431 m² de área construída.

SALÃO – A Kia Motors informa, em nota, que não participará do Salão do Automóvel neste ano. Antes, outras 13 empresas já tinham comunicado a desistência deixando antever o esvaziamento. Com isso, o evento focará fortemente em tecnologia em 2020 e não mais em lançamentos, como era o perfil.

RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos veículos Fiat modelo Grand Siena abaixo identificados. A FCA Chrysler Automóveis Brasil deverá apresentar os esclarecimentos necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Veículos Grand Siena versões Attractive 1.0 e 1.4, de ano/modelo 2018/2019, 2019/2019 e 2019/2020, com chassis não sequenciais – 369004 a 381096 estão enquadrados nesta situação de alerta do Procon.
A empresa informa ter constatado que, em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, existe a possibilidade de desprendimento da cobertura do airbag, podendo causar danos físicos graves ou fatais aos ocupantes do veículo ou terceiros. Os proprietários dos veículos envolvidos deverão, a partir de 30 de março, agendar visita na concessionária para a substituição do módulo do airbag lado do motorista e volante. Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 707 1000, o Whatsapp 2123.6000 e o site www.fiat.com.br

RECALL 2 – Habituée nos comunicados de recall, com seus modelos feitos no Brasil, a FCA Chrysler Automóveis Brasil deverá apresentar os esclarecimentos necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor, sobre o modelo Mobi abaixo identificados.
Trata-se do Mobi ano/modelo 2016 a 2020, com chassis não sequenciais de 410004 a 662855. A empresa informa ter constatado que o circuito elétrico do interruptor de freio está abaixo do especificado para a corrente elétrica existente no veículo, provocando uma sobrecarga, a qual pode gerar uma falha no interruptor comprometendo o acendi mento as luzes de freio do veículo. Em caso de não acendimento das luzes de freio, com o veículo em movimento, os condutores dos demais veículos da via não serão alertados sobre a parada ou redução de velocidade do veículo, potencializando a ocorrência de acidentes com danos materiais, danos físicos graves ou fatais aos ocupantes ou terceiros.
Os proprietários dos veículos envolvidos deverão, a partir deste dia 24 de fevereiro, agendar visita na concessionária para a substituição do interruptor das luzes de freio. Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 707 1000, o Whatsapp 2123.6000 e o site www.fiat.com.br

Divulgação   Besouro, que já foi preferência nacional, terá modelos em exposição

FUSCA – Quem nasceu nas décadas de 50, 60 e 70, do século passado, certamente tem uma história para contar que aconteceu no Fusca ou sobre o Fusca. E quem não faz parte destas gerações já ouviu muito sobre o ícone da indústria automotiva. Se não todos, quase todos os Fuscas tinham nome e sobrenome. Até filme “Herbie” e a música “Fuscão Preto” foram feitas em homenagem ao carro. (Este colunista, por exemplo, teve o “Manezinho” como primeiro carro...)
O “Fuca” ou “Fusca” despertou sentimentos de amor, aventura e tantos outros, em meio a suspiros. O carinhoso carrinho fez surgir até nome de cor: “azul calcinha”, “manteiga” etc. Para contar algumas destas deliciosas histórias, o Shopping Frei Caneca reunirá em uma exposição 10 veículos em parceria com o Fusca Clube Brasil. “Uma mistura de vintage com interatividade invade o espaço da mostra, que conta com local para fotos instagramáveis e com a possibilidade de saber os segredos e ‘causos’ das viagens de cada Fusca. Será como o encontro entre duas épocas”, explica Andreia Perini, gerente de Marketing do shopping.
A exposição também vai comemorar os 35 anos de atuação da associação que reúne aficionados pelo carro, além de resgatar e manter viva a história deste veículo que revolucionou toda uma época. “O Fusca foi inovador quando lançado pelo seu design e assumiu status de brega por um longo período, mas hoje ele é descolado, vintage”, ressalta Alexandre Almeida, diretor presidente do Clube Fusca Brasil. A Expo Fusca é gratuita e estará aberta entre 6 de março a 5 de abril no piso 1 do Shopping Frei Caneca, na capital paulista.

CREDPAGO – O banco de investimentos BTG Pactual acaba de anunciar a aquisição de 20% da CredPago. A empresa fundada em 2016, que tem entre seus sócios o ator e empresário Bruno Gagliasso, se tornou opção de fiança do mercado imobiliário nos últimos anos, com mais de 44 mil contratos sob gestão.
A startup se popularizou no país ao desburocratizar o processo de locação de imóveis, substituindo a figura do fiador por uma fiança locatícia que não exige nenhuma documentação. A análise de crédito da CredPago, é feita em menos de 1 minuto com base apenas nos dados pessoais do inquilino, que pode pagar a fiança diretamente no seu cartão de crédito.
“Estamos muito felizes em nos unirmos ao BTG Pactual para formarmos uma empresa ainda maior e mais forte. Além da segurança, agilidade e flexibilidade que já caracterizavam nosso negócio, agora também contamos com a robustez e solidez de uma instituição com presença global para passar a oferecer o seguro garantia financeira”, destaca Jardel Cardoso da Rocha, CEO da CredPago.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário