segunda-feira, 3 de junho de 2019

Junho Vermelho


 
Divulgação    Ação faz parte do programa Nosso Mundo Melhor

Nelson Tucci

As concessionárias CCR ViaOeste e CCR RodoAnel abrem a campanha “Junho Vermelho” nas rodovias do Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. A ação faz parte do programa de voluntariado Nosso Mundo Melhor, do Instituto CCR, e é liderada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) em todas as rodovias paulistas concedidas.
Ao longo do mês, as concessionárias distribuirão 20 mil folhetos nas praças de pedágio e divulgarão mensagens de incentivo nos painéis eletrônicos. As ações de estímulo à doação de sangue também serão trabalhadas com os colaboradores das empresas.
Para doar sangue, o/a candidato/a deverá estar alimentado. Se for doar pela manhã, uma refeição sem gorduras; após almoço ou jantar, deve-se aguardar três horas; o/a candidato/a à doação deve comparecer em condições plenas de saúde; se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora; frequência cardíaca e pulso devem estar regulares e serem analisados pelo médico; a pressão arterial é aferida no momento da doação, assim como a temperatura, que não poderá exceder 37°C. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e com mais de 50 quilos. Para mais informações ao doador acesse https://goo.gl/9YopJB

MOTOS – A CCR ViaOeste, CCR RodoAnel e Polícia Militar Rodoviária realizam ao longo de todo o mês de junho abordagens educativas para orientar os motociclistas sobre as melhores práticas para conduzir em rodovias. As ações, que acontecem nas praças de pedágio com maior concentração de motos no Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel, tem o apoio da Artesp.
O objetivo da campanha é conscientizar de forma prática os motociclistas sobre as melhores práticas de pilotagem defensiva, além da importância da manutenção preventiva das motocicletas.

Divulgação        Emerson Brasil, gerente comercial da Arteb, recebeu a premiação de Douglas Palma, diretor do Sindirepa e do IQA

FARÓIS – A Arteb, fabricante de sistemas de iluminação, conquistou o selo Prata, que equivale à segunda colocação de marcas de farol/lanterna do Prêmio Sindirepa-SP, de acordo com a pesquisa Melhores do Ano, que avaliou 19 categorias de produtos e serviços do setor de reparação na de veículos, contando com a participação de 335 profissionais de cidades do Estado de São Paulo.  
Para a Arteb, que completa 85 anos de atuação, a premiação representa que a marca está atendendo a demanda com portfólio de produtos que oferece ampla cobertura à frota circulante, procurando estar cada vez mais presente no mercado de reposição. “O aftermarket é muito importante e a Arteb tem se dedicado para entender as necessidades, com disponibilidade de produtos com a mesma qualidade dos originais, além de informações técnicas”, comenta Emerson Brasil, gerente comercial da companhia. 

CAMINHÃO ELÉTRICO – A JAC Motors anunciou que vai lançar o iET 1200, primeiro veículo comercial com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil. Trazido da China, mercado que representa mais da metade de todos os modelos elétricos do mundo, o JAC iET 1200 estreará a eletrificação em um segmento do mercado nacional – caminhões semileves e leves – que representou cerca de 15 mil unidades vendidas em 2018. Mas com um detalhe: a esmagadora maioria foi adquirida para transporte de cargas urbanas, circulando nas grandes cidades.
A sigla iET 1200 identifica o termo Intelligent Energy Truck, enquanto o “1200” exibe uma das maiores vantagens do modelo: o torque máximo. Com 1200 Nm, o que equivale ao valor empregado em motores convencionais a diesel para caminhões de 25 a 30 toneladas de PBT, o iET 1200 será extremamente bem-vindo para o transporte de cargas urbanas com toda essa “força motriz”, ganhando uma agilidade de condução absolutamente incomparável nos grandes centros. A potência será de 177 cv e o modelo terá a configuração de 97 kWh, para carga de bateria, que rende uma autonomia de 200 km.
“É preciso ponderar as duas grandes vantagens do caminhão 100% elétrico: a emissão zero de poluentes e o baixíssimo custo operacional. Enquanto o caminhão movido a diesel exige um custo de R$ 150 pra rodar 200 km na cidade, o JAC iET 1200 vai gastar R$ 30”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. De acordo com o executivo, essa economia direta de R$ 120 reais por dia (cerca de R$ 2,5 mil/mês) irá tornar o JAC iET 1200 atrativo para pequenos clientes ou grandes frotistas, à medida que, além do combustível, ainda há uma substancial economia no custo de manutenção. O iET 1200 começará a ser entregue aos primeiros clientes ainda neste ano. A pré-venda já se iniciou e o valor sugerido é de R$ 259.900. Para ser recarregado, o modelo vai necessitar de uma tomada de 220 volts e 17 horas, no modo carga lenta. Se a tensão for trifásica e 380 V, ele será "abastecido" em apenas 2 horas.

