terça-feira, 11 de junho de 2019

Anfavea critica peso tributário


Divulgação     Gasto anual de R$ 2,3 bilhões com custo burocrático-tributário

Nelson Tucci

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou dados que revelam “a urgência de se promover uma profunda simplificação tributária e burocrática no Brasil”. Em coletiva à imprensa, a associação citou estudos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), dando conta que 1,2% do faturamento industrial é gasto com mão de obra, software, serviços e custos legais para cálculos e processamentos de tributos. Neste porcentual não estão incluídos os custos dos impostos propriamente ditos. Anualmente, a indústria brasileira gasta cerca de R$ 37 bilhões apenas com essas operações burocráticas, o que representou em 2017 0,6% do PIB nacional e 5,5% do PIB industrial.
Focando apenas no setor automotivo, a Anfavea calcula um gasto anual de R$ 2,3 bilhões só com esse custo burocrático-tributário, valor maior que o R$ 1,5 bilhão previsto com Pesquisa e Desenvolvimento no programa Rota 2030. “Ou acabamos com esse sistema tributário ou ele acaba com o Brasil”, queixou-se Luiz Carlos de Moraes, presidente da Anfavea. Ele citou como exemplo o fluxo de importação do airbag, item obrigatório nos veículos nacionais, que demanda 15 passos burocráticos de requerimentos, o que pode exigir 50 dias de processamento. Enquanto a média global para cálculos de impostos em empresas é de 231 homens/hora por ano, no Brasil a necessidade é de 2.507 homens/hora, de acordo com a Fiesp.
O presidente da Anfavea explica que, “apesar dos indicadores econômicos pouco animadores do país, os bons números do setor automotivo no ano se devem a um longo processo de recuperação” iniciado em 2017, após uma queda superior a 40% no biênio 2015-2016, auge da crise. “Nosso tombo foi bem maior que os 6,73% do PIB naqueles dois anos, por isso há muito o que recuperar para voltamos aos patamares de 2012. O mercado interno mantém bom ritmo de vendas, com alta de 12,5% no acumulado do ano. A produção só não acompanha esse patamar em função da expressiva queda das exportações para a Argentina. O destaque de maio foi o segmento de caminhões, com o melhor mês em vendas desde dezembro de 2014. Felizmente, o mercado vem reagindo de forma constante, e deverá crescer ainda mais após a aprovação das reformas previdenciária e tributária”, acredita Moraes.

Douglas de Souza Melo        Marcopolo no Chile: Turbus é antigo e tradicional cliente

ÔNIBUS – A Turbus, operador de transporte rodoviário do Chile, adquiriu 74 novos ônibus rodoviários Marcopolo. Os veículos têm previsão de entrega para o próximo mês de julho e serão utilizados nas linhas que ligam a capital, Santiago, e cidades do Sul e Norte do país.
Segundo José Luiz Góes, gerente executivo de Negócios Internacionais, a Turbus é um dos mais antigos e tradicionais clientes da Marcopolo: “A parceria é estreita e forte. Desde a década de 80 fornecemos ônibus para a operadora, sendo que, em 1991, celebramos a entrega da unidade 60.000 da Marcopolo. Nos últimos seis anos foram 225 veículos adquiridos”.
Os ônibus Paradiso 1800 Double Decker possuem chassi Scania K400 6x2 e os Paradiso 1050 chassi Mercedes-Benz O500RS 1936 4x2, todos com sistema de segurança ativa (sensores, câmeras e alarmes anticolisão) e diferentes configurações e equipamentos de acordo com o modelo de carroceria. São equipados com poltronas semileito, sistemas de ar-condicionado e calefação e de áudio e vídeo com rádio MP3, preparação para DVD e para monitores de vídeo, iluminação em LED Bio Lighting, audiofones de três canais com controle de volume, tomada USB e carregador de celular e tomada em todas as poltronas.

INOVAÇÃO – A Renault e a Nissan anunciaram a abertura de um novo laboratório conjunto de inovação em Tel Aviv, Israel. A iniciativa permitirá que a Aliança acelere um modelo único de colaboração com startups israelenses e uma parceria exclusiva com a autoridade de inovação local.
Batizado de Alliance Innovation Lab Tel Aviv, o laboratório tem como foco o desenvolvimento de sensores para condução autônoma, cibersegurança e big data. A Aliança já está testando e trabalhando em mais de 10 projetos de protótipos, em diferentes fases.

Divulgação         Mobi: modelo da Fiat já vendeu 150 mil unidades

MOBI – O Mobi, veículo compacto (e bota compacto nisto!) da Fiat está entre os veículos mais vendidos do país, aponta a montadora. Cerca de três anos após seu lançamento, o modelo já ultrapassou a marca de 150 mil unidades vendidas.
Desde seu lançamento, em abril de 2016, o Fiat Mobi tem se renovado. Alguns meses após sua chegada recebeu a versão Drive com o então novo motor Firefly 1.0 três cilindros. Já em 2017, o Fiat Mobi ganhou a versão GSR (Gear Smart Ride) evidenciando o consumo consciente e foi o primeiro modelo da história da Fiat brasileira a receber a combinação de motor 1.0 com câmbio automatizado. Em testes do Inmetro-PBEV, o Mobi Drive GSR alcançou o menor consumo de combustível em ciclo urbano entre todos os modelos equipados com motor 1.0 e câmbio automatizado à venda no Brasil, se consagrando como um dos mais econômicos do país.
Com desconto no IPI e isenção do ICMS, a versão Easy sai por R$ 25.799, preço abaixo de qualquer outro modelo. Já a versão Drive GSR com desconto para o público PCD (pessoas com deficiência) custa R$ 35.990, 24% menos do que o preço público sugerido do modelo (R$ 47.590).

