segunda-feira, 24 de junho de 2019

Drone na Operação Inverno


Divulgação              DER reforçou os recursos operacionais das rodovias

Nelson Tucci

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT) de São Paulo lançou no feriado, 19, a Operação Corpus Christi, que neste ano coincidiu com o início da Operação Inverno 2019, na quarta-feira, 26. As operações trazem novidades. Uma delas é a implantação de um Centro de Controle Operacional móvel do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), estrategicamente montado na cidade de Campos do Jordão. A medida garantirá agilidade no acionamento dos serviços emergenciais de guincho ou socorro mecânico. Este CCO de Campos do Jordão vai funcionar 24 horas por dia, com 30 funcionários trabalhando exclusivamente no monitoramento da SP 123.
O DER reforçou os recursos operacionais das rodovias que integram a Operação Inverno com 74 caminhonetes de inspeção, 122 guinchos leves, 17 guinchos pesados e 124 veículos de apoio. O Departamento também investiu na compra de 600 cones noturnos para melhorar a sinalização e garantir segurança aos usuários nos trechos de operação montados ao longo da rodovia.
O monitoramento das rodovias também ganha incrementos neste ano. Além das 234 câmeras, 72 contadores de veículos e 59 painéis de mensagem variável, um drone será usado na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP 123), no acesso a Campos do Jordão, para que informações em tempo real das condições de trânsito sejam disponibilizadas aos usuários, permitindo o melhor planejamento de sua viagem. Todas estas informações constarão nos boletins informativos, que poderão ser acessados no site www.der.sp.gov.br e pelo Twitter @_dersp. O Centro de Operações e Informação estará 24 horas em funcionamento e o contato poderá ser realizado pelo telefone de emergências 0800 055 5510.

Divulgação         Audi A5 Sportback TFSI: carro rodou apenas 30 mil km

OFERTA – Um dos cupês quatro portas mais desejados do mundo e vendido por pouco mais de R$ 100 mil! Essa é a oferta da semana da 123carros, um dos principais canais web para comercialização de carros usados do país. A empresa anuncia um Audi A5 Sportback TFSI, ano 2016, na cor preta, com 30 mil km rodados, por R$ 103.000. O valor de venda é exatamente 10% abaixo da tabela Fipe (R$ 113,6 mil).
No Centro de Inspeção da 123carros, na zona Sul de São Paulo, o Audi foi esmiuçado pelos avaliadores da empresa e aprovado. Além de ter rodado apenas 30 mil km, o carro está bem cuidado e se torna uma ótima opção a quem busca alta tecnologia, conforto e sofisticação em um cupê quatro portas na faixa dos R$ 100 mil. Possui motor 1.8 TFSI (turbo) de 170 cv e câmbio Multitronic automático tipo CVT (com opção de trocas manuais e 8 velocidades), que o leva a 220 km/h de velocidade máxima.
Interessou? Acesse www.123carros.com.br

FÓRMULA E – O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reuniu-se com o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, na sede da entidade, em Paris, e obteve dele o aval para que o Brasil receba uma etapa do circuito mundial da Formula E, de carros elétricos de alta performance.
Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte apresentaram propostas para sediar a prova, que é realizada em circuito de rua. Essa categoria, iniciada em 2014, tem provas de aproximadamente 1 hora de duração, com carros movidos exclusivamente a energia elétrica.
O presidente da FIA recepcionou as propostas com interesse e disse que, se houver possibilidade, uma das etapas poderá acontecer no Brasil em dezembro deste ano.

CONSÓRCIOS – As vendas de consórcios cresceram 16,9% no primeiro quadrimestre do ano e aproximaram-se de um milhão de adesões, de acordo com os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).
Ao todo, 7,2 milhões de brasileiros são participantes ativos da modalidade. Entre os resultados positivos registrados estão os negócios com consórcios que colocaram no mercado 38,86 milhões, um valor 27,5% maior quando comparado ao mesmo período de 2018.
A maior procura ainda é por cotas de veículos leves. Só de janeiro a abril de 2019 foram vendidas 410 mil, um aumento de 12,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A Embracon, com 120 mil clientes, por exemplo, registrou crescimento de 10,17% no primeiro trimestre do ano, na venda de cotas de veículos leves, categoria mais procurada pelos brasileiros.