Divulgação      Nova loja da chinesa Foton vai atender a Baixada Santista

CAMINHÕES – Logo após a abertura de uma revenda na capital paulista, as regiões do ABC e o litoral paulista também passam a contar com nova concessionária para venda de caminhões, peças e serviços Foton Caminhões.
A nova loja que atenderá também a região Leste e Sudeste da capital, tem quatro mil metros quadrados, quatro boxes de oficina para manutenção de veículos, serviços de garantia, funilaria e pintura e amplo estoque de peças.
A concessionária é resultado do investimento do Grupo La Ortiz Comércio e Serviços Automotivos, com tradição de mais de 40 anos no setor de veículos comerciais leves de variadas marcas. 

PASTILHAS – A Cobreq, marca da TMD Friction, foi eleita a Melhor Marca de Pastilhas de Freio no 10º Prêmio Sindirepa-SP Melhores do Ano. É o sexto ano consecutivo que é avaliada como categoria Ouro.
Na pesquisa do Sindirepa-SP, os reparadores avaliaram, entre os quesitos, a qualidade, disponibilidade e atendimento. As empresas classificadas nas três primeiras posições receberam selos Ouro, Prata e Bronze, que poderão ser utilizados em material de divulgação durante um ano.
“Esse prêmio é um importante reconhecimento do trabalho de todos os colaboradores da nossa companhia, que está sempre focada em tecnologia, qualidade e informação ao profissional do segmento de reparação automotiva”, afirma Edilson Jaquetto, presidente da TMD Friction do Brasil.

AGASALHO – A Secretaria Estadual de Logística e Transportes e todos os órgãos vinculados a ela participam da Campanha do Agasalho 2019. Mais de 36 postos de coleta foram disponibilizados em todo o estado, incluindo a sede da Secretaria, no Itaim Bibi, em São Paulo, portos e aeroportos paulistas. O encerramento da campanha é previsto para 22 de setembro e, até lá, a meta do governo estadual é arrecadar 50 mil cobertores e 250 mil peças de roupas.
Neste ano, o tema da campanha será os personagens dos desenhos animados "Meninas Superpoderosas" e "Ben 10". Nas caixas de arrecadação estará estampada, além dos personagens, a mensagem "Nosso superpoder contra o frio é um agasalho novo".
Em Cubatão, na Baixada Santista, o endereço para entrega é a DR.5, à Rua Dr. Fernando Costa, 155, Vila Santa Rosa. Telefone (13) 3361.1355

FUSCA – O Auto Show Collection, evento de carros antigos e customizados do Brasil, realizará na terça-feira, 4, a Noite do Fusca, um evento aguardado pelos fãs do antigomobilismo. Mas prepara o bolso, porque lá tudo – absolutamente tudo – se paga.
Em novo formato, haverá simuladores de corrida e área infantil além da exposição de carros antigos, mercado de peças e outras atrações. O evento será realizado em parceria com o Fusca Clube do Brasil e a previsão são de 500 “besouros” na pista do Sambódromo do Anhembi, na capital.