VENDAS – Ouro modelo que tem animado as vendas automotivas é o carrinho da Nissan, o chamado “crossover urbano” Kicks que atingiu neste mês a marca histórica de 100 mil unidades fabricadas no Brasil, no Complexo Industrial de Resende/RJ.
O Kicks também é um dos primeiros modelos da Nissan a aplicar o conceito Nissan Intelligent Mobility, que reúne diversos recursos de engenharia, construção e tecnologia para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade.

AUTÔNOMO – A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) US e a Aurora anunciaram a assinatura de um acordo para estabelecer as bases de uma parceria com o objetivo de desenvolver e implantar veículos comerciais de condução autônoma. O Aurora Driver é a plataforma de direção autônoma que compreende o hardware, o software e os serviços de dados que orientam os veículos movidos por ela com segurança em todo o mundo. Oferecendo autonomia de nível 4, o sistema é composto por tecnologia capaz de sentir o ambiente e navegar por ele sem intervenção humana.
Por meio dessa parceria, a FCA e a Aurora planejam integrar o Aurora Driver às linhas de veículos comerciais da FCA. Isso permitirá uma variedade de soluções personalizadas em um momento em que a mudança de estilos de vida e os padrões de compras on-line estão criando oportunidades logísticas.
"Como parte de nosso plano de veículos autônomos da FCA, continuaremos a trabalhar com parceiros estratégicos para atender às necessidades dos clientes em um setor em rápida mudança", afirma Mike Manley, CEO da FCA.

RP – A Honda South America reestruturou sua equipe de Comunicação e Relações Públicas. Sob a coordenação do gerente geral Pedro Rezende, desde o início deste mês, Viviane Costa é a supervisora de Relações Públicas de Automóveis, função que acumulará com a gestão das mídias sociais da Honda Brasil.
Sob seu comando, atuarão Rodrigo Leite, no atendimento à imprensa, e Gracielle Borges, em canais sociais. A supervisão de Relações Públicas para motocicletas, produtos de força e competições está sob responsabilidade de Alfredo Guedes, que conta com a colaboração dos assessores Fábio Bonatto e Marcello Ghigonetto.
A Comunicação Corporativa tem agora como supervisora Tassia Rodrigues, que responde por temas institucionais e comunicação com colaboradores da empresa no Brasil. A ela respondem as assessoras Aline Cerri, para Honda serviços financeiros, HondaJet e temas institucionais da Honda automóveis, e Mellina Agostinho, para Honda energy e temas institucionais da moto Honda. Daniel Jesus é responsável pelas atividades de comunicação interna.

ÁFRICA – Com alcance de produtos e serviços em mais de 125 países e em rota de expansão internacional, a Fras-le é presença confirmada em uma das maiores feiras voltadas ao mercado sobre trilhos. Nos dias 19 e 20 deste mês, em parceria com o cliente Gear, a empresa mostrará sua tecnologia em sapatas e pastilhas ferroviárias na Africa Rail, em Johanesburgo, na África do Sul.
A expectativa dos organizadores é de que o evento reúna mais de 6,5 mil profissionais do mercado ferroviário em apenas dois dias, com mais de 65 palestras e a participação de mais de 100 marcas líderes no suprimento de tecnologia para o setor. Atualmente, a Fras-le já atende todo o continente por meio de sua operação conhecida como EMEA, que abrange Europa, Oriente Médio e África, com uma base em Gelsenkirchen, na Alemanha, além de escritórios e representantes instalados em mercados estratégicos da região.
“A África, como um todo, é um mercado já consolidado para os produtos Fras-le voltados a aplicações em veículos comerciais. Queremos agora alcançar esta mesma posição no mercado ferroviário da região, consolidando a empresa como principal fornecedor de sapatas ferroviárias para de trens de carga e passageiros no continente. A participação na Africa Rail juntamente com nosso parceiro GEAR alavanca a divulgação da nossa marca e produtos aos principais clientes do setor”, comenta o gerente geral da Operação EMEA da Fras-le, André Incerti.

LOGíSTICA – O executivo Michael Chalchat acaba de assumir a recém-criada Diretoria de M&A (fusões e aquisições) do Grupo ID Logistics, multinacional de logística presente em 18 países. Mestre em finanças corporativas, Chalchat iniciou sua carreira na consultoria Deloitte, sediada no EUA, como gerente responsável pela auditoria financeira de grupos internacionais e ingressou na ID Logistics em 2013.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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