RECALL – A Mercedes-Benz do Brasil convoca os proprietários dos veículos modelos Classe C Coupé e Cabriolet, e Classe E Coupé, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a inspeção dos veículos envolvidos e, se necessária, a substituição da estrutura dos encostos dianteiros.
Identificação dos veículos envolvidos: Classe C Coupé e Classe C Cabriolet chassis (não sequenciais) WDDWJ4AW6GF269523 a WDDWJ4FW7HF571980 fabricação novembro de 2015 a abril de 2017; Classe E Coupé chassis (não sequenciais) WDD1J4JW5HF003955 a WDD1J4JW0HF004558 fabricação março de 2017.
A empresa informa ter constatado a possibilidade de os encostos rebatíveis dos assentos dianteiros dos veículos não travarem adequadamente na posição correta de utilização. Caso esta inconformidade se apresente associada a um eventual impacto na parte traseira do encosto, causado, por exemplo, por objetos soltos ou passageiros com cintos de segurança não afivelados no banco traseiro, que sejam projetados para frente na hipótese de colisão do veículo, o encosto do assento pode não conter satisfatoriamente tal impacto e bascular-se para frente e, em situação extrema, aumentar o risco de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes. Agendamento e mais informações pelo telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br

Divulgação        Ivan : desafios devem ser superados

ARTIGO
Tecnologias de segurança vão ajudar mais o motorista brasileiro

Por Ivan Arantes Levenhagen (*)

Novos recursos de assistência ao motorista irão equipar os veículos nacionais em atendimento à demanda do mercado e à força da legislação. Estudos técnicos já são realizados com foco na regulamentação de várias soluções tecnológicas desde 8 de dezembro de 2017, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução nº 717, que determina cronograma para apresentação de propostas.
Exemplo de sistema avançado que já foi legislado é o dispositivo de indicação de frenagem de emergência, um recurso que aciona o pisca alerta juntamente com a luz do freio quando o motorista freia bruscamente. Se a desaceleração do veículo ultrapassar o limite estabelecido, o pisca alerta traseiro é acionado para avisar o motorista de trás sobre a frenagem, com o objetivo de evitar uma colisão.
Outra tecnologia que contribui para a direção segura é o sistema de frenagem automática de emergência, que auxilia o motorista a frear diante de uma colisão iminente, como a situação em que o carro está em alta velocidade e se depara com um engarrafamento. Um radar localizado na frente do veículo detecta um objeto parado e freia automaticamente o veículo, com a finalidade de evitar acidentes.
Há diversos sistemas avançados de assistência ao motorista que serão aplicados no mercado brasileiro, então neste momento cabe à engenharia analisar as tecnologias utilizadas em outros países e avaliar os desafios de implementação dos dispositivos para desenvolver soluções que funcionem com segurança nas estradas brasileiras, afinal o País dispõe de estradas em diversas condições.
Essas novas tecnologias precisam equipar os carros brasileiros com segurança e valor que sejam percebidas pelo cliente. Para isso, alguns desafios de aplicação devem ser superados, como no caso do aviso de mudança de faixa, que alerta o condutor quando passa por cima da faixa. Como adaptar uma solução que seja eficiente numa estradinha do interior que não tem faixa?
Certamente, investimentos em infraestrutura facilitariam a adoção das tecnologias, entretanto a engenharia precisará adaptar alguns sistemas caso queira trazer as soluções em curto prazo, como estudar o uso dos dispositivos conforme o tipo de pavimento. Um sistema que utiliza câmera para identificar a faixa na rodovia precisa ser desabilitado em estrada de terra, por exemplo.
Os desafios de aplicação das novas tecnologias de assistência ao motorista no Brasil serão discutidos no 7º Colloquium SAE Brasil de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia, que reunirá especialistas de montadoras, sistemistas e fornecedores. O encontro será realizado na quinta-feira, 27, no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Participe!
(*) Ivan Arantes Levenhagen é supervisor de Engenharia Elétrica & Eletrônica da Volkswagen Caminhões e Ônibus e chairperson do 7º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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