BUCHA – A Ford convoca os proprietários dos veículos Fusion modelos 2013, 2014 e 2016, com motorização 25L, a consultarem se o seu veículo está envolvido no recall, que envolve desgaste e falha no cabo seletor de marchas da transmissão automática. A montadora informa que ainda não há uma solução disponível, recomendando, como medida preventiva, o acionamento do freio de estacionamento sempre que o motorista saia do veículo. Assim que a solução estiver disponível, haverá um novo chamamento para que os consumidores possam agendar a realização do reparo.
Identificação: modelo 2013 chassis (8 últimos dígitos) de DR100258 até DR313750 fabricação de 11 de maio de 2012 até 14 de maio de 2013; Modelo 2014 chassis (8 últimos dí ;gitos) de ER152895 até ER369909 fabricação de 17 de setembro de 2013 até 31 de maio de 2014; Modelo 2016 chassis (8 últimos dígitos) de GR204382 até GR405419 fabricação de 2 de setembro de 2015 até 4 de abril de 2016
A empresa informa que, nos veículos envolvidos, a bucha do cabo seletor de marchas pode se deteriorar ao longo do tempo, impossibilitando que o cabo seletor mova a transmissão para a correta posição das marchas. Nesta hipótese, caso o motorista mova a alavanca do câmbio para a posição “estacionamento” (“P”) e saia do veículo sem acionar o freio de estacionamento, o veículo pode não se encontrar travado na posição “estacionamento” e se mover involuntariamente, sem nenhum alerta sonoro no painel, com risco de acidentes com possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo ou a terceiros. Para agendamento e mais informações, a Ford disponibiliza o telefone 0800 0800 703 3673 e o site www.ford.com.br

RECALL 2 – A FCA–Fiat Chrysler Automóveis convoca os proprietários dos veículos Ram 2500 Laramie, ano/modelo 2018 para agendarem o seu comparecimento em uma das concessionárias Ram, a fim de que seja providenciada, gratuitamente, a instalação de um limitador na haste da trava elétrica de abertura da tampa traseira. Foi identificada a possibilidade da abertura espontânea da tampa traseira com o veículo em movimento, o que pode resultar na perda da carga localizada na caçamba, aumentando os riscos de acidente, com consequentes danos físicos e materiais ao motorista, aos passageiros e a terceiros.
Estão envolvidas nesta campanha 321 unidades do Ram 2500, com os números de chassis não sequenciais (últimos seis dígitos) 133258 a 247891. O tempo estimado de reparo é de 30 minutos. Para mais informações acesse www.ram.com.br ou contate a Central de Serviços ao Cliente Ram pelo telefone 0800 730 7060.

RECALL 3 – Além dos veículos modelo Ram (acima), a FCA – Fiat Chrysler Automóveis também convoca os proprietários do veículo Jeep Renegade, todas as versões, anos/modelo 2018 e 2019 para providenciar, gratuitamente, a atualização do software da central do airbag, visando a preservação dos seus parâmetros originais de fabricação.
Foi identificada a possibilidade da desconfiguração dos parâmetros de funcionamento do software da central do airbag, comprometendo o acionamento dos airbags e dos pré-tensionadores dos cintos de segurança do veículo, em caso de colisão ou capotamento, aumentando o risco de danos físicos ao condutor e aos passageiros. Estão envolvidas nesta campanha 37.723 unidades do Jeep Renegade, com os números de chassis não sequenciais (últimos seis dígitos) 184001 a 252736. O tempo mínimo para o reparo é de aproximadamente 1 hora.
Para consulta dos números dos chassis envolvidos e mais informações, consulte o site www.jeep.com.br ou contate a Central de Serviços ao Cliente Jeep pelo telefone 0800 703 7150.

FUSÃO – A Fiat Chrysler Automobiles N.V. entregou, no último dia 27, uma carta não vinculativa ao board do Groupe Renault propondo uma combinação de seus respectivos negócios como uma fusão 50/50. A proposta da FCA vem na sequência de discussões operacionais iniciais entre as duas companhias para identificar produtos e regiões onde elas poderiam colaborar, particularmente na medida em que elas desenvolvem e comercializam novas tecnologias.
A combinação proposta criaria uma fabricante de automóveis global, proeminente em termos de faturamento, volumes, rentabilidade e tecnologia, beneficiando os respectivos acionistas e públicos de interesse. O negócio combinado teria vendas anuais de aproximadamente 8,7 milhões de veículos, seria uma líder mundial em tecnologias de veículos elétricos, marcas premium, SUVs, picapes e veículos comerciais leves, e teria uma presença global mais ampla e equilibrada do que cada uma das empresas separadamente.
O ex-presidente da Renault, afastado, ainda não se desvencilhou da Justiça japonesa.

Divulgação    Luiz Sergio: importância da manutenção preventiva

ARTIGO
Cuidado com o veículo pode salvar vidas no trânsito

Por Luiz Sergio Alvarenga (*)

É fundamental que todo motorista tenha consciência sobre a necessidade da manutenção preventiva do veículo para a segurança no trânsito. De maneira geral, o brasileiro leva o carro para uma oficina somente quando percebe algum problema, como falha mecânica ou elétrica. Trata-se de prática bastante perigosa porque coloca muitas vidas em risco.
Para ilustrar, uma suspensão em mau estado de conservação pode tirar um veículo da trajetória de curva e gerar um capotamento; um sistema de freios comprometido pode não fazer uma frenagem mais brusca em caso de necessidade e provocar uma colisão; pneus com sulcos abaixo do padrão podem perder aderência em caso de pista molhada.
Enquanto a manutenção corretiva é feita somente depois que um componente quebra, a preventiva, como o nome sugere, previne essa necessidade porque as peças são trocadas antes que se desgastem em demasia. Envolve procedimentos de avaliação e monitoramento, com o objetivo de garantir o bom funcionamento do veículo.
Além de reduzir as chances de envolvimento em acidentes, provocados pelo desgaste natural de componentes do carro, a manutenção preventiva geralmente envolve custos inferiores à corretiva, afinal um componente quebrado afeta o funcionamento de outras peças do veículo, que a princípio, possivelmente, não precisariam ser trocadas.
Por considerar que acidentes são muito improváveis de acontecer com ele, o motorista negligencia medidas de ação preventiva que salvam vidas. Deixar de substituir pneus “carecas” por achar que podem aguentar um pouco mais é exemplo. Essa percepção precisa ser mudada, porque nenhuma impressão de “economia” vale mais que a vida.
Vale destacar ainda que um veículo parado em via pública causa a chamada “onda”, isto é, o acúmulo de carros que aumenta enquanto o veículo com pane não for removido da pista, o que resulta em vários problemas, como piora da qualidade do ar, gasto de tempo excessivo no trânsito e atraso na entrega de mercadorias. Toda a sociedade perde.
Diante da ausência de uma legislação específica para a avaliação dos veículos no Brasil, como a Inspeção Técnica Veicular – importante medida para a segurança no trânsito já implantada em mais de 50 países –, cabe ao motorista realizar manutenções periódicas do veículo, conforme recomendações do manual do fabricante, em oficina de confiança.
Esses e outros temas serão abordados no 7º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, que receberá lideranças de toda a cadeia da indústria no segmento – como montadoras, autopeças, concessionárias, distribuidores, oficinas, entidades setoriais, consultorias e governo – dia 16 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo. Participe!
(*) Luiz Sergio Alvarenga é diretor executivo do Sindirepa Nacional

